Membros Este é um post popular. AGiachetta Postado Outubro 6, 2022 Membros Este é um post popular. Postado Outubro 6, 2022 (editado) Olá mochileiros, este site é a minha principal base de pesquisa antes de qualquer viagem, porém quanto a viagem de Cuba que fiz em 2022, verifiquei que existem muitas informações desatualizadas sobre o país e o turismo lá, então resolvi descrever este tópico com as informações atualizadas a fim de que possam ajudar outros viajantes! Vou tratar cada tópico de forma separada para facilitar o entendimento e a busca por informações. 1. MOEDA / CARTÃO Esqueça o que você leu sobre as moedas, principalmente sobre o CUC, pelo que ouvi, desde 2022 não existem mais duas moedas, apenas uma que é o CUP, moeda nacional, na CADECA, casa de câmbio oficial do governo, do aeroporto, verifiquei e não muda muito o valor para as demais, o CUP é a moeda nacional e única moeda existente no país no momento. Cada Euro comprava 116 CUPs em agosto de 2022. Importante destacar que, na viagem de volta, troque todas suas moedas no centro, pois a casa de cambio do aeroporto só troca Euro/dollar - CUP, e não o CUP por euros ou dólares. * Uma dica, talvez você encontre algum viajante desavisado tentando vender os CUPs no aeroporto, já que não tem nenhum valor fora de cuba e ele não conseguirá trocar por dólar ou euro no aeroporto, poderá trocar com ele a taxas melhores. Quase todos os lugares que fui aceitam dólares ou euros, os taxistas até preferem que você pague em dólar ou euro do que na moeda deles, muitas vezes terá que brigar para pagar em pesos cubanos e as vezes sai mais caro em pesos cubanos do que em dólar/euro. O cartão de crédito internacional é bem aceito em muitos lugares, e tem alguns lugares, como as casas del Habano, que você só consegue comprar via cartão de crédito, não aceitam dinheiro, muito menos CUPs. Nos hotéis eles preferem o pagamento de produtos do hotel, internet bebidas e comidas por cartão de crédito também. Minha dica é não trocar muito dinheiro na casa de câmbio, pois não é necessário e depois é difícil de destrocar. 2. GOLPES É muito comum você cair em algum golpe, não são nada perigosos, porém lhe causam algum prejuízo. Além dos golpes conhecidos como a venda de charutos direto de fábrica, desconfie de qualquer cubano lhe ajudando ou puxando conversa na rua, pois eles começam a conversar, andar juntos e dar dicas da cidade, quando você vê já está envolvido e ou precisa pagar pelas dicas, ou lhe cobram valores absurdos por produtos consumidos. Conheci pessoas que pagaram US$ 15,00 por um mojito, que no hotel custava US$ 2,00. Desconfie quando alguém lhe abordar ou começar a conversar com você. Isto inclusive é bem chato e é mais frequente em Havana, nas demais cidades é mais difícil de encontrar. Charutos originais só nas Casas Del Habano. 3. ALIMETAÇÃO E BEBIDAS Primeiramente quando estive em agosto de 2022, pode perceber que os restaurantes normais, que são do governo, tem os alimentos mais baratos que os paladares em cuba, que são restaurante de cubanos. Quando fui, por exemplo, em um restaurante chique, ao lado do Capitólio comi um prato de lagosta por 550 CUPs, cerca de R$ 22,00, na bodega dele Medio, local famoso pelo Mojito do Hemingway (Mojito lá 200 CUPs), comi um prato de camarão com arroz e feijão por 650 CUPs, cerca de R$ 27,00, Enquanto nos Paladar o prato mais barato saia por cerca de 1500 CUPs. A comida em si é boa e muito saudável, praticamente não existe alimento industrializado, tampouco lugares aonde compra-los. Encontrei um pacote de batatinha apenas em uma venda no meio da estrada perto de Havana, no caminho de volta de Varadero, onde tinha até Coca-cola e demais produtos contrabandeados e bem caros. No hotel que estive e nas baladas que fui, um Mojito e um cuba custavam cerca de 5 a 10 reais cada. Tanto a comida quanto a bebida estão relativamente baratas no país. Nos hotéis, principalmente quando há muitos cubanos nestes, pode ocorrer de faltar comida caso você deixe para ser o último a se servir, isto porque a comida é racionada e quando eles vão para os hotéis ou resorts eles aproveitam para "tirar a barriga da miséria", então fique atento para não ficar sem. 4. TRANSPORTE Viajei de Havana para Varadero, viagem