Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Viagem para El Chaltén em outubro

Postado
  • Membros

Bom dia pessoal

Eu e minha namorado estamos nos organizando para viajar em outubro pra em chalten, mais especificamente dos dias 19 a 26, contando que os dias 19 e 26 são praticamente deslocamento, os dias 20 e 21 ficaremos em el calafate e nos dia 22 ao 25 em el chalten

Estava pesquisando sobre essa época do ano, em alguns lugares vi que é uma boa época, mas que pode ser um pouco arriscado não conseguir fazer as trilhas

Vocês que já foram poderiam me falar mais sobre?

E o que mais de dica puderem dar também

Obrigado

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores

Oi @Rafael leandro

Outubro é sim uma boa época, pois é primavera e ainda baixa temporada. O risco de pegar neve nas trilhas é menor (mas ainda existe). Tem alguns relatos pelo fórum de pessoas que foram em outubro e não tiveram problemas.

Eu fui em janeiro, foi maravilhoso e vou deixar minhas sugestões:

• Se curtir trilhas, reserve, pelo menos, de 4 a 5 dias inteiros em El Chaltén.

• Esse tempo é importante por dois motivos: fazer as trilhas principais e ir adequando seu cronograma conforme o clima, que é muito instável por lá. Você pode ter em mente as trilhas que quer fazer, mas a ordem delas vai depender muito de como estará o tempo em cada dia (O Fitz Roy/Laguna de Los 3 tem que ser feito assim que tiver uma previsão de tempo bom).

• Pegue o ônibus em El Calafate pela manhã. São 4 horas de viagem e, chegando no início da tarde, ainda dá tempo de fazer uma trilha curta pelo Mirador de Los Condores ou Chorrillo del Salto.

• Fiquei no hostel Condor de Los Andes e recomendo. Tem café da manhã honesto, o que acho importante numa viagem dessas (que não é barata).

• Água dá pra beber da torneira.

• Restaurantes que recomendo: Mafia Trattoria (massas), Butch (a melhor carne que comi na Argentina); Chalteños (alfajor); Domo Blanco (sorvete).

• Bastão de trilha é importante na trilha da Laguna de Los 3, pois a subida final é brutal.

• Não deixe de fazer a trilha do Glaciar Huemul no Lago del Desierto. É curta e uma beleza cênica única.

Qualquer dúvida é só mandar mensagem...

Postado
  • Colaboradores

Ainda me lembro da primeira vez que fui para El Chaltén, de todas as dúvidas que tinha, a questão do clima era aquela qual eu nunca encontrava uma resposta que me deixava seguro haha

O problema é que nessa dúvida surgem dois riscos (com roupas) - o de exagerar e o de ir leve demais.

Te falar, como critério básico: salvo se teu interesse ser exatamente esse, evite de ir no inverno, pois aí o clima realmente não será favorável (em todos os aspectos... dificuldade em trilhas, frio intenso, estrutura limitada).

De resto, outubro é um mês tão bom quanto qualquer outro... pois o clima de lá é realmente muito instável (se fores estudar a geografia do lugar, logo entenderás).

Então o mais sensato é apenas ir, mas ir suficientemente preparado...

Considere que haverão dias quentes/agradáveis, dias nublados, chuvisco/neve leve, chuva moderada/forte, nevasca... e o vento é sempre presente, por vezes em intensidades absurdas (de fazer perder o passo do caminhar). E o principal: isso muda várias vezes ao longo do dia!

E tipo, não é comum nevar no verão, mas não é nada improvável... outubro é primavera, e você possivelmente pegará neve ainda.

Dito isso, a estratégia que eu considero eficiente é usar equipamentos técnicos (não precisa ser nada de marca/caros) - tipo roupas superiores (3ª camada) sendo resistentes à água, roupas que secam fácil no geral, bota apropriada (essencial > impermeável), enfim, estar preparado para caminhar no sol ou na chuva leve/moderada... se estiver chovendo excessivamente é melhor 'pular o dia'.

E também é sensato tentar, na medida do que for possível, reservar 'dias coringas', principalmente se você deseja muito ter um dia bonito em um lugar específico.

Btw primeira vez que fui pra lá, fiquei sete dias em El Chaltén, e fui apenas de mochila nas costas (tudo que eu precisava, equipamento técnico inclusive, tava lá). Então é bem simples o processo.

Editado por Alan Rafael Kinder

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 28/06/2026 em 21:48, luizh91 disse:

Oi @Rafael leandro

Outubro é sim uma boa época, pois é primavera e ainda baixa temporada. O risco de pegar neve nas trilhas é menor (mas ainda existe). Tem alguns relatos pelo fórum de pessoas que foram em outubro e não tiveram problemas.

