Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fala galera,

Quando se comenta em dia dos mortos, pensamos direto no México né? Mas a Bolívia também tem uma tradição muito especial que pude vivenciar no tempo que morei em Cochabamba. Estive por lá no ano passado, do meio até o fim do ano, fazendo intercâmbio de graduação. Minhas colegas, assim como todos os bolivianos que conheci, são muito empolgadas com a cultura local e folclore, e com isso queriam me mostrar tudo. Assim passei uma tarde toda entrando na casa de desconhecidos, comendo, bebendo e rezando em espanhol.

Lá o dia 1 de novembro que é o Día de Todos Santos, e o dia 2 de novembro, é o Dia de los Difuntos. Para o dia primeiro, as famílias que tem parentes mortos preparam uma grande mesa que é um super altar, pra que ao meio dia desse dia o familiar venha do céu pra compartilhar 24h com seus queridos. No dia 2 esse defunto vai embora ao meio dia, quando a família faz um altar agora no cemitério, no túmulo do falecido.

Essas mesas são uma grande oferenda, tem pratos típicos como os tantawawas, que são pães representando o morto e outros símbolos como animais e escadas, e também os alimentos que eram os favoritos da pessoa em questão. Além dos salgados, vários doces coloridos são bem típicos, além de bebidas como a chicha, que é um alcoólico feito de milho, e refrigerantes. Tem ramos de palma, flores e as cores utilizadas com frequência são o preto, roxo e laranja, já uma mistura com o halloween. 

20231101_185437.thumb.jpg.95a2831ba9277c25ecd64fabdc4fa08c.jpg

Essa foi uma das maiores mesas que encontrei nessa caminhada

Quando chega o meio dia, os familiares fazem uma celebração cantando e rezando pra que seu parente desça à Terra. Nesse momento eu estava na universidade, onde fizeram um altar aos professores falecidos durante a pandemia, e tocaram músicas e orações com violão que todos os presentes participaram cantando num momento bem lindo. 

20231101_114747.thumb.jpg.024a12f0de86b913939f4bbb79ea2e9d.jpg

Essa a mesa que fizeram na universidade pros professores, minhas amigas colocaram cigarros como oferenda porque a prof delas que faleceu tava sempre fumando

Durante a tarde, ocorre a parte mais coletiva do rolê. Todas as famílias que tiveram mortos durante o período do último ano colocam laços pretos nas portas como um convite pra que quem esteja passando entre na casa. É como uma troca: tu entra lá pra rezar pelo morto, pra ajudar a que a alma dele não fique presa junto dos vivos e vá pra onde tem que ir, e a família te oferece salgados, doces e bebida. 

Daí é assim: tu entra na casa de absolutamente qualquer pessoa, completos desconhecidos, e reza alguma coisa, canta uma musiquinha, faz ali o momento oração. Algumas casas têm filas de gente esperando pra rezar, é muito incrível que todo mundo participa mesmo disso. Quando tu termina ali, que pode ser sozinho mas geralmente amigos se juntam em grupinhos pra percorrer os bairros juntos, os anfitriões te dão um copinho com chicha ou refri e uma sacolinha com os pães e doces típicos. E assim a galera vai de casa em casa rezando e rezando o dia todo.

20231101_183455.thumb.jpg.7f9b87057edc100e5a45e76806ee1f57.jpg20231101_183547.thumb.jpg.67d84afaa8d8c31410561c426e0a0dd3.jpg

Aqui a galera que tava rezando antes de mim, e antes deles ainda tive que esperar numa fila de um par de gente antes da minha vez

É muito doido ver na rua um monte de gente cheia de sacolas e copos, andando de lá pra cá procurando casas pra ir rezar. Muitas crianças e senhoras mais velhas especialmente, indo atrás de comidinhas nessa troca de casa em casa. Eu também né, passei a tarde inteira percorrendo casas e voltei pra minha com três sacolas cheias que mal venci comer kkk

20231101_190606.thumb.jpg.886cc72e4d05374063e6edfd1eb67c08.jpgIMG-20231101-WA0040.thumb.jpg.bca41029ffb02c60978b5f3a7eb77fa1.jpg

As crianças com suas massinhas e as adultas também 

Foi uma experiência muito massa, aprendi muito sobre a cultura boliviana e também senti a força do rolê, foi muito intenso, todo mundo leva muito a sério a visita dos seus falecidos. Ficam ao redor da mesa conversando sobre o morto, revivendo memórias, rezando, pensando, sentindo, e é como se a pessoa realmente estivesse ali. 

Por fim eu e minhas amiwitas bolivianas que me ensinaram a rezar ave maria, pai nosso, cantar aleluia e fazer tudo isso na casa de desconhecidos

IMG-20231101-WA0039.thumb.jpg.1583aec0c15fc89bdd68983be6349b6c.jpg

(As fotos que tirei foram permitidas pelos familiares)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...