Ir para conteúdo

Tentativa de Travessia Paranapiacaba/Cubatão via Antiga Funicular


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Trip feita nos dias 29 e 30 de Janeiro.

 

Logo quando conheci o mochileiros.com, li o relato dessa travessia. Vi as fotos e logo coloquei ela como um objetivo pessoal. Mata fechada, pontes perigosas, risco de ser pego pelos seguranças... Hahah Uma trip bem diferente.

Demorou cerca de uns 5 meses para eu achar um grupo que fosse em alguma data que encaixasse na minha agenda. Do grupo (que tinha umas 20 pessoas), eu "conhecia" umas 3 de uma festa a fantasia que fui no ano passado. Mais isso não foi problema, galera muito gente boa e acolhedora.

 

Bom, ponto de encontro inicial era na estação da Luz, no ultimo vagão da linha 1 sentido Rio Grande da Serra, Cheguei lá em cima da hora, pois fiquei ensaiando o dia inteiro com a banda e acabei perdendo a hora (Na verdade fomos para o bar e me esqueci da hora hahah). Não fiquei nem 10 minutos quando a galera resolveu partir.

 

Chegamos a Rio Grande da Serra e ficamos em uma padaria esperando um pessoal que ainda estava chegando. De lá pegamos um busão com destino a Paranapiacaba. De Rio Grande ate Paranapiacaba foram uns 15 minutos. Viagem bem tranqüila. Já em Paranapiacaba, encontramos com mais um pessoal (cerca de 10 pessoas) que havia passado à tarde lá visitando os museus da região.

 

Todos prontos, hora de dividir os grupos e começar a caminhada. Enquanto nos separavam, os 2 Funiculeiros(guias) iam dando algumas instruções do tipo; certa hora tinha que apagar as lanternas, se viesse trem teríamos que nos jogar no canteiro para não ser visto pelo maquinista, que podia haver cobras e talz no caminho. Tudo isso nos deixou mais empolgados ainda! Bom, pelo menos eu fiquei. hahaha

 

Grupos separados, bora descer a trilha. Fiquei no segundo grupo e ficamos uns 5 minutos esperando o

primeiro grupo descer. O começo foi bem devagar, uma descida bem íngreme com alguns pontos onde você tinha que sentar para poder descer. Alguns escorregões depois e chegamos próximo a linha do trem. Ficamos sentados por uns 5 minutos em uma daquelas escadas que servem pra escoar água dos morros(realmente esqueci o nome desse negocio) esperando o grupo 1 se distanciar mais e também para ver se não passava

nenhum trem. Pelo o que os guias falaram, se algum maquinista visse a gente eles passariam um radio para a guarita e ai viriam vários seguranças atrás da gente!

 

[align=center]comeco+trilha.jpg

Primeiro grupo na trilha.

 

rola+lan.jpg

Lan tomou um rola na primeira parte. Se machucou toda.[/align]

 

Depois de 5 minutos descemos ate a linha e começamos a caminhar por ela. Era uma descida tranqüila mais num ri timo rápido, pois não queríamos ser pegos. Ai não sei quanto tempo de descida foi, mais depois de uma ponte pegamos uma trilha a direita. Ai veio a pior parte da noite, uma bela de uma subida! haha Tinha hora que parecia STEP.. haha Mais tiramos de letra, pessoal aguentou bem o ri timo. Mais algum tempo de subida e chegamos ao lugar onde iríamos acampar. É um lugar cheio de maquinas, caldeiras e embaixo de uma ponte. Lugar meio sinistro, mais muito legal!

 

[align=center]caldeira.jpg

Caldeira e ao fundo a ponte.[/align]

 

Mal chegamos e a galera já foi se arrumando, arrumando espaço pra barraca e depois começaram os preparativos do churras. Eu realmente duvidei que rolaria um churras lá, mais a galera mandou braza. Churras sensacional, regado a catuaba, vinho e suco. Ahh.. e também era comemoração do Marcelo lá, gente boissima!! Muitas risadas e o cansaço foi aparecendo. Alguns se retiraram cedo e outros (tipo eu) só umas 5 da matina.

