Ir para conteúdo

Ushuaia: 6 dias gelados explorando o fim do mundo sozinho!


Posts Recomendados

  • Membros

Cara primeiramente que dahora sua aventura!!

Acabei de descobrir que terei um recesso de 2 semanas (23/12/2023 - 07/01/2024), e estou tentando encontrar passagens e hospedagem "em cima da hora" para aproveitar esses 15 dias.

Tenho 4 perguntas.
Além da passagem, teve algo que precisou comprar com antecedencia?
Achou o preço da alimentação e dos passeios elevados?
Para o trem do Fim do Mundo, vi que existe um valor de entrada no parque e outro para tomar o trem, é isso?
Chegou a passar por El Calafate?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 minutos atrás, willranzani disse:

Cara primeiramente que dahora sua aventura!!

Acabei de descobrir que terei um recesso de 2 semanas (23/12/2023 - 07/01/2024), e estou tentando encontrar passagens e hospedagem "em cima da hora" para aproveitar esses 15 dias.

Tenho 4 perguntas.
Além da passagem, teve algo que precisou comprar com antecedencia?
Achou o preço da alimentação e dos passeios elevados?
Para o trem do Fim do Mundo, vi que existe um valor de entrada no parque e outro para tomar o trem, é isso?
Chegou a passar por El Calafate?

Olá will, obrigado!

- Antecipadamente eu comprei somente as passagens aéreas e reservei o hostel pelo booking 

- Achei o preço da alimentação super ok (convertando a grana pela Western Union)

- Sobre os preços dos passeios, da forma como fiz não gastei muito, mas se comprasse por agência, sairia muito mais caro (fiz os mesmos passeios)

- O trem fica dentro do parque, então é preciso pagar a taxa do parque, mas vale a pena

- E Não passei por El Calafate, tive amigos que foram e que recomendam muito!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

El Calafate vale muito a pena. Se vc for apenas até El Calafate, o imperdível é o passeio no Perito Moreno, anto nas passarelas quanto no glaciar. Mas este deve ser comprado com antecedência, principalmente se vc quiser fazer o Big Ice. Eu fiz e digo que, apesar de caro, vale cada centavo. Pode ser comprado direto no site da empresa que detém o monopólio da exploração do Perito Moreno, a hielo & aventura. Alimentação lá é meio cara. Eu escolhi ficar em uma casa, que aluguei através do airbnb, para poder cozinhar algumas vezes, principalmente no lanche da noite.  Economiza bastante.

Mas, se vc gosta de trilhas, é indispensável ir a El Chaltén (na minha opinião, o melhor lugar dentre os 03 citados). Lá tem um monte de trilha muito legais e quase tudo gratuito. Vc pode ir sozinho de boa, porque tudo é muito bem demarcado. Também escolhi ficar em casa para economizar na alimentação. Na verdade, achei a alimentação ali mais barata que El Calafate. El Calafate é meio gourmet. Deve ter lugar mais barato, mas eu não achei.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tem a opção bem europeia do supermercado lá anônima. Ao contrário do Brasil, esse supermercado vende comida pronta e há por toda Patagônia Argentina.Jamais entrei em restaurante na Patagônia, hora de comer após a cidade de Neuquen,é supermercado. Em Bariloche e região, além do la Anônima,tem o Todo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Parabéns pelo relato amigo🫡, caiu como uma luva pq estarei de ferias em junho 24 e quero muito conhecer, pena que nao dara pra fazer todos passeios, trilhas mas vou encarar mesmo assim...

Alguém estiver afim de ir no mesmo mês, entre em contato e mais uma vez, parabéns pela trip😀

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 11/12/2023 em 09:25, schitini disse:

El Calafate vale muito a pena. Se vc for apenas até El Calafate, o imperdível é o passeio no Perito Moreno, anto nas passarelas quanto no glaciar. Mas este deve ser comprado com antecedência, principalmente se vc quiser fazer o Big Ice. Eu fiz e digo que, apesar de caro, vale cada centavo. Pode ser comprado direto no site da empresa que detém o monopólio da exploração do Perito Moreno, a hielo & aventura. Alimentação lá é meio cara. Eu escolhi ficar em uma casa, que aluguei através do airbnb, para poder cozinhar algumas vezes, principalmente no lanche da noite.  Economiza bastante.

Mas, se vc gosta de trilhas, é indispensável ir a El Chaltén (na minha opinião, o melhor lugar dentre os 03 citados). Lá tem um monte de trilha muito legais e quase tudo gratuito. Vc pode ir sozinho de boa, porque tudo é muito bem demarcado. Também escolhi ficar em casa para economizar na alimentação. Na verdade, achei a alimentação ali mais barata que El Calafate. El Calafate é meio gourmet. Deve ter lugar mais barato, mas eu não achei.

