Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Contornando Ilhabela na caminhada

Postado
  • Membros

E aí pessoal.

Pretendo contornar Ilhabela, saindo de Sepituba, na parte sul da Ilha, passando pelo Bonete e chegar na Praia de Castelhanos. Porém, quero ir até a Ponta do Diogo, se houver alguma trilha p/ se chegar lá.

De Castelhanos irei até a Praia da Serraria e de lá se houver alguma outra trilha, chegar até a Praia do Jabaquara completando o contorno da Ilha.

Alguém tem algumas infos sobre essas praias e essas trilhas p/ q possa me ajudar, pois só conheço a Trilha de Sepituba ao Bonete?

Pretendo fazer isso em Janeiro.

Abcs.

• Respostas 99
  • Visualizações 58.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• E aí pessoal.   Finalmente saiu o relato. Está bem detalhado e seguindo a risca dá para fazer a travessia sem problemas.   As fotos são essas:       Desde já agradeço aos colegas aqui

• Ola pessoal.   Com o fim do multiply tive que hospedar todas as minhas fotos no Google +.   Segue o link para as fotos dessa caminhada e algumas dicas e informações atualizadas: https://plus.goo

• Ola Marinho. Fiz a travessia completa da ilha. Mas já fazem quase 20 anos. Atualmente a trilha tá bem mudada, com certeza. Quem faz ela nos dia de hoje leva um tracklog, para orien

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

É o seguinte.

Essa trilha q vc tentou fazer eu encontrei alguns roteiros dela na net realizadas por algumas agencias, porém saindo lá de Castelhanos, passando por Bonete e terminando em Sepituba.

Entao essa trilha eu imagino q nao deve estar tao fechada.

Vc saberia me dizer se de Anchovas há alguma trilha q sai até a Ponta do Diogo?

As datas eu ainda nao tenho definidas, porém pretendo separar 1 semana p/ fazer essa travessia.

Eu tenho um roteiro q ainda nao está definido, mas ficaria 1 noite no Bonete, outra na Praia Vermelha, ou Mansa, outra em Castelhanos e se houver uma trilha até a Ponta do Diogo 1 noite lá também.

Saindo de Castelhanos, ficaria 1 outra noite em Serraria ou na Praia da Caveira.

Nao esta definido, pois tenho primeiro saber se ha trilhas de Bonete até Ponta do Diogo e da Praia da Serraria até Jabaquara.

Quais dificuldades vc mais encontrou por lá?

Saindo do Bonete até Castelhanos, existem bifurcacoes nessa trilha?

Augusto

Fala Augusto, tudo bem?

Eu também tenho o mesmo objetivo seu, que é contornar Ilhabela por trilhas e, inclusive, tentei percorrer parte dela no final de semana passado (29/11), de Sepituba a Castelhanos, mas fui somente até a praia de Anchovas, pois

chovia muito e como eu estava sozinho, decidi não continuar depois que o Sr. Anacleto, um dos moradores da Anchovas, me disse que a trilha da Anchovas até Castelhanos não está muito bem definida, como a do Bonete. Se não estivesse chovendo tanto eu até ia "meter as caras" sozinho, mas acabei desistindo. Mesmo assim pretendo percorrê-la um dia. Que data de janeiro vc pretende ir? Quantos dias vc planeja?

De Sepituba a Anchovas dá para percorrer em um dia e depois mais um dia da Anchovas até Castelhanos. E as etapas seguintes, são necessários quantos dias?

Falô!

Márcio Roberto

Postado
  • Membros

Fala Augusto, tudo bem?

Eu não sei se há uma trilha de Anchovas à Ponta do Diogo. Eu tenho um guia de viagem com um mapinha de Ilhabela e há indicação de uma trilha da praia Ponta do Diogo (ou Ponta do Boi) até a Saco do Sombrio e Ponta da Pirabura, no extremo sudeste da ilha, mas não sei das condições delas, se estão limpas e abertas. Ela está isolada, sem ligação com a trilha de acesso à Anchovas e Indaiaúba. E também não há indicação de trilha da Serraria até Jabaquara, ao norte da ilha. As trilha indicadas são:

da Barra Velha até Castelhanos; da Sepituba até Castelhanos; de Castelhanos até a Serraria, da Pacuiba à da Fome, do Bonete à Cachoeira da Água Branca, trilha do Pico São Sebastião e trilha do Pico do Baepi.

O ideal seria conversar com algum nativo de lá para sabermos se há essas trilhas que não estão indicadas no mapinha. Vou, inclusive, escanneá-lo e passar no seu e-mail.

