Ir para conteúdo

Cuba - Havana e Trinidad - sozinha (de 05 a 13/05/16)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, gente,

 

Queria agradecer a todos os relatos daqui pois me ajudaram muito, especialmente o da Pat Alves, que segui quase à risca e está completíssimo (cuba-na-pratica-havana-cienfuegos-trinidad-vinales-e-varadero-sozinha-10-dias-marco-16-t126795.html).

Faltava menos de 1 mês para minha viagem e quando o encontrei fiz quase um ctrl+c ctrl+v, pois não tinha resolvido nada além da passagem. Sorte minha que D. Augustina tinha quarto disponível.

 

Vou escrever só alguns detalhes, e mais por ter prometido a Augustina que falaria bem da sua hospedagem.

 

Eu já tinha programado essa viagem em maio de 2015, com meu marido, mas no dia anterior tivemos que cancelar nossa ida: ele é consultor e devido a um de seus projetos, não pôde mais ficar 10 dias praticamente incomunicável. 1 ano depois ele percebeu que não poderia ficar incomunicável nunca kkkkk. Como eu estaria em El Salvador, aproveitei a chance e fui sozinha mesmo.

 

Por falar bem o espanhol, não tive problemas de comunicação. Quando estavam dois cubanos conversando, às vezes eu não entendia pois eles realmente falam rápido, mas no geral a conversa fluía bem. Engraçado era o espanto deles quando eu começava a falar; acho que muita gente tem dificuldades com o idioma.

 

Peguei o voo saindo de San Salvador. Existe um voo direto pela Avianca-TACA mas não encontrei as datas que eu queria, então fui de COPA, via Panamá. Em El Salvador mesmo eu paguei a taxa de 20,00 dólares pelo visto.

 

Fazia muito calor em Havana e mais ainda em Trinidad. Protetor solar e roupas leves são bem importantes. Um chapéu ajuda bastante, e água o tempo todo. O sol nascia umas 6h e ia embora entre 20h30 e 21h.

 

NO AEROPORTO

Havia chegado um voo da KLM e as filas na imigração estavam enormes. Depois as filas para passar no raio-x, mega desorganizadas. Levei quase 2h para sair, e isso estando apenas com bagagem de mão. D. Augustina tinha combinado de mandar um taxi para me buscar, por 25,00 CUCs, e quando eu vi o meu nome na plaquinha quase pulo de emoção!

 

A fila da CADECA do aeroporto estava enorme, então o taxista (não lembro o nome dele) me levou em uma em Vedado. Foi a melhor coisa que ele fez, pois não perdi quase tempo e troquei logo um bom dinheiro. Nesse local a cotação foi de 1,11 CUCs por Euro.

 

Foi bom ter agendado o taxi, pois ele já foi direto para o endereço sem se perder. Depois ela me disse que ela poderia ter pago o taxi para mim, para que eu não ficasse na fila da CADECA do aeroporto, mas que esqueceu de me avisar. Fica a dica!

 

ROTEIRO

Cheguei dia 05/05 à tarde e passei mais 7 dias inteiros. Como tive pouco tempo, visitei apenas Havana e Trinidad (decidi quando já estava lá).

05/05 à tarde – chegada em Havana

06/05 – Havana

07/05 - Havana

08/05 à tarde – ida para Trinidad

09/05 - Trinidad

10/05 pela manhã – volta para Havana (queria muito ter voltado no último ônibus da Via Azul, mas quando fui comprar não consegui mais passagem; havia uma fila de espera, mas eu não quis arriscar ter que dormir mais uma noite por lá)

10/05 (à tarde), 11 e 12 – Havana

13/05 – saída de Havana no voo das 6h.

