Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Buenas tropa,

Tinha botado na parte de "Companhia para Viajar" mas fui escrevendo e virou um relato pré-viagem, então estou passando para cá o que coloquei lá e seguirei colocando 😊

Não sou de falar muito... mas gosto de escrever... talvez não com um português impecável.... mas como falaria...

Faz mais de 12 anos que pretendo ir a Bolivia.... porque? sempre me perguntam... e quase nunca tenho uma resposta na ponta do lápis.... lá no inicio quando pensava em ir talvez não tivesse cabeça... e muito menos $$$.... até ano passado (2023) esse sonho estava adormecido.... mas ele acordou... mas por ventura e dormiu de novo.... por botarem na minha cabeça que tudo seria difícil, desisti.... e no fim entrei num relacionamento que piorou tudo.... mas enfim depois de algumas (várias) sessões de terapia hehe.... botei na cabeça que não passa de 2024 esse sonho para se tornar realidade...

Já estou quase com as passagens da BoA compradas....

Minha ideia é fazer um mochilão quase raiz lá, gastar o mínimo e aproveitar o máximo nesse tempo.... vale salientar que é época de chuva e época de festas.... mas são detalhes técnicos hehe... pq segundo algumas agencias de lá, segue normal os pacotes do Uyuni e a Estrada da Morte.

Pretendo ir para a Bolivia fim do ano... la pelo dia 20-21/12/24 até 04/01/25. Pretendo entrar e sair por La Paz e passar o Natal e o Ano Novo entre La Paz e Uyuni.

Pretendo sair do Rio Grande do Sul... e sair de SP com BoA (Boliviana de Aviacion) até La Paz e na volta também... 

Minha intenção:

1º Salar de Uyuni (tur de 3-4 dias)

2º Estrada da Morte

3º Enfrentar algum Pico... talvez o Austria...

4º Conhecer La Paz

5º Se sobrar $$$ e tempo... lago Titicaca

Meu Insta/Face é Bruno Biguelini ... só tem um hehe

 

Abçs

Editado por brunobrasilbiguelini
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Conforme for passando os acontecimentos e preparativos, vou colocando aqui.. digamos um relato pré viagem hehe vamos lá:

Sugestões CONSTRUTIVAS sempre serão bem vindas!!!

Cartões e saques:

Depois de ver muitos relatos e dar uma boa pesquisada... optei no momento por 2 cartões: Wise e Nubank

Wise - usar para compras no débito e saque, aqui vale uma dica sobre ele... que fiquei em dúvida... mas pelo que o pessoal fala é o seguinte: no Wise não tem a moeda boliviana... mas no momento da compra ele faz a conversão da moeda que tiver em conta para o boliviano. Sobre o saque... No saque também pelo que o pessoal têm comentado, é mais tranquilo, porém as taxas dos bancos bolivianos variam em torno de 8 doletas para o saque... mas tem um banco em La Paz que parece que não cobra... o tal de BISA. Pretendo fazer saques altos, caso não consiga acesso a esse banco... ou se não em caso de necessidade... faço um pix para a Wester e enfrento as filas.... fora que a cotação da Wise é comercial e não de turismo..

Nubank: Cartão de crédito internacional para emergências e para a compra das passagens aéreas.

 

Porque não peguei um da Nomad? Pelos relatos... é um cartão que dá muito problema lá, de não passar nas maquininhas

Pretendo levar $$ a vista para sair do aeroporto e pagar uma diária de hostel/hotel na 1ª noite (chego 19:45)... depois me acerto no outro dia

dia 24/04/24 - Vacina da febre amarela tomada, vacinas do Covid confirmadas também. Já tomei um Antitetânico pra aprender a ficar quieto hehe, brincadeira... preferi tomar... a minha estava vencida (acredito ser uma boa ter ela para viagem), já programei para tomar as de rotina também daqui a 30 dias. Detalhe: A de tétano e as de rotinas não são obrigatórias. Agora estou no aguardo da liberação para pedir o Certificação Internacional de Vacinação (CIVP) da febre amarela... a moça do posto disse que em até 10 dias já estará liberado para a solicitação online.

