Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

E aí, pessoal!

Espero que estejam bem!

Venho compartilhar um pouco da minha viagem pela Patagônia chilena e argentina feita sozinha entre os dias 20/11 e 07/12/25.

Optei por fazer o relato dividido em tópicos para tentar deixar as informações mais organizadas, focando no que eu acho que poderá ajudar mais outras pessoas (baseadas nas dúvidas e informações que eu mesma procurei para organizar o meu roteiro!).

Ao longo do relato criei alguns links que podem ajudar. E se quiserem saber mais alguma coisa, ou que eu detalhe melhor, só me pedir!

E para não ficar um único post muito extenso, vou fazer por partes, mas segue o que vocês encontrarão por aqui:

1. Contexto e Planejamento

2. Bagagens

2.1. Vestuário

2.2. Demais itens

3. Roteiro

4. Clima

5. Dinheiro / câmbio

6. Hospedagens

7. Transporte

8. Alimentação

9. Passeios

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) CONTEXTO E PLANEJAMENTO

• Patagônia estava na minha lista há pelo menos 10 anos (quando conheci esse fórum).
  • Tinha como critérios para a viagem fugir da alta temporada e pegar um clima bom (ainda que seja instável, queria minimizar os riscos de ter o roteiro com muitas alterações no meio do caminho). Nas pesquisas vi que um bom período seria no início do verão ou no final dele.
  • Sempre tento otimizar os dias de férias do trabalho (como todo bom CLT hhahahha) então peguei 15 dias que viraram 19 pela emenda do feriado de 20/11. Então casou bem com o período que queria viajar.
  • Meu estilo de viagem é mais correria mesmo pra tentar otimizar os dias e conhecer o máximo possível e não tanto em profundidade/qualidade (penso que posso voltar numa outra oportunidade para conhecer melhor, e caso não volte, fico satisfeita em ter conhecido os pontos fortes de cada lugar).
  • Foi minha segunda viagem solo, sendo a primeira internacional com foco em turismo.
  • O roteiro foi quase que milimetricamente desenhado justamente para conseguir fazer tudo o que eu queria e otimizar os dias de viagem (mesmo que sacrificando um pouco o orçamento - vinha me planejando para isso há bastante tempo).
  • Comprei as passagens de avião da ida e da volta no final de junho.
  • Fiz a maioria das reservas de hospedagem inicialmente pelo booking.com em julho/agosto. Em todas as reservas, optei pela tarifa com cancelamento gratuito, que no final foi bom porque acabei achando melhores opções/preços e consegui fazer os cancelamentos sem taxas.
  • A passagem de avião El Calafate -> Ushuaia eu só comprei no começo de novembro porque fiquei monitorando os preços e não baixava nunca! hahaha. E quando baixou, eu não comprei e me ferrei. Aí comprei quando baixou um pouquinho e porque já estava muito próximo da viagem.
  • Todos os trajetos de ônibus comprei com cerca de 2-3 semanas de antecedência aqui do Brasil, pagando com o cartão Wise.
  • Nunca tinha feito trilha, apesar de curtir a ideia/vibe, mas já vinha me preparando mental e fisicamente para elas ao longo de 2025.
  • Deixei para decidir a ordem dos passeios, principalmente das trilhas, bem perto das datas programadas para levar em consideração a previsão do tempo.
  • O único passeio que fechei com antecedência foi o mini trekking no Perito Moreno.
  • Internet: eSIM com 10GB disponíveis - usei apenas 2,1GB a viagem inteira. Era basicamente Google Maps/Drive e WhatsApp e sempre que estava na hospedagem ou em algum estabelecimento, usava o WiFi.
  • E claro, peguei muita informação nos relatos daqui e tive muita ajuda de vcs! Já fica o agradecimento!

2) BAGAGENS

• 1 mochilão de 40L (modelo 'Travel 100' da Forclaz / Decathlon) como bagagem de mão / mala de cabine (peso ~8-9kg)
    • As roupas foram organizadas entre bolsinhas de compressão (packing cubes) e  sacos à vácuo para itens mais volumosos (calças de trilha e casacos)
  • 1 mochila 30L como item pessoal (peso ~3-4kg)
  • 1 pochete com os documentos

