Ir para conteúdo

Calça para a Patagônia


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

Tenho dado uma pesquisada sobre as vestimentas que vou levar para a Patagônia no fim do ano. Vou ficar quase um mês em Torres del Paine e depois pretendo conhecer outros lugares, desde Ushuaia até o Perito Moreno ... e estava pensando em que tipo de calça iria levar!

 

Vi que o fundamental é uma impermeável (visto que vou passar em várias trilhas que cruzam rios) e corta-vento, aliadas à uma segunda pele que já possuo. Porém, não possuo uma calça que aguente o tranco da viagem. Queria algo leve e resistente, deixaria a segunda pele me esquentar, por isso pensei nesse artigo:

 

http://www.arcoeflecha.com.br/p-1034-Calca-Climatic-Impermeavel--Trilhas-e-Rumos.html

 

Parece boa, resistente e até que não achei muito cara para um produto vendido no Brasil ... vocês acham que essa vale a pena? Vale lembrar que tenho um amigo nos EUA por mais uma semana que me disse que traria algo de lá se eu quisesse, e que eu vou começar a viagem por Bs As e ir descendo de carona, então poderia deixar pra comprar no caminho e aguentar com a de pijama até lá (moletom com elástico na perna e na cintura).

 

Agradeço de antemão!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
................................Vi que o fundamental é uma impermeável (visto que vou passar em várias trilhas que cruzam rios) e corta-vento, aliadas à uma segunda pele que já possuo....................

Se você vai cruzar um rio por dentro dele não tem como não se molhar. As calças impermeáveis servem pra cortar o vento e contra chuva. Compre uma respirável, senão o suor vai te molhar do mesmo jeito... apesar de que ainda não vi uma calça que respire o suficiente pra não se molhar com o suor.

Pra caminhar prefiro usar uma calça de "tactel" (não sei o nome correto do tecido) ou mesmo estas da T&R, Curtlo, etc... só não pode ser de algodão. Elas molham mas secam rápido, e não prendem o movimento molhada.

Dá uma lida no tutorial feito pelo LeoRJ sobre se vestir em camadas:

:arrow:http://www.mochileiros.com/como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que exagerei! Não quis dizer atravessar um rio mesmo hehe, mas sim, no caso de cruzar riachos ou sequer fios d'água proveniente de chuvas, eu não gostaria de ficar na mão por ter uma calça molhada por longos intervalos de tempo ou ter que esperar esse fio d'água morrer ... a questão do suor pode ser amenizada com o uso de uma segunda pele, não? Para que ela segure o suor e não fique escorrendo e tudo o mais ...

 

Tenho uma calça de tactel, secagem rápida, porém é praticamente inútil em caso de vento ... acredito que só ela e uma segunda pele não dariam conta do recado! Você viu o link que eu postei? Acha que é muito exagero para uma calça?

 

Já vi o tutorial das camadas, o que me preocupa é colocar uma calça de fleece por baixo da impermeável e ainda assim molhar ela caso precise cruzar algum riacho ou algo assim ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Quando estive na Patagônia no fim do ano passado, eu usei sempre uma calça segunda pele e uma calça impermeável da Quechua que paguei na época uns R$150 e que foi um ótimo investimento na minha opinião.

 

Até cheguei a levar na mochila uma calça fleece mas ela voltou como foi... nunca cheguei a passar frio a ponto de precisar usá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fernando, não vi o link, aqui não abre (restrições).

Mas sendo uma calça T&R se for impermeável tu vai suar. Se for de tecido normal tudo bem, mas não protege do vento/chuva.

A segunda pele só funciona se a calça for respirável, ela "expulsa" o suor pra fora, pra não ficar em contato com a pele. Mas se a calça não for respirável como expulsar suor?

Na travessia de rios ou você tira a roupa ou vai molhá-la, não importa qual seja.

Aqui no fórum tem vários sobre a patagônia, dá uma pesquisada. O pessoal costuma relatar o que vestiu, o que comeu, etc... dá pra ter uma base bem legal do que precisa e o que não precisa, como comentou o José.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu recomendo usar a Calça Trekking da Solo. Ela é de pliamida ripstop, muito resistente, seca rápido, e leve.

Comprei em Ushuaia uma calça impermeavel, com forro. Paguei 50 reais. Nunca uso só ela, quando chove, coloco por cima da calça trekking normal. Assim não soa. :)

Umas duas calças bermudas de ripstop é o suficiente. Mais uma impermeável, e ainda a segunda pele. Qualquer dúvida estou aí pra ajudar. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu achei a da Solo por cerca de 170 reais no ArcoeFlecha ... esse preço tá razoável? Ela é de poliamida ripstop vc falou né? É portanto respirável, certo? Será que é exagero comprar uma impermeável tendo comprado essa?

Acho que vou seguir a recomendação do gumamanske e comprar uma impermeável por lá, parece sair bem mais em conta!

Vocês acham que dá pra chegar em Bs As ou Bariloche, ou quem sabe até El Calafate sem uma calça dessas melhores, só uma convencional de fleece ou tactel? Gostaria de saber porque se der, aguento o frio e deixo pra comprar esses equips por lá!

 

http://www.arcoeflecha.com.br/p-6143-Calca-Bermuda-Trekking-Masculina--Solo.html

http://www.casadepedra.com.br/products/showcase/03097/calca_bermuda_solo_trekking_masc..html

 

E obrigado pelas respostas, eu acreditava que uma calça impermeável era mais importante do que tudo, mas nunca havia parado pra pensar no fato da transpiração não ter por onde fugir! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dá pra chegar lá sem calça impermeável, pois como já foi dito, ela é p/ proteção de chuva e/ou vento. Se estiver frio usa a segunda pele e a calça da Solo.

Uma calça/bermuda Solo, uma calça de fleece, segunda pele e uma impermeável tá bem legal, dá pra usar uma, duas ou as três juntas, dependendo da temperatura. Talvez a de fleece seja exagero, mas vai do frio que cada um sente, e do frio que você irá pegar por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Fernando!

 

O soft shell é um tecido composto à base de poliester, elastano e poliuretano altamente respirável e com alto grau de resistência à água (não é a mesma coisa que impermeável) mas algumas marcas associam a este tecido um tratamento hidrorrepelente que lhe confere impermeabilidade. Nunca tive qualquer produto com esta tecnologia mas já vi relatos em sites estrangeiros que lhe atribuem ótimas avaliações. Normalmente este tipo de membrana é bem mais cara que as demais aplicadas em vestuário.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...