 

EM HAVANA

Como falei, fiquei na casa de D. Augustina e adorei. Muito bem localizada, limpa, silenciosa e o melhor: ela é uma fofa e parece uma mãe. Era um alívio voltar todas as noites para lá. Ela tem acesso a internet, então quando mandei o e-mail ela respondeu imediatamente. Ela não gosta de quem pede fotos do quarto e nem de quem muda as datas da hospedagem kkkkk disse que nem responde mais os e-mails de quem faz isso.

 

Agustina Pérez

Calle Indústria, 305 apt 402 entre Neptuno y San Miguel.

E-mail: agustinarentahabana@gmail.com

Telefones: (53) 7864-6580 (fixo) e (53) 5281-4326 (celular).

PagueI 25,00 CUCs por dia e mais 5,00 pelo café-da-manhã. Ela não oferece jantar.

 

Valeu muito a pena tomar o café na casa dela, pois era bem farto e eu ganhava tempo. Se eu não comesse tudo ela vinha com uma marmitinha e me entregava, para que eu comesse mais tarde. Um dia ela não pode preparar o café, pois foi fazer um exame, e paguei bem mais caro na rua, além de ter que esperar bastante para ser atendida.

 

Um detalhe: ela reclamou de um hábito que muitos turistas têm de reservar as casas e não aparecer. Como existe uma certa dificuldade de comunicação, as pessoas nem sequer avisam que não vão mais. Disse que isso é um prejuízo para eles, pois perdem de hospedar outras pessoas e de ganhar dinheiro.

 

Havana é linda e há muuuuito o que se ver. Fui no Museo de la Revolución e fiquei mais de 2h lendo tudo (8,00 CUCs). Fui também ao Museo de Bellas Artes e adorei (5,00 CUCs). O resto é caminhar e caminhar... Cada canto é uma descoberta maravilhosa e rende muitas fotos!! Muitas vezes eu parava para uma cervejinha e ficava admirada com tudo aquilo, sério!

 

Para conhecer o forte que fica do outro lado do Malecón, eu andei pela orla e peguei a “lancha para Casablanca” por 0,10 CUCs). É uma caminhada boa até o local de partida do ferry, mas tranquila. Você sai do outro lado, quase aos pés do Cristo. Depois basta seguir caminhando e conhecendo as muralhas e tudo mais. Para voltar, se for depois das 18h, só taxi mesmo (paguei 3,00 CUCs mas acho que o normal são 5,00). E lá eu tomei o coco mais caro da minha vida: 4,00 CUCs!!!

 

Não fiz excursões, mas fui a Las Playas del Este que ficam a 20min de lá. Peguei o ônibus na praça em frente ao Hotel Inglaterra e paguei 5,00 CUCs pelo bilhete de ida e volta. Desci no último ponto e caminhei. É uma praia mais do pessoal local, mas cheia de barracas e muito boa! Passei o dia todo lá.

 

Como o sol estava se pondo tarde, eu esquecia da hora e quando pensava em entrar em algum museu ou visitar algum monumento, já estavam fechados.

 

Em um dos dias fui procurar um bicitaxi para me levar à praça dos ministérios e um deles me ofereceu um tour de quase 4h pela cidade, por 20,00 CUCs. Paguei porque nesse dia meus pés estavam cheios de bolhas e bem queimados da praia, então caminhar estava sendo uma tortura. Foi muito bom, conversamos muito e ele ainda fez as vezes de fotógrafo para mim kkkk

 

Eu sou bem cervejeira e achei essa viagem extremamente convidativa para beber. O calor é muito grande, então água e cerveja eram itens básicos durante minhas caminhadas. Tomei mojitos só para não dizer que estava em Cuba e não tomei, mas não curto muito. As cervejas variavam entre 1,00 e 2,00 CUCs (nas pizzarias da Calle Obispo custavam 1,00).

