Ir para conteúdo

Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas


Visitante gabrielfg

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Estou indo pra Espanha em outubro, para ficar 14 meses fazendo uma pós. Pesquisando sobre as formas de levar dinheiro, fiquei com algumas dúvidas.

Primeiro, vocês sabem se o cartão de débito internacional funciona no caso da conta ser poupança? Ou precisa ser conta corrente? Como estou no limbo do pós-formada, não tenho renda pra abrir conta corrente, mas tenho uma poupança. A moça do Santander, que eu estive tentando abrir conta (pensando que facilitaria por ser Espanha) disse não ser possível através da poupança, mas como aqui no interior ninguem entende mto disso eu queria checar com vcs, :), até pq meu cartão da poupança (da Caixa) tem o selo da rede Cirrus atrás. Vou ligar no banco, mas gostaria de saber se alguém já teve essa experiência :P

Segundo, tenho alguns dólares sobrando de uma viagem passada. Vocês acham que vale mais a pena levar tudo em euro, e trocar esses dólares aqui, ou levar metade euro, metade dólar e deixar pra trocar lá? Não tenho ideia de qual cambio seria mais vantajoso nesse caso.

Terceiro, vou ter que abrir uma conta lá pra receber uma bolsa, e pretendo fazer a maioria das movimentações com ela, mas estou decidindo qual seria a melhor opção para os meus pais me enviarem dinheiro daqui, até porque vou precisar ter dinheiro em mãos no primeiro mês. Já fiz o cartão de crédito internacional para compras maiores e vou levar uma quantia em cash, mas gostaria de uma terceira opção. Como não sei se o cartão de débito internacional vai funcionar no meu caso, vocês acham que compensa fazer um VTM? Penso em sacar o valor dele e passar pra conta nacional da Espanha assim que possível.

Obrigada galera! O site é demais, ajuda muito! ( espero que a dúvida esteja no lugar certo :D )

Link para o comentário
  • Respostas 449
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
Olá pessoal,

 

Estou indo pra Espanha em outubro, para ficar 14 meses fazendo uma pós. Pesquisando sobre as formas de levar dinheiro, fiquei com algumas dúvidas.

Primeiro, vocês sabem se o cartão de débito internacional funciona no caso da conta ser poupança? Ou precisa ser conta corrente? Como estou no limbo do pós-formada, não tenho renda pra abrir conta corrente, mas tenho uma poupança. A moça do Santander, que eu estive tentando abrir conta (pensando que facilitaria por ser Espanha) disse não ser possível através da poupança, mas como aqui no interior ninguem entende mto disso eu queria checar com vcs, :), até pq meu cartão da poupança (da Caixa) tem o selo da rede Cirrus atrás. Vou ligar no banco, mas gostaria de saber se alguém já teve essa experiência :P

Segundo, tenho alguns dólares sobrando de uma viagem passada. Vocês acham que vale mais a pena levar tudo em euro, e trocar esses dólares aqui, ou levar metade euro, metade dólar e deixar pra trocar lá? Não tenho ideia de qual cambio seria mais vantajoso nesse caso.

Terceiro, vou ter que abrir uma conta lá pra receber uma bolsa, e pretendo fazer a maioria das movimentações com ela, mas estou decidindo qual seria a melhor opção para os meus pais me enviarem dinheiro daqui, até porque vou precisar ter dinheiro em mãos no primeiro mês. Já fiz o cartão de crédito internacional para compras maiores e vou levar uma quantia em cash, mas gostaria de uma terceira opção. Como não sei se o cartão de débito internacional vai funcionar no meu caso, vocês acham que compensa fazer um VTM? Penso em sacar o valor dele e passar pra conta nacional da Espanha assim que possível.

Obrigada galera! O site é demais, ajuda muito! ( espero que a dúvida esteja no lugar certo :D )

 

bem sobre a caixa economica, eu posso ajudar, ele nao funciona fora do pais, eu tenho a mesma conta q vc (poupanca)e verifiquei em tudo q e lugar... caixa so funciona aq, EUA e japao (mas esses so pra envio de grana pra ca), e isso a conta corrente a poupanca esquece!

 

sobre bancos estrangeiros, sujiro a vc q veja no santander, hsbc, e cit bank (esses 2 ultimos me disseram q nao cobram muitas taxas pra uso fora do pais), talvez vc por terem agencias la fique mais facil de usar, mas e questao de ir e verificar direto no banco, geralmente na secao de cambio eles sabem melhor sobre isso...

 

sobre cambio, bem eu nunca fui a europa, mas por aq o dolar sempre e bem aceito e duvido q la seja diferente, e se vc vender pra comprar euros vc perde na conversao, entao creio q seja mais facil leva-los com vc!

