Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Volta ao mundo 2025

Postado
  • Membros

Pessoal, bom dia!

Sou novo por aqui e estou planejando um mochilão por alguns países do mundo (aqueles que mais me interessam) para o ano que vem (2025). Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o meu roteiro abaixo. Estou pensando em ficar, em média, 15 dias por país e gastar no máximo 40 dólares por dia (incluindo passagem, refeição, hospedagem e transporte interno). Vocês acham que isso é possível?

1. Oceania

1. Fiji: Fevereiro 1-15
  2. Nova Zelândia: Fevereiro 16 - Março 1
  3. Austrália: Março 2-15

2. Ásia

1. Indonésia: Março 16-31
  2. Filipinas: Abril 1-15
  3. Vietnã: Abril 16-30
  4. Tailândia: Maio 1-15
  5. Japão: Maio 16-31

3. Europa

1. Grécia: Junho 1-15
  2. Itália: Junho 16-30
  3. Espanha: Julho 1-15
  4. Holanda: Julho 16-31
  5. Dinamarca: Agosto 1-15
  6. Inglaterra: Agosto 16-31
  7. Islândia: Setembro 1-15

4. América do Sul

1. Chile: Outubro 1-15
  2. Uruguai: Outubro 16-31
  3. Argentina: Novembro 1-15
  4. Bolívia: Novembro 16-30
  5. Peru: Dezembro 1-15
  6. Colômbia: Dezembro 16-31

Tentei fazer um roteiro sem muitas idas e vindas dentro de um determinado continente.

Fico no aguardo da opinião de todos.

Muito obrigado!

Featured Replies

Postado
  • Membros

40 dólares por dia com ou sem hospedagem?Se for sem pode até ser,mas com é impossível na maioria dos países. Aqui na Europa, por exemplo, é o gasto maior, mas transporte também tem, mas nesse caso teria que ser em euros. Em 2018 e 2019,por ex,eu fiz Portugal e Espanha,30 a 40 euros um quarto simples de hotel, hoje não sei,mas deve ter aumentado como tudo,mas você põe Dinamarca,Inglaterra e Islândia?Aqui vale de 70,80 euros para cima.

Postado
  • Membros
14 minutos atrás, thiagoonly disse:

Estou pensando em ficar, em média, 15 dias por país e gastar no máximo 40 dólares por dia (incluindo passagem, refeição, hospedagem e transporte interno). Vocês acham que isso é possível?

Nem que uma vaca grega cante o hino do Uzbequistão em árabe.

Pelo seu roteiro, pensa em começar pelo Pacífico/Oceania (que já é um grande erro) cujas passagens são caras para cacete, principalmente colocando Fiji no meio. NZ e AU depende muito do que pretende fazer. Se for rodar as duas ilhas na NZ e fazer o outback e costa oeste na AU, vai gastar os tubos.

Na Ásia, o Japão se destaca pelo custo. Os demais até dá para fazer, mas vai ficar apertado para caramba.

Na Europa, um Big Mac custa 9 Euros nos países mais baratos, então já tem a resposta.

A América do Sul cai no mesmo problema que a Ásia. Dá para fazer mas fica apertado pacas.

IMHO de duas, uma: ou "desconta" as passagens aéreas do budget ou aumenta o que vai gastar por dia.

Postado
  • Membros

Eu deixaria um budget mais alto para a Italia. 

Só a entrada em alguns museus italianos chega a custar 20-30 euros. 
Esses são os mais famosos: https://www.brasilnaitalia.net/2024/02/ingressos-fura-fila-na-italia.html
Por exemplo: o Coliseu. Você vai passar por Roma e não vai entrar lá? Seria realmente uma pena. 
A alternativa é a campanha de 1º domingo gratuito nos museus públicos que inclui o Coliseu, por exemplo. Mas é só um dia, o primeiro domingo do mês em todos os museus estatais da Italia (ex. Coliseu em Roma, Uffizi em Florença...)

Junho é um mês bem agradável para passear na Italia, já está mais quente e por isso você não precisa trazer roupa de inverno (se não visitar cidades nas montanhas, claro!). 

Aqui tem um roteiro de 15 dias que pode servir de inspiração para você: https://www.brasilnaitalia.net/2014/03/roteiro-italia-15-dias.html

Bem, espero que dê certo a sua viagem.