2.1) Vestuário

• 1 calça tipo cargo de sarja leve (sempre ia vestida com elas durante os trajetos. Confortável, com elástico na cintura e na barra para não ficar arrastando no chão, principalmente pra usar banheiros hehehe)
  • 2 calças de trilha, sendo 1 tipo 'modular' (vira shorts) e outra mais quentinha para neve (forrada por dentro) - ambas Decathlon
  • 1 legging de trilha Decathlon
  • 1 legging / segunda pele Decathlon
  • 1 calça pantalona soltinha (para andar pela cidade ou ficar nas hospedagens)
  • 4 camisetas Insider (vestindo uma delas)
  • 1 blusinha viscose
  • 1 camiseta algodão
  • 1 manga longa 70% merino Decathlon
  • 1 manga longa segunda pele genérica Shopee
  • 1 shorts de academia + 1 regata (ficar nas hospedagens / pijama)
  • 3 tops de academia + 1 sutiã (vestindo) 
  • 10 calcinhas
  • 2 pares de meias para trilha Selene (vestindo uma delas)
  • 2 pares de meias cano baixo (para o outro tênis que levei)
  • 2 pares de meias cano médio tipo 'dry fit' Lupo
  • 1 Casaco impermeável e corta vento Decathlon
  • 1 Casaco 'híbrido' (corta vento e fleece por dentro) Kailash
  • 1 Fleece Decathlon
  • 2 echarpes / lenços
  • 1 par de luvas
  • 1 gorro
  • 1 boné
  • 2 bandanas circulares
  • 1 faixa / joelheira
  • 1 chinelo
  • 1 par de tênis casual (Vans Ultrarange)
  • 1 par de botas de trilha Vegano Shoes (sempre vestindo nos trajetos)

2.2) Demais itens

• Eletrônicos: fone de ouvido, câmera, tripé, powerbank, cabos e carregadores, adaptador universal de tomada, etc.
  • Kit básico de medicamentos conforme já estou habituada a usar
  • Kit de higiene e cuidados com a pele (todos em frascos pequenos em quantidades suficientes para a viagem)
  • Um 'pipizito' de silicone mais molinho, dobrável, tipo um urinol para mulheres conseguirem fazer xixi em pé (AliExpress).
  • Óculos de grau extra
  • Óculos de sol
  • 2 cadeados para malas / lockers
  • 1 lanterna pequena
  • 1 lanterna de cabeça
  • 1 toalha de microfibra grande (banho)
  • 2 toalhas de microfibra pequenas (rosto)
  • 2 fronhas (sempre levo, prefiro usar as minhas hehehe)
  • 1 ecobag dobrável
  • 1 malinha dobrável
  • 1 térmica pequena para café (250ml)
  • 1 garrafa térmica para água (1L)
  • 1 copo de silicone retrátil (não precisei usar)
  • 1 kit de talheres dobráveis
  • 2 potinhos para levar comidinhas/lanches, sendo 1 de silicone retrátil
  • 3 sachês drip coffee (viciadinha de leve xD)
  • 3 sachês de whey protein 30g cada

3) ROTEIRO

20/11/25 (5a feira): ✈ São Paulo (BR) --> Punta Arenas (CL)

• Voo de madrugada com conexão em Santiago
  • Tarde: livre para passear pela cidade, fazer mercado

21/11/25 (6a feira): 🛌🏻 Punta Arenas (CL)

• Manhã: Passeio Navegação Ilhas Marta e Magdalena
  • Tarde: Passeio Forte Bulnes

22/11/25 (sábado): 🚍 Punta Arenas --> Puerto Natales (CL)

• Manhã: trajeto de ônibus (saída às 10:00h)
  • Tarde: livre para passear pela cidade, fazer mercado e fechar passeios.

23/11/25 (domingo): 🛌🏻 Puerto Natales (CL)

• Trilha até Base de Torres del Paine (optei por fazer com agência e detalho melhor no tópico dos passeios)

24/11/25 (2a feira): 🛌🏻 Puerto Natales (CL)

• Manhã: Passeio Navegação Balmaceda e Serrano
  • Tarde: livre / descanso

25/11/25 (3a feira): 🚍 Puerto Natales (CL) --> El Calafate (AR)

• Manhã: trajeto de ônibus (saída às 7:30h).
    • Processo da fronteira foi super tranquilo, sem filas ou esperas muito longas. O trajeto completo de uma cidade a outra levou 6h no total.
  • Tarde: livre para passear pela cidade, fazer mercado e fechar passeios.

