Ir para conteúdo

Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas


Visitante gabrielfg

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Natalia,

 

A diferença é que o banco te cobra 0.38% sobre o saque + taxa de saque, mas usa o dólar comercial na conversão.

 

O ladrão do VTM te cobra USD 2.50 por saque, maior grana pra converter de dólar para pesos (má fé de verdade) e ainda te cobra o dólar paralelo pra carregar o cartão. É a pior opção possível, embora alguns loucos afirmem ser muito bom.

 

VTM só serve pra quem usará o cartão onde a moeda corrente do país é a mesma carregada anteriormente pelo usuário, mesmo assim é péssimo se comparado a levar dinheiro em espécie.

 

Como seu destino será a Argentina, recomendo levar dólares em espécie e sacar da conta corrente.

 

Sobre liberar o débito, é só entrar com contato com seu bankfone e informar os países que vai utilizá-lo.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • Respostas 449
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Leo!

 

Então, pensei em levar um VTM carregado em pesos! Assim, quando fosse sacar, já sacaria uma boa quantidade para compensar a taxa.Também compensa pela segurança, não??? Também ví que o dinheiro em espécie sai mais caro do que se colocar no cartão;

 

Minha dúvida sobre esse "acionar o débito" é porque quando fui a Inglaterra, não aparecia nem a opção débito. Somente crédito, direto, automático. Mas se houver um jeito de utilizar débito com certeza valeria a pena...

 

Para usar no Duty Free, consigo passar o catão VTM em pesos ou preciso fazer um em dólar? Agora se eu levar o cartão do meu banco, função DÉBITO AUTOMÁTICO

Link para o comentário
  • Membros

Olá novamente pessoal!

 

Tenho mais alguma dúvida! Se alguém puder me ajudar....por favor!

 

Decidi levar meu dinheiro no Visa Traveller Money carregado em Pesos Argentinos. Vocês sabem se aceitam o VTM no duty free??? Li um post de uma menina dizendo que não aceitam cartão de débito por lá....

 

Assim, não preciso levar dólar....apesar de perder um pouco de dinheiro, encaro isso como um pagamento para minha segurança. Afinal gente...o que são 10 pesos por saque??? 5 reais..... O preço p/ não carregar dinheiro espalhado pelo corpo...preocupação para deixar ou não no hotel...Será que não vale pagar um pouquinho mais???

 

 

Bom, se alguém souber responder minha pergunta...me ajude!!

 

Besos (já em clima argentino! haha)

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Povo, estou começando por aqui.

Já li vários Posts e a minha dúvida é a seguinte: Vou para a Bolívia e Perú em Julho. Vou levar meu cartão de débito do bradesco, já pedi para o banco habilitar a função saque e pagamento no débito no exterior. Todavia, só possuo poupança do bradesco, não possuo conta corrente. Acredito para usar o cartão de débito no exterior não preciso estar vinculado a conta corrente. Alguém sabe me dizer se preciso ter conta corrente para o usar o cartão de débito no exterior? Ou isso não importa, ou seja, posso usar normalmente o cartão de débito apenas vinculado a poupança?

Link para o comentário
  • Membros

Estou indo para a Europa ficar 30 dias.

As compras lá só podem ser feitas pelo cartão de crédito ou posso passar na função débito também?

O que é mais vantajoso? Pois acredito que os 6,38% de IOF são muito altos para uma viagem desta.

 

Penso em levar 30 - 40% do dinheiro en espécie e acho que não utilizarei VTM, estou correto?

 

Obrigado

Link para o comentário
  • Membros

Galera, li li li e reli, reli e reli! ufa!

 

Mas ainda tenho dúvida sobre grana.

- Se eu levar o cartão de débito, o saque no Peru e na Bolívia poderá ser em dólar? (ou não é todo lugar que isso é possível?) E esse dólar será o comercial? (ou próximo disso, pelo menos)

- Ainda sobre levar o cartão de débito e ainda sobre Peru e Bolívia, se eu sacar em moeda local, qual será a conversão do real pra local? (ou seja, é absurdamente desvantajoso como no VTM?)

