Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Oi gente!!

Gostaria de ajuda com meu roteiro para a Patagônia. Eu vou final de maio (15/05 a 01/06) e não achei relatos dessa época por aqui. Pretendo fazer uma viagem solo de aniversário 🥳, me hospedando em hostel para novas conexões. Parte do roteiro está definida, chego em Buenos Aires dia 15/05, e dia 17/05 vou para El Calafate. Pretendo conhecer também El Chalten e Torres del Paine (hospedagem em Puerto Natales). Fico na Patagônia de 17 a 27/05 (10 noites); retorno para Buenos Aires e finalizo lá a viagem até dia 01/06. Eu cogitei trocar Torres del Paine por Ushuaia, mas logisticamente e financeiramente causa um impacto significativo, mas aceito sugestões.

Primeira questão: pretendo alugar um carro na Patagônia. Pelo que vi, financeiramente pode valer a pena, e tb por ter mais tempo e liberdade para apreciar as belezas de lá; me economiza com Transfer tb, acham que vale a pena?

Em El Calafate pretendo fazer o museu, conhecer a Av. Liberdade; Todo Glaciares e as passarelas do Perito Moreno (ou Safari Azul) - e estou cogitando fazer a Nativo Experience pq queria pegar uma noite estrelada - vi fotos lindas das noites na Patagônia.

Em El Chalten pretendo fazer Mirador de los condores/las águias e Chorillo del Salto (no dia da viagem entre El calafate e El chalten da pra ir conhecendo tudo no caminho, por isso o carro seria ótimo aqui); também quero fazer Laguna Capri/Fitz Roy, mas tenho receio quanto aos riscos nesse período, apesar de ser ainda outono. E, talvez, o Lago del Desierto e Glaciar Huemul (vi aqui em algum relato, aliás tudo tirei daqui).

Em Puerto Natales, pretendo fazer Torres del Paine e a cavalgada da Galope Austral.

Minhas dúvidas são:

1. quanto ao período para as trilhas (outono, final de maio, riscos)

2. considerando que vale a pena alugar carro, riscos das estradas - estarei sozinha, sou uma motorista experiente pq trabalho viajando mas nunca dirigi nas estradas argentinas, menos ainda em clima adverso

3. meu aniversário é dia 24/05 (!!!!) e quero uma experiência transformadora. Estou entre Fitz Roy (posso me lascar dependendo da situação climática no dia, então risco de melar o plano), Torres del Paine (acho que tem menos risco de não conseguir fazer a trilha), ou a cavalgada Galope Austral (eu sou gaúcha, zootecnista e amo cavalos/cavalgar).

4. não sei se tenho condições físicas pra fazer as duas trilhas (Fitz Roy e Torres del Paine). Antigamente, teria. Era muito ativa, fazia Crossfit/corrida mas acabei rompendo o ligamento do joelho. Faz um ano que fiz minha cirurgia, já estou recuperada, voltei as atividades físicas (musculação) mas tenho um pouco de receio de forçar demais. Se fosse escolher, qual vcs acham que será mais impactante visualmente? A laguna do Fitz Roy acho que terá congelado. Posso fazer de carro Torres del Paine tb, mesmo roteiro das agências mas com o carro alugado. Enfim, estou muito em dúvida. Conto com vcs pra me ajudar nessa!

Hostel que reservei: El Calafate ficarei no América Del Sur; El chalten no Rancho Grande e Puerto Natales no Rufus. E, se me sobrar um dia livre, tem mais coisa pra fazer em qual das três cidades?

