Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Dicas para primeira viagem internacional sozinho?

Postado
  • Membros

Fala pessoal! Tudo bem?

Estou planejando minha primeira viagem sozinho e escolhi Paris para março de 2027. Estou bem animado, mas também um pouco apreensivo porque será minha primeira experiência viajando solo e eu não falo inglês nem francês 😅

Queria muito dicas de quem já passou por isso ou conhece a cidade.
Tenho algumas dúvidas:

• É tranquilo se virar em Paris usando tradutor?

• O transporte público é fácil para turista?

• Quais bairros vocês recomendam para se hospedar com segurança e bom custo-benefo?

• Vale mais a pena hotel, hostel ou Airbnb para quem vai sozinho?

• Como foi a experiência de vocês conhecendo pessoas durante a viagem?

• Tem algum golpe ou situação que eu precise ficar atento?

• Março é uma boa época para conhecer a cidade?

Também aceito dicas gerais para primeira viagem internacional sozinho: imigração, internet, dinheiro/cartão, apps essenciais, etc.

A ideia é fazer uma viagem mais tranquila, conhecer os pontos turísticos, cafés, andar bastante pela cidade e aproveitar a experiência.

Obrigado desde já 🙏

Featured Replies

Postado
  • Membros

Amo Paris, estive 4 vezes lá, porém falo línguas estrangeiras.Sem falar,não recomendo, mas sim aprender o básico ao menos, pois eles não entendem o português e a maioria nem entende espanhol. Março para mim é péssimo, chove e faz frio Estive em Marseille,por exemplo, em abril do ano passado,fazia 6 graus. Tem que reformar todo o seu pensamento na minha opinião.

Postado
  • Membros

Olá @Acilon Ramos, seja bem-vindo ao fórum.

Parabéns pela decisão. Viajar sozinho é algo muito gratificante. Fiz isso durante muito tempo em minha vida e foi muito bom.

Não se preocupe com o idioma. Não é porque está num lugar que não conhece o idioma que não irá se virar. Se fosse há 40 anos atrás, a história seria outra. Hoje... Google translator resolve tudo ) Simplesmente digite o que quer e mostre a tela com a tradução, simples assim (fiz isso no Camboja há coisa de 2 meses afinal, não falo Khmer). Outra coisa que também ajuda chama-se "dedo". Aponte para o que quer, mostre quanto quer e resolvido. A esposa de um amigo que nunca falou nada além de português sempre disse que "um dedo e um cartão de crédito resolvem qualquer perrengue".

Sobre Paris, vou responder na mesma ordem de suas perguntas:

1. Sim, é tranquilo. Como disse acima, mostre o que quer usando o tradutor ou o dedo e resolvido. Nem precisa abrir a boca (já pensou como mudo viaja? Pois é...)

2. Sim, é fácil. Em todas as estações de metrô tem mapas indicando as linhas. Porém sugiro que instale o Citymapper (https://citymapper.com/paris) ou o Ratp (https://www.ratp.fr/en) em seu celular. Ajudará caso tenha alguma linha em obra ou parada (o que é comum).

3. Evite locais próximos das principais estações de trem (Nord, Lyon, Est, etc). Como em toda grande cidade, normalmente próximo das estações, a muvuca é grande. Particularmente não sigo muito esta regra pois a maior parte das vezes fico num Ibis do lado da Nord por conveniência mas não é um lugar, digamos, agradável. O melhor custo/benefício é fora de Paris, ou seja, na região metropolitana. Paris é uma cidade cara mas é... Paris. Abra o Booking, Airbnb ou qualquer coisa e veja o que encontra. Volte aqui e podemos ajudá-lo dentro de seu orçamento. Mas se quiser, pode ficar no Ritz sem culpa nenhuma 😁

4. Com certeza hostel. Paga muito menos, tem convívio com outras pessoas de outras culturas e estará melhor localizado.

5. Essa eu pulo. Faz tempo que não faço isso.

6. Claro que tem. Jogo de tampinha, batedor de carteira, guia turístico falso, pode escolher. Fique atento como se estivesse andando no centro de São Paulo, no Rio ou em Salvador. A mesma precaução que tem em grandes cidades é o que precisa ter. Fora isso, a cidade é muito menos violenta, tenha certeza.

