Postado Fevereiro 20, 2024 2 anos Membros E ai Pessoal! Estou querendo ir para Ouro Preto, Mariana e outras cidades próximas. Alguém já fez essa trip? Se sim, quais dicas podem me dar, por favor.
Postado Julho 20, 2025 1 ano Membros Bom dia, em 2022 fiz uma viagem para Minas Gerais, visitei Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim (Brumadinho). A cidade de Ouro preto é encantadora, suas ruas estreitas e ladeiras íngremes são um charme, lembro-me que andei muito e estava programado para ficar dois dias porém permaneci na cidade quadros. O ponto alto da cidade em minha perspectiva são as igrejas, escolha as que te agradam mais e conheça, uma dica que lhe dou é bater um papo com os funcionários dessas instituições para conhecer a história daquele lugar. Tente fugir os dos passeios convencionais e turístico de moda, ou procure um guia local caso deseje algo específico, dessa maneira você estará contribuindo para a economia local. Aproveite para desfrutar dos restaurantes locais (aqueles que os locais frequentam), geralmente ficam em zonas fora do centro turístico mas como a cidade é pequena não andará bastante. Anoite na cidadela é animada (para quem busca diversão) nas ruas e praça principal, tem alguns restaurantes e bares simples, a última é uma boa pedida para aproveitar o momento. - Durante a estadia conheci uma moça (turista também) no airbnb que estava hospedado e a mesma me convidou para ir ao um bar local onde estava tendo samba de roda e foi incrível, pois éramos apenas os dois turistas naquele lugar. Para finalizar verifique o tempo antes de viajar, a minha ida eu programei no verão porém houve a chegada de uma frente fria forte e a temperatura em Ouro Preto que era para ficar em 24°+- ficou em 11°+- chegando a anoite á 5°+-, ou seja não custa acompanhar. Deixo em anexo em imagem os principais pontos visitados. Faça uma boa viagem.
Postado Julho 21, 2025 1 ano Membros 30 minutos atrás, StanlleySantos disse: Aproveitando o embalo, em relação a segurança, ela é uma cidade que dá para andar pelos locais "de boa"? Ou tem horários e locais que vc precisa evitar? Sei que estamos falando de uma cidade turística, mas é interior mineiro, então realmente fico com essa dúvida. Pretendo passar por lá sem carro, em breve. E uma segunda dúvida, a mina do Bijoca seria uma indicação pessoal? Ou é considerada a melhor mina da cidade (que não seja a da passagem) para visitação? Achei o valor da mina da passagem um absurdo, é provável que eu vá em duas distintas e ainda pague menos. Alguma recomendação? Stanlley, bom dia. Antes de tudo, agradeço pelas perguntas. Sobre a questão da segurança, costumo ter bastante cuidado com os locais por onde ando e evito situações que possam me gerar frustrações. No geral, me senti mais seguro em Belo Horizonte do que em Ouro Preto, talvez porque em OP eu tenha explorado mais a pé e por áreas menos movimentadas. Como não sou muito da noite, costumo sair cedo para aproveitar ao máximo o dia e volto só à noite. Isso faz com que eu caminhe bastante pela cidade. Mantenho o celular sempre guardado e costumo deixar a carteira no hostel, assim, caso aconteça algo, tenho os documentos e cartões físicos protegidos. Sobre a visita à mina, fiz uma pesquisa local dias antes, pois a cidade possui várias minas, muitas delas já vendidas para exploração turística. Escolhi visitar a Mina do Bijoca por ser uma herança familiar, achei importante apoiar esse tipo de iniciativa, que mantém viva a história e contribui diretamente para a economia local. Quanto ao valor da entrada, combinei algumas horas antes da visita (não lembro o valor mais consegui desconto). Um ponto importante sobre a escolha da MINA DO BIJOCA é que, por se tratar de um ambiente histórico, ainda preservado desde a época da escravidão, é essencial estar atento à segurança dentro da mina: o espaço é estreito, com solo irregular, iluminação baixa e estrutura rústica. Outras Minas locais não valoriza o fator de segurança com seriedade. Apesar disso, a visita é guiada e tranquila, mas exige atenção redobrada. Ainda assim, vale muito a pena, é uma experiência profunda e marcante, que nos faz refletir sobre o passado e sobre o quanto ainda precisamos valorizar nossa memória histórica. Recomendo muito essa experiência. Quem sabe quando (ou se) teremos outra oportunidade como essa? Aproveite cada momento da viagem, vale muito a pena!
Postado Julho 21, 2025 1 ano Membros 1 hora atrás, StanlleySantos disse: Aproveitando o embalo, em relação a segurança, ela é uma cidade que dá para andar pelos locais "de boa"? Ou tem horários e locais que vc precisa evitar? Sei que estamos falando de uma cidade turística, mas é interior mineiro, então realmente fico com essa dúvida. Pretendo passar por lá sem carro, em breve. E uma segunda dúvida, a mina do Bijoca seria uma indicação pessoal? Ou é considerada a melhor mina da cidade (que não seja a da passagem) para visitação? Achei o valor da mina da passagem um absurdo, é provável que eu vá em duas distintas e ainda pague menos. Alguma recomendação? Segue algumas fotos da Mina.
E ai Pessoal!
Estou querendo ir para Ouro Preto, Mariana e outras cidades próximas. Alguém já fez essa trip? Se sim, quais dicas podem me dar, por favor.