Para maiores informações: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia

 

dia 25/04/24 - quase comprei as passagens de SP para La Paz, ida e volta, durante a aula a noite hehe, mas como estava num PC da facul... deixei quieto... mas vi que já estava com poucos assentos na categoria do voo que pretendia pegar.

dia 26/04/24 - Compra da passagem - história da compra e mini infarte: Nubank informa no app que o cartão foi recebido? what???? quando solicitei pedi para entregarem no meu ap... 1hr depois solicitei que fosse entregue na empresa onde trabalho e ficou assim.... ontem fui informado que havia sido entregue no meu trabalho, fiquei faceiro... pois podia comprar a passagem (não precisa do cartão fisico para a compra da mesma, mas optei por esperar), revirei a empresa... nada... fui de noite na portaria, antes de ir para a facul, nada.... durante a aula, momento TDA, tentei acusar o não recebimento no app... mas só tem um blá blá blá (LEIAM E SIGAM O BLÁ BLÁ BLÁ, vai por mim), mas não tem a opção de acusar o não recebimento, entrei em contato com a Nubank e me informaram que havia sido entregue no endereço do Ap, afff não trocaram... alguém deve ter recebido? Quem? Pensei em mandar uma mensagem no grupo do condomínio, mas não mandei.... mas fiquei encucado durante a aula (TDA batendo forte). Voltei para o Ap e fui olhar a caixinha dos correios... mas como era transportadora e precisava de assinatura, já pensava que não iria estar lá... a desgramada estava lá... show... 1ª coisa que fiz foi ativar o fisico e já bloquear... quanto ao virtual desbloqueei e fiz a compra no site da BoA. Compra:  ida 20/12/24 São Paulo - La Paz (com conexão em Santa Cruz de La Sierra) e volta 04/01/25 La Paz - São Paulo (com conexão em Cochabamba). Paguei 1.888,83R$ para ida e volta, na super economica, mas com direito a bagagem despachada (sobre a bagagem despachada pela BoA vale um tópico). 2 semanas antes estava por 2200,00R$ o mesmo voo, a BoA tem a vantagem que o preço só varia devido ao dólar, hoje (27/04/24) a mesma passagem estava por 1871,00R$ mas tinha somente 4 assentos disponíveis na mesma categoria...

Sobre A Boliviana de Aviacion (BoA)... pelo que pesquisei... os preços são bem mais em conta... mas ela tem aspectos que não são muito bons... que são atraso nos voos e pode correr o risco de mexerem nas bagagens despachadas... então por esses e outros motivos normais de viagem e conexões... preferi pegar voos com conexões maiores... em Santa Cruz pretendo ficar umas 3hrs e em Cochabamba 4hrs. Outra quesito é o peso das bagagens... para internacionais é 23kg e dentro da Bolivia é 20kg. Na bagagem de mão se não me engano no voo internacional é 10kg e em voos nacionais são entre 7 e 5kg dependendo da aeronave. Como o voo não é direto... então pretendo seguir os pesos mínimos.

Editado por brunobrasilbiguelini
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
21 horas atrás, brunobrasilbiguelini disse:

Conforme for passando os acontecimentos e preparativos, vou colocando aqui.. digamos um relato pré viagem hehe vamos lá:

Sugestões CONSTRUTIVAS sempre serão bem vindas!!!

Cartões e saques:

Depois de ver muitos relatos e dar uma boa pesquisada... optei no momento por 2 cartões: Wise e Nubank

Wise - usar para compras no débito e saque, aqui vale uma dica sobre ele... que fiquei em dúvida... mas pelo que o pessoal fala é o seguinte: no Wise não tem a moeda boliviana... mas no momento da compra ele faz a conversão da moeda que tiver em conta para o boliviano. Sobre o saque... No saque também pelo que o pessoal têm comentado, é mais tranquilo, porém as taxas dos bancos bolivianos variam em torno de 8 doletas para o saque... mas tem um banco em La Paz que parece que não cobra... o tal de BISA. Pretendo fazer saques altos, caso não consiga acesso a esse banco... ou se não em caso de necessidade... faço um pix para a Wester e enfrento as filas.... fora que a cotação da Wise é comercial e não de turismo..

Nubank: Cartão de crédito internacional para emergências e para a compra das passagens aéreas.

 

Porque não peguei um da Nomad? Pelos relatos... é um cartão que dá muito problema lá, de não passar nas maquininhas

Pretendo levar $$ a vista para sair do aeroporto e pagar uma diária de hostel/hotel na 1ª noite (chego 19:45)... depois me acerto no outro dia

dia 24/04/24 - Vacina da febre amarela tomada, vacinas do Covid confirmadas também. Já tomei um Antitetânico pra aprender a ficar quieto hehe, brincadeira... preferi tomar... a minha estava vencida (acredito ser uma boa ter ela para viagem), já programei para tomar as de rotina também daqui a 30 dias. Detalhe: A de tétano e as de rotinas não são obrigatórias. Agora estou no aguardo da liberação para pedir o Certificação Internacional de Vacinação (CIVP) da febre amarela... a moça do posto disse que em até 10 dias já estará liberado para a solicitação online.