Ah, pro roteiro me inspirei em uns relatos e respostas em post daqui, então agradeço @luizh91 @Alan Rafael Kinder @alexandrecpasti @omarciopereira

Editado por FernandaFontoura

• Respostas 26
  • Visualizações 2.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• JoseEduardoAmaral
    JoseEduardoAmaral

Vou te dar minha opinião com base nas minhas experiências pessoais. Não acho muito prudente você alugar um carro, não acho que seja tão mais barato o suficiente para você se arriscar . Se pegar um cli

• Oi @FernandaFontoura Vou dar meus pitacos em cada uma das perguntas: 1 - Bom, final de maio já é um período em que aumenta a possibilidade de pegar neve nas trilhas. A vegetação ainda estará bem boni

• fernandafontoura
    fernandafontoura

Muito obrigada pelas contribuições, @luizh91!! Já salvei aqui o site do tempo para acompanhar! Vou fazer isso mesmo, acompanhar a previsão tanto pra decidir se alugo ou não um carro, quanto pras trilh

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores

Oi Davi, eu errei lá (já corrigi agora, mas deixei a anotação para não ficar confuso), muita informação.
Obrigado pela correção. )

De fato, o traçado vermelho é o oficial.

Vai pelo laranja e volta pelo vermelho!

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 30/03/2026 em 08:45, Alan Rafael Kinder disse:

Seguindo pelo traçado LARANJA até o Campamento Poincenot, subindo até a Laguna de Los Três, retornando todavia pegando agora o traçado VERMELHO (eu havia escrito LARANJA aqui, perdão), que segue pelo Sendero Capri, passando pela opção da Laguna Capri (haverão placas na trilha), e depois seguindo até a cidade, concluindo assim a trilha.

Obrigada pelos detalhes, Alan! Saiba que estás me ajudando muito na definição do roteiro e tb na melhor forma de aproveitar essa viagem. Sobre a cor dos traçados, eu já havia entendido que era pra voltar pelo vermelho quando vc mencionou a Laguna Capri, imaginei que tivesse errado na digitação!

Vou optar por esse trajeto mesmo, vi que a maioria dos viajantes faz esse do Rio Elétrico. Só vou definir se tem a necessidade de acampar, ou se opto por ver no Mirador de Los Condores - o google pelo menos disse que lá é bonito kkkk

Postado
  • Membros
Em 25/03/2026 em 08:33, FernandaFontoura disse:

Oi gente!!

Gostaria de ajuda com meu roteiro para a Patagônia. Eu vou final de maio (15/05 a 01/06) e não achei relatos dessa época por aqui. Pretendo fazer uma viagem solo de aniversário 🥳, me hospedando em hostel para novas conexões. Parte do roteiro está definida, chego em Buenos Aires dia 15/05, e dia 17/05 vou para El Calafate. Pretendo conhecer também El Chalten e Torres del Paine (hospedagem em Puerto Natales). Fico na Patagônia de 17 a 27/05 (10 noites); retorno para Buenos Aires e finalizo lá a viagem até dia 01/06. Eu cogitei trocar Torres del Paine por Ushuaia, mas logisticamente e financeiramente causa um impacto significativo, mas aceito sugestões.

Primeira questão: pretendo alugar um carro na Patagônia. Pelo que vi, financeiramente pode valer a pena, e tb por ter mais tempo e liberdade para apreciar as belezas de lá; me economiza com Transfer tb, acham que vale a pena?

Em El Calafate pretendo fazer o museu, conhecer a Av. Liberdade; Todo Glaciares e as passarelas do Perito Moreno (ou Safari Azul) - e estou cogitando fazer a Nativo Experience pq queria pegar uma noite estrelada - vi fotos lindas das noites na Patagônia.

Em El Chalten pretendo fazer Mirador de los condores/las águias e Chorillo del Salto (no dia da viagem entre El calafate e El chalten da pra ir conhecendo tudo no caminho, por isso o carro seria ótimo aqui); também quero fazer Laguna Capri/Fitz Roy, mas tenho receio quanto aos riscos nesse período, apesar de ser ainda outono. E, talvez, o Lago del Desierto e Glaciar Huemul (vi aqui em algum relato, aliás tudo tirei daqui).

Em Puerto Natales, pretendo fazer Torres del Paine e a cavalgada da Galope Austral.