Sucesso nos seus projetos, 

Barbara

Editado por brasilnaitalia

Postado
  • Autor
  • Membros
17 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Nem que uma vaca grega cante o hino do Uzbequistão em árabe.

Ri alto com isso.

IMHO de duas, uma: ou "desconta" as passagens aéreas do budget ou aumenta o que vai gastar por dia.

Era um pensamento inicial. Mas não tenho nada engessado, posso diminuir as cidades, tempo e o que for. Meu orçamento está limitado em 100 mil reais. O que daria algo em torno de 47 dólares dividindo pelos 365 dias do ano. Uma conta esdrúxula, eu sei!

Pelo seu roteiro, pensa em começar pelo Pacífico/Oceania (que já é um grande erro) cujas passagens são caras para cacete, principalmente colocando Fiji no meio. NZ e AU depende muito do que pretende fazer. Se for rodar as duas ilhas na NZ e fazer o outback e costa oeste na AU, vai gastar os tubos.

Olhando os continentes que quero conhecer, você começaria por qual? E porque?

Muito obrigado pela ajuda!

Editado por thiagoonly

Postado
  • Membros

O principal "problema" que vejo é o seguinte:

Japão é um país "fora de mão", do mesmo jeito que Fiji. Colocá-los em qualquer viagem é um pé no saco se não for para ir à eles mesmos. Obrigatoriamente teria que passar por algum outro país e ter que voltar, gerando custos adicionais. Além disso, são países caros, sejam por acomodações ou mesmo para chegar.

Você até poderia fazer Tokyo - Nadi ou ainda Auckland - Nadi, mas em ambos está "perdendo a onda" da viagem. Se faz a primeira opção, perde a oportunidade de vir "descendo" pelo Sudeste Asiático e na segunda, perde a opção de subir pelo mesmo. Assim, penso que um deles tem que "cair" da viagem (ou os dois).

As opções "lógicas" seriam começar pela Europa e ir para leste, passando pela Tailândia e fazendo o Sudeste Asiático para depois ir à Oceania e voltar para a América do Sul ou o caminho inverso; fazendo a América do Sul em primeiro, seguindo para oeste via NZ, subindo pelo Sudeste Asiático e continuando para a Europa, retornando para o Brasil.

A propósito e já de antemão, passagens round the world podem ser uma alternativa se quiser colocar os países "fora da curva" na viagem, porém o custo delas são altos e nem sempre vale a pena. Eu já pesquisei roteiro similar para retornar ao Brasil fazendo principalmente o Pacífico e sempre encontrei valores melhores quando eu monto os voos, mas... quem sabe não dá sorte ;)

Editado por pmichelazzo

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Oie, me parece que esse budget é um pouco apertado demais, principalmente considerando que você pretende passar por "países caros" como Australia e aqueles do continente europeu como o pessoal comentou acima. Uruguai, pelo que conheci, também não é nada barato e Argentina também já passou a época das vacas gordas para os turistas... 

O que sugiro é que você busque acomodações no estilo couchsurfing, em que você não gasta com hospedagem, ou naquele esquema de trabalhar em algum hostel em troca de hospedagem, o que te daria uma folga no orçamento. 

Também é possível trabalhar em alguns lugares e reestruturar o caixa. Tem que ver a questão do visto, claro, mas Australia, por exemplo, é um lugar que se paga muito bem e com bastante oportunidade de trabalho no estilo barman e afins. 

Tenha em mente que com menos dinheiro se gasta mais tempo também, o que deve ser colocado na balança. Para ir a Machu Picchu, por exemplo (acredito que você vai, certo?), da primeira vez que eu fui era estudante mochileira e peguei a van da morte (8h) + caminhada de algumas horas, depois subi e desci a montanha a pé e o trajeto todo deve ter levado umas 15 horas. Na segunda vez, não tive mais coragem para enfrentar a van da morte (é realmente horrível rsrs) e fui de trem + transfer + ônibus. Muito mais rápido, mas muuuito mais caro. 

Sendo tb uma questão financeira, eu priorizaria passar mais tempo em lugares mais baratos, como a Asia, e menos naqueles em que a moeda é dolar ou euro... 

Vai nos contando aqui como estão seus planos, vai ser ótimo!!! 