Para maiores informações: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia

 

dia 25/04/24 - quase comprei as passagens de SP para La Paz, ida e volta, durante a aula a noite hehe, mas como estava num PC da facul... deixei quieto... mas vi que já estava com poucos assentos na categoria do voo que pretendia pegar.

dia 26/04/24 - Compra da passagem - história da compra e mini infarte: Nubank informa no app que o cartão foi recebido? what???? quando solicitei pedi para entregarem no meu ap... 1hr depois solicitei que fosse entregue na empresa onde trabalho e ficou assim.... ontem fui informado que havia sido entregue no meu trabalho, fiquei faceiro... pois podia comprar a passagem (não precisa do cartão fisico para a compra da mesma, mas optei por esperar), revirei a empresa... nada... fui de noite na portaria, antes de ir para a facul, nada.... durante a aula, momento TDA, tentei acusar o não recebimento no app... mas só tem um blá blá blá (LEIAM E SIGAM O BLÁ BLÁ BLÁ, vai por mim), mas não tem a opção de acusar o não recebimento, entrei em contato com a Nubank e me informaram que havia sido entregue no endereço do Ap, afff não trocaram... alguém deve ter recebido? Quem? Pensei em mandar uma mensagem no grupo do condomínio, mas não mandei.... mas fiquei encucado durante a aula (TDA batendo forte). Voltei para o Ap e fui olhar a caixinha dos correios... mas como era transportadora e precisava de assinatura, já pensava que não iria estar lá... a desgramada estava lá... show... 1ª coisa que fiz foi ativar o fisico e já bloquear... quanto ao virtual desbloqueei e fiz a compra no site da BoA: 20/12/24 São Paulo - La Paz (com conexão em Santa Cruz de La Sierra) e 04/01/25 La Paz - São Paulo (com conexão em Cochabamba). Paguei 1.888,83R$ para ida e volta, na super economica, mas com direito a bagagem despachada (sobre a bagagem despachada pela BoA vale um tópico). 2 semanas antes estava por 2200,00R$ o mesmo voo, a BoA tem a vantagem que o preço só varia devido ao dólar, hoje (27/04/24) a mesma passagem estava por 1871,00R$ mas tinha somente 4 assentos disponíveis na mesma categoria...

Sobre A Boliviana de Aviacion (BoA)... pelo que pesquisei... os preços são bem mais em conta... mas ela tem aspectos que não são muito bons... que são atraso nos voos e pode correr o risco de mexerem nas bagagens despachadas... então por esses e outros motivos normais de viagem e conexões... preferi pegar voos com conexões maiores... em Santa Cruz pretendo ficar umas 3hrs e em Cochabamba 4hrs. Outra quesito é o peso das bagagens... para internacionais é 23kg e dentro da Bolivia é 20kg. Na bagagem de mão se não me engano no voo internacional é 10kg e em voos nacionais são entre 7 e 5kg dependendo da aeronave. Como o voo não é direto... então pretendo seguir os pesos mínimos.

Preparação:

Seguro viagem: pretendo deixar para mais perto, mas pesquisando e fazendo cotações, os preços variam muito. Como pretendo praticar esportes lá, preciso confirmar que esta incluso, pois em caso de acidente, a seguradora vai procurar saber o que aconteceu. A seguradora que faz o seguro do meu carro… me cobrou +/- 300,00R$ para uma viagem normal. Com a pratica de esportes, iria sair uns 1.200,00R$, me desanimou um pouco, pois seria um gasto bem fora do planejado, mas ok… procurei informações e mais informações e os preços foram diminuindo… e muito mais em conta… e de agências conhecidas… através de informações e dicas passadas, foi recomendado o site https://www.segurospromo.com.br/ onde se pode fazer cotações e comparações, com as coberturas e podendo checar as condições gerais. Como tenho as passagens para pagar no momento, deixarei mais para perto da época.