Fala meu amigo, vale a pena mesmo indo em junho? obg pela atenção 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que eu saiba, o Perito Moreno está aberto o ano inteiro. E o fato de ser em junho não interfere no passeio, já que vc já tem que andar com crampons em cima da geleira, e é sempre acompanhado por 02 guias para fazer a segurança.  Eu fiz o big ice. É caro, mas eu diria que vale cada centavo. A paisagem que vc vê em cima da geleira é diferente de tudo que vc já viu. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Em 08/12/2023 em 08:07, jjcardoso disse:

Conhecer Ushuaia sempre esteve nos meus planos, muito em função das histórias de navegação que ouvia e do misticismo de ser a cidade mais austral do mundo. Planejei 15 dias de férias e fui conhecer a Patagônia Argentina!

Iniciei minha trip partindo de Buenos Aires (em breve sai o relato de BA) e estive por 6 dias em Ushuaia. A magia da viagem começou ainda no avião, a vista da cordilheira toda congelada de cima é FANTÁSTICA. Já fica a primeira dica: sente ao lado direito do avião para ter essa experiência surreal na chegada em Ushuaia.

Fui em junho-23 para Ushuaia, então peguei o início do inverno na Patagônia. Cheguei lá em um sábado a tarde e ao sair do aeroporto, me deparei com esta paisagem:

image.png.b7d56f7aa57b74affb1d0223c1d11ed8.png

Ainda lembro da sensação de sentir o frio congelante e ficar observando todas as montanhas congeladas que protegem o pueblo de Ushuaia... daquelas memórias que não tem preço. Neste momento eu percebi que a viagem seria mais incrível do que eu havia pensado.

Ushuaia é uma cidade pequena, a melhor forma de ir do aeroporto até o centro da cidade é taxi. Fiz toda a trip com câmbio blue (na época 1 real – 103 pesos argentinos), então pude ostentar um pouco rs. De forma geral, Ushuaia me surpreendeu muito, fiz vários passeios, fiz amigos brasileiros e de outras partes do mundo... E vivi experiências únicas como por exemplo: me perder em meio a uma trilha, em uma floresta toda congelada a 20km do centro da cidade, no meio do nada, e ter que pedir carona em uma rodovia no fim do mundo hahahahah

Vou descrever de forma breve os principais lugares que conheci lá:

Navegação no Canal de Beagle

Uma verdadeira expedição em alto mar na Patagônia Argentina, me senti dentro de um documentário no Discovery Channel hahah. Este passeio é indispensável, é uma navegação no canal que divide o Chile e a Argentina, também conhecido como Canal de Beagle. Por este mesmo canal, Charles Darwin em sua expedição passou ao estudar as espécies nas Américas. Durante o passeio, passamos por algumas ilhas, em uma delas é possível descer e explorar por um tempo e pelo famoso el faro del fin del mundo (o farol do fim do mundo). Difícil colocar em palavras esta experiência f*oda.

image.thumb.png.ad2f1667e5374bb7f616a805127dbcd5.png

image.thumb.png.34e537b2f76b48ed68d41e3ad36333c8.png

image.png.a966dbd7767d2793e66c0717762ad694.png

Para este passeio, recomendo comparar o ticket diretamente nas empresas que vendem em frente ao porto. Comprei pela Tolkien Patagonia (recomendo muito) e paguei em torno de 11.000 pesos. Não compre por agências de viagem, pois vai haver uma margem de lucro sobre o valor, e o passeio é o mesmo.

 

Glaciar Martial

O Glaciar Martial é uma estação de ski/geleira que fica no alto de uma das montanhas de Ushuaia. Lá você encontra uma casa de chá, um bar e uma vista incrível. É possível fazer caminhadas sobre as geleiras e usufruir das paisagens lá de cima. Recomendo ir de taxi, gastei em torno de 2.500 pesos. Aproveite para ir metade/fim da tarde e tomar uma boa cerveja.

image.thumb.png.b3a611372cb56a90b0cd8e60b481ddd9.png

 

Trekking Laguna Esmeralda

Ponto alto da viagem! A laguna esmeralda é um dos cartões postais da cidade, para chegar até lá é necessário fazer uma trilha de 5 km (5 ida e 5 volta). Fica em meio a natureza, não é necessário pagar para entrar, é possível ir de carro e fazer de forma gratuita. Eu comprei um ticket de transporte ida e volta (6.000 pesos).

A trilha é tranquila, porém exige um sapato impermeável. Estive em um período com bastante neve (a lagoa estava congeladaaaa) então aluguei grampones de nieve (2.700 pesos por dia) e pessoal, é um item muito necessário caso tenha neve. Estes grampos dão segurança e aderência ao caminhar. Vi muitos turistas sem, caindo, ou precisando caminhar muito lentamente.... aluguem no centro de Ushuaia antes de ir, vale a pena.