26/11/25 (4a feira): 🛌🏻 El Calafate (AR)

• Passeio Todo Glaciares

27/11/25 (5a feira): 🛌🏻 El Calafate (AR)

• Passeio Glaciar Perito Moreno + Mini trekking

28/11/25 (6a feira): 🚍 El Calafate --> El Chaltén (AR)

• Manhã: trajeto de ônibus (saída às 8:00h).
    • Precisa pagar uma 'taxa de uso do terminal' em um guichê específico antes de se apresentar no ônibus. 3.000 ARS.
  • Tarde: Trilha Chorrillo del Salto

29/11/25 (sábado): 🛌🏻 El Chaltén (AR)

• Trilha Laguna de Los Tres / Senda Fitz Roy

30/11/25 (domingo): 🛌🏻 El Chaltén (AR)

• Mirador de los Cóndores / Mirador de las Águilas

01/12/25 (2a feira): 🛌🏻 El Chaltén (AR)

• Glaciar Huemul e Lago del Desierto

02/12/25 (3a feira): 🚍 El Chaltén --> El Calafate + ✈ El Calafate --> Ushuaia (AR)

• Manhã: trajeto de ônibus (saída às 8:00h).
    • Também precisa pagar a 'taxa de uso do terminal'. 2.000 ARS. Desci na parada do aeroporto; precisa avisar o motorista pois a bagagem fica separada de quem desce na rodoviária.
  • Tarde: voo pra Ushuaia (era às 15:30h mas atrasou pouco mais de 1h).

03/12/25 (4a feira): 🛌🏻 Ushuaia (AR)

• Manhã: Trilha Laguna Esmeralda (com @omarciopereira e Clarice)
  • Tarde: livre para passear pela cidade e fechar passeios.

04/12/25 (5a feira): 🛌🏻 Ushuaia (AR)

• Manhã: Passeio Navegação Isla Redonda
  • Tarde: Passeio Navegação Canal Beagle

05/12/25 (6a feira): 🛌🏻 Ushuaia (AR)

• Manhã: Passeio Parque Tierra del Fuego (com @omarciopereira e Clarice)
  • Tarde: livre para passear pela cidade e arrumar as mochilas

06/12/25 (sábado): ✈ Ushuaia --> Buenos Aires (AR) --> São Paulo (BR)

• Manhã: terminar de arrumar as mochilas
  • Tarde: voo para Buenos Aires (18:40h)

07/12/25 (domingo): ✈ Buenos Aires (AR) --> São Paulo (BR)

• Voo de madrugada e chegada em SP às 6h.

4) CLIMA

• Reforçando o @omarciopereira (que fez a viagem com a Clarice no mesmo período, mas com itinerário um pouco diferente - o relato dele está aqui com mais informações e dicas boas!), demos MUITA sorte com o clima. Apesar de já ser um período favorável por si só, sabemos da instabilidade patagônica - quase sempre vai acabar com muito vento, montanhas encobertas e alguma chuva no meio do dia. Pegamos praticamente todos os dias de céu azul e limpo.
  • Em Ushuaia, peguei um pouco de chuva no passeio do Canal Beagle; e no meu retorno da Laguna Esmeralda, peguei uns 2 minutos de uma leve neve - apesar de ter achado que eram mini granizos na hora (capturei minha reação em vídeo, foi engraçado!).
  • Apesar não ser o auge do verão, já escurece bem tarde, por volta das 21h30 - dá pra aproveitar muito mais o dia! Na real, me deu até uma bugada, porque eu queria ir dormir cedo, mas nunca conseguia hhahahha.

5) DINHEIRO / CÂMBIO

• Levei os cartões de débito Wise e Nomad e outros 3 cartões de crédito de bancos diferentes como plano B (não precisei usar).
  • Fui comprando dólares aos poucos ao longo de 2025, concentrando principalmente na Wise porque a cotação sempre era melhor do que na Nomad.
    • Nesse período, peguei a cotação de 1 USD variando entre ~5,40 a ~5,80 BRL considerando VET (taxa efetiva final com IOF e taxas de conversão).
  • Fiz apenas 1 saque em caixa eletrônico durante a viagem inteira, lá no aeroporto de Santiago (durante a minha conexão), usando o cartão da Wise. A ideia era pagar o hostel porque tinha lido que só aceitavam pagamento em dinheiro, mas aceitaram cartão e não houve nenhum acréscimo no valor por isso, então paguei com Wise mesmo.
    • Saquei 100.000 CLP e o caixa (do banco Santander) cobrou 8.500 de taxa. Isso me custou 117,16 USD no total (com a taxa do banco e da conversão da Wise).
    • Fui usando esse dinheiro para compras no mercado e alguns restaurantes, tanto em Punta Arenas como em Puerto Natales.
    • O restante que sobrou (pouco) eu troquei por ARS numa casa de câmbio em El Calafate (nem vi a cotação, só troquei) e usei pra pagar as taxas das rodoviárias e algumas lembrancinhas.
  • Todo o restante dos gastos paguei usando os cartões da Wise ou da Nomad (só usei Nomad quando acabava o saldo da Wise e só percebia quando a compra era recusada por falta de saldo ahhahaha). Foram aceitos em todos os lugares que passei. E dei sorte do dólar não estar tão alto durante a viagem, então ia comprando na Wise conforme necessário.
  • Também paguei algumas coisas usando transferência bancária pela Wise (explico melhor em outro tópicos do relato) e link de pagamento de alguns passeios, também usando o cartão da Wise.
  • Cotações aproximadas na época (valores que eu usava pra converter de cabeça):
    • 1000 CLP = 6 BRL
    • 1000 ARS = 4 BRL