de 3 h+/- de ônibus, da qual paguei US$ 9,00 comprando as passagens do Brasil diretamente no site da Viazul https://viazul.wetransp.com cheguei com o voucher na empresa de ônibus e não tive problema em embarcar ou algo do gênero. Um carro particular de Havana para Varadero ou vice e versa, cobra cerca de US$ 25,00 para fazer este translado, mas precisa negociar bastante. Em cuba há taxis novos, antigos, coco taxi, bicicletas, ônibus turístico, carros turísticos, entre muitos outros transportes, todos, exceto o carro turístico, cobram +/- o mesmo valor pelo trajeto. O ônibus do aeroporto ao centro da cidade pode ser comprado diretamente em frente a saída do aeroporto, olhando para a direita, se paga US$ 5,00 diretamente via cartão de crédito e ele te deixa na praça central. Procurei o mesmo ônibus para voltar e, em que pese ter ouvido que existe sim ônibus que faça o transporte de volta, por questão de pouco tempo resolvi ir de taxi. Existe também um barco que atravessa a baía sai da frente da catedral ortodoxa, e vai até o pé do "Del Cristo de Habana", é bem barato, mas não recordo do preço. O Tur Bus, é bem interessante, você compra o cartão por US$ 5,00 ou US$ 10,00 e ele passa por todos os pontos turísticos, você pode descer e subir quantas vezes quiser durante o dia do bilhete, é uma forma rápida e legal de conhecer os pontos turísticos. 5. INTERNET A internet é limitada, mesmo nos hotéis, e você normalmente precisa pagar US$ 1,00 para usar uma hora, mesmo quando for gratuita no hotel você precisa pegar cartões de internet na recepção do hotel para pode acessar, o acesso é feito via login e senha fornecido após a compra ou no cartão de internet. Existe uma opção que eles oferecem na rua, de comprar um chip com 3gb de internet pelo preço se não me engano de 200 CUPs, se te abordarem oferecendo ela vale a pena, soube de pessoas que compraram e usaram bastante sem problemas. A internet é limitada, alguns aplicativos e sites não podem ser acessados. 6. SEGURANÇA Cuba é um país bem seguro, você pode andar com seu celular na mão e dificilmente será assaltado, isto porque boa parte dos habitantes de Havana são policiais, e caso ocorra algo com algum turista eles levam a investigação a sério, até porque boa parte da renda deste país depende do turismo. Porém deve ficar atento, pois durante minha estadia soube de casos de assalto e roubo de carteira de turistas, cuidado nunca é demais. 7. REMÉDIOS No país quase não existem remédios, então sugiro levar todos os que achar que irá precisar diretamente do Brasil, até existem farmácias, mas as prateleiras estão sempre vazias, nos hospitais também há falta de remédios, então leve o que puder daqui, inclusive protetor solar, pois não vi nenhum lugar que tivesse para venda. Acredito que tenha abordado todos os principais tópicos que me recordo, bem como o que aprendi com os perrengues da viagem, espero que possa ajudar a muitos viajantes que para lá se deslocam. Editado Outubro 6, 2022 por AGiachetta Erros de escrita 10 2 Citar
Membros FCRO Postado Outubro 16, 2022 Membros Postado Outubro 16, 2022 Estive em cuba antes da pandemia e achei o país bem caro não é possível que ocorreu essa desinflação que você está relatando , mojito na bodeguita del medio na faixa de 8 dolares geralmente os preços em hoteis eram nessa faixa ou acima disso, o mesmo vale pro daiquiri outro drink típico do país , não vi mojito por 5 / 10 reais em nenhum lugar refeições em restaurantes na região central e proximo ao capitolio eram muito mais caro do que você está relatando acho que talvez você tenha confundido a cotação Você está comentando que 650 cup equivalem a 27 reais porém não, valem aprox. 130 reais 550 cup equivale a 120 reais .... fonte: https://www.majorexchangerates.com/cup/650-brl.html Citar