Eu fui em janeiro, foi maravilhoso e vou deixar minhas sugestões:

• Se curtir trilhas, reserve, pelo menos, de 4 a 5 dias inteiros em El Chaltén.

• Esse tempo é importante por dois motivos: fazer as trilhas principais e ir adequando seu cronograma conforme o clima, que é muito instável por lá. Você pode ter em mente as trilhas que quer fazer, mas a ordem delas vai depender muito de como estará o tempo em cada dia (O Fitz Roy/Laguna de Los 3 tem que ser feito assim que tiver uma previsão de tempo bom).

• Pegue o ônibus em El Calafate pela manhã. São 4 horas de viagem e, chegando no início da tarde, ainda dá tempo de fazer uma trilha curta pelo Mirador de Los Condores ou Chorrillo del Salto.

• Fiquei no hostel Condor de Los Andes e recomendo. Tem café da manhã honesto, o que acho importante numa viagem dessas (que não é barata).

• Água dá pra beber da torneira.

• Restaurantes que recomendo: Mafia Trattoria (massas), Butch (a melhor carne que comi na Argentina); Chalteños (alfajor); Domo Blanco (sorvete).

• Bastão de trilha é importante na trilha da Laguna de Los 3, pois a subida final é brutal.

• Não deixe de fazer a trilha do Glaciar Huemul no Lago del Desierto. É curta e uma beleza cênica única.

Qualquer dúvida é só mandar mensagem...

Boa tarde Luiz

Cara, li seu relato e achei sensacional, minha vontade de ir aumentou mais ainda kkkk

Então, o que ficou decidido até agora foi o seguinte:

• Chegaremos em el calafate no dia 20/10 por volta das 11:00, pegaremos o carro no aeroporto e faremos check in no hotel. Ainda não decidi o que fazer nesse dia, talvez vamos conhecer a cidade e passar pela laguna Nimez, pois no dia seguinte tem navegação cedo kkkkk

• Seguindo, no dia 21 marcamos o passeio Todos Os Glaciares, onde iremos de carro até o Porto Punta Banderas… Nossa ideia era aproveitar o caminho e dar um pulo nas passarelas do perito moreno, porém ainda não tenho certeza dessa possibilidade, tendo em vista que o passeio termina um pouco tarde e tem uma caminhadinha até o perito moreno

• Na manhã seguinte, dia 22, já partiríamos para el chalten, devagar e curtindo a estrada . Por enquanto só coloquei conhecer a cidade e ir ao Mirador de Los Condores, mas posso alterar tendo em vista que pretendemos chegar cedo e acho que dá pra aproveitar mais coisas em um dia.

• Seguindo, no dia 23 (se a previsão estiver boa), pretendemos fazer a trilha Laguna de Los Tres de madrugada, para assistir o amanhecer…

• No dia 24, temos duas opções: Fazer a Laguna Torre, ou, caso não tenha sido possível no dia anterior, inverter a ordem e fazer a trilha da Laguna de Los Tres nesse dia

• No dia 25 eu tinha agendado para voltar para el calafate, mas estou pensando seriamente em permanecer esse dia em el chalten, observando que nosso voo de volta no dia seguinte (26) será apenas às 18:30 da noite no aeroporto de El Calafate. No caso, teria um dia a mais em el chalten e ainda poderia sair tranquilo pra ir embora no dia 26 cedo. Talvez conseguíssemos fazer o Glaciar Huemul.

Por enquanto é isso que está planejado, queria muito fazer o minitrekking, mas para nós estava inviável…

Aproveitando para perguntar, como estaremos de carro você acredita que em alguma das trilhas nós ainda precisaremos alugar transfer? Ou dá pra fazer tudo por conta?

Obrigado por compartilhar sua experiência!

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 29/06/2026 em 07:46, Alan Rafael Kinder disse:

Ainda me lembro da primeira vez que fui para El Chaltén, de todas as dúvidas que tinha, a questão do clima era aquela qual eu nunca encontrava uma resposta que me deixava seguro haha

O problema é que nessa dúvida surgem dois riscos (com roupas) - o de exagerar e o de ir leve demais.

Te falar, como critério básico: salvo se teu interesse ser exatamente esse, evite de ir no inverno, pois aí o clima realmente não será favorável (em todos os aspectos... dificuldade em trilhas, frio intenso, estrutura limitada).

De resto, outubro é um mês tão bom quanto qualquer outro... pois o clima de lá é realmente muito instável (se fores estudar a geografia do lugar, logo entenderás).

Então o mais sensato é apenas ir, mas ir suficientemente preparado...

Considere que haverão dias quentes/agradáveis, dias nublados, chuvisco/neve leve, chuva moderada/forte, nevasca... e o vento é sempre presente, por vezes em intensidades absurdas (de fazer perder o passo do caminhar). E o principal: isso muda várias vezes ao longo do dia!

