Ir para conteúdo

Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas


Visitante gabrielfg

Posts Recomendados

  • Membros

Galera, algus comentários...

 

Ainda acho que é mais vantagem levar o dólar cambiado aqui no Brasil mesmo...tá, eu sei q vão falar q é um absurdo o valor, etc... mas é o custo da viagem camarada!

 

Li um post aqui sobre troca de U$ na Bolívia e Peru...REALIDADE!

Eu ao trocar dólar aqui, pedi pra me darem uma parte do valor em notas pequenas, tipo 5 ou 10 U$ pensando em pagar pequenas despesas em dólar p não perder na conversão...Só que CUIDADO !!! NUNCA, NUNCA, NUNCA aceite notas de dólar amassadas, rasgadas, rabiscadas, carimbadas, sujas...etc... É melhor pegar as de U$ 100 mesmo, pq são menos rodadas (mais limpas, etc...Óbvio...já viu nota de 100R$ suja???). No Peru e Bolívia eles NÃO aceitam notas assim...tipo, se a cotação está 2,9 x 1 querem te pagar 2 x 1 ...SÈRIO, não é sacanagem...Consegui a pau e corda, trocar em um Banco em La Paz chamado Banco Ganadeiro...é o único q aceita notas rotas...digamos....mas a taxa é bem pior q a dos cambistas da rua. Outra, não sei pq mas eles tem a mania de pagar cotações diferentes por notas...exemplo: A cotação tá 7,5 x 1, isso na nota de 100 U$ = 750. Se vc dá uma nota de 20 U$, eles querem te pagar 7,3 x 1, dse for de 10 U$, te pagam 7,2 x1 e se for de U$ 1, simplesmente não trocam!!! Dizem q o Banco onde eles repassam, não aceita...vai entender!

 

Vi um cara em Cusco, no Peru na m... pq bloquearam o cartão dele, tentando ligar desesperado p a operadora. E liguem e falem exatamente onde e em que data vão estar, isto 5 DIAS ou menos antes da viagem, se não o sistema (pelo menos o da VISA) ignora se vc ligar c muita antecedência.

 

Se for deixar dinheiro na mochila, deixe em um fundo falso, em 2 lugares diferentes, deixe um pouco no locker, leve a metade c vc em 2 lugares diferentes...etc....espalhe!Até por isso é bom notas de 100 U$, faz pouco volume. Não é tão fácil assim sacar grana no exterior, só nas capitais e cidades bem grandes.

 

Nunca troque grana no Aeroporto, a taxa de câmbio é Péssima! Na Argentina o melhor câmbio é o Banco Piano (em frente ao tal afamado câmbio América). Os comerciantes de BAs trocam lá. Realmente me pagaram muuuuuito melhor q o BB e o tal América.

 

Pra galera q mora no RS e vai fazer comprinhas em Riveira, Chuy, etc....vai uma dica q vou utilizar agora; vou viajar em 4 Jan 2011 pro exterior (Equador e Colômbia). Em POA estão cobrando mais ou menos 1,88 a taxa do U$ (turismo). Como vou passar dia 31 Dez por Chuy mesmo (vou acampar no Parque Santa Teresa no Uruguai), vou levar a grana da viagem e trocar por U$ lá...Os caras estão trocando a 1,78 !!! Sem taxas ou impostos. Fica a dica...Vou trocar U$ 2000 e nessa brincadeira são 200 R$ de diferença ! Abraço e espero ter ajudado.

Link para o comentário
  • Respostas 449
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Bom pessoal, fui para o Uruguai e Argentina fazendo o "mix" que eu já tinha descrito no meu post anterior (basicamente, cartões para saque em conta, USD para o hotel que tinha o preço dado em USD, R$ 300 e VTM para emergências e 50 pesos argentinos. O resultado foi o seguinte:

Saque em conta corrente com VISA:

Uruguai:

Para sacar 4.000 Pesos Uruguaios, paguei 59 pesos para a rede, portanto o saque acabou sendo de 4.059 pesos.

O BB cobrou certinho: 2,5% do saque + USD 2,50. A discriminação veio na fatura, como se eu tivesse feito um saque em dinheiro do cartão mas pago da conta corrente no mesmo dia (portanto sem juros). Da conta corrente foi debitado apenas o valor total R$ 367,81.