 

Abraço

 

Guilherme

Link para o comentário
  • Membros

Guilherme, no geral, o saque será sempre na moeda local, e não em dolar.

P/ ter respostas extas para essas perguntas seria legal vc ligar no seu banco, pq as taxas variam MUITO de um banco para outro. Alguns cobram taxa de conversão, outros não, uns usam o dólar turismo outros o comercial, depende mto.

Dê uma ligada no banco p/ vc evitar surpresas no final da viagem ::cool:::'>

da uma olhada neste tópico que tem bastante informação sobre o assunto: http://www.viajenaviagem.com/2011/08/a-melhor-moeda-para-levar-para-o-exterior-seu-cartao-do-banco/

Link para o comentário
  • Membros

Então Danilo,

 

O problema que os funcionários do Banco do Brasil não são aquela Brastemp. Até agora não souberam me responder a cotação utilizada no momento do saque. Então o que fiz? Fui ver uma fatura do cartão de crédito, quando comprei uma coisa do Canadá. E o dólar usado por eles é um mix entre comercial e turismo. Dava mais ou menos na média.

No dia de hoje (30 de maio de 2012), o dolar turismo tá 2,05, o comercial tá 1,99 e o paralelo uns 2,10. Se for sacar direto da conta corrente, acredito que eles fariam a conversão em 2,02 (média entre o comercial e o turismo).

Até aí, ÓTIMO!

Soma-se a isso a tarifa do nosso banco e do caixa eletrônico, mas é só fazer grandes saques e o dinheiro de transação fica bem diluido.

 

O que me preocupa no momento é o seguinte:

 

Se eu sacar DOLAR e se a cotação for realmente entre o comercial e o turismo, vou me dar bem. Mas na Bolívia, Peru e Chile, todas as máquinas têm dolar para saque?

 

Se eu sacar moeda local (soles, BOB, pesos), estou muito preocupado com a conversão. Eu não sei se a conversão seria automática entre real e a moeda local ou se haveria conversão de real para dolar e deste para a local.

 

Independentemente do jeito que seja, eu não consigo descobrir a cotação dessa última conversão. Estou preocupado que ela se dê nos mesmos moldes do VTM, como bem nos alerta o LeoRJ. Se for assim, eu tô fudido, pq os caras metem a mão na sua grana e não ficam nem vermelho.

 

Agora, se a conversão para moeda local for mais ou menos nos moldes da conversão real para dólar (ou seja entre a cotação comercial e turismo), daí também vou me dar muito bem.

 

Bem galera, quem tiver mais experiência sobre o assunto, me dá um help aí!

 

abraço a toda comunidade mochileira

 

Guilherme

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Saudações,

 

Tive uma surpresa hoje quanto essa questão de saque no exterior. Chegou o extrato do cartão BB Ourocard Visa-Univ de meu filho que está na Inglaterra com os seguintes lançamentos:

 

Compra no exterior: - IOF sobre a compra:

Saque no exterior: (~ 300 libras) - IOF sobre saque:

 

Ou seja: o IOF sobre o saque, mesmo sendo um cartão de crédito, foi de 0,38%, enquanto o das compras foi de 6,38%.

 

Isso contradiz o que havia entendido por aqui.

 

Para completar a informação: a taxa de conversão para reais lançada na conta (emitida em 3/8/2012) é de 2,0885. As cotações do comercial foram: dia 2 - 2,05 e dia 3 - 2,027. Então o ágio está entre 3% e 1,9% - bem razoável em comparação com a do paralelo ou turismo.

 

Estou achando que é melhor sacar no exterior com o cartão de crédito mesmo.

 

Um abraço,

Rogerio

 

Atualizando após a viagem a São Petersburgo, usando Ourocard:

- no Mastercard, em determinado caixa, a cobrança foi feita na conta corrente, e cobrada taxa de 12 reais pela retirada

- no Visa, em mais de um caixa diferente, caiu no crédito, convertido em dólar (aparentemente com boa conversão)

O IOF sempre 0,38%

Editado por Visitante
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...