Minhas dúvidas são:

1. quanto ao período para as trilhas (outono, final de maio, riscos)

2. considerando que vale a pena alugar carro, riscos das estradas - estarei sozinha, sou uma motorista experiente pq trabalho viajando mas nunca dirigi nas estradas argentinas, menos ainda em clima adverso

3. meu aniversário é dia 24/05 (!!!!) e quero uma experiência transformadora. Estou entre Fitz Roy (posso me lascar dependendo da situação climática no dia, então risco de melar o plano), Torres del Paine (acho que tem menos risco de não conseguir fazer a trilha), ou a cavalgada Galope Austral (eu sou gaúcha, zootecnista e amo cavalos/cavalgar).

4. não sei se tenho condições físicas pra fazer as duas trilhas (Fitz Roy e Torres del Paine). Antigamente, teria. Era muito ativa, fazia Crossfit/corrida mas acabei rompendo o ligamento do joelho. Faz um ano que fiz minha cirurgia, já estou recuperada, voltei as atividades físicas (musculação) mas tenho um pouco de receio de forçar demais. Se fosse escolher, qual vcs acham que será mais impactante visualmente? A laguna do Fitz Roy acho que terá congelado. Posso fazer de carro Torres del Paine tb, mesmo roteiro das agências mas com o carro alugado. Enfim, estou muito em dúvida. Conto com vcs pra me ajudar nessa!

Hostel que reservei: El Calafate ficarei no América Del Sur; El chalten no Rancho Grande e Puerto Natales no Rufus. E, se me sobrar um dia livre, tem mais coisa pra fazer em qual das três cidades?

Ah, pro roteiro me inspirei em uns relatos e respostas em post daqui, então agradeço @luizh91 @Alan Rafael Kinder @alexandrecpasti @omarciopereira

@FernandaFontoura

Oi Fernanda, tudo bem?

Que legal ver que meu relato te ajudou a montar parte do roteiro 😊

Sua viagem tem tudo para ser muito especial, ainda mais sendo uma viagem solo de aniversário. Patagônia por si só já é transformadora.

Vou tentar te responder por partes, com base no que vivi na viagem e também no tipo de logística que fiz.

1. Sobre alugar carro: vale a pena?

Na minha opinião, vale muito a pena sim, principalmente no seu roteiro. Foi uma das melhores decisões da minha viagem, porque me deu muita liberdade de horário, paradas no caminho, autonomia para mudar planos conforme o clima e também mais conforto com bagagem.

No trecho El Calafate → El Chaltén, por exemplo, o carro ajuda bastante porque você consegue ir parando no caminho, fazer o Chorrillo del Salto, Mirador de los Cóndores/Las Águilas e explorar tudo no seu ritmo. Isso realmente faz diferença.

No meu caso, aluguei carro por 11 dias e foi excelente. Também cruzei a fronteira Argentina → Chile sem problemas, mas é importante já pedir para a locadora a autorização para cruzar a fronteira, com toda a documentação impressa.

Agora, no seu caso, por ser final de maio e você estar sozinha, eu colocaria um ponto de atenção maior do que eu tive na minha viagem, porque eu fui em fim de novembro/início de dezembro, com clima bem mais amigável. Então eu diria assim:

vale a pena, mas somente se você estiver confortável em dirigir com vento forte, possível gelo na pista e mudanças rápidas no tempo.

2. Sobre os riscos das estradas nessa época

Esse é o ponto que eu acho mais importante no seu planejamento.

Eu peguei estradas boas no geral, bem tranquilas, mas em outra estação. Em maio, final de outono, você já pode pegar:

• temperaturas mais baixas

• vento forte

• possibilidade de gelo / geada em alguns trechos

• dias mais curtos

• clima mudando muito rápido

Então, sendo bem sincero, o risco não é exatamente a estrada em si, mas as condições climáticas. Como você vai estar sozinha, eu iria com uma postura mais conservadora: sair cedo, evitar dirigir à noite, acompanhar previsão e sempre ter plano B.