Membros AGiachetta Postado Outubro 17, 2022 Autor Membros Postado Outubro 17, 2022 Bom dia, não meu amigo, não me perdi nas contas, essa era exatamente a cotação quando cheguei lá, troquei já no aeroporto, 350 Euros por 42.000 CUP, ou seja a cotação era de 1 euro =120CUP, ou seja R$ 1,00 dava cerca de 24 CUP, aí o cálculo fica mais fácil. No hotel, tanto o cuba quanto a internet, custavam 105CUP, ou seja menos de R$ 5,00. Na bodeguita del medio estava mais caro, cerca de R$ 8,00. Cheguei a reservar um resort em Varadero, all inclusive para 2 dias por R$ 530,00 no total. 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 18, 2022 Membros Postado Outubro 18, 2022 @AGiachettaDeve saber que a Bodeguita del Médio é o bar mais famoso de Havana. Saudades de Cuba,não fui lá ainda depois do fim do CUC,então não opino sobre preços, mas quando eles existiam os hotéis em casa particular, por exemplo, eram cerca de 12 a 15 CUC ou euros, a diária. Resort não sei. Citar
Membros AGiachetta Postado Outubro 18, 2022 Autor Membros Postado Outubro 18, 2022 Sim @D FABIANO, e eu achei que seria muito caro o almoço lá, já que no paladar que fica um próximo dali o almoço não saia por menos de 1.200 CUP, me assustei quando entrei e consegui almoçar por 650 CUP, muito mais barato que o paladar. Soube que houve uma deflação gigante com a retirada de uma das moedas, talvez agora já tenham regularizado um pouco mais. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Outubro 18, 2022 Membros Postado Outubro 18, 2022 Tem um casal de mochileiros que está em Cuba nesse exato momento, eles sempre colocam informações de valores, como mercado, restaurante, hoteis, etc. 4 Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 18, 2022 Membros Postado Outubro 18, 2022 @AGiachettaNunca comi no Centro de Havana por causa do preço mesmo.É a mesma comida de qualquer lugar da ilha, porém nesses paladares, muito mais cara que no restante do país. Citar
Colaboradores felipenedo Postado Fevereiro 2, 2023 Colaboradores Postado Fevereiro 2, 2023 Olá @AGiachetta Ótimas informações! Parabéns por compilar tudo. Tive bastante dificuldade de encontrar algumas informações antes de ir. Mas no fim de Outubro vi alguns preços diferentes desses, especialmente de Taxi: Em 06/10/2022 em 18:57, AGiachetta disse: Um carro particular de Havana para Varadero ou vice e versa, cobra cerca de US$ 25,00 para fazer este translado, mas precisa negociar bastante. Não sei quais argumentos foram usados para negociar US$ 25 de Havana para Varadero (160Km de distância), mas por esse valor no final de Outubro não fazia nem Aeroporto de Havana para Havana Velha. Eu saí aqui do Brasil com um valor de referência que peguei em alguns blogs e chegando lá era exatamente o que falavam: Havana - Varadero era US$ 100 o carro e negociando um pouco chegava em US$ 90 (isso saindo do aeroporto). A vantagem é que dá para dividir com outras pessoas, caso tenha sorte de arrumar alguém para dividir. Eu não dei essa sorte. Na volta ainda foi um pouco mais porque parei na Cueva de Saturno. Taxi foi o meu principal gasto da viagem (mais até que em charutos! ). Em 06/10/2022 em 18:57, AGiachetta disse: A internet é limitada, alguns aplicativos e sites não podem ser acessados. Engraçado, eu achava isso, mas alguns aplicativos malvadões funcionaram normalmente quando eu usei o meu Roaming Internacional, como Instagram, WhatsApp, YouTube e Google Maps. Você teve dificuldade com algum? Em 06/10/2022 em 18:57, AGiachetta disse: O cartão de crédito internacional é bem aceito em muitos lugares Eu não vi tantos lugares que aceitavam. Que bom que você encontrou. Algumas pessoas comentavam que a taxa do cartão era muito desfavorável lá. Você percebeu isso quando chegou a fatura? Em 06/10/2022 em 18:57, AGiachetta disse: 7. REMÉDIOS No país quase não existem remédios, então sugiro levar todos os que achar que irá precisar diretamente do Brasil, até existem farmácias, mas as prateleiras estão sempre vazias Isso foi uma das coisas que mais me deixou impressionado. Assustador, coitados. Eu estava andando em uma rua aleatória e uma mulher sentada na mureta de uma casa tentava vender antibióticos. Ficava falando alto: "Antibióticos, antibióticos....." Que loucura! Em 06/10/2022 em 18:57, AGiachetta disse: Tanto a comida quanto a bebida estão relativamente baratas no país. Isso eu achei bem barato! Comi uns pratos de lagosta lá em lugares bem bacanas que aqui em São Paulo custariam 10x mais. Em 06/10/2022 em 18:57, AGiachetta disse: 2. GOLPES É muito comum você cair em algum golpe, não são nada perigosos, porém lhe causam algum prejuízo. Além dos golpes conhecidos como a venda de charutos direto de fábrica, desconfie de qualquer cubano lhe ajudando ou puxando conversa na rua, pois eles começam a conversar, andar juntos e dar dicas da cidade, quando você vê já está envolvido Isso é insuportável. O pior é que a gente tenta ser simpático com as primeiras 183 pessoas do dia que vem falar com a gente, mas uma hora vai ficando difícil. Tive que dar uma engrossada umas horas lá... Inclusive falo disso no post Off Topic que fiz de lá: https://www.mochileiros.com/topic/104560-cuba-2022-relato-impressões-dicas-e-fotos/ E novamente, parabéns por compartilhar! Tem pouca informação de Cuba pós pandemia por aqui! Ajuda bastante! Abraço! 1 Citar