A trilha é bastante movimentada, o caminho é aberto e na minha opinião, não vale a pena contratar guia para realizar a trilha. Confira abaixo alguns registros desse grande dia:

image.thumb.png.226d8d6511365334c4226540a5897ce3.png

image.thumb.png.5164433ba1023ea7aa7f832c4878154d.png

image.thumb.png.6f6195b491005617aba51698534f4a44.png

image.thumb.png.e76f6658f70447b3246f81be2776db92.png

Parque Nacional e Trem do Fim do Mundo

Para conhecer o Parque Nacional e o Trem do Fim do Mundo, é necessário comprar tickets com pelo menos 1 dia de antecedência. O passeio inicia bem cedinho (o bus me buscou no hostel às 08h da manhã). Gostei bastante do passeio, principalmente do trem... é um passeio com um áudio (EN/PT/ES) explicando todo o contexto cultural de Ushuaia, a construção dos trilhos do trem pela mão de obra carcereira... um passeio com bastante cultura e belas paisagens. E durante o passeio no parque, o bus faz algumas paradas para fotos e contemplação.

Fazer o tour de trem, em meio a floresta, com neve, lagos congelados... foi uma experiência muito bacana também.

image.thumb.png.1a7213bfc32b58bc115a7fcb31b01daa.png

Trekking Laguna Turquesa

Galera, esse foi o trekking que deu ruim. Dizem que a Laguna Turquesa é linda, mas não consegui chegar lá para verificar kkkkk. Achei estranho que neste dia, ao chegar na trilha, só havia eu de turista. Descobri quando já estava lá (longe da cidade, sem acesso a internet), que esta é uma trilha “mais difícil”. Iniciei a trilha mesmo assim, caminho fechado, com muita neve fofa, subi uma montanha enorme e me perdi da trilha.

Levei alguns minutos para me localizar novamente, e sozinho em meio a uma floresta congelada literalmente no fim do mundo, escutei minha intuição  e desisti da trilha e voltei a rodovia. Minha maior preocupação era em acontecer algo comigo lá, ninguém iria achar os restos mortais hahaha os lobos iriam se deliciar. O meu transporte só viria a tarde, 4 horas depois, então precisei pedir carona kkkk enfim, perrengues.

image.png.3832e611fbb155ec1c20c78266b1c122.png

Conheci lá alguns outros lugares legais como alguns museus no centro da cidades, bares e restaurantes, porto, mas descrevi somente os passeios mais procurados por aqui. Se desejarem alguma informação a mais, fico disponível a ajudá-los. Abraços e até a próxima trip!

image.thumb.png.f5c6b8186e22a60328e54dc98c43ec3e.png

 

Adorei seu relato, me ajudou a esclarecer algumas coisas. Estou pretendo ir para Ushuaia e El Calafate, estou indo sozinha, minha primeira viagem internacional sozinha, estou receosa , mas vamos lá.

Vc porderia, por favor me tirar umas duvidas. Esse câmbio blue e western union como funcionam, desculpa a ignorância, mas sou bem verde nesse quesito, em outras viagens que fiz não precisei me preocupar com isso, então...

Em Ushuaia pretendo visitar o Parque Tierra Del Fuego, fazer o passeio de trem, o canal Beagle, ai pretendo seguir para El calafate para conhecer o Perito Moreno e a cidade também, claro.

Se tiver mais dicas eu agradeço....

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
53 minutos atrás, Daiany Meira disse:

Adorei seu relato, me ajudou a esclarecer algumas coisas. Estou pretendo ir para Ushuaia e El Calafate, estou indo sozinha, minha primeira viagem internacional sozinha, estou receosa , mas vamos lá.

Vc porderia, por favor me tirar umas duvidas. Esse câmbio blue e western union como funcionam, desculpa a ignorância, mas sou bem verde nesse quesito, em outras viagens que fiz não precisei me preocupar com isso, então...

Em Ushuaia pretendo visitar o Parque Tierra Del Fuego, fazer o passeio de trem, o canal Beagle, ai pretendo seguir para El calafate para conhecer o Perito Moreno e a cidade também, claro.

Se tiver mais dicas eu agradeço....

 

Oi Dai, como vai? Espero que bem. 

Obrigado! Vá tranquila, Ushuaia é super seguro e há muitos viajantes sozinhos, irá fazer muitos amigos! 

Sobre o câmbio blue (ou dólar blue) é uma cotação paralela e melhor que a cotação oficial. Existem algumas formas de você usufruir desta cotação, a melhor delas é via Western Union. Esta cotação é ofertada por alguns ambulantes nas ruas, mas há o risco de pegar notas falsas. O câmbio feito em casas de câmbio, será sempre o câmbio oficial (menos interessante que o blue). 

A Western Union é uma agência financeira que permite o envio de dinheiro para outros países via internet/aplicativo. Em resumo, você envia reais do Brasil e saca pesos argentinos nas agências da Western na Argentina. Há muitas por lá, principalmente em Buenos Aires. É um processo simples, mas sugiro que você veja alguns vídeos no Youtube sobre, há muitos tutoriais de como usar o app. 

Como dica extra, eu não deixaria de fazer o trekking da Laguna Esmeralda, é lindo demais. 

Não sei como está a situação financeira hoje para viajantes lá na Argentina, sugiro pesquisar também.

Abraços!

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...