Como disse, na última vez que estive lá, fui de Sepituba à Anchovas somente, pois começou a chover bastante e adiei o

restante da trilha até Castelhanos para uma próxima ocasião.

Bom, por enquanto é só. A gente se fala.

Abraço,

Márcio Roberto

Postado
  • Autor
  • Membros

E aí Marcio.

Algumas pessoas me disseram q nao existe a Trilha de Anchovas até a Ponta do Diogo.

Já a Trilha do Saco do Sombrio até a Ponta do Boi, pelo q eu já fiquei sabendo, deve ter existido sim, mas atualmente está impossivel passar por lá. Me passarm uma info q até a Trilha q sai de Castelhanos e vai p/ o Saco do Sombrio está muito dificil, tanto é q o unico acesso ao Saco do Sombrio é via barco.

Pelo q eu obtive de infos até o momento, a maior dificuldade eu irei encontrar na Trilha q sai da Praia da Serraria até a Praia do Poço, já q entre essas praias não existe trilha.

Chegando na Praia do Poço, me disseram q existe uma trilha até o Jabaquara.

Varias pessoas q já me enviaram e-mail, falaram p/ fazer isso mesmo: ir perguntando aos caiçaras sobre as trilhas.

Mas eu queria ter certeza absoluta dessas trilhas q ainda tenho duvidas. Se elas não existem mesmo, aí eu tenho q planejar o contorno c/ gastos de barcos e talvez dias a menos.

Valeu.

Augusto

Postado
  • Membros

Fala pessoal...

Meu tio fez a trilha Bonete-Castelhanos em 10 horas no ano passado....mas não é uma trilha super definida como a que vai de Borrifos até o Bonete, e sim uma picada que em alguns pontos fechava bastante, mas sempre acompnahando a orla não teve maiores problemas em relação a orientação (mas é bom sempre um mapinha e uma bússola a mão...e se possível um GPS.)

De castelhanos para o outro lado eu não tenho informações....

Abraços

Luckylu

Postado
  • Autor
  • Membros

E aí blz?

Vc saberia me dizer a partir de qual praia ele se afastou da orla e entrou na trilha em mata fechada?

Por acaso foi a partir da Praia de Indaiatuba?

Sem mais.

Augusto

Postado
  • Membros

Indaiauba (parece que o nome correto é esse e não Indaiatuba)...o que eu não lembro agora é se ele foi margeando a orla pela ponta do diogo, pirabura, boi até chegar no saco do sombrio ou se após passar Indaiaúba ele seguiu nordeste direto para o Saco do Sombrio.

Em todo caso, vou deixar o e-mail do meu primo (filho dele) para que ele mesmo possa te explicar com maiores detalhes, ok???

ticalifornia@hotmail.com

O nome do meu tio é FErnando e do meu primo tb...(foi meu tio que fez a travessia...sozinho!!!)

Abraços

Luckylu

Postado
  • Membros

Fala Augusto, tudo bem?

Se vc conseguir alguma informação com o primo da Luckylu, compartilhe aqui no tópico, ok?

Valeu!

Márcio Roberto

Postado
  • Autor
  • Membros

E aí Marcio.

No Domingo (14/12) já enviei um e-mail p/ o endereço q o Luckylu me passou. Asim q obter infos sobre Ilhabela e tiver novidades, eu coloco aqui no Fórum, ok.

Abcs a todos.

Augusto

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, fui p/ lá neste Natal c/ a mesma intenção sua q. era chegar a castelhanos, mas não consegui e nem tentei por causa da chuva e todos os locais do Bonete disseram q. é uma picada bem fechada e existem outras picadas de caçadores q. não vai chegar a lugar nenhum. O melhor mesmo é levar um GPS e pegar o tempo bom, pretendo voltar p/ fazer essa travessia. Valeu!!! Monique

Postado
  • Autor
  • Membros

Ola Monique.

Consegui pouca info sobre a trilha q pretendo fazer. Waypoints de GPS eu acho muito dificil conseguir. Vou ter de fazer a trilha se informando c/ os caiçaras mesmo.

Sobre a chuva, eu acho q nao vai ter jeito. Janeiro sempre chove. Estou ainda p/ acertar as datas, mas se o tempo nao melhorar,terei q adiar p/ o inicio de Fevereiro.

Apenas uma pergunta: em qto tempo vc fez de Borrifos até o Bonete? Vc estava c/ mochila?

Abcs.

Augusto

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.