[align=center]marcelo%252Bchurras.jpg

Marcelo, aniversariante e churrasqueiro.

 

camping.jpg

As barracas montadas. Thx Lan por me ceder a sua! hahah[/align]

 

Logo de madrugada (eram umas 6hrs) já começou a barulheira para todo mundo acordar e levantar acampamento. Cerca de 8 horas de trilha nos esperavam ainda, porem tinha um detalhe: Choveu de madrugada. Segundo os guias, as pontes estavam em estado precário e pra ajudar elas tinham lodo onde teríamos que passar. Ou seja, ponte podre e escorregadia. Fizemos uma breve reunião para ver continuávamos ou retornávamos. A maioria votou em continuar, porém era muito arriscado, então todos concordaram em voltar e tentar em uma próxima vez. Segurança em primeiro lugar né.

 

Acampamento desmontado, bora camelar de volta a Paranapiacaba. Demos uma pequena volta e chegamos à ponte onde dormimos embaixo. Conforme íamos chegando à ponte fomos vendo o que nos esperava. Uma ponte totalmente podre, caindo aos pedaços, cheio de ferrugem e com as medeiras que dava ate medo de pisar nelas. Bom, nem pensamos e começamos a fazer a travessia. Cada um ia do jeito que achava mais seguro. Alguns sentados, outros ajoelhados, outros com as duas mãos nos trilhos e indo com um pé de cada vez... Alguns com mais dificuldade outros com menos, mais todos muito corajosos.

 

[align=center]podre.jpg

O que nos esperava.

 

ponte.jpg

Não seria facil. Essa tinha 50m de altura.[/align]

 

Passamos pela primeira e ai descobrimos que ainda faltavam mais duas! hahaha E pra ajudar mais ainda, as próximas duas eram piores do que a primeira porem mais curtas. Depois da primeira, andamos uns 10 minutos e já chegamos à segunda. Novamente nem pensamos e já fomos atravessando. O sol já estava de rachar, eu não estava mais suado e sim molhado. A cada olhada para baixo, parecia que tinham jogado um balde em cima de mim de tanto suor que escorria do meu rosto. Passamos a segunda ponte com as mesmas dificuldades da primeira e partimos para a terceira.

 

[align=center]travessia.jpg

Galera atravessando.[/align]

 

A terceira estava em um estado deplorável. hahah Bem podre mesmo. Enquanto atravessávamos encontramos outro grupo que estava indo para a primeira ponte que passamos para fazer rapel. A ultima ponte, apesar de ser a pior, foi a que vencemos mais rápido. Não sei ser era a vontade de tomar uma cerveja que nos dava coragem! hahaha

 

[align=center]eu+e+lan.jpg

Eu e Lan se prepadando pra encarar a ponte.[/align]

 

Apos vencermos a ultima ponte seguimos para Paranapiacaba. Acredito que tenha sido uns 30/40 minutos de caminhada seguindo a linha do trem. No final da trilha ainda tivemos que pegar uma subidinha com uma mata muito fechada. Nessa hora já devia ser próximo ao meio dia. O sol tava queimando demais.

 

[align=center]speto%252C+lan+e+elvis.jpg

Speto, Lan e Elvis comemorando o final das pontes.[/align]

 

Ao lado do final da trilha havia uma cachoeira e ai o grupo se dividiu novamente. Alguns queriam ir para lá e outros ir pro bar (adivinha pra onde eu fui? hahah).Chegando ao bar, eu todo suado, fedido e cansado não quis nem saber e logo fui pedindo uma gelada. E foi assim que terminou essa trip.

Varias garrafas depois fomos embora para pegar o busão para voltar a Rio Grande da Serra e pegar o trem para Sampa.

 

[align=center]bar.jpg

No buteco comemorando. Dominamos o lugar!

 

volta.jpg

Esperando o trenzão para voltar para casa.[/align]

 

 

Resumo da viagem:

Muita adrenalina na hora de ir, churras da hora durante e muita coragem e superação na volta. Essa trilha misturou vários tipos de emoção em apenas 1 dia e meio. Sensacional.

A galera também, nem se fala. Espírito de mochileiro, amizade, companheirismo e comprometimento em preservar a mata.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...