Membros AGiachetta Postado Fevereiro 16, 2023 Autor Membros Postado Fevereiro 16, 2023 Então @felipenedotem poucas informações mesmo, aí acabamos chegando lá muito perdidos, principalmente com relação às moedas. O taxi de Varadero a Havana era uma mini van, que eu dividi com outras 3 pessoas até Havana, e foram mais dois até metade do caminho que depois seguiram para Cienfuegos se não me engano, nossa parte saiu US$ 25,00 por pessoa, no total de US$ 75,00. Até que em Varadero é mais tranquilo no quesito dos golpes, e mais tranquilo de caminhar por lá, mas em Havana no certo é impossível, eu caí em um só, de um rapaz que começou a andar do meu lado e conversar, quando vi ele já estava mostrando os lugares turísticos e contando a história, aí já dispensei ele e dei 50 pesos cubanos, ele ficou bravo e eu disse que era o que eu poderia pagar, que não pedi para ele andar do meu lado. Depois no hotel percebi o pq dele ter ficado bravo, mal dava R$ 2,00 o valor que "paguei" para ele. Quero ver bem certo seu post quando estiver com tempo, mesmo com todos os perrengues é um lugar incrível, quero voltar para lá só para passar mais uns dias nos resorts, tendo em vista os preços destes. 2 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Fevereiro 16, 2023 Membros de Honra Postado Fevereiro 16, 2023 Em 02/02/2023 em 01:03, felipenedo disse: Olá @AGiachetta Ótimas informações! Parabéns por compilar tudo. Tive bastante dificuldade de encontrar algumas informações antes de ir. Mas no fim de Outubro vi alguns preços diferentes desses, especialmente de Taxi: Não sei quais argumentos foram usados para negociar US$ 25 de Havana para Varadero (160Km de distância), mas por esse valor no final de Outubro não fazia nem Aeroporto de Havana para Havana Velha. Eu saí aqui do Brasil com um valor de referência que peguei em alguns blogs e chegando lá era exatamente o que falavam: Havana - Varadero era US$ 100 o carro e negociando um pouco chegava em US$ 90 (isso saindo do aeroporto). A vantagem é que dá para dividir com outras pessoas, caso tenha sorte de arrumar alguém para dividir. Eu não dei essa sorte. Na volta ainda foi um pouco mais porque parei na Cueva de Saturno. Taxi foi o meu principal gasto da viagem (mais até que em charutos! ). Engraçado, eu achava isso, mas alguns aplicativos malvadões funcionaram normalmente quando eu usei o meu Roaming Internacional, como Instagram, WhatsApp, YouTube e Google Maps. Você teve dificuldade com algum? Eu não vi tantos lugares que aceitavam. Que bom que você encontrou. Algumas pessoas comentavam que a taxa do cartão era muito desfavorável lá. Você percebeu isso quando chegou a fatura? Isso foi uma das coisas que mais me deixou impressionado. Assustador, coitados. Eu estava andando em uma rua aleatória e uma mulher sentada na mureta de uma casa tentava vender antibióticos. Ficava falando alto: "Antibióticos, antibióticos....." Que loucura! Isso eu achei bem barato! Comi uns pratos de lagosta lá em lugares bem bacanas que aqui em São Paulo custariam 10x mais. Isso é insuportável. O pior é que a gente tenta ser simpático com as primeiras 183 pessoas do dia que vem falar com a gente, mas uma hora vai ficando difícil. Tive que dar uma engrossada umas horas lá... Inclusive falo disso no post Off Topic que fiz de lá: https://www.mochileiros.com/topic/104560-cuba-2022-relato-impressões-dicas-e-fotos/ E novamente, parabéns por compartilhar! Tem pouca informação de Cuba pós pandemia por aqui! Ajuda bastante! Abraço! Felipe, só por curiosidade, quando vc pagou para comer Lagosta em Cuba? 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.