Passagem POA-SP / SP-POA: estou cuidando as promoções através do aplicativo Skyscanner, muito interessante o app para controle de preços… pois só entro no app e vou na parte de voos e ele já me informa como esta situação dos valores das passagens na época que quero, sem precisar ficar colocando toda hora as informações necessárias. Não sei se já comentei… mas como a BoA tem o costume de atrasar voos e devo chegar de volta em SP dia 04/01/25, então pretendo comprar a passagem para POA dia 05/01/25, com a possibilidade de troca de aeroporto… ou até mesmo voltar de busão… não sei ainda.

Quem for de SP, e estiver na capital por esses dias e quiser me apresentar a cidade, pode me chamar, ficarei grato hehe

Bagagem: 2 mochilas, 1 cargueira que me acompanha a mais de 20 anos, ela já foi até pra Europa, eu não e 1 pequena/média para melhor circulação. Meus familiares falam para levar mala... o que eu quero com mala? oxi... cilada Bino...

Um item que pretendo levar, mas ainda pretendo comprar: Powerbank de pelo menos 3 recargas para o celular. Obs. importante, ele pode ser transportado no avião, mas tem limite de potencia. Achei um de 50.000mah, daria umas 6 recargas, mas pelo que parece é uma carga alta e pode ser trancado no check-in, então pretendo pegar um de 30.000 ou de 20.000 que já são mais do que suficiente, pois o meu cel é de 5.400mah.

Pretendo fazer uma check-up no meu cel antes de viajar, já falei com um amigo para fazer os testes. Tenho ele a 4 anos, um bom celular, não tenho o que reclamar (Samsung M30/A30).

Não tenho GoPro, mas estou pensando em levar uma emprestada… mas e o medo de dar problema com ela?

Editado por brunobrasilbiguelini
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa, Bruno!!! Tem anos que pretendo conhecer a Bolívia também e esse ano do nada decidi que iria! Acabei de comprar minhas passagens pela BOA, cheia de receio pq nunca comprei com eles. Me tira uma dúvida?  Após comprar as passagens eles enviam um e-mail do e-commerce solicitando envio da confirmação do pagamento enviado pelo banco ou extrato da conta? Eles informaram que eh para comprovar que o pagamento realmente não foi feito, mas achei estranho, pois a prática não eh comum nas companhias que estou acostumada a comprar passagens.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 minutos atrás, Maritrin disse:

Boa, Bruno!!! Tem anos que pretendo conhecer a Bolívia também e esse ano do nada decidi que iria! Acabei de comprar minhas passagens pela BOA, cheia de receio pq nunca comprei com eles. Me tira uma dúvida?  Após comprar as passagens eles enviam um e-mail do e-commerce solicitando envio da confirmação do pagamento enviado pelo banco ou extrato da conta? Eles informaram que eh para comprovar que o pagamento realmente não foi feito, mas achei estranho, pois a prática não eh comum nas companhias que estou acostumada a comprar passagens.

Oii, pretende ir quando? ahh vi o seu post agora.. hehe, setembro. Boa viagem. 😊

eu paguei e já recebi o ticket... com as informações do pagamento e das reservas.

No meu caso, eu paguei no cartão de crédito e foi praticamente na hora a liberação e depois aparecer na fatura.

Tu salvou o numero da reserva? eles mostram no site no momento da compra. 

Editado por brunobrasilbiguelini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu vou dia 03/09 e volto dia 24/09

Eu tbm paguei com cartão e foi na hora que veio a confirmação de pagamento do meu banco, primeiro cobraram as passagens, achei estranho pois o valor da taxa de embarque não cobraram, aí falei com o atendimento wpp deles e logo em seguida debitaram. Aí agora pouco acessei meu e-mail e vi que tem um e-mail do e-commerce solicitando o envio da comprovação. Achei estranho e mandei msg de novo no wpp, mas o atendimento encerrou 16h30, então só devem me responder amanhã.

 

Já tenho o código da reserva e tudo. Eles haviam mandado logo que fiz a compra.

Editado por Maritrin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, Maritrin disse:

Eu vou dia 03/09 e volto dia 24/09

Eu tbm paguei com cartão e foi na hora que veio a confirmação de pagamento do meu banco, primeiro cobraram as passagens, achei estranho pois o valor da taxa de embarque não cobraram, aí falei com o atendimento wpp deles e logo em seguida debitaram. Aí agora pouco acessei meu e-mail e vi que tem um e-mail do e-commerce solicitando o envio da comprovação. Achei estranho e mandei msg de novo no wpp, mas o atendimento encerrou 16h30, então só devem me responder amanhã.

lá no ticket diz mesmo que a taxa de embarque é paga na 1ª parcela.... vou cuidar... até pq tinha solicitado parcelado (pensei ter solicitado)... mas esta tudo numa só fatura hehe

Edit: Entrei em contato com a BoA e a Nubank. Até o momento a BoA não deu retorno, blz pq recem mandei um e-mail (ventasweb@boa.bo). A Nubank avisou que pode levar até 7 dias para apresentar as parcelas, pois a compra pode ser ajustada neste período.

