Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

RELATO: A GUERRA ME MANDOU PRA COSTA RICA! 15 DIAS, VULCÃO, CACHOEIRA E PRAIA!

Postado
  • Membros

Salve amigos! Preparados pra confusão e vários perrengues?

Até janeiro eu ia pra Socotra! A ilha do Iêmen. Já tinha voos comprados pela Qatar até os EAU, de onde saia o voo fretado pra ilha e já tinha os voos comprados pra bonita tb! A trip ia ser Socotra (Iêmen), Qatar (ia ficar 4 dias) e Emirados (pros voos pra ilha).

GUERRA PARTE 1

Em dezembro, os abençoado lá no continente, que já estão em guerra civil desde 2014, resolveram fazer mais reboliço! Os EAU apoiam o grupo separatista do Iêmen (que estão no sul do país e na ilha), sua vizinha, Arábia Saudita, apoia os governistas, e o Irã apoia os radicais routis, do norte! E blz, eles estão plenos em guerra entre si já tem 12 anos! Arábia Saudita e EAU não são melhores amigos mas tb não são inimigos... e a coisa começou a esquentar demais no Iêmen... aí, pra não caçar confusão na vizinhança, os EAU retiraram suas tropas do Iêmen e deixaram o país na mão da Arábia Saudita. Com isso, perderam “acesso” ao aeroporto de Socotra, que ficou cerca de 1 mês sem operar nenhum voo. Importante ressaltar que esse não era um voo comercial e não estava susceptível às regras normais da aviação!

Apesar de nunca ter acontecido nada na ilha em si, uma galera ficou “presa” lá pela falta de voos... O governo da Arábia Saudita acabou buscando os turistas semanas depois e levou pra Jeddah!

Os voos pra Socotra voltaram a operar somente no início de fevereiro (eu viajaria em 1 de março) e a partir de Jeddah, na Arábia Saudita. Nesta ocasião eu obviamente já tinha desistido de ir, uma vez que: os malucos podiam retomar a confusão a qualquer momento e – a pior parte – eu teria que comprar outros voos pra chegar e sair de Jeddah, acrescentando tb o fato de que brasileiros precisam de visto pra Arábia Saudita e não é barato.

É a segunda vez que eu compro voo pro Oriente Médio com o objetivo de visitar Socotra e não dá certo, acho que não é pra eu ir, rs!

Enfim, eu tinha um voo que chegava e saía de Dubai e uma conexão de 4 dias no Qatar. Eu precisava preencher os 10 dias que tinha sobrando. Não queria ficar nos EAU pq já conheci o país inteiro e já passei por ali várias vezes, e o vizinho Omã tb já conheci... a trip não poderia ser por terra. Comecei a procurar voos desde Dubai que não custassem um rim...

Entre várias possibilidades e valores, escolhemos a Armênia! Um país que “cabia” dentro dos dias que eu tinha e que eu tb quero muito conhecer! Passagens compradas, a gente ia pegar um frio intenso na Armênia e um calor desértico no Qatar, ia ser uma trip de contrastes fascinantes! #sqn

GUERRA PARTE 2

Entrei de férias dia 27 de fevereiro, uma sexta, e saí do trabalho animada pra me livrar do calor de Londrina... como teria o fds pra arrumar as coisas e eu tinha malas despachadas inclusas (muitos casacos seriam necessários), deixei pra arrumar tudo com calma no sábado! Fui dormir ligeiramente preocupada com “escalada de tensões entre Irã e o agente laranja”.

Acordei com MAIS UMA GUERRA atrapalhando as minhas férias, pqp! Espaço aéreo fechado e aquele caos de informações! Era óbvio que aquela merda toda não estaria resolvida até o dia seguinte, então muito calmamente eu abri o google flights e procurei voos pra qualquer lugar longe das guerras e sem passar por nenhum país que tivesse qualquer mínima ameaça de briga com ninguém. E claro, preço pagável considerando que eu estava fazendo tudo de véspera!

A passagem mais barata que encontrei pra sair do Brasil (até pq voos dentro do Brasil estavam absurdamente mais caros) foi pra Costa Rica, então bora! Custaram 5k pros dois ida e volta com stop no Panamá, pela Copa. Agora eu tinha 24h pra planejar essa viagem inteira, e tudo que eu sabia da CR era que tinha praia, muita biodiversidade e que era bonita e segura. E o PURA VIDA!

PLANEJANDO UMA VIAGEM PRA GRINGA EM 24H

Sábado a tarde comecei minha maratona!

Primeiro eu tinha que providenciar o cancelamento das coisas que já havia pago: aluguel de carro no Qatar, aluguel de carro na Armênia, voo pros EAU e Qatar, voo pra Armênia, e hotel em Doha!

O aluguel dos carros foi o mais fácil. Eu tinha alugado e já pago pela rentcars, foi só cancelar e o reembolso caiu na hora no cartão. Os voos, até o momento (sábado a tarde) apareciam “confirmados”, então eu só mandei email e aguardei. Tb precisava esperar cancelar os voos pra cancelar o hotel que não era reembolsável, a princípio.

