Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!

Postado
  • Membros

O que eu escrevo abaixo é minha opinião sobre o assunto. Não desejo que ninguém se sinta ofendido e nem que pensem que estou falando em nome de outros usuários do fórum.

Desde que eu voltei a postar ativamente no fórum (algumas semanas atrás), eu tenho tentado ajudar nas seções que eu já fui atrás em mochilões passados (Índia, Roteiros e Destinos – Europa, América do Sul e Ásia). Nessas poucas semanas participando, eu já perdi um pouco a vontade de participar de algumas seções do fórum (principalmente do de Roteiros – América do Sul e Europa) por motivos que explicarei abaixo. Conversando com alguns outros membros mais antigos do fórum, eu percebo que esse sentimento é compartilhado por alguns. É notável também como grande parte das mensagens é respondida por pessoas que também estão planejando viajar pela mesma área, mas que ainda não viajaram (nada de errado nisso, só mostra que pessoas mais experientes também já estão cansadas).

Eu acho que grande parte das pessoas (inclusive eu) está cansada de participar dessas seções do fórum pelos mesmos motivos. Todo dia aparece algum novato criando posts com as mesmas perguntas, que já foram respondidas dezenas de vezes no fórum anteriormente. Grande parte dessas pessoas acaba encontrando o fórum através do Google quando estava procurando sobre viagem econômica ou procurando informações sobre onde pretende viajar.

Desnecessário dizer que ninguém aqui no fórum está ganhando dinheiro para ajudar ninguém e que, se você realmente se interesse em ser um mochileiro, ou ao menos um viajante independente, o mínimo que se deve fazer é pesquisar sobre como outros viajantes economizam, como fazer seu próprio roteiro e ler sobre os destinos que te interessam. Mesmo porque, penso que grande parte das pessoas viaja assim, pois, além de ser mais econômico, gostamos de fazer uma viagem com a nossa cara. Pensando nisso, para mim é um absurdo perguntas do tipo:

- “Quero ir para a Europa e tenho 30 dias, para onde eu vou?” (Ninguém aqui é agente turístico...)

-“Que roteiro faço para o país XXX” (Viajantes independentes planejam seu próprio roteiro)

-“Quantos dias são necessários para se “fazer” tal cidade” (Quantos dias você vai gastar numa cidade depende do seu interesse na cidade, no que pretende visitar, o quanto quer conhecer a cultura local e outros fatores e não adianta pensar que tem os mesmos interesses de outras pessoas daqui, não existe padrão para isso).

Para começar a responder essas perguntas, você deveria começar consultando a seção destinos do fórum, na seção do país/continente que você pretende ir. Você também pode comprar um guia de viagem e começar a ler sobre o país que quer ir. Na seção guia do mochileiro de 1ª viagem tem respondido várias perguntas que alguém nunca viajou possui.

Como por exemplo:

Manual do viajante independente: manual-do-viajante-independente-t38892.html

Planejamento e Roteiro : como fazer? planejamento-e-roteiro-como-fazer-t49504.html

Albergues e Hostels – Tudo sobre... albergues-e-hostels-tudo-sobre-t35674.html

Como calcular o custo de sua viagem como-calcular-o-custo-da-sua-viagem-t38640.html

Ainda assim, existem algumas pessoas que já tem essas dúvidas iniciais resolvidas e começam a ter dúvidas de aspecto mais prático, como:

- “Que meio de transporte uso da cidade X e Y?“

- “Quanto tempo gasto para X?”

- “Quanto custa Y?”

- “O que há para se fazer no lugar Z?”

-“Onde durmo nessa cidade?”

-“Quais baladas são boas dessa cidade?!”

-"Quanto tempo preciso na cidade W , sendo que meus interesses nessa cidade são X, Y e Z"

Apesar de essas perguntas serem pertinentes para um viajante, a maioria dessas perguntas está respondida no fórum (principalmente na seção de Destinos). Se você não achar nessa seção, use a ferramenta de busca do fórum. Se ainda assim não achar, procura no Google. A maioria dessas perguntas está respondida lá . Outro lugar bom é no fórum do Lonely Planet (coloca no google Lonely Planet Forum e o que você deseja, em inglês).