Se você é experiente ao volante, isso ajuda muito. Mas Patagônia tem uma característica própria: às vezes não é uma direção “difícil”, e sim uma direção que exige atenção constante por causa do vento e do clima.

3. Sobre as trilhas no fim de maio

Aqui eu acho importante alinhar expectativa: sua viagem já será quase começo de inverno na prática. Então algumas trilhas podem mudar bastante de condição em relação aos relatos de primavera/verão.

No meu caso, fiz:

• El Chaltén (Trekking Laguna Torre)

• El Chaltén (Trekking Fitz Roy, Laguna de los Tres e Laguna Capri)

• El Chaltén (Chorrillo del Salto e Mirador de los Cóndores)

• Base Torres e Full Day, Glaciar Grey, mirantes

• Punta Arenas (cidade e Estreito de Magalhães)

• trilhas em Ushuaia Laguna esmeralda + Ojo del Albino

• Ushuaia Trekking Vinciguerra + Laguna de los tempanos

• Ushuaia (Parque Nacional Tierra del Fuego: Laguna Negra, Bahía Lapataia, Laguna Roca, Trilha Costeira e Trem do Fim do Mundo)

Mas fui em uma época completamente diferente da sua. Então eu não arriscaria te dizer “vai tranquila” para Fitz Roy no fim de maio, porque essa trilha pode ficar bem mais exigente nessa época, especialmente no trecho final da subida para a Laguna de los Tres.

O que eu diria é:

• Mirador de los Cóndores / Las Águilas: bem mais tranquilo

• Chorrillo del Salto: tranquilo e ótimo para encaixar

• Laguna Capri: pode ser uma excelente alternativa se o clima não ajudar para seguir até a Laguna de los Tres

• Fitz Roy completo (Laguna de los Tres): eu deixaria para decidir lá, conforme clima, vento, neve/gelo e como você estiver se sentindo

• Lago del Desierto / Huemul: lindos, mas eu também verificaria as condições locais no momento, porque nessa época qualquer detalhe muda bastante a viabilidade. A estrada é bem ruim

Ou seja: eu não travaria o roteiro inteiro em cima da trilha mais puxada. Eu iria com opções A, B e C.

4. Fitz Roy ou Torres del Paine no seu aniversário?

Essa parte é muito pessoal, mas vou te dar minha visão sincera.

Se você quer uma experiência de impacto visual máximo, para mim o Fitz Roy foi uma das coisas mais absurdas que já vi na vida. É aquele tipo de visual que realmente marca. Só que ele tem justamente esse lado: depende mais de clima e de condição física, ainda mais na sua época.

Já Torres del Paine também é impactante demais, só que me parece uma aposta um pouco mais “segura” no sentido de experiência geral. Mesmo quando você não faz a trilha mais pesada, a região inteira já entrega paisagens surreais.

Agora, sendo muito honesto com o que você contou do joelho e da sua fase atual, eu pensaria assim:

Se você quer apostar tudo em um dia épico e estiver com clima muito bom: Fitz Roy

Se você quer algo mais simbólico, bonito e com menor chance de frustração: Torres del Paine

Se você quer uma experiência afetiva, especial e conectada com quem você é: a cavalgada da Galope Austral parece ter muito a sua cara

E aqui vai minha opinião pessoal: pelo que você escreveu, a cavalgada não parece “plano B”. Ela parece uma coisa que conversa muito com a sua história, com seu aniversário e com quem você é. Às vezes a experiência mais transformadora não é a mais famosa, e sim a que faz mais sentido para a gente.

5. Sobre fazer Fitz Roy e Base Torres tendo histórico de cirurgia no joelho

Eu teria cautela.

As duas são trilhas que exigem bastante, principalmente:

• subida final da Laguna de los Tres

• descidas longas, que muitas vezes castigam mais o joelho do que a subida

• na Base Torres, também há bastante exigência física e impacto articular

Mesmo uma pessoa condicionada sente. No meu caso, achei ambas muito marcantes, mas não subestimaria nenhuma das duas, ainda mais no seu cenário.