CONVOQUEI as amigas aqui do mochileiros (e da vida) Jana e Marcela, que haviam ido pra CR no ano anterior pra um PLANTÃO de ajuda, hahauahauaha! Elas foram me dando dicas enquanto eu lia mil coisas e decidia meu roteiro.

Aluguel do carro

Independente do roteiro, eu queria estar de carro em todo o período, e a pesquisa sobre isso tomou um certo tempo. Tem várias questões sobre alugar carro na CR... seguros obrigatórios, pressão pra contratação de seguros extras e cobranças indevidas. Mais do que em outros países sabe? Minhas duas amigas tinham alugado carro na mesma empresa, a SOLID RENTAL CARS, empresa local e bem avaliada no google (a avaliação das demais, as comuns, eram pavorosas). Uma delas teve problema e outra não. Tive que arriscar. Como estava em cima da hora não havia opção de carro... peguei o único que tinha, um SUV de 7 lugares da Suzuki kkk... custou uma pequena fortuna (USD 1150 pra 15 dias).

Roteiro

Com ajuda das meninas e pesquisas fui decidindo o que mais queria fazer, no fim meu roteiro ficou um mix do que as duas fizeram, foi engraçado. Falando assim parece que foi rápido, mas tomou todo esse restinho de dia e no fim da noite meu cérebro tava fritando... mas eu tinha um esqueleto de roteiro e no dia seguinte faria a reserva de tudo que fosse necessário! E fazer roteiro pra mim não é só pensar e fazer uma planilha, eu faço mapas... foi punk! kk

Resumo: Chegada em SJO > La Fortuna > Caribe > Turrialba > Pacífico > Vulcão Poás > Partida de SJO > 1 dia no Panamá > Retorno.

Hospedagens

Acordei as 7h no domingo e era plantão da Jana, hahauahauah! Ela foi me ajudando com mais coisas. Decidido o roteiro foi hora de caçar hospedagens... e isso foi difícil pq tava quase tudo esgotado. Mas pegamos dois airbnbs e o resto foi booking, que teve que ser alterado depois! Na descrição de cada lugar falo da hospedagem e custos... aliás, eu sabia que a CR era cara mas já estava começando a assustar! A Jana cansou e foi pra praia, vez da Marcela. kkk

Parques que precisa reservar antes

Os parques nacionais vc precisa comprar ingresso pela internet, não vende na hora. O site é o sinac.go.cr – vc encontra tudo lá. Comprei os que eu precisava e descobri depois algumas confusões que a exaustão faz a gente fazer haha!

Dinheiro

Eu tinha 400USD em espécie e dólares na wise. Simples assim. A moeda da CR é o colon (aproximadamente 100 colones = 1 real) e o Panamá até tem uma moeda fictícia, mas ela é pareada com dólar e no país só circula dólar mesmo.

Documentos

Passaporte, vacina pra febre amarela e PID (pediram na locadora). Seguro viagem emitimos o do cartão.

Malas

Chegou domingo a noite e parece que eu finalmente tinha terminado o planejamento. Arrumei as coisas do meu filho e do meu cachorro e levei eles na minha mãe, e voltei pra casa pra arrumarmos as nossas coisas! Mala de verão, mais fácil de arrumar... mas eu estava tão exausta que eu simplesmente não queria ficar pensando em líquidos de 100ml... fiz check-in na COPA e adicionei uma bagagem despachada, embora a mala fosse de mão mesmo. Um erro... mas depois eu conto!

Dormi pesado... e amanheci na segunda-feira pronta pra viajar. Ia começar mais uma aventura... desta vez na América Central!

CONTINUA.

Editado por Juliana Champi

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Ah, antes de continuar, falar sobre os cancelamentos. No domingo meu voo da Qatar amanheceu “afetado”. Eu só cliquei em cancelar com reembolso integral e boa! Meu voo pela Fly Dubai pra Armênia permanecia “confirmado” e só consegui cancelar ele no dia seguinte... tudo estornou corretamente no cartão.

E por fim, mandei mensagem pro hotel que já havia pago no booking pedindo cancelamento sem taxa devido ao cancelamento do voo (motivo de força maior). Eles pediram que eu enviasse o comprovante do cancelamento por email e tudo se resolveu, a reserva foi cancelada e tb estornada. Zero preju!

Postado
  • Membros

E eu vou para a China e na volta passo pelo Catar.Dores de cabeça a vista.Porem,que Costa Rica é cara,nenhuma novidade. Acho lá e a Dominicana os 2 países mais caros dos 60 que já estive, mas os parques não aceitarem pagamento na hora foi novidade.

Postado
  • Autor
  • Membros

A SAGA DA IDA

A gente ia pra São Paulo de bus pq a passagem aérea foi comprada saindo de lá! Mas quando as coisas estão dando errado... elas estão dando errado! Chegamos na rodoviária de Londrina faltava uns 40 minutos pro busão sair. Gui pegou os bilhetes que eu tinha comprado no dia anterior e começou a implicar... os bilhetes daqui são meio confusos. E ele seguiu falando que tinha algo errado... eu falei tá bom, vai ver lá no guichê! Em alguns minutos ele me liga e diz pra eu ir lá! Ao invés de comprar IDA: Londrina > São Paulo e VOLTA: São Paulo > Londrina eu comprei duas vezes o trecho São Paulo > Londrina! HAHAUAHA fazer tudo com pressa dá nisso!