Não encontrou o que desejava? Poste sua pergunta então!

Você estava procurando algo e acabou descobrindo algo interessante? Porque não compartilhar? Entre na seção de destinos e poste no lugar devido a informação. Assim vai agilizar pro próximo viajante!

Acho que está havendo uma inversão de valores aqui. Os iniciantes deveriam participar da seção destinos primeiro para depois participar da seção de roteiros, e não o contrário. Além disso, esse fórum não existe para substituir agências turísticas. Acredito que o principal seja pessoas trocarem contatos e experiências , acima da troca de informações (que também é muito útil).

Abraços!

• Respostas 128
  • Visualizações 29.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Eae galera...

Sou novo aqui no fórum... descobri esse fórum pesquisando informações sobre a viagem que vou fazer. Me lembro até muito bem que informação que eu estava procurando, "média de temperatura em Santiago em Novembro" ahhahahaa. Foi aí que começou, uma fuçada aqui, outra ali e hoje, poucos dias após meu conhecimento e cadastro no fórum, fiquei fissurado pelas informações que encontro aqui.

Farei minha primeira viagem nesse estilo agora em Novembro e 99% das informações que quero saber a respeito do local onde estou indo pego aqui no fórum a partir de relatos de pessoas que já visitaram o lugar e também no tópico de dicas sobre o meu destino. Percebi que tem um pessoal muito ativo no fórum que sempre está compartilhando experiências e conhecimento e achei isso fantástico, pois consigo facilmente as informações que desejo.

Entendo essa "revolta" por parte dos users mais antigos que eram mais ativos e hoje perderam a paciência.

Eu participo de um outro fórum (não tem nada a ver com Mochilão, é um fórum de Magic: The Gathering [sim, é coisa de nerd mas eu me interesso, fazer o que =x]) e sou muito ativo em uma seção de Dúvidas que existe lá e me deparo TODOS os dias com perguntas bobas a respeito do jogo, coisas que qualquer pessoa que se preste a começar a jogar o jogo deveria saber, no mínimo. Ou até mesmo perguntas que já foram respondidas infinitas vezes no fórum mas o user tem preguiça de usar a ferramenta de busca.

Dificilmente eu ignoro, eu posso perder a paciência...ok, mas ae eu respiro fundo...passa uns 10/15 minutos e eu volto pra ajudar o cara. Afinal de contas, se eu tenho mais experiência e conhecimento, não vou morrer se ajudar o cara. Assim, nem que ajuda seja a mínima possível mas que já sirva pra dar uma luz pro cara se guiar e correr atrás.

Afinal de contas, se formos analisar friamente, digamos, o fórum é feito pelos users mais antigos e que possuem uma bagagem de experiência enorme e não pelos novos users que chegam aqui de pára-quedas e querem sentar na janelinha e dar tchau ainda.

Sei que não tenho direito algo de pedir algo assim, mas peço para que vocês, users/mochileiros mais experientes, não percam a fé e a disposição no fórum. As melhores informações (melhores em todos os sentidos...clareza no texto, muito bem explicado e apontado, dicas super legais e interessantes) que consegui foram de users mais antigos com mais experiência.

Eu sempre tive essa vontade de viagem, conhecer novas e diferentes culturas, todo esse clima e essa atmosfera de viagem, o pessoal unido. Eu não tenho muita experiência com esse tipo de situação. Comecei a vivenciar algo parecido quando comecei a ir mais em shows e a festivais de música. E foi isso que me motivou a fazer essa minha primeira viagem. Minha melhor experiência foi ter acampado no SWU Music Arts Festival de 2011 na cidade de Paulínia, interior de SP. Com o cancelamento da edição de 2012, eu corri atrás pra ir no Maquinaria Festival - festival "primo" do SWU que rola no Chile (esse ano expandiu para o Paraguai, e também vai rolar na Argentina e no México).