Postado
  • Autor
  • Membros
4 minutos atrás, BrunaBan disse:

Oie, me parece que esse budget é um pouco apertado demais, principalmente considerando que você pretende passar por "países caros" como Australia e aqueles do continente europeu como o pessoal comentou acima. Uruguai, pelo que conheci, também não é nada barato e Argentina também já passou a época das vacas gordas para os turistas... 

O que sugiro é que você busque acomodações no estilo couchsurfing, em que você não gasta com hospedagem, ou naquele esquema de trabalhar em algum hostel em troca de hospedagem, o que te daria uma folga no orçamento. 

Também é possível trabalhar em alguns lugares e reestruturar o caixa. Tem que ver a questão do visto, claro, mas Australia, por exemplo, é um lugar que se paga muito bem e com bastante oportunidade de trabalho no estilo barman e afins. 

Tenha em mente que com menos dinheiro se gasta mais tempo também, o que deve ser colocado na balança. Para ir a Machu Picchu, por exemplo (acredito que você vai, certo?), da primeira vez que eu fui era estudante mochileira e peguei a van da morte (8h) + caminhada de algumas horas, depois subi e desci a montanha a pé e o trajeto todo deve ter levado umas 15 horas. Na segunda vez, não tive mais coragem para enfrentar a van da morte (é realmente horrível rsrs) e fui de trem + transfer + ônibus. Muito mais rápido, mas muuuito mais caro. 

Sendo tb uma questão financeira, eu priorizaria passar mais tempo em lugares mais baratos, como a Asia, e menos naqueles em que a moeda é dolar ou euro... 

Vai nos contando aqui como estão seus planos, vai ser ótimo!!! 

Muito obrigado pelos seus comentários.

Depois da conversa com todos por aqui e com mais algumas pessoas, realmente vi que meu suado dinheiro não dará para nada. :(

Então, decidi priorizar a América do Sul no próximo ano, aliás já vou dia 15/01. Está tudo certo!

Estou vendendo os itens da casa onde moro e partiu!

Vou passar pelo mesmos 6 países do roteiro acima e minha ideia é ficar dois meses por cada país. Isso se eu aguentar e se tudo correr bem!

Quanto a sua ideia de voluntariado, eu fiz semana retrasada um em SP para ver como é, irei tentar essa estratégia para economizar.

Então é isso, muito obrigado!

2025 Rumo a América do Sul!

Postado
  • Membros

Legal @thiagoonly! No meu mochilão para América do Sul fiz um passeio que foi uma das coisas mais incríveis que já vivi e não estava em nenhum lugar na internet, então fica aqui a dica se te interessar! 

Saindo de Cusco eu fechei a viagem para a Amazônia Boliviana por uma agência de turismo de rua que nos levou de avião até Rurenabaque (posso estar errando a escrita). De lá, fomos para um "hostel" na beira do rio e fizemos vários passeios como nadar com botos (livres!), pescar piranhas, procurar cobras na floresta, ver os olhos dos jacarés no rio de noite, ver o nascer do sol no rio.. Enfim, foi incrível e recomendo demais. 

Obs: se for, leve muito repelente. Eu não levei e fui devorada, mas nada que não compense! :) 

Boa viagem! 

Postado
  • Autor
  • Membros
1 minuto atrás, BrunaBan disse:

Legal @thiagoonly! No meu mochilão para América do Sul fiz um passeio que foi uma das coisas mais incríveis que já vivi e não estava em nenhum lugar na internet, então fica aqui a dica se te interessar! 

Saindo de Cusco eu fechei a viagem para a Amazônia Boliviana por uma agência de turismo de rua que nos levou de avião até Rurenabaque (posso estar errando a escrita). De lá, fomos para um "hostel" na beira do rio e fizemos vários passeios como nadar com botos (livres!), pescar piranhas, procurar cobras na floresta, ver os olhos dos jacarés no rio de noite, ver o nascer do sol no rio.. Enfim, foi incrível e recomendo demais. 

Obs: se for, leve muito repelente. Eu não levei e fui devorada, mas nada que não compense! :) 

Boa viagem! 

Nossa que experiência!

Muito obrigado pela recomendação, vou anotar no meu roteiro!

Tudo de bom!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.