A sorte é que chegamos com tempo e que a moça do guichê era muito boa, nós conseguimos resolver a tempo e só pagamos uma taxa de alteração.

Finalmente em São Paulo fui despachar a mala que tinha pago pra despachar... a moça da COPA muito simpática disse pra despacharmos as duas malas (ambas eram de mão, mas uma estava com líquidos com mais de 100ml). Eu não queria, mas ela insistiu. Tirei as fotinhas de praxe e fomos aguardar o voo numa sala VIP qualquer! Tarde da noite partimos pra Cidade do Panamá, voo de 7h, bem ok. Serviram café da manhã chegando lá no Panamá!

A conexão era de 1h40, só demos uma andadinha pelo aeroporto PTY e partimos novamente.

Chegamos por fim no aeroporto de San Jose e fomos pra imigração, tudo muito rápido, mas com várias perguntas padrão (quanto tempo, propósito da viagem, hotéis e tals). Passaporte carimbado, bora buscar as malas... que ADVINHEM? 🤡 Só veio uma, a do Gui... a minha ficou na conexão. QUE ÓDIO. 🤬

Eu me dirigi ao balcão da COPA com sangue no zóio. A moça no Brasil tinha me enchido o saco pra despachar essa mala, e justamente ela ficou. A atendente de SJO foi muito educada e conseguiu me acalmar um pouco, ela disse que tinha vários voos diários entre PTY e SJO e que no próximo voo minha mala já deveria chegar. Informei pra ela que não ficaríamos ali, que estávamos indo direto a La Fortuna, e ela me disse que não havia problema, que entregaria minha mala lá, com sorte (que vcs já viram que não estava com a gente) ainda no dia de hoje!

Ela fez o protocolo de irregularidade lá e disse que entraria em contato por whatsapp, mas obriguei ela a me dar o telefone e o email dela!

Fomos buscar o carro... teve alguma demora no shuttle do aeroporto até o local onde se retiraram os carros, mas de resto foi tudo certo. Paguei o valor acertado pelo wpp na Wise e fizemos o caução da franquia no cartão de crédito normal. O moço que me atendeu me disse que eu estava apenas com o seguro básico, mas não me forçou a nada, aliás foi muito gentil. O outro moço que fez o check e entrega do carro tb foi um fofo!

Eu estava com a roupa do corpo, só tinha algumas calcinhas que eu tinha colocado na mochila na última hora. Na minha mala tb estatavam as roupas íntimas do Gui, então resolvemos passar num mercado grande ali perto pra comprar algo pra comer e tb e compramos uma camiseta pra mim e uma cueca pro Gui pra garantirmos pelo menos o primeiro banho. Partimos finalmente pra La Fortuna!

Sobre dirigir na CR

Achei muito tranquilo. Mas há de se ter paciência! As pistas são quase sempre simples e sem acostamento. Não são ruins, só muito estreitas. Nas inúmeras pontes sempre passa um carro só, um dos sentidos tem que “dar a vez”. Os locais dirigem MUITO devagar... eles estão num tempo que é só deles, não há pressa haha! E por fim, o miolo do país é o puro do suco da curva. Vc desce e sobe morro ininterruptamente... qualquer poucos km vc demora muito tempo pra percorrer. Dito isso, achamos suave!

Chegamos em La Fortuna e fomos direto pro nosso airbnb, na sequência do relato, quando for falar do que fizemos em La Fortuna, já dou mais informações. Quero apenas terminar a história da mala.

Ela não chegou neste dia!

Eu acompanhei pelo protocolo que eu tinha que ela veio em um voo das 16h e pouco, chegando em SJO as 17h e tanto. Tive a certeza de que não seria entregue "hoje", e eu precisava de um tênis pra atividade do dia seguinte, era obrigatório e eu já tinha pago! Depois de um banho, saímos pela cidade (que achei bem fofinha) para comer em uma típica soda e pra achar um tênis. Não foi muito fácil achar ali no centrinho, só tinha loja de souvenir, mas depois de um tempinho achei uma loja de trilha e comprei o tênis mais barato que achei por 55 USD.

Se no dia seguinte minha mala não chegasse a coisa ia ficar feia, mas ela chegou. Eles falaram comigo no whatsapp de manhã e eu disse pra entregarem a mala no escritório ao lado do nosso airbnb, que administrava o mesmo e uma agência de turismo, pois eu não estaria em casa e já tinha combinado isso com eles!

Eu ainda não pedi o reembolso destes gastos pq acabei de chegar de volta, mas logo vou fazer e conto aqui pra vcs.

Agora sim, vamos ao que interessa... a diversão!

CONTINUA.

Editado por Juliana Champi

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.