 

sobre o uso do vtm, pro proposito de transferir grana pra espanha de fato e uma boa ideia caso vc nao encontre outra opcao melhor, mas lembre-se q vc perde na cotacao e no valor cobrado por saque, talvez ai seja bem melhor mesmo correr atraz de algum banco em q funcione isso, na minha city eu so fui no itau (nao deu tempo pra verificar as opcoes q eu te falei) mas e sabido q os bancos tendem a te fornecer taxas de cambio melhores...

 

abracos

Noiscasa

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores
Pessoal,

-.....

....

Conclusão que cheguei:

O melhor mesmo é diversificar:

+ levar o dinheiro já cambiado no Brasil do táxi/onibus do aeroporto e do hostel se este não aceitar cartão (pelo menos para 1 ou 2 noites, claro se for possível)

+ Reais ou dólares dependendo do destino (para Buenos Aires e Montevideo, meu próximo destino, servem Reais)

+ Cartão do Banco liberado para saques

+ Cartão de Crédito (que pode ser o mesmo que o do Banco)

+ VTM com o mínimo possível (USD 100). A grande vantagem do VTM é que, estando no exterior, você pode transferir dinheiro para ele através de uma agência de câmbio, além da reposição em 24h. As tarifas são caras mas em uma emergência é válido.

 

Edit: Entrei em contato com algumas agências de câmbio, não é possível transferir o dinheiro direto para o cartão VTM (alguns posts que li me deram essa idéia). Mas é possivel, estando no exterior, transferir do internet baking para um agência, que deposita no VTM pra você. Ainda assim me parece vantagem como reserva de emergência.

 

É isso mesmo. Diversificar as possibilidades e os lugares. Dinheiro em boa quantidade, abaixo explico como carrego.

Muitos lugares no Brasil, e lá fora, não aceitam Cartões em restaurantes, lanchonetes. Sem dinheiro, voce não come...

Cartão de Crédito é uma boa,

TVM só para emergencias, (depositam na sua conta aqui no Brasil).

Cartão (só)de Débito do Banco do Brasil, para sacar o dinheiro local, na Agência da cidade. SE existir, lógico. Banco do Brasil em Santiago é na Av. Apoquindo, 3001, Las Condes, Santiago, Chile, +56 2 336 3001 .

 

COSTUREIRA e FITA CREPE e Mapinha:

- A costureira pega minha calça jeans e "cresce " os bolsos da frente, até o meio da coxa. O bolso fica fundo, difícil perder o dinheiro (bolso raso, dependendo do jeito que senta, pode escorregar e cair), e é mais difícil alguém enfiar a mão sem você ver (lógico que um trombadão enfia e rasga tudo).

Também faço um bolso "dentro da calça", fechado com velcro, na altura superior do cinto !! Substitui o money belt com vantagens.

Vou até usar o moneybelt, na Patagonia, na batata da perna, como o Leo RJ sugere. Não incomoda.

 

FITA CREPE: Divido o dinheiro em partes. O dinheiro miudo fica no fácil. E o dinheiro Grande, pego uma parte, dobro, enrolo com papel ou plastico fino (apenas para a fita crepe não estragar o dinheiro), Faço um "oval" com a fita, a parte grudenta para fora, assim que você dobra o "oval", fica uma fita "dupla face", colo uma face no fundo mais fundo do bolso, e enfio o pacote de dinheiro, com cuidado, e colo o pacote na na face externa da fita.

TEm que pegar a prática de chegar o pacotinho o mais fundo, e depois encostar e colar.

Colo no fundo do bolsinho, e enfio o outro pacote de dinheiro. Colo no moneybelt do pescoço, e coloco outro pacotinho do dinheiro. Escolho um ou mais lugares "secreto", dificil de acessar, atrás dos forros da mala, colo a fita, e depois outro pacote. Mais outro pouquinho na pochete...

Às vezes fica até difícil tirar, e já aconteceu d'eu chegar de volta, e o dinheiro do bolsinho, estar tão colado, e tão fino, no formato da calça, que eu demoro minutos para achar ( o pacotinho "some"), já deu desepero, achando que havia perdido...

 

Prefiro levar o Grosso do dinheiro "no meu corpo", pois se perder a mala... Mas deixo um pouco na Mala, pois se levarem minha roupa...

 

Tem que fazer um Mapinha, pois como já vi relatos aqui, no final da viagem você já não lembra onde está tudo. E como já disse, tem hora que o pacotinho "some" colado.

Pego um papel e esquematizo um desenho com números (valores). Exemplo: 200 + 500 + 400 + 100. Assim eu também sei que gastei aquele pacotinho de 200 pilas. O de 500 já tirei 300, etc. Controlo tudo. :mrgreen:

Link para o comentário
  • Colaboradores

moçada,

 

fui pro Peru ano somente com dolares em cash... foi muito util, mas um inferno de paranoia

Na trip seguinte, fui pro oriente médio, levei uns trocados em dolares e saquei sempre em moeda local. foi a maneira mais infinitamente eficiente do mundo, com otimas taxas como um todo... pretendo repetir nas proximas viagens.

