Ir para conteúdo

Relato de quem cai da moto no meio de uma uma viagem ao Ushuaia


Posts Recomendados

  • Membros

Eduardo,

 

Ja estou com tnr 250 a 30 dias, fui a SP (a 600 km), tenho andado bastante em estradas sem pavimentacao e esses dias peguei uns 50 km de muito barro.

 

Antes de comprar a tnr 250 ande nela e em uma honda xr 300, hoje depois de conhecer melhor a tnr, teria tentado mudar a escolha de meus companheiros de viagem.

 

Nao gostei da suspencao da tnr em estradas sem pavimentos e estrada com asfalto ruim, banco duro, freio ruim, qualidade duvidosa das peças, etc...

 

A peq diferenca a + cc e maior torque da XR, faz diferenca carregando bagagem e em ultrapassagens...

 

Qto a questao da passagem do Darien Gap, se tiver com pressa, opte por levar a moto pela Air Cargo Pack de Bogota ate a Cidade do Panama (aeroporto PTY), os voos de carga saem as segundas, quartas, quintas e sextas as 22:00 (horario da Colombia), o voo dura em media 60 minutos e o custo deve ser algo como US$750/800, mais uns US$ 250 para sua passagem se vc conseguir ir junto com o aviao de cargo ou uns US$ 320 por outras cias aereas. Geralmente o frete tem q ser pago em dinheiro.

www.aircargopack.com

 

Fiz uma pequena lista de peças de desgaste/troca, esta lista serve para qualquer moto.

Kit corao/corrente/pinhao

2 pares de pastilha de freio dianteiro e traseira

camara de ar dianteira e traseira, espatulas e bomba de ar

conjunto manete e manicoto de embreagem, manete de freio.

filtros de oleo para trocas conf km q vai andar

vela

lampada farol, pisca, freio/lanterna

cabo acelerador e embreagem

 

2 m de fio grosso para fazer uma ponte entre baterias

1 m de mangueira transparente para tranf de combustivel

3 m de corda fina de nylon para rebocar/amarrar se necessario

 

Se precisar tambem fiz uma lista de acessorios para tnr 250, esta semana tem uma empresa desenvolvendo os suportes para alforges de aluminio para moto.

https://sites.google.com/a/bonier.com.br/bonier/motocicletas/alforjes-em-aluminio

 

Coloca ai seus conselhos e duvidas, vamos conversando, legal q vc estara antes q eu na estrada, vou acompanhar ansioso sua viagem.

 

Boa viagem sempre !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 127
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Pois é Robram agora tu e mais 4 camaradas conseguiram me deixar com uma pulga atrás da orelha.

 

Tu não é o primeiro que me fala da Tenere e fala para eu rever minha escolha, pois na verdade a única falha que achei na XRE é o tanque, mas nada como um galão extra.

 

Pois é vou fazer como tu disse e dar uma volta na XRE pois andei na Tenere e achei a relação meio dura, mas.........Olha essa o vendedor na Yamaha disse que a relação fica mais suave com o usar da moto.........não sei quem ele queria enganar.

 

E como vou acampar, vou levar um peso extra, nada de mais, mas extra, alem de levar o Saulo na Garupa, heheheheheheheh

 

Quanto ao Darien Gap, que saco não ter uma ligação entre os países, por estrada, bom dizem que existe, mas não aconselham. Pressa eu não tenho tanto que por onde vou passar dependendo do lugar ou passo chutado ou fico mais uns dias se valer a pena. A idéia é gastar pouco nesta passagem, e parece que usar os veleiros é mais barato, na verdade das horas que passo pesquisando na internet o Darien Gap me toma 50% do meu tempo.

 

Cara da uma olhada neste Blog, e confere a passagem deles por alguns países, e estou tentendo entender essa burocracia da Importação, se não me engano foi em el salvador que eles tiveram um probleminha, mas nada de mais. Se não me engano esta postado no Mês de julho. Alguns relatos deles estão sendo de grande ajuda.

 

http://walterula.blogspot.com/2011_07_01_archive.html

 

Estou acho eu na parte mais empolgante da viagem, equipamentos, roteiros, ler relatos de outros motociclistas, etc.O corpo esta aqui mas a alma já entrou na estrada.

 

Um abraço.