Se fosse para escolher uma só, pensando em visual + prudência, eu escolheria com base no clima da semana.

Mas se a dúvida for “qual exige menos de mim em um momento de insegurança física?”, eu tenderia a dizer para você não se obrigar a fazer as duas.

Você pode muito bem fazer uma trilha principal e complementar com passeios mais leves, mirantes e deslocamentos de carro. Isso não torna a viagem menor de forma alguma.

6. Se fosse para escolher apenas uma trilha mais impactante visualmente

Para mim, puramente em impacto visual final, Fitz Roy.

Mas isso considerando que o dia esteja aberto e a trilha viável.

Se estiver nublado, nevando, com vento forte ou muito gelo, essa experiência pode mudar totalmente. E aí entra a diferença entre sonho e realidade em Patagônia: às vezes o melhor roteiro é o mais adaptável.

7. Dá para fazer Torres del Paine de carro, sem agência?

Sim, dá sim, e na minha opinião o carro ajuda bastante nisso. Você consegue fazer um dia panorâmico, parando nos mirantes e pontos principais, no estilo do full day das agências.

Então, se no fim você decidir não fazer a Base Torres, ainda assim Torres del Paine continua valendo muito a pena. Só dirigir por lá, parar nos mirantes e contemplar já é uma experiência absurda.

8. Sobre Ushuaia no lugar de Torres del Paine

Eu amei Ushuaia, de verdade. Foi um dos pontos altos da viagem para mim. Mas olhando o que você escreveu, acho que manter Torres del Paine faz mais sentido logístico e financeiro, exatamente como você percebeu.

Trocar para Ushuaia provavelmente encarece, complica deslocamento e te tira dias preciosos. Então, no seu caso, eu manteria El Calafate + El Chaltén + Puerto Natales/Torres del Paine.

9. Sobre o que fazer em cada cidade e onde teria mais opções se sobrar um dia

Pelo seu roteiro, eu vejo assim:

El Calafate: cidade mais estruturada, com mais passeios bate-volta e opções de museu, centro, lago, glaciares

El Chaltén: foco total em trilha e natureza

Puerto Natales: cidade base, charmosa, mas para mim funciona mais como apoio para Torres del Paine

Se sobrar um dia, eu acho que El Calafate é a cidade onde você consegue preencher melhor com opções diferentes.

Já El Chaltén é ótima se o objetivo for ter mais uma chance de trilha ou fazer algo leve com calma.

10. Sobre o seu plano geral

Eu gostei bastante do recorte que você fez. Se eu fosse te sugerir algo, seria:

• manter o carro se você estiver segura com direção em clima frio

• deixar Fitz Roy como plano flexível, decidido lá

• não se cobrar fazer as duas trilhas pesadas

• considerar a cavalgada como uma experiência principal, e não secundária

• usar Torres del Paine de carro como carta segura caso o corpo ou o clima não ajudem

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Oiii @omarciopereira !! Obrigada pelas contribuições, minha viagem está se aproximando e estou muito animada!! Já defini quase 100% dela, fechei os passeios em El Calafate (Perito Moreno, Todo Glaciares e Nativo Experience), e deixei El Chalten (4 noites) e Torres del Paine (3 noites) em aberto, para acompanhar previsão do tempo e definir. Como reservei hostel com cancelamento/alteração gratuito, vai ser melhor assim. Não travar datas/trilhas. Vou responder algumas considerações:

Em 02/04/2026 em 22:12, omarciopereira disse:

@FernandaFontoura

1. Sobre alugar carro: vale a pena?

Então eu diria assim:

vale a pena, mas somente se você estiver confortável em dirigir com vento forte, possível gelo na pista e mudanças rápidas no tempo.

Defini não alugar carro, vou evitar me colocar em uma situação de risco e acabar estragando a viagem. Eu me sinto confortável e adoraria essa experiência, mas acho que a possível consequência seja grande.