(continua...)

Editado por cmori7
  • Membros
Postado (editado)

6) HOSPEDAGENS

• Priorizei localização, conforto mínimo pras minhas necessidades e custo-benefício (nesta ordem).
  • Na média, as acomodações ficaram entre R$200-300/diária, sendo que somente em El Chaltén peguei cama em quarto compartilhado e ficou menos de R$150 a diária.
  • Por ser baixa temporada, peguei os hostels quase vazios. Conseguia ouvir que havia outros hóspedes, mas raramente cruzava com alguém ou pegava o banheiro/cozinha ocupados quando queria usar (exceto El Chaltén que estava mais movimentado, mas ainda sim, não lotado).

Punta Arenas (CL):  Hostal Balmaceda

• Quarto individual com banheiro privativo; sem café da manhã
  • Reservei pelo booking.com e fiz o pagamento integral no momento do check-in (usei cartão da Wise).
  • Localização excelente, perto de tudo. A rua tem várias "casas noturnas" (leds escrito 'drinks' e fotos de mulheres semi nuas hahahah). Mas não interferiu na minha sensação de segurança, mesmo caminhando à noite, e nem em barulho. Na real, eu mal via movimentação perto desses bares.
  • Imóvel meio antigo, piso de madeira que faz barulho quando anda. Imagino que em alta temporada, a circulação das pessoas pode incomodar. Apesar disso, o quarto que peguei estava bem novinho, o banheiro parecia reformado. Possui geladeira para hóspedes e uma área de refeições com pratos, copos/xícaras, talheres, chaleira e forno elétrico.

image.jpeg.0b833597f7fbd06c8def7fa3f2230b3f.jpeg

Puerto Natales (CL): YaganHouse

• Quarto individual com banheiro compartilhado; com café da manhã
  • Reservei direto com a hospedagem por email e WhatsApp (o preço foi bem menor do que consta no site deles) e tive que fazer o pagamento integral antecipado via link de pagamento (usei Wise).
  • Só consegui aproveitar o café da manhã completo no último dia, pois nos dias anteriores tive que sair cedo para os passeios, então só consegui pegar fruta e café pra levar. Mas fica uma pessoa preparando ovos na hora e servem uma porção de manteiga e de geleia, frios, pão e ficam disponíveis frutas, iogurte, café.
  • Gostei muito também, excelente localização e estrutura da cozinha; a decoração e a vibe do lugar são um charme e o quarto que fiquei era uma gracinha!
    • Aqui também vale mencionar o detalhe do piso de madeira que faz barulho quando andam pelo corredor dos quartos. Não chegou a me incomodar, mas fica como ponto de atenção se isso for um critério importante na hora de escolher a acomodação.