 

Quando tu sai? Vai por Salta?

 

Um abraço.

 

Ops já ia esquecendo, tu acha que tem que fazer alguma mudança na moto para enfrentar as altitudes ?

 

E tu Saulo, já comprou tua moto nova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eduardo,

 

Eu nao tenho mais como voltar atras, vou ter q ir d tnr mesmo, de repente vc gosta, mas nao compre sem testar a xre.

 

Eu saio no dia 25 de dezembro, sim vamos passar por Salta, pq vou para SP Atacama pelo Paso Sico (estrada de terra).

 

Como a moto tem injecao de combustivel, nao ha necessidade de nenhum preparo para andar em altitude, e alem do mais, em toda viagem as maiores altitudes serao logo entre a Argentina e Chile. (a diferenca q a moto sente em altitude é maior consumo e perda de potencia).

 

Abraço.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Robram, blz ?

 

Dá uma passada numa concessionária (de confiança) Yamaha e pede para verem a suspa dianteira, tá tendo "recall branco" dela.... se estiver fazendo barulho de carroça, infelizmente a sua foi sorteada.

 

Freio borrachudo da Yamaha é meio característica, uma coisa que ajudou na minha é ter trocado por mangueira de aeroquip, ,dá uma busca por um RenatoSBC nos fóruns de moto, pode procurar o cara é recomendadíssimo (aliás foi dele que comprei a do Freio Dianteiro) e posso falar tranquilamente a moto muda muito, mas isso foi no meu caso, tem que ver o seu gosto, realmente nesse ponto as motos da Honda são bem melhores, o freio da Honda não é tão borrachudo.

 

Eu uso um banco do Kendy bancos ali na General Osório na Fazer e não reclamo mais de banco ruim, mas banco em moto "mais trail" é isso aí, só trocando mesmo, seja qual moto for, dá uma busca também no site da Êre Bancos.

 

A XRE300 tem vários problemas também, não é só o tanque, dá uma busca nos fóruns específicos que vcs. vão encontrar.

 

Eu, sinceramente, tenho procurado já há algum tempo uma substituta para a minha moto, infelizmente cada vez mais eu vejo que não tenho muita opção, talvez trocar por uma mais nova e só...... mas, daí é trocar 6 por 1/2 dúzia, ou seja, acabar ficando com ela mesma é o que vai acabar acontecendo.....

 

No mais, boa sorte no planejamento da viagens de vcs.

 

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Eduardo, blz ?

 

Cara, eu imagino que o Darien Gap esteja te encantando, mas conselho de amigo, não pense em atravessá-lo por terra, fora o trabalho imenso que vai ter para fazer isso (barcos, ajudantes, cordas, etc.) que vai ter, ainda corre o risco de ter problemas com as FARCs.

 

Já li relato "Gringo" comentando que dois motociclistas russos foram mortos tentando atravessar ali.

 

Também já li relato de um mexicano doido que já rodou muito, que fez a travessia, tinha problemas GIGANTESCOS com insetos, desde mosquitos até formigas.....

 

A travessia dele e da moto, preciso de muuuuuuuita ajuda para acontecer, acho que foram 10 pessoas para ajudar a acontecer e mesmo assim demorou vários dias........

 

Também já li relato de um Europeu (infelizmente não me recordo a nacionalidade dele) que só conseguiu atravessar na base da machadada......

 

O cara que fez o relato "DaQuintaparaasNove", saindo da Quinta Avenida em Ny chegando na Nove de Julho em Ribeirão Preto (ou será que era SJ do Rio Preto), foi até o final da estrada no Panamá, teve que assinar termo de responsabilidade para conseguir chegar lá, TODOS, falaram para ele que era MUITO ARRISCADO.

 

Amigo, Mototurismo é diferente de MotoAventura..... Mototurismo vc faz TUDO o que é possível fazer, com a margem de segurança que é NECESSÁRIA ter.

 

Motoaventura é basicamente uma AVENTURA mesmo.....

 

Claro, tem gente que não gosta, e tem AVENTUREIRO que se arrisca mesmo, tem sua margem de sucesso, como tem a sua margem de RISCOS, mas daí é algo muito pessoal de cada um..... e no MEU caso, eu sou bem consciente de onde vem o meu limite.