3. Sobre as trilhas no fim de maio

Mas fui em uma época completamente diferente da sua. Então eu não arriscaria te dizer “vai tranquila” para Fitz Roy no fim de maio, porque essa trilha pode ficar bem mais exigente nessa época, especialmente no trecho final da subida para a Laguna de los Tres.

Tenho decidido que farei Mirador de los Condores/Las aguillas (se possível, mirador Cerro/Laguna Torre); Glaciar Huemul e Lago del Desierto + Chorillo del Salto e Fitz Roy/Laguna Capri - se o clima tiver ruim, faço apenas até a Laguna Capri. À depender das condições climáticas, e da minha intuição kkkkk faria o trekking da Laguna Torre/Cerro torre ou Loma Del Piegli... preciso pesquisar e me informar mais, acho que estando lá será mais fácil, com os nativos, entender. Chego quase 14h em El Chaltén, não sei se consigo encaixar algo - se tiver uma dica, vc ou o @Alan Rafael Kinder

Além da tarde da chegada, terei 3 dias inteiros em El Chaltén... também comprei o voo de retorno de El Calafate - BsAs com flexibilidade para remarcação, posso estender mais um dia na Patagônia se quiser.

Sobre a base Torres del Paine, lá sim, eu cogito alugar um carro. Vai depender do custo das agencias... terei dois dias inteiros. Pretendo em um, fazer um tour de carro; no outro, a base. Nessa época o guia é obrigatório, então por isso talvez não compense o carro. Mas, se eu fizer a trilha do Fitz Roy e meu físico achar que não da conta de outra trilha dessas.. faria apenas de carro.

Ou seja: eu não travaria o roteiro inteiro em cima da trilha mais puxada. Eu iria com opções A, B e C.

Estou fazendo isso!! Antes eu estava querendo travar tudo bonitinho, mas já vi que o melhor é deixar a vida - e o tempo - me levar kkkk

Se você quer apostar tudo em um dia épico e estiver com clima muito bom: Fitz Roy

Se você quer algo mais simbólico, bonito e com menor chance de frustração: Torres del Paine

Se você quer uma experiência afetiva, especial e conectada com quem você é: a cavalgada da Galope Austral parece ter muito a sua cara

E aqui vai minha opinião pessoal: pelo que você escreveu, a cavalgada não parece “plano B”. Ela parece uma coisa que conversa muito com a sua história, com seu aniversário e com quem você é.

Infelizmente a cavalgada foi cancelada.... 😭 tanto a Galope Astral quando a Estancia Bonanza, indicada pelo @Alan Rafael Kinder , encerraram as operações no período. Estou entre Fitz Roy e Torres del Paine pro meu aniversário. Todos falam do impacto visual do Fitz Roy, mas eu sou fascinada em paisagem com AGUA. Li que a probabilidade da laguna de los tres estar congelada é alta, e Torres del Paine, baixa. Também vou definir isso estando lá. Vai que surge uma cavalgada, indicada pelos nativos? vamos ver...

Ah, e deixa compartilhar com vocês.. essa baixa no dólar me ajudou muito KKKKK estimo que, ao travar o dolar R$4,90 no Wise, meu custo baixou muito! 🤩

Postado
  • Colaboradores
Em 06/05/2026 em 09:18, fernandafontoura disse:

Tenho decidido que farei Mirador de los Condores/Las aguillas (se possível, mirador Cerro/Laguna Torre); Glaciar Huemul e Lago del Desierto + Chorillo del Salto e Fitz Roy/Laguna Capri - se o clima tiver ruim, faço apenas até a Laguna Capri. À depender das condições climáticas, e da minha intuição kkkkk faria o trekking da Laguna Torre/Cerro torre ou Loma Del Piegli... preciso pesquisar e me informar mais, acho que estando lá será mais fácil, com os nativos, entender. Chego quase 14h em El Chaltén, não sei se consigo encaixar algo - se tiver uma dica, vc ou o @Alan Rafael Kinder

O horário dos ônibus costumam ser bem precisos, e a cidade de El Chaltén é realmente pequeninha (se fores ver no Google Maps, ela mal tem 2km de extensão de ponta a ponta). O terminal rodoviário fica no início da cidade (vindo pela Ruta 23), logo após a ponte do Centro de Visitantes (e base dos guardaparques).