Edit 2: A BoA respondeu rápido no e-mail. Por algum motivo, devo ter olhado errado na compra as parcelas... ficou somente em 1 parcela.... mas de boas 😆

Editado por brunobrasilbiguelini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, brunobrasilbiguelini disse:

lá no ticket diz mesmo que a taxa de embarque é paga na 1ª parcela.... vou cuidar... até pq tinha solicitado parcelado (pensei ter solicitado)... mas esta tudo numa só fatura hehe

Edit: Entrei em contato com a BoA e a Nubank. Até o momento a BoA não deu retorno, blz pq recem mandei um e-mail (ventasweb@boa.bo). A Nubank avisou que pode levar até 7 dias para apresentar as parcelas, pois a compra pode ser ajustada neste período.

Edit 2: A BoA respondeu rápido no e-mail. Por algum motivo, devo ter olhado errado na compra as parcelas... ficou somente em 1 parcela.... mas de boas 😆

Quanto a cobrança da taxa de embarque em nenhuma companhia parcela, eh sempre cobrado a vista. A passagem em si eh que pode ser parcelada.

 

No meu caso, fiquei receosa com esse e-mail abaixo que recebi. Sei lá achei estranho, aqui no Brasil n eh comum solicitar esse tipo de comprovante. Depois me mandaram outro e-mail solicitando que seja enviado até amanhã antes das 8h. Por fim, mais de 22h recebo uma msg no WhatsApp de uma pessoa se dizendo se do e-commerce da BOA falando pra eu enviar o comprovante por e-mail. Falei que não ia enviar nada até entrar em contato com o escritório deles no Brasil para confirmar, pois achava muito estranho o tipo de solicitação e um contato desse fora do horário comercial e n sendo do wpp oficial da empresa.

Screenshot_20240429_181204_Gmail.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 horas atrás, Maritrin disse:

Quanto a cobrança da taxa de embarque em nenhuma companhia parcela, eh sempre cobrado a vista. A passagem em si eh que pode ser parcelada.

 

No meu caso, fiquei receosa com esse e-mail abaixo que recebi. Sei lá achei estranho, aqui no Brasil n eh comum solicitar esse tipo de comprovante. Depois me mandaram outro e-mail solicitando que seja enviado até amanhã antes das 8h. Por fim, mais de 22h recebo uma msg no WhatsApp de uma pessoa se dizendo se do e-commerce da BOA falando pra eu enviar o comprovante por e-mail. Falei que não ia enviar nada até entrar em contato com o escritório deles no Brasil para confirmar, pois achava muito estranho o tipo de solicitação e um contato desse fora do horário comercial e n sendo do wpp oficial da empresa.

Screenshot_20240429_181204_Gmail.jpg

Estranho... 

Eu entrei em contato pelo e-mail (consta no site deles, onde consta a reserva) que passei... mesmo fora de horário, eles me atenderam, a ultima foi as 21:55 hehe. Já tinha ouvido falar que em caso de problema durante a viagem fora do horário comercial, eles respondem rápido também, demoraram cerca de 1hr pra responder. Como fiquei encucado quanto a troca do RG pelo CPF na passagem, pois vou precisar fazer uma carteira de identidade nova e o RG não vai constar nela, mandei também uma msg para o whats do escritório no Brasil, acredito que vc tenha o mesmo 11-94507-7541, este me respondeu somente em horário comercial. Em ambos canais de comunicação foram bem atenciosos para resolver as minhas dúvidas.

Eu também acharia estranho receber essa mensagem de um e-mail desconhecido e as informações que pediram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então eu hoje liguei para o escritório da empresa em São Paulo, informei que achei estranho o pedido recebido por e-mail, visto que não eh uma prática comum no Brasil. A atendente me confirmou que de fato isso não ocorre aqui, mas que eh comum na Bolívia solicitarem esse tipo de comprovação. Me tranquilizou informando que eu poderia enviar sem risco de ser golpe e me informou o e-mail utilizado para tal solicitação. Aí enviei e aparentemente está tudo correto com as passagens. 🙏

Agora só falta ver as outras milhares de coisas da viagem hahahahaha.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...