Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Sugestão de um passeio legal na Chapada:

 

Saindo de Lençóis, 21 km chega-se na comunidade quilombola do Remanso. Ali alugamos uma canoa com guia que te leva remando através dos marimbus até pertinho da cachoeira do Roncador (na Foz do rio Roncador, onde ele deságua no rio São José). Passeio lindo. Uma hora e meia de ida, duas horas voltando (contra a corrente). Na cachoeira, pode-se tomar banho no Sonrisal (ponto legal, parece uma jacuzzi).

 

O canoeiro cobra 60 por pessoa. Vale, porque o passeio é bonito e remar 3,5 horas não é brincadeira.

 

Fomos com o Getúlio, gentilíssimo, conhecedor da região e da fauna e flora, dando umas aulas sobre natureza. Cobrou 40 por pessoa, talvez porque eu disse que ele havia sido recomendado pelo Miguel, meu amigo e guia da Chapada, que conhece bem o Getúlio.

 

É bom levar um lanche. Uma outra grande idéia e fazer o roteiro de mountain bike, de Lençóis até o Remanso e pegar uma canoa (dá para embarcar 2 com bicicletas). Voltar para Lençóis da cachoeira do Roncador pedalando pela estrada velha do garimpo, no sentido Andaraí-Lençois. Um casal fez isto, na ocasião.

 

Cheque as condições da estrada de terra até o Remanso, pois com chuva um carro de passeio sem tração nas 4 rodas pode não passar.

 

Peter

 

Embaixo algumas fotos para dar uma idéia do passeio.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04172_1.jpg

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04186_1.jpg

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04198_1.jpg

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04201_1.jpg

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04221_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Edy:

 

A cachoeira do Roncador e os Marimbus ficam ao lado da estrada velha do garimpo que ligava Lençóis a Andaraí. Desta estrada vc pode subir para a Chapada propriamente dita e fazer uma série de trilhas legais.

 

Tem a trilha para o Mixila, para a cachoeira das Lajes, para a cachoeira do Palmital e da Capivara, Fumaça por baixo, travessia para o vale do Capão, etc...O que não falta é trilha para emendar.

 

Tem trilhas para desbravar, que pessoas guardam em segredo, como a trilha para o Rabudo, vilarejo da época do garimpo e hj cidade fantasma em ruínas (não conheço a trilha).

 

Depende do tempo disponível e da disposição.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter

 

Ótimas informações.

Andei pesquisando sobre o conteúdo na Internet e encontrei uns arquivos interessantes.

 

Esse mapa traz todas informações sobre relevo, trilhas, estradas, rios, limites do Parque, povoados, sítios históricos, etc. Vale conferir.

 

http://www.fcd.org.br/pdf/mapa_historica.pdf

 

Esse outro é mais superficial, mas dá pra ter uma boa idéia do Parque.

 

http://www.marimbus.com/image/mapa.jpg

 

Creio que o ideal seriam uns três dias (ou mais) para conhecer os principais pontos.

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Edy:

 

O 1º link mostra um excelente mapa. Não é muito bom para trekking porque tem uma escala muito ampla. O que impressiona é que ele tem as referências dos velhos garimpeiros e plota lugares que poucos conhecem como o Rabudo, a Pantomia :shock: . O cara que fez o mapa realmente conheceu bem a região. Inclusive inclui os Gerais do Machambongo, parte sul do parque. Nenhum mapa até agora, que eu conheça, mostra esta área.

 

se vc vem pela primeira vez ao parque, 3 dias é muito pouco. merece ao menos uma semana!

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter

 

Realmente, também achei excelente o mapa.

 

Chapada Diamantina está nos meus planos para o próximo ano.

Em abril de 2010 vai rolar um motocross nos Lençóis Maranhenses e tenho idéia de participar. Talvez sobre uns 5 dias ou mais para conhecer o Parque.

Até lá vou colhendo o máximo de informações (contigo :wink: ) e antes quero fazer o Pico Paraná e quem sabe TDP.

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
  • Membros

Peter,

É possível encontrar alguém para levar de Lençois até a comunidade de Remanso sem ter que alugar um carro ou acertar antes? E lá em Remanso, é rapidinho pra encontrar um canoeiro?

Pergunto porque não queria acertar com agência, já que fazem em pacote e vou passar por Lençois 1 dia, vindo do Capão. Tenho curiosidade pela comunidade também e a intenção é fazer por conta própria.

 

Abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Thalita:

 

Infelizmente creio que não há transporte público até lá. Teria de acertar com um taxista de Lençois ou ver se há carro de frete (compartilhado). Na comunidade vc acha fácil demais alguém que te leve no barco, sem atravessador (agência).

 

Abraços, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...