E tipo, não é comum nevar no verão, mas não é nada improvável... outubro é primavera, e você possivelmente pegará neve ainda.

Dito isso, a estratégia que eu considero eficiente é usar equipamentos técnicos (não precisa ser nada de marca/caros) - tipo roupas superiores (3ª camada) sendo resistentes à água, roupas que secam fácil no geral, bota apropriada (essencial > impermeável), enfim, estar preparado para caminhar no sol ou na chuva leve/moderada... se estiver chovendo excessivamente é melhor 'pular o dia'.

E também é sensato tentar, na medida do que for possível, reservar 'dias coringas', principalmente se você deseja muito ter um dia bonito em um lugar específico.

Btw primeira vez que fui pra lá, fiquei sete dias em El Chaltén, e fui apenas de mochila nas costas (tudo que eu precisava, equipamento técnico inclusive, tava lá). Então é bem simples o processo.

Boa tarde Alan

Cara, uma das minhas principais preocupações é exatamente isso, a vestimenta

Por enquanto nos equipamos com camisa, calça térmica, Fleece, luvas e gorro

Tenho alguns casacos em casa, mas nenhum deles é muito reforçado ou plumado, então estou estudando comprar outro…

Alguns pontos -

Pretendo comprar calças específicas pra trekking

Botas impermeáveis (tenho um par de botas p/ trekking que comprei na linha custo-beneficio da Decathlon, mas acredito que não será o suficiente)

Corta vento impermeável

Meias de trekking

E no mais estou estudando através do pessoal que já foi pra lá, estou com bastante receio do frio, principalmente pensando na trilha Laguna de Los Tres que pretendemos fazer de madrugada

No mais, obrigado por compartilhar a experiência!

Postado
  • Colaboradores
35 minutos atrás, Rafael leandro disse:

Aproveitando para perguntar, como estaremos de carro você acredita que em alguma das trilhas nós ainda precisaremos alugar transfer? Ou dá pra fazer tudo por conta?

Tomando a liberdade de responder isso - qualquer veículo te leva até El Chaltén (saindo de El Calafate).
O que eu não indicaria 'qualquer' carro pra fazer é seguir pela Ruta 23 (após El Chaltén), pois é um trecho de rípio intenso (pedras relativamente grandes). Normalmente se usa veículos maiores/altos para passar por lá, e como há trânsito de empresas de transfer, não é incomum voar uma pedrinha e danificar o veículo alugado.

Considere, mesmo que tenhas optado em alugar o carro, em fazer um orçamento com uma empresa de transfer, caso queiras conhecer a Laguna Huemul (que é definitivamente sensacional), de quebra o Lago del Desierto que é o ponto de partida.

Lembre-se que essa trilha é particular, e precisa pagar no ato da entrada - última vez por lá aceitavam cartão de crédito (paguei com Wise).

21 minutos atrás, Rafael leandro disse:

Pretendo comprar calças específicas pra trekking

Sensato, na Decatlhon tu encontra umas extraordinárias na faixa dos 400 BRL.
São resistentes à água (não impermeáveis), secam rápido, leves e compactas, e resistentes à abrasão.

22 minutos atrás, Rafael leandro disse:

Botas impermeáveis (tenho um par de botas p/ trekking que comprei na linha custo-beneficio da Decathlon, mas acredito que não será o suficiente)

Se a camada impermeável estiver 'em dia', vão servir.
Eu também usei da Decathlon as duas vezes que fui lá.
Se ela estiver muitos anos guardada, considere comprar aqueles sprays impermeáveis e o aplique corretamente sobre a bota - ele poderá deixa-la um pouco 'feia' (pois pode manchar), mas recupera a impermeabilidade, trazendo vida útil para ela.

24 minutos atrás, Rafael leandro disse:

Corta vento impermeável

Exagero. Levei na primeira vez e não usei.
O mesmo com fleece.

Tipo, eu comprei aqueles casacos na Decatlhon que são 'três em um', e serviram excelentemente.
Inclusive, são resistentes à água e abrasão também, e super leves e compactos.
Meu casaco 'três em um' ocupava menos espaço na mochila que o fleece e o corta ventos.

25 minutos atrás, Rafael leandro disse:

Meias de trekking

Eu acho uma excelente ideia. Elas ficam presas no pé.
Meias convencionais podem deslizar e causar machucados no pé.
Além disso elas normalmente não suam tanto, e secam muito mais rápido.

26 minutos atrás, Rafael leandro disse:

E no mais estou estudando através do pessoal que já foi pra lá, estou com bastante receio do frio, principalmente pensando na trilha Laguna de Los Tres que pretendemos fazer de madrugada

Como eu pontuei, o clima lá é bem intenso, e durante a madrugada a temperatura realmente despenca - talvez por este motivo isolado eu voltaria atrás na minha orientação, e diria para levares um fleece, qual creio que bastaria para o momento.