 

a combinacao ideal entao, na minha opiniao:

 

Grana viva: leve em USD ou EUR vivo pelo menos 20% do que vc pretende gastar inicialmente na viagem

 

Cartão de débito: planeje para fazer o mínimo de saques possivel na moeda local (use ateh o maximo se for o caso) dentro do seu budget planejado (80% do teu plano inicial)

 

Cartao de Credito: pra emergencias ou enfiar o pé na jaca além do planejado :mrgreen:

 

pessoalmente, nunca vi vantagem no uso do VTM em relacao ao saque no Cartao de débito (desde que vc nao alucine e nao queira rapar a sua conta ::lol4:: ). tambem nunca usei, entao nao posso opinar!

traveller checks eh coisa da época do Indiana Jones, saiam dessa!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Tenho conta no HSBC, e vi que não tem HSBC na Bolivia...

 

Alguem foi pra lá e levou cartões do HSBC?

Conseguiu sacar dinheiro normalmente nos caixas ATM?

 

Estou levando dinheiro em espécie, mas gostaria de confirmar que é possivel usar o cartão para saques (cartão internacional).

 

Valeu!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Pessoal,

 

Tenho conta no HSBC, e vi que não tem HSBC na Bolivia...

 

Alguem foi pra lá e levou cartões do HSBC?

Conseguiu sacar dinheiro normalmente nos caixas ATM?

 

Estou levando dinheiro em espécie, mas gostaria de confirmar que é possivel usar o cartão para saques (cartão internacional).

 

Valeu!

 

Cara, eu não tenho cartão HSBC e nunca fui a Bolívia, mas se seu cartão for internacional e está liberado para transações internacionais junto ao banco (dá uma ligada ou procura essa opção no atendimento automático) não vejo motivos para não dá certo, funciona com certeza em qualquer ATM, se visa, na rede PLUS, se Master, na rede Cirrus.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Pessoal,

 

Tenho conta no HSBC, e vi que não tem HSBC na Bolivia...

 

Alguem foi pra lá e levou cartões do HSBC?

Conseguiu sacar dinheiro normalmente nos caixas ATM?

 

Estou levando dinheiro em espécie, mas gostaria de confirmar que é possivel usar o cartão para saques (cartão internacional).

 

Valeu!

 

Cara, eu não tenho cartão HSBC e nunca fui a Bolívia, mas se seu cartão for internacional e está liberado para transações internacionais junto ao banco (dá uma ligada ou procura essa opção no atendimento automático) não vejo motivos para não dá certo, funciona com certeza em qualquer ATM, se visa, na rede PLUS, se Master, na rede Cirrus.

 

Voltei agora da Terra do Fogo e Patagonia. Em Punta Arenas, o caixa eletronico não aceitou o Visa do Bradesco, mas aceitou o Credicard da minha cooperativa Sicoob. Em Calafate aceitou normalmente o Visa. Em El Chalten também. Nem sempre o banco local tem os "convenios" que nós esperamos. Leve em especie, e leve também um segundo cartão de saque, descritos aqui no site.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

meu destino é N.Zelândia..

já andei pela parte da NZ no fórum, li bastante coisa aqui e em blogs sobre dinheiro..

 

mas ainda tô com dúvida de qual é a melhor opção de levar grana pra lá..

 

minha conta é no itaú.. voltei da agência agora.. dentre as possibilidades, ofereceram o global travel (pré-pago, que eu não quis mtos detalhes), crédito e débito..

 

crédito tem o iof e o câmbio que importa é o do dia do fechamento da fatura.. eles utilizam o câmbio convencional..

débito tem iof de 0.38%, mas o câmbio é flututante (o tal agio), que deve variar uns r$0,10.. o foda é que nos 2 casos, crédito e débito.. a conversão não é direta em real pra nzd, e sim pra usd.. ah.. e custa r$9 por saque

 

minha dúvida é, querendo levar, por exemplo 6mil reais.. com quais das 3 opções vou gastar menos dinheiro inutil (impostos e taxas)

eu, por enquanto acho que é no débito, mas gostaria da opinião dos demais..

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal, boa noite.

 

Em julho irei para Buenos Aires e Bariloche. Só viajei uma vez para o exterior(Para a Inglaterra em 2009) e fui com um namorado q tinha um limite bom de crédito entao nem me preocupei com cartão e tal. Desta vez, estou pensando em levar o dinheiro para hospedagem e o restante em um VTM. Mas qual a diferença de liberar o cartão do banco para debito no exterior e levar esse VTM?

 

Obrigada!!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...