image.jpeg.6e9ccccb91f2a813e9a584773e7513cd.jpeg

image.jpeg.9db7823f038183c21521172295ec2852.jpeg

El Calafate (AR): Lago Argentino Hostel

• Quarto individual com banheiro privativo; com café da manhã
  • Tinha reservado pelo booking.com um quarto também individual, só que menor, e depois vi no site do próprio hostel um quarto um pouco maior e um pouco mais barato. Então cancelei e reservei direto com a hospedagem.
  • Fiz o pagamento integral no momento do check-in e, para ter um descontinho, o proprietário aceitou transferência bancária (ele viu o cartão verde da Wise e disse que outro hóspede tinha feito o mesmo processo e tinha dado certo).
    • Usei o app da Wise, mas precisei incluir a pessoa como contato e inserir dados bancários e de identificação. A transferência não cai na conta da pessoa na hora, demora algumas horas mas dá pra acompanhar tudo pelo app e fornecer um link pra pessoa também acompanhar o andamento. É bom avisar antes, porque a destinatário pode não concordar ou ficar desconfiado. No caso, ele topou e deu tudo certo!
  • Proprietário (Eugenio) muitíssimo gente boa, super acolhedor, comunicativo e deu várias dicas da cidade e dos passeios.
  • O hostel fica dividido entre 2 imóveis, atravessando a rua. Em um deles ficam a recepção, os quartos e cozinha compartilhados; no outro (que eu fiquei), os quartos individuais e o café da manhã. É muito lindo, colorido e cheio de flores!
  • Apesar de ficar um pouco fora do eixo da avenida principal, achei a localização muito boa. Só se atentarem às travessas porque nem todas caem em linha reta na avenida principal.

image.jpeg.3640bf141d6cbea113b1773391c519e8.jpeg

El Chaltén (AR):  Patagonia Travellers Hostel 

• Cama em quarto misto com 4; sem café da manhã
  • Reservei pelo site deles e um tempo depois mudei o roteiro, aumentando um dia na cidade. Fiz a solicitação por email e deu tudo certo. Pagamento no check-in usando o cartão da Wise, sem acréscimos ou taxas.
  • Muito bom hostel, gostei da localização pois fica quase que no meio da avenida principal, então eu estava numa distância praticamente igual para a entrada das trilhas do final e do começo da avenida.
  • Ótima estrutura no geral, cozinha e staff.
  • Estava com receio do quarto ser misto por ser uma mulher viajando sozinha, mas dei bastante sorte! Dividi o quarto com um casal (Eddie e Elise) e um rapaz (Drew), todos americanos e bem jovenzinhos hhahaah. Foram muito tranquilos e respeitosos, bem gente boa!

image.jpeg.1a6efd3ffaf4e4bc2796a0b8202a34b9.jpeg

A vista do refeitório do hostel 😍:

image.jpeg.1981f9290e809f573069bf66db3748c6.jpeg

Ushuaia (AR): Apartamento Viejo Lobo - Aunaisin

• Apartamento inteiro
  • Equilíbrio é tudo, né? hahhaha Como seria uma cidade com mais dias e menos passeios de ficar o dia inteiro fora (e porque achei por um preço 'ok'), optei pelo apartamento inteiro. Eles tem um site, mas reservei pelo booking.com porque o preço estava melhor. Paguei no check-in usando cartão Wise.
    • Só uma observação que o processo do check-in não é muito facilitado. Precisei ir até um outro endereço para fazer o pagamento e pegar as chaves (fui avisada com antecedência, então do aeroporto peguei o Uber direto pra lá e depois era perto o suficiente para ir caminhando até o apto). Eu achei que seria um escritório, mas foi dentro de um mercadinho e quem me atendeu foi a moça do caixa. Fomos para os fundos do mercado, numa espécie de depósito junto com um mini escritório de fato (mesa, computador), mas achei estranho! Ela estava com um papel com todos os dados da reserva e deu tudo certo. O preço da reserva nesse papel estava separado em 2 partes - da acomodação propriamente e outro valor como 'taxas' e tive que pagar também separado (em maquininhas de cartão diferentes). Mas o preço final era o mesmo conforme a reserva do booking. Então não paguei nada a mais.
  • O predinho era bem bonitinho, simples, antigo e bem residencial. E o apto também tinha um ar de antigo, não nas condições - que eram ótimas - mas na decoração, com piso e tons de madeira mais escuros, meio carregado, mas me atendeu super bem! Também gostei muito da localização. 
  • O atendimento também foi muito bom, tanto pelo chat do booking.com como pelo WhatsApp. Tive problema com uma frigideira que estava com algo grudado e derretido nela e não dava pra usar, assim como só tinha um rolo de papel higiênico em uso. Responderam rápido, mas só conseguiram me entregar os itens um dia e meio depois, mas não me prejudicou em nada; deixaram ambos numa sacolinha pendurada na porta pelo lado de fora.
  • Outro ponto positivo é que bem perto do horário do check-out (às 10h) eu perguntei se poderia ficar até o meio dia e liberaram de boa.
  • E não precisei levar as chaves no mesmo lugar que peguei, me orientaram apenas a deixar o apto destrancado mesmo, com as chaves em cima da mesa.

image.jpeg.b7feafecde9efff2abe12fb43d94fe4b.jpeg

(continua...)

Editado por cmori7

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...