 

VCs. estão pensando em chegar no Alaska em Fevereiro ??? Será que não é cedo demais ??? Tenho lido relatos de gente que tem chego lá mais para Maio e tem tido problemas com o FRIO.

 

No mais, boa sorte no planejamento .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Amigos

 

O Darien Gap é um trecho de selva patanoso de cerca de 400 km. Os primeiros veículos a fazerem este percurso de cerca de 400 km foram duas Range Rover, no ano de 1972, na expedição Trans-Americana, comandada pelo exército britânico, percorrendo por terra do Alasca á Terra do Fogo. Acho que esta travessia está mais para uma prova do Camel Trophy.

 

Neste site tem algumas histórinhas sobre esta região : http://www.outbackofbeyond.com/guide.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai pessoal!

 

Primeiro como estou estudando o Darien Gap, o certo é que não vai ser andando. Fiquem tranquilos.

 

Valeu Beier pelo link, as histórias são bem interessantes, pois é o Darien Gap deixa a galera com uma sensação estranha de aventura.......vamos ver se nestas conversas o Saulo pega a estrada denovo com a gente.

 

Quanto ao quesito motos, ai vai meu relato. Realmente a XRE é mais confortavel, tem uma resposta boa nas ultrapassagens e parece que deve manter o desempenho com carga, mas pesquisando muito, em vários fóruns constatei que o pessoal reclama da bomba de combustível e um vazamento de óleo que ocorre na XRE. Em contra partida, apesar da Tenere ser um pouco dura em pavimentos irregulares, achei boa ao dirigir, o motor é o mesmo da Lander e da Fazer sem muitos relatos de problemas o mesmo não se pode dizer do motor da XRE que parece ter alguns problemas para serem resolvidos, e problemas que apareceram com menos de 1000KM, imagina estes problemas no meio da estrada. Na real nesta faixa de preço não temos muita escolha.............ou Tenere tanque com 16 litros, podendo rodar 460km ou XRE Freios melhores, motor com 50cc a mais mas com um problema na bomba de combustivel que não é admitido pela Honda e que tem autonomia no minimo 100km a menos? Pois é ai que mora a dúvida...........Gostaria de estar que nem o Saulo, a nova Tenere 660 0u a Gs 650???? hehehehehe

 

Uma coisa é certa para quem for viajar no fim do ano vai saber se minha escolha foi a ideal.........

 

A lista de ferramentas e acessórios é bem interessante Robran, vou usar tua lista como base, estou fazendo um roteiro de no mínimo 500 km por dia, dentro destes 500km estou sinalizando tudo que possa usar em uma viagem, desde primeiro socorro, oficinas, postos de gasolina, pousadas, campings, possíveis paradas para conhecer lugares e tirar fotos,etc. No que eu comprar a moto abro o link da viagem, preparativos, etc. No quesito segurança, lendo o post do nosso amigo Saulo, botei como iten certo, protetor de coluna, nunca se sabe o que pode acontecer né. Mas que ele fechou o punho em estrada de ripio, isso é certo, heheheheh.

 

Vou usar 3 formas para levar dinheiro.

 

1- O cartão tradicional do banco de débito (mais para emergências) Este tem as taxas de cartão internacional.

2- Cartão Visa Travel Money..............Da para depositar até se não me engano 10.000,00 dollares, ou seja um grande amigo nas viagens, e usa-lo em todos os lugares que aceitam a bandeira Visa. O que não usar é só resgatar.

3- Dinheiro em espécie, não muito mas o suficiente para o dia a dia.

 

Valeu pelos contatos e links que o pessoal esta disponibilizando, estão sendo de grande ajuda.

 

Outra coisa Robram, minha viagem que fiz pelo Paso del Sico eu entrei numa roubada, minha moto quebrou logo depois da primeira duana no lado chileno, os guardas da fronteira se recusaram a me ajudar, e ficaram brabos por eu ter estragado a moto no lado chileno e não no lado argentino. O que me salvou foi o seguro que fiz pela HDI, pagou 1.000,00 dollares de hotel (o hotel era credenciado deles), 800 km de guincho e 300 dollares do concerto da moto. Não tive gasto nenhum. Só tive que ficar 2 semanas em Calama. Outra coisa, como no lado chileno tem 2 aduanas uma na cordilheira e outra perto de San pedro de Atacama, quando eu passei pela segunda as 8 da noite estava fechada, não pensei duas vezes toquei o barco, na saída do chile me compliquei pois não tinha o carimbo de entrada desta bendita segunda duana. Muitos já relataram este problema nos foruns, duas duanas e tem que ter os dois carimbos.