Claro que, se tu pegar chuva excessiva e se molhar, aí meu amigo, não tem roupa que vai te manter aquecido.

Qualquer coisa dá um toque, e considere ler meu relato (ele é de 2020, acabei não fazendo o de 2023).
Mas as informações lá ainda estão em dia (salvo a questão os ingressos nas trilhas).

Postado
  • Colaboradores
52 minutos atrás, Rafael leandro disse:

Boa tarde Luiz

Cara, li seu relato e achei sensacional, minha vontade de ir aumentou mais ainda kkkk

Então, o que ficou decidido até agora foi o seguinte:

• Chegaremos em el calafate no dia 20/10 por volta das 11:00, pegaremos o carro no aeroporto e faremos check in no hotel. Ainda não decidi o que fazer nesse dia, talvez vamos conhecer a cidade e passar pela laguna Nimez, pois no dia seguinte tem navegação cedo kkkkk

• Seguindo, no dia 21 marcamos o passeio Todos Os Glaciares, onde iremos de carro até o Porto Punta Banderas… Nossa ideia era aproveitar o caminho e dar um pulo nas passarelas do perito moreno, porém ainda não tenho certeza dessa possibilidade, tendo em vista que o passeio termina um pouco tarde e tem uma caminhadinha até o perito moreno

• Na manhã seguinte, dia 22, já partiríamos para el chalten, devagar e curtindo a estrada . Por enquanto só coloquei conhecer a cidade e ir ao Mirador de Los Condores, mas posso alterar tendo em vista que pretendemos chegar cedo e acho que dá pra aproveitar mais coisas em um dia.

• Seguindo, no dia 23 (se a previsão estiver boa), pretendemos fazer a trilha Laguna de Los Tres de madrugada, para assistir o amanhecer…

• No dia 24, temos duas opções: Fazer a Laguna Torre, ou, caso não tenha sido possível no dia anterior, inverter a ordem e fazer a trilha da Laguna de Los Tres nesse dia

• No dia 25 eu tinha agendado para voltar para el calafate, mas estou pensando seriamente em permanecer esse dia em el chalten, observando que nosso voo de volta no dia seguinte (26) será apenas às 18:30 da noite no aeroporto de El Calafate. No caso, teria um dia a mais em el chalten e ainda poderia sair tranquilo pra ir embora no dia 26 cedo. Talvez conseguíssemos fazer o Glaciar Huemul.

Por enquanto é isso que está planejado, queria muito fazer o minitrekking, mas para nós estava inviável…

Obrigado por compartilhar sua experiência!

Oi Leandro, boa tarde!

Que bom que meu relato aumentou sua vontade! Não vai se arrepender, a Patagônia é incrível. Vamos lá, minhas considerações sobre o seu roteiro:

20/10: Tire esse dia só para dar um rolê por El Calafate mesmo. Caminhar pela avenida del Libertador, tomar um sorvete de Calafate na Sorveteria Acuarela, comprar souvenirs, andar pela orla do Lago Argentino e tirar fotos nas placas... O centrinho de El Calafate você explora em meio período a pé. É bem pequeno. Se der tempo, recomendo visita ao Museu Glaciarium.

21/10: Recomendo fazer apenas o passeio Todo Glaciares. Ele realmente termina um pouco tarde e o trajeto até o Perito Moreno demora um pouco, pode ficar corrido.

22/10: Nesse dia, chegando cedo em Chaltén, dá para fazer o Mirador de Los Condores de boa e dar uma volta pelas ruas de El Chaltén. Dá até para incluir o Chorrillo del Salto aí. As duas trilhas são de boa.

23 e 24/10: Aí é acompanhar o Windguru e ver qual é o dia com melhor previsão para a Laguna de Los 3. O dia que tiver previsão de menor nebulosidade, aproveite!

25/10: Eu recomendo fortemente que faça o Glaciar Huemul. Falando em beleza cênica, ele não fica muito atrás da Laguna de los 3 não, e a trilha é um espetáculo a parte. Como o Alan falou, a estrada que leva até o Glaciar é de rípio e não é das melhores condições. Valeria a pena cotar um transfer, pois eles costumam sair às 9 e retornar às 15hrs. Daí você fica mais esse dia em Chaltén e volta para Calafate no dia seguinte de manhã.

Em relação às que você perguntou acima, eu acho essencial um conjunto de segunda pele, que provavelmente você vai usar todos os dias em todas as trilhas. Ocupa pouco espaço e ajuda a manter o corpo aquecido. As botas de trekking da Decathlon costumam dar conta. Na época, comprei uma da Vento e me atendeu bem (mas ela é pesada - talvez as da Decathlon sejam melhores nesse aspecto).

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.