 

Para quem quer comprar bebida, o Museu do Havana Club e as lojas Habaguanex da Calle Obispo têm preços bons e runs que eu nunca tinha visto. Voltei carregada e gastei uns 50,00 CUCs no total 

 

Marquei com o taxista às 3h30 da manhã e me disseram que nesse horário, todos cobram 30,00 CUCs. D. Augustina estava acordada e preparou um lanchinho para mim. Morri de amores!! Achei que estaria sozinha no aeroporto, mas que nada. Fui uma das últimas da fila e havia voos de outras companhias também. Comecei a me preocupar, pois o check in só começou quase às 5h! Mas a Copa foi bem ágil e ainda tive tempo de passar no Duty Free e gastar os CUCs que sobraram (a bebida custava o mesmo que nas lojas da Calle Obispo)

 

EM TRINIDAD

Cheguei em Cuba sem saber para onde ia, e decidi na hora que iria para Trinidad. D. Augustina reservou a casa de Elvira e também um taxi para me levar.

 

Passei a manhã na Playa Ancon e a tarde no centro histórico. Não deu tempo de mais visitas pois não teria como voltar para Havana no dia que eu queria. No final do dia eu ia para a Casa de La Musica e adorava!! Ah, eu ouvia dizer que a galera escorregava quando voltava da Casa de La Musica depois de ter tomado uns drinks. É verdade, experiência própria! As pedras da rua são muito lisas e você, já meio tonta, escorrega fácil, fácil naquela descida ::lol4::

 

Eu realmente não recomendo a casa de Elvira. Totalmente diferente de D. Augustina. A casa tem vários quartos e fiquei em um no térreo, com 2 camas de casal e 1 de solteiro. Apesar de grande, está tudo muito velho: do chuveiro saem apenas 3 jatos de água e você precisa ser ninja para tomar banho, o assento está sanitário quebrado, o ar condicionado quase não funciona (e faz muito, muito calor) e as persianas quebradas não fecham.

 

Eu teria passado por tudo isso sem reclamar, mas detestei 2 coisas: fiquei com a sensação de que ela queria levar vantagem o tempo todo, querendo cobrar mais caro, vendendo coisas e oferecendo passeios. E a outra foi o barulho! Não dos hóspedes, mas da gritaria dela com o filho (depois D. Augustina deixou escapar que ele é problemático). O filho mora no primeiro andar e ela acorda e vai dormir gritando por ele; grita para ele trabalhar, grita para ele ajudar, grita para isso e para aquilo... pense numa garganta potente!

 

Ela oferece jantar, mas fiquei com raiva de mim mesma por ter aceitado um dia. Serviu uma lagosta que estava visivelmente congelada há dias e cobrou 15,00 CUCs. Comi muito melhor e mais barato nos restaurantes do centro histórico nos outros dias.

 

Paguei 25,00 CUCs pelas diárias, mas ela queria cobrar 30,00, até eu dizer que não tinha sido esse o preço combinado e ela aceitar. E paguei mais 5,00 por um colar de sementes que a ajudante da casa faz, que terminei comprando depois do drama que ela fez falando de sua vida sofrida.

Ela e D. Augustina se recomendam há anos, mas nunca se conheceram pessoalmente. Falei para Augustina que a casa de Elvira precisava de manutenção e que eu não tinha gostado.

 

TRANSPORTE

Fui e voltei de taxi compartilhado. Paguei 30,00 CUCs por cada trecho e achei que valeu a pena, pois eu sou bem preguiçosa e assim não estava a fim de chegar antes na Via Azul e tudo mais. Porém pode ser desconfortável, já que você nunca sabe com quem vai dividir o carro. Fiquei com pena de 2 franceses que foram atrás comigo, na ida, pois eles eram muito altos e suas pernas mal cabiam no Lada. Na volta dei a sorte de irem 3 amigas atrás e deixarem o banco da frente para mim. São quase 4h de deslocamento.