 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
E ai pessoal!

 

 

 

Valeu Beier pelo link, as histórias são bem interessantes, pois é o Darien Gap deixa a galera com uma sensação estranha de aventura.......vamos ver se nestas conversas o Saulo pega a estrada denovo com a gente.

 

Quanto ao quesito motos, ai vai meu relato. Realmente a XRE é mais confortavel, tem uma resposta boa nas ultrapassagens e parece que deve manter o desempenho com carga, mas pesquisando muito, em vários fóruns constatei que o pessoal reclama da bomba de combustível e um vazamento de óleo que ocorre na XRE. Em contra partida, apesar da Tenere ser um pouco dura em pavimentos irregulares, achei boa ao dirigir, o motor é o mesmo da Lander e da Fazer sem muitos relatos de problemas o mesmo não se pode dizer do motor da XRE que parece ter alguns problemas para serem resolvidos, e problemas que apareceram com menos de 1000KM, imagina estes problemas no meio da estrada. Na real nesta faixa de preço não temos muita escolha.............ou Tenere tanque com 16 litros, podendo rodar 460km ou XRE Freios melhores, motor com 50cc a mais mas com um problema na bomba de combustivel que não é admitido pela Honda e que tem autonomia no minimo 100km a menos? Pois é ai que mora a dúvida...........Gostaria de estar que nem o Saulo, a nova Tenere 660 0u a Gs 650???? hehehehehe

 

Uma coisa é certa para quem for viajar no fim do ano vai saber se minha escolha foi a ideal.........

 

 

Abraços a todos.

 

Eduardo

 

Quanto a escolha da Moto, vai lá, e pega logo essa Tenere!!!! Essa trip que você vai fazer tem cara de Tenere, Sem contar que é uma Moto economica, Leve, Confiavel ..Lembre-se que ela é uma Irmã da Lander. só por isso já fechava o olho e ia de Tenere, gosto daquele parabrisa e da proteção que ele traz.

 

Quanto a XRE, De cara na gostei, Pra mim ela ja nasceu sem personalidade e se eu fosse a BMW Processaria a Honda por Plagio, Sem contar os inumeros relatos de problemas com essa Moto, que era para ser a melhor da categoria, afinal ela veio para subistituir a Tornado, e por falar em Tornado que saudades da minha.

 

Estou Relatando uma das viagens que fiz com a Tornado ao Pacifico Da uma olhada nesse Link, e depois você me fala da preparação? http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=35534&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa essa Saulo!!!!!!! Para de falar e compra logo essa Tenere....heheheheheheheh.

 

Estou ligado, como disse a XRE é boa de andar, mas não confio neste motor.

 

E a Tenere ahhhhhhh a Tenere, é o contrario, feia de bunda bonita de cara.........Semana que vem é o casamento........

 

Li teu relato da sua viagem de Tornado, nada como uma boa viagem de moto.

 

Abraços......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia Saulo, cara acabo de ler seu relato, como num livro fui lendo capitulo por capitulo, cheio de detalhes, rico nas minucias, ta de parabens... como na vida nem tudo são flores... mais que bom que ta disposto a seguir em frente, e fazer das vivencias aprendizados para a vida. Sem contar que fica aí a dica para os menos experientes.

Uma coisa me chamou a atençao, tanto nos seus relatos quanto o da galera, pelo menos neste post, falam pouco da marca Honda. É algo expecifico? Tenho uma sahara e sou apaixonado por ela, e pretendo leva-la pra eternidade. O que tem pra falar dela? Rsrsrs... Pretendo fazer uma viagem no final de ano pra Paraguai-Argentina e voltar pelo sul do Brasil, um trajeto pelas missoes jesuitas... tou ainda com umas duvidas que seus relatos ta sanando... mais a frente lhe pergunto se algo tiver...

no mais é isso... e mais uma vez parabens pelos relatos...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...