Ir para conteúdo

Visto Americano e Imigração - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Gente, gostaria de tirar uma dúvida.. Tenho uma tia que mora a 10 anos em Indianápolis e é casada e tem uma filha com um americano inclusive. Faço Ciências contábeis e minha faculdade termina em 2016, gostaria de ir pra lá pra fazer um curso de inglês após o término da faculdade, no momento não possuo renda e moro com meus pais. Minha pergunta é se é muito impossível um visto no meu caso ou se eu deveria tentar tirar no começo do próximo ano?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Retorno aqui ao fórum para relatar minha experiência, de modo que retribua a toda ajuda recebida.

 

Tirei recentemente o visto B1/B2 em Sao Paulo

(Fotos na Vila Mariana e Entrevista na Chacara Sto Antonio)

 

Bem... Não existe uma regra, uma receita de bolo, uma magica, ou algo parecido de “como passar na entrevista” do consulado americano.

Até porque, com as minhas impressões, acredito que tudo é motivo para você ser aceito ou negado.

Voce pode ter muito dinheiro, obter vários carimbos em seu passaporte, falar vários idiomas, comprovar uma serie de vínculos com o Brasil, e ser negado, da mesma forma que poderá ser o inverso da situação e ser aceito.

Ou seja, tudo é muito relativo, essas dicas apenas facilitam o seu processo.

 

Inegável que nervosismo, ansiedade e receio passem pela sua cabeça, é chato quando você leva o “fora” de alguém, quem dirá de um “país”, mas acredite que tudo tem sua hora e seus motivos.

Em geral, o consulado americano quer o controle das pessoas que entram e saiam do seu pais. Querem conhecer a idoneidade das pessoas, mesmo que para isso seja um bate papo de 10 minutos. Querem ter uma segurança que você vai conhece-lo, não dar nenhum prejuízo/problema e retornar alegremente para seu pais de origem.

 

As perguntas são básicas e praticamente padronizadas:

– Com quem você vai? Onde vai ficar?

– O que pretende fazer? Qual o motivo de sua viagem?

– Quanto tempo vai ficar?

– Você trabalha? Quanto tempo?

– Você estuda? Falta muito para concluir?

– Você é casado? Tens filhos? Mora com quem?

 

COMO CHEGAR DE METRO SP

Se assim como eu, voce selecionou Vila Mariana e Chacara Santo Antonio para emitir seu visto, saiba como chegar de metro:

CASV VL MARIANA: Voce pode ir de Metro até a estação Santa Cruz ou Vila Mariana, pegar um taxi que será aproximadamente R$10/15 a corrida.

CONSULADO CHAC ST ANTONIO: Voce pode ir de trem até a estação Morumbi, andar poucos metros até o Shop Morumbi e pegar um taxi que será aproximadamente R$10/15 a corrida

Vide mapa abaixo para se localizar

slide2.jpg.ea5fbea8552214ebfd3ae8b11c2a0ccf.jpg

 

Para ambos locais, não se pode adentrar com equipamentos eletrônicos, mesmo que desligados devem ser deixados em guarda volumes, que a proposito o consulado não fornece, mas a vizinhança aproveita para arrecadar grana. No meu caso, na Vila Mariana pediram somente pra desligar o aparelho telefônico, mas na Chacara Santo Antonio, tive que deixar minha bolsa num guarda volume próximo ao consulado, há diversos preços, de R$5 a R$15 o período.

Recomendo que leve somente o necessário, uma pasta contendo apenas seus documentos, nada de bolsa, até porque, na entrada você passa por um detector de metais.

Não é permitido a entrada de acompanhantes.

 

Sugiro que leve o máximo de documentos possíveis para evidenciar que possui renda e vinculo com o Brasil, mas eles nao necessariamente serão solicitados.

Exemplo: comprovante bancário, holerite, carteira de trabalho, comprovante de matricula…

 

Tais documentos não precisam ser autenticados ou originais, o consulado não retem nenhum documento e nem sempre eles solicitam a visualização.

Tambem não adianta comprar passagem, reservar hotel, efetuar matricula em alguma escola americana, isso não vai lhe dar garantias que conseguirá o visto, inclusive, o próprio consulado em seu site, recomenda fazer tais transações somente após a concessão do visto.

 

Como mesmo disse no inicio do post e faço questão de deixar bem frisado isso: não há uma receita de bolo ou uma formula magica para consegui-lo.

Na fila enquanto você aguarda a entrevista, você escuta vários tipos de conversas e de la extrai algumas informações o qual eu repasso:

Há pessoas que levam e mostram vários documentos, o oficial do consulado pode achar que está com muita ânsia de provar que ia só a turismo e negou.

Até mesmo um sobrenome pode lhe condenar se não tiver bons argumentos.

Fui testemunha ocular, onde a pessoa somente fazia faculdade e estagiava (renda baixa) conseguiu o visto sem problemas. Por outro lado, um rapaz que estava a minha frente, ficou uns 20 minutos conversando, tinha muita renda e tudo que pudesse garantir sua permissão, mas foi negado e não sabe exatamente o motivo, infelizmente eles não explicam.

 

Em geral, é bom partir do principio que: fale somente o necessário e somente mostre os documentos se for solicitado!

Chances, todos tem. Os perfis que conseguem o visto são muito variados.

Agora uma coisa eu posso te dizer com certeza: não minta.

Em algum momento você pode cair em contradição ou não poderá provar algo que afirmou e aí sim voce se complica.

Fique calmo, responda as perguntas com firmeza e veracidade que tudo no final vai dar certo!

 

Para maiores informaçoes:

http://nafelizcidade.com/2015/02/26/entrevista-consulado-americano/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Maudornelas, infelizmente a disponibilidade somente poderá ser visualizada apos a confirmaçao do pagamento.

Entretanto, lhe adianto que tirei meu visto semana retrasada em Sao Paulo e a agenda dos mesmos estavam bem livres, podendo até mesmo agendar para semana seguinte as fotos e a digitais.

espero que o mesmo ocorra em BSB

 

Os agendamentos sao individuais, mas nda impede de encontrar um horario proximo a sua esposa para que possam ir juntos no consulado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...