 

Argentina:

O Saque com VISA não funcionou em uma máquina da rede "BANELCO". Gostaria de tentar em outra rede a título de informação pois já tinha sacado com sucesso no MASTERCARD, mas infelizmente roubaram minha carteira com cartão no metrô e não deu. Eu li em algum lugar que nessa rede não funcionava, teria que ser da rede plus.

 

Saque em conta corrente com MASTERCARD:

Uruguai:

Não testei, como o primeiro saque com VISA já foi suficiente para minhas despesas.

 

Argentina:

Saquei 1.000 pesos argentinos (este era o limite por saque). A rede cobrou uma taxa de 16 pesos argentinos (portanto é como se eu tivesse sacado 1.016 ARG)

O BB cobrou novamente certinho, USD 2,5 de tarifa (R$ 4,46) e 2.5% do valor do saque (R$ 11,52), só que dessa vez veio descriminado no extrato da conta corrente. Taxa de conversão: 1 Real = 2,20 ARGs (+ taxas do BB).

Com o roubo, tive que fazer mais um saque no Master mesmo e as taxas foram semelhantes as descritas acima.

 

VTM:

Não precisei usar. Foi e voltou com USD 50.

 

Reais

Usei para pagar um almoço em Colonia del Sacramiento, trocar por 40 Pesos argentinos em uma casa de cambio na rodoviária de Colônia e trocar um pouquinho que faltava para completar a taxa de bagagem da pluna.

 

Cartão de Crédito

Usei para pagar compras e também passagem para Colônia. Foi cobrada na fatura uma taxa de 2,5%. Funcionou sem problemas, mas foi necessário assinar a fatura mesmo em cartões com chip.

 

Conclusão:

A estratégia foi perfeita para mim. Em termos monetários, teria obtido mais pesos argentinos com a mesma quantidade de reais se levasse dinheiro vivo para trocar nas casas de câmbio argentinas, que estavam pagando até ARG 2,29 por R$. Mas acredito que a segurança de não andar com dinheiro, a ausencia de risco de notas falsas e não precisar perder tempo indo em casa de cambio compensam essa pequena diferença.

 

Outro detalhe é que as máquinas "engolem" o cartão e posteriormente "cospem" (no Brasil havia máquinas assim no passado, mas faz tempo que não vejo uma). Pode ser um problema se a máquina engolir e gostar do sabor ::lol4:: Então é melhor ter 2 cartões de bandeiras diferentes (como eu fiz, até pq o BB não cobra pela bandeira adicional). Quando cancelei o cartão VISA após o roubo, me informaram tb que poderia solicitar um cartão provisório que ficava pronto em 24h.

 

Tudo depende de para onde você vai: se fossem outros países da américa do sul, não levaria R$ mas sim USD, com a intenção de usar somente como contingência. Se fosse para cidades pequenas, não deixaria para sacar nelas, faria o saque em uma cidade maior antes, ou na falta de opção, levaria USD para cambiar.

 

Aprendi que planejar como irá fazer com dinheiro faz parte do planejamento da viagem, e esse não pode ser ignorado.

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Colaboradores

Gente, é claro que levar dolar e cambiar no local é o melhor a se fazer....... isso comprovei na trip em Peru e Bolívia.

 

Aliás, qualquer um sabe que isso é o mais vantajoso. Um amigo que conheci aqui no mochileiros e fez parte da trip comigo levou EUROS e um VTM. Teve algumas dificuldades com o VTM e o Euro estava muito baixo na época.... bom, conselho:

 

>>> Levem DOLAR, as tradicionais VERDINHAS!!! Todos ficam loucos por elas e vc com ela na mão tem o poder de negociar o cambio também, esqueceram de comentar isso....,

 

Algumas fronteiras como por exemplo na Venezuela, se consegue cambiar no mercado negro 1 / 7, já em algumas casas de cambio se perde, 1 / 6.

 

O melhor mesmo é levar dindin, dolar.....

 

LEVEI na doleira os meus e trocava aos poucos.

 

O Lance de pegar notas amassadas e com um minimo rasgadinho ou um escritinhho ou pontinho de caneta, EH VERDADE, ELS NAO ACEITAM, pelo menos em PERU E BOLIVIA NAO!!!! Eu tenho uma nota de 5 Dolares até hoje que não aceitaram.... vou scanear e postar p vcs verem, e olha que a nota está novinha.... povo doido.