 

ASSÉDIO

Ah, achei o assédio pesadíssimo!! Já fui sozinha para outros lugares, mas nunca tinha me sentido assim. Ninguém deixa você em paz e achei uma falta de respeito tremenda. Pode ser cultural como for, mas é agressiva aquela quantidade de beijos, de eis e de assovios para as mulheres desacompanhadas. E fazem isso em todo lugar, todos eles: os garçons, os taxistas, os bicitaxistas, os vendedores, os mundanos... Precisei colocar os fones de ouvido e uma música nas alturas, para não escutar mais nada. Sei que a maioria não se incomoda, mas eu detesto.

 

No penúltimo dia eu estava esperando o por do sol no Malecón, junto com outros turistas, e praticamente fui expulsa de lá por um grupo de cubanos com os quais eu não quis conversa. Uns 3 se aproximaram, um de cada vez, e apenas pedi para que me deixassem sozinha pois não estava a fim de conversar. Começaram a gritar coisas grosseiras comigo e que era melhor eu sair dali. Fui contar o episódio na Cubatur e a atendente me disse que um grupo barra pesada anda tomando conta daquele local. Uma pena, pois fiquei com medo de voltar lá e fiquei sem fotos do sol se pondo.

 

SEGURANÇA

No geral achei bem tranquilo, deixando de lado o episódio do Malecón. Todos os turistas andam com suas câmeras e bolsas sem problemas. Claro que eu sempre estava atenta pois já somos expert nisso, mas não senti medo nem quando me perdia por uns becos menos movimentados.

Não saí à noite, pois voltava pra casa umas 21h (pouco antes de escurecer) implorando por um banho e minha cama, então não sei dizer como é a noite cubana.

 

CUSTOS

Gastei exatos 600,00 Euros. Troquei 500,00 da primeira vez e depois mais 100,00, mas apenas para comprar bebidas e outros presentes. Não sei se foi muito ou pouco, só sei que não deixei de fazer nada do que eu quis nem de comer (e principalmente de beber) o que eu queria. Levei tudo em espécie e nem tentei usar cartão por lá, então não sei se em algum lugar ele é aceito. Eu deixava o dinheiro trancado na mala, no meu quarto (a porta do quarto tem chave, mas eu sempre deixei aberta).

Troquei uns poucos CUCs por CUPs, pois vai e volta eu parava na pizza da Calle Obispo e comprava pizza (10,00 CUPs) e sorvete (3,00 CUPs). Não dá para resistir ao ver a galera passando e comendo pra lá e pra cá!!

 

RESUMO

Viagem maravilhosa e que deixou saudades imediatamente!!! Foi um choque no primeiro dia, pois por mais que você leia sobre Cuba a realidade é bem diferente. Depois meu apaixonei e agora quero voltar com mais tempo!!! Foi um sonho realizado e uma das viagens mais espetaculares que já fiz!!

 

::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

bacana seu passeio! fiquei nessa msm rua que vc ficou, ñ lembro o prédio, mas era um quase na esquina, e se vacilar, foi o msm!

tb fui pra trinidad, mas tive sorte, fiquei numa vila, c/ um monte de quartos, e só cobravam 25 CU, e ñ eram malas!

de la visitei o mausoléu do CHE, e indo pra varadero, passei em cienfuegos!

depois de varadeiro, retornei pra la habana, onde fiquei 7 dias!

no inicio, tava puto c/ o assédio do povo, pois, eles são "cariocas 2.0", rsrs, porem, ñ te roubam, pois, cuba inteira é segura! sobre o assedio, presenciei os caras enchendo o saco de mulheres sozinhas, e de caras sozinhos, eles ofereciam "chicas" em catálogos, que chega a ser engraçado!

durante os 7 dias, fomos pra uma cidade bem verde de cuba, ao norte, viñales, que gostei muito!

como vc disse, os cubanos são legais, os donos das casas uns amores, mas sem negocio pra baixar preço, ou desconto, rs, é td ali na bucha! sobre o coco, sempre paguei 1 CU, msm vendo o nativo pagar menso de 10 CUP, que é um absurdo! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...