7. Paris não tem época meu caro. Se estiver caindo canivete aberto, arrume um guarda-chuva de metal e saia para a rua. Ela é sensacional em todas as épocas do ano e em qualquer clima, até mesmo quando está um calor dos infernos. Março começa a primavera e certamente é uma época gostosa; pouco turista (se é possível dizer isso de Paris), preços menos caros, sem calor infernal e sem frio de rasgar a pele. Nem pense que é época boa ou não. Só vá!

Agora, sobre as dicas para "viajante de primeira viagem".

• Imigração: passagem de saída obrigatória. Não precisa imprimir e tampouco ser de volta para o Brasil. Se for de lá para Londres, está valendo. Na imigração vão pegar seus dedinhos, tirar fotinha e tals. Coisa padrão. Como você não fala lhufas de nada, se for necessário o agente arruma um tradutor para se comunicar contigo e normalmente eles pedem para alguém da fila ajudar (já que está com trocentos brasileiros chegando no mesmo voo e alguém fala algo que ele entende). Nada de medo, tu é turista e não ladrão.

• Dinheiro/cartão: dinheiro quase não se usa, tudo é cartão contactless. Visa/Mastercard até na barraquinha da esquina. Wise, Nubank, N26, Nomad, tudo isso funciona 100% Leve algum para trocar em Euros caso queira pagar tipo, 2 euros numa baguete. Fora isso, não se preocupe. Ahhh, carteira no bolso da frente, "táokei"? E não precisa sair do hostel com seu passaporte. Deixe-o muvucado dentro da mochila ou leve contigo se não tiver um locker no hostel, mas tome cuidado com ele. Se perder ou roubarem... isso dá uma dor de cabeça daquelas.

• Internet.. pública a rodo pela cidade e claro, 5G em tudo que é canto. Se não tem plano no Brasil de roaming internacional que valha a pena em matéria de custo, usar na França, arrume um eSim da Maya, Ailaro ou qualquer outra. Compre pelo tempo que vai ficar lá e está beleza. Faça o download dos mapas e traduções em seu celular para poder usar offiline sem depender de internet. Se precisar, entre num McDonald's ou Starbuck e use wifi de lá.

• App essenciais, os padrão de sempre (tradutor, mapa, navegador, etc) e para o transporte público, os indicados acima.

Finalmente, prepare-se para andar. A cidade é grande, tem muito para ver, muito para se perder. Ande ande ande ande e quando cansar, ande tudo de volta. É realmente um lugar muito bacana.

Prepare o bolso também. Um café "na esquina" vai te custar 15 reais fácil (só o café) mas não se assuste. Dizem que "quem converte não se diverte", então... )

Precisando de mais ajuda, volte aqui.

Editado por pmichelazzo

Postado
  • Membros

Estive em Paris em SET/2023. Vou falar o que eu sei:

• É tranquilo se virar em Paris usando tradutor?
    Não posso opinar pq não usei.

• O transporte público é fácil para turista?
    É de boa! Compramos o cartão NAVIGO, que dá pra usar em metrô e ônibus. O cartão custa €2 e se comprar 10 passagens paga €18,90 (ao invés de €23)

• Quais bairros vocês recomendam para se hospedar com segurança e bom custo-benefo?

Ficamos no 11º arrondissement, ao lado do metro Charonne. Super tranquilo! Procure ficar em bairros não tão distantes do centro para não perder muito tempo de deslocamento.

• Vale mais a pena hotel, hostel ou Airbnb para quem vai sozinho?
    Isso vai depender do seu orçamento. Hotel é mais caro, mas geralmente oferece café da manhã. Hostel é mais barato e geralmente não oferece nenhuma refeição, então procure um que tenha cozinha para poder preparar sua comida. AirBNB vale a pena se tb tiver cozinha e vc estiver disposto a, no mínimo, preparar café da manhã e jantar.

• Como foi a experiência de vocês conhecendo pessoas durante a viagem?

Fiquei em AirBNB com minha namorada, então não tivemos muita chance de conhecer pessoas.

• Tem algum golpe ou situação que eu precise ficar atento?
    Sempre tem! O mais comum é aquele que chegam pra vc oferecendo uma pulseira, falando que é presente. Assim que vc coloca a pulseira eles te cobram.

• Março é uma boa época para conhecer a cidade?
    Creio que sim. Final de inverno e começo de primavera.

Escrevi mais nesse relato aqui:

Editado por anselmoportes

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.