Nessa correria atrás, já aproveitei pra pegar minhas férias do trampo e ficar mais tempo por lá pra conhecer. E foi isso que despertou esse meu lado viajante e não pretendo parar. Esse fórum tem sido de grande ajuda e incentivo para mim e acredito que hajam outros que compartilham do mesmo sentido que eu!

Espero, no futuro, poder compartilhar minhas experiências e conhecimentos adquiridos! \m/

Postado
  • Membros

Olá LG!

Belas palavras. Você é uma exceção, já que pesquisou e isso te foi útil, um ser pouco comum neste cyber espaço...

É fato que não devemos desanimar, mas às vezes confesso que também perco a paciência, especialmente quando topo com tipos que se dizem "experts" e que costumam dar dicas "duvidosas" ou tendenciosas baseados em "experiências" parciais e sem embasamento técnico, coisa que acontece muito, especialmente nos tópicos sobre equipamentos. Outra coisa que me "trinca" são aqueles que escrevem no fórum como se estivessem num chat, abreviando, comendo letras, usando gírias... ::putz::::grr::

Tenho o hábito de ajudar apenas aqueles que demonstram algum interesse em buscar as informações, sem o péssimo hábito de querer tudo prontinho, "enlatado". Recebo também várias MPs pedindo informações, tracklogs, dicas etc mas sempre informo que tenho por princípio responder apenas em fórum aberto, onde a informação sirva de fonte de consulta para outros usuários que possam ter a mesma dúvida. MP é para uso particular, combinar uma trilha, bater um papo informal - fora dos tópicos, vá lá uma ou outra dúvida sobre algo que foi dito ou alguma experiência já comentada em tópicos. Costumo também prestar alguma informação básica, passando outros tópicos correlatos como fontes de consulta, de forma a estimular o usuário a buscar o conteúdo pelo Fórum e ver que a sua dúvida já foi a de outros antes dele e foi respondida.

Infelizmente, como já foi dito aqui antes, tem muita gente que ajuda demais qualquer um que pede, indistintamente, o que faz "criar" muitos casos de gente folgada e tem muita gente que se acha demais e não volta, não compartilha e, às vezes, ainda reclama de algo. Detalhe é que isso sempre vai existir e por mais que desejemos, não cessará de ocorrer aqui. Como diria um certo "filósofo popular": "faz parte".

Abraço!

Postado
  • Membros
::lol4::::lol4:: OUTRA COISA DOIDA QUE TENHO VISTO MUITO AQUI E QUE JÁ ACONTECEU COMIGO, É QUANDO VC OU OUTRA PESSOA FAZ UM TÓPICO PROCURANDO COMPANHIA PARA VIAJAR EM DETERMINADA DATA E PARA DETERMINADO PAÍS, AÍ ENTRA UNS SEM NOÇÃO E POSTA QUE TÁ INDO EM OUTRA DATA OU ENTÃO PERGUNTA SE A PESSOA NÃO PODE MUDAR A DATA DE SUA VIAGEM ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: CHEGAM A SUGERIR ATÉ OUTRO ROTEIRO ::lol4::::lol4::::lol4:: AGORA EU SOU OBRIGADO A COLOCAR EM MEUS TÓPICOS O SEGUINTE: FAVOR SÓ RESPONDER QUEM FOR NA MESMA DATA E PARA O MESMO LUGAR ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::
Postado
  • Membros

A melhor de todas que eu vi foi alguém que não sabia para onde ir pedindo para a galera listar cidades na Europa colocando-as na ordem por um critério de "custo-benefício-beleza". ::dãã2::ãã2::'>

Postado
  • Membros

Realmente tem neguinho que merece tomar surra de gato morto, outra clássica que me tira do sério é o famoso "30 dias na Europa, vou gastar quanto ? "

Eu eu que vou saber powww ? ? ?