O que pode demorar um pouco é pegar tuas bolsas/malas do ônibus quando ele chega (cerca de 15 minutos, dependendo se tuas coisas estão mais na frente ou no final). Mas talvez por ser baixa temporada, tenha menos gente, e isso passe quase batido. Um rapaz da rodoviária costuma fazer isso (e costumeiramente pede uns 'trocados', dei 10 reais a última vez, ele aceitou de boa).

Dito isso, dependendo onde tiveres escolhido se hospedar, você terá que andar até lá (por ser perto, não vale a pena pegar transporte, salvo se o clima estiver muito ruim - mas sinceramente nem sei se tem remi/taxi internamente por lá, nunca usei). Como as roupas de trilhas são impermeáveis (ou resistentes à água), eu sempre caminhei debaixo da chuva (nunca peguei chuvarada mesmo, só nevasca).

Entre pegar tuas coisas, deslocar-se até a hospedagem, fazer o check-in, ir até teu quarto e 'respirar', eu estimo no mínimo 01:00 hora (é, não parece, mas toma tempo mesmo - considere isso)!

Logo, chegando às 14h, teoricamente você estaria 'livre' para fazer algo a partir das 15h... PORÉM, na época que pretendes ir para lá (início de junho) você já estará pegando os dias mais curtos do ano, com previsão do sol se por aí pelas 18h (talvez tenhas ainda meia hora antes de escurecer definitivamente, e a temperatura DESPENCAR).

São apenas três horas, quais não acho que valha a pena fazer alguma trilha, mas podes dar uma boa passeada pela cidade, dando uma sondada onde pretenderás visitar (tem lojinhas de artesanato, restaurantes, PUBs, sorveterias).

Inclusive, a sorveteria Domo Blanco é uma excelente indicação (fui inúmeras vezes lá) - escrever isso me dá uma saudade tremenda, vontade de estar lá...

Sugiro que foque nos outros dias para passeios elaborados/trilhas, acordando cedo para aproveitar o tempo de sol/claridade.

Em 06/05/2026 em 09:18, fernandafontoura disse:

Infelizmente a cavalgada foi cancelada.... 😭 tanto a Galope Astral quando a Estancia Bonanza, indicada pelo @Alan Rafael Kinder , encerraram as operações no período. Estou entre Fitz Roy e Torres del Paine pro meu aniversário. Todos falam do impacto visual do Fitz Roy, mas eu sou fascinada em paisagem com AGUA. Li que a probabilidade da laguna de los tres estar congelada é alta, e Torres del Paine, baixa. Também vou definir isso estando lá. Vai que surge uma cavalgada, indicada pelos nativos? vamos ver...

Bah, que pena!

Eu não sei exatamente como funcionam as atrações em baixa temporada...
Sei que muita coisa fica restritiva, e outras fecham, mas como nunca fui nessa época, não tenho clareza.
Mas imaginei que poderias ter alguma dificuldade nesse sentido.

Olha Fernanda, o caminho até a Laguna de Los Tres (Fitz Roy) é sensacional... já terás diversos panoramas marcantes, com água e geleiras (se optares por passar pelo Sendero Pillar). O retorno passando pela Laguna Capri também é sensacional.
Eu duvido muito que especificamente a paisagem vista no sendero de Torres del Paine ofereça um leque tão grande de atrações quanto o sendero para a Laguna de Los Tres (não estou comparado os lugares como um todo, apenas as duas trilhas especificamente).

Quando retornares, nos dê sua percepção quanto a isso, se preferisses uma quanto a outra.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.