 

Também no deserto de sal, em Uyuni no centro de Uyuni mesmo fui comprar pilhas e chocolates e o homem da venda veio me dar uma mopeda que parecia que tinha passado no triturador...rsrs, aí eu devolvi e disse a ele que não iria aceitar uma moneda dessas...kkkkkkkkkkkk ele fez uma cara p mim e eu nem liguei...kkkkk fiquei foi rindo dele depois.... devolvi a eles na mesma moeda..kkkkkk

 

Isso aê povo.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Estou confusissíma! ::hein:

 

Uns falam que o VTM só tem a taxa de USD 2,5, outros dizem que tem a taxa de USD 2,50 + um percentual do valor sacado... Alguém que usa/usou recentemente pode por favor me esclarecer este ponto? o que de fato é cobrado? No uso do VTM também existe IOF? É cobrada alguma taxa no pagamento a débito? ou só para saques mesmo? vou pra Argentina e chile, nesses paises o VTM é bem aceito?!

 

Cartão de débito internacional, cada um fala uma coisa também... Alguém com conta no Santander pode informar qual a taxa real cobrada por eles? Tem limite de saque?

 

Obrigadissíma! :D

Link para o comentário
  • Colaboradores
Estou confusissíma! ::hein:

 

Cartão de débito internacional, cada um fala uma coisa também... Alguém com conta no Santander pode informar qual a taxa real cobrada por eles? Tem limite de saque?

 

Obrigadissíma! :D

 

Anne, Nos saques com cartao de debito internacional, duas coisas sao certas: o valor sera convertido pelo cambio comercial e vc pagara o IOF. Em relacao as taxas, isso varia de banco p banco. E nao duvide, q haja diferenca de taxas conforme o tipo de cta do cliente. Por isso, sugiro fortemente q vc consulte o seu banco p saber as taxas praticadas e os limites de saque. Alem disso, verifique se é necessário fazer alguma habilitacao p usar o cartao de debito fora do Brasil.

 

Abs

Link para o comentário
  • Colaboradores

Galera, nao compensa realizar vários saques no cartão.

 

Ou vc compra no Cartão de Crédito ou leva grana viva!!!!!

Imagine se for ficar sacando 50 em 50 dolares direto....irão pagar taxas a todo momento.....

 

Pensem nisso.... levei dinheiro vivo e não tive problemas nenhum....

Sobre o VTM, nem sempre vale a pena, meu amigo levou e teve até p´roblemas p efetuar saques no Peru e Bolivia..... atentem a isso....

Abrs

Link para o comentário
  • Colaboradores
Galera, nao compensa realizar vários saques no cartão.

 

Ou vc compra no Cartão de Crédito ou leva grana viva!!!!!

Imagine se for ficar sacando 50 em 50 dolares direto....irão pagar taxas a todo momento.....

 

Pensem nisso.... levei dinheiro vivo e não tive problemas nenhum....

Sobre o VTM, nem sempre vale a pena, meu amigo levou e teve até p´roblemas p efetuar saques no Peru e Bolivia..... atentem a isso....

Abrs

 

realmente nao compensa fazer varios saques pra pequenos valores, o bom é vc fazer um saque maior que cubra muitas dispesas suas, isso vale pra cartao internacional e pro vtm tambem, mas ao contrario do seu amigo five eu nao tive problemas com ele, onde usava ele funcionava perfeitamente, gostei dele pela facilidade, segurança e pq eu so realizei 2 saques com ele por isso os U$2,50 cobrados em cada um pra mim foi apenas uma taxa de segurança pra nao andar com tanta grana,

 

agora sobre grana viva, é extremamente relativo, muita gente nao tem problemas (leia-se assaltos e roubos), porem se vc so leva essa opçao é muito arriscado pq se acontecer vc dança! tambem é relativo pq os lugares sao + ou - perigosos dependendo de onde vc vai, e relativo pela questao do quanto vc esta ligado pra nao ser assaltado ou roubado,

 

o que vale mesmo é diversificar e pesquisar, levando a grana em cash, e cartoes e pesquisar o quanto ter disponivel nessas opçoes, e por mais que digam q opção A paga menos taxas ou que a opção B tem cotaçao melhor, vcs devem pensar em qual das opçoes vcs teram uma segurança maior pra sua viagem ser mais tranquila!

 

abraços!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...