Postado
  • Membros

Passando rapidamente por aqui ( graças ao trabalho ! ) me deparei com essa questão que acredito EU deveria ter sido abordada com demasiada frequencia, afinal de contas sabemos que todo e qualquer ser humano que goste o minimo de viajar quer SE puder economizar o maximo possivel e sendo dessa forma vem ate o mochileiros com a ideia errada de pesquisa, existe um conceito que move a comunidade mochileira e com certeza ( pelo menos na minha opniao ) não é o comodismo muito menos a preguiça !

Dessa forma acredito que a falta de paciencia ou a sobra dela nao influencia diretamente sobre um novato que fez apenas o cadastro no forum nao se preocupou em saber de nada e ja foi logo fazendo a classica pergunta " 30 dias na europa vou pra onde?" ai é brincadeira ... como diz uma senhora la no trabalho "TA PENSANDO QUE EU DURMO DE BOTINA" rsrsrsrsrsrsrsrs

Enfim pessoal nem adianta discutir afinal de contas planejar uma viagem é conhecer o lugar para onde voce vai e disso nao se pode fugir.

Postado
  • Membros

É moçada,

::lol4::::lol4:: OUTRA COISA DOIDA QUE TENHO VISTO MUITO AQUI E QUE JÁ ACONTECEU COMIGO, É QUANDO VC OU OUTRA PESSOA FAZ UM TÓPICO PROCURANDO COMPANHIA PARA VIAJAR EM DETERMINADA DATA E PARA DETERMINADO PAÍS, AÍ ENTRA UNS SEM NOÇÃO E POSTA QUE TÁ INDO EM OUTRA DATA OU ENTÃO PERGUNTA SE A PESSOA NÃO PODE MUDAR A DATA DE SUA VIAGEM ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: CHEGAM A SUGERIR ATÉ OUTRO ROTEIRO ::lol4::::lol4::::lol4:: AGORA EU SOU OBRIGADO A COLOCAR EM MEUS TÓPICOS O SEGUINTE: FAVOR SÓ RESPONDER QUEM FOR NA MESMA DATA E PARA O MESMO LUGAR ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

A melhor de todas que eu vi foi alguém que não sabia para onde ir pedindo para a galera listar cidades na Europa colocando-as na ordem por um critério de "custo-benefício-beleza". ::dãã2::ãã2::'>

[...] outra clássica que me tira do sério é o famoso "30 dias na Europa, vou gastar quanto ? "

Eu eu que vou saber powww ? ? ?

PQP!!! Sem comentários! ::lol4::::lol4::::lol4::

[...] Enfim pessoal nem adianta discutir afinal de contas planejar uma viagem é conhecer o lugar para onde voce vai e disso nao se pode fugir.

Samuel, discutir é preciso sim! E aqui tenho visto também o pessoal desabafando, com razão. Quem sabe com isso, se algum "sem noção" ler este tópico e parar para pensar (por que tem uns que lêem e mesmo assim não pensam, continuam iguais...) e seja "convertido" (rsrs!) já estaremos no lucro :mrgreen:

Abraço!

Postado
  • Membros

Já refleti sobre o assunto e chego à conclusão de que o problema é cultural. E é a nova cultura mundial, não exatamente a nacional - geração Facebook e Twitter, acostumada a ler pouco e o pouco que lê tem que ser resumido, ou é muito objetivo, ou não presta. Só que é impossível ser muito objetivo num assunto que rende livros, aí já viu.

Frequento foruns desde que internet existe e também frequento foruns estrangeiros de viagem. E garanto para vocês, lá fora não é diferente daqui nesse aspecto.

Tentei minimizar o problema colocando na minha assinatura links com dúvidas recorrentes. Pois minha seção favorita no forum é justamente a dos folgados - elaboração de roteiros. Como todo bom engenheiro, tenho paixão por planejamento. Mas folgado ninguém gosta, né. O mínimo que estou esperando agora é que o sujeito consiga ler pelo menos os 4 links que estão na minha assinatura. Se não faz nem isso eu não respondo mais.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.