Ir para conteúdo

Salar de Uyuni - Agências, alojamentos e preços


Posts Recomendados

  • Membros

Ana Cristaldi 87, poderia explicar a diferença entre o tour de 800 bolivianos e o de 600 da Sandra Tour? Como saber diferençar? quais perrengues o pessoal de 600 passou?

Agradeço muito pois li vários relatos horríveis por aqui de "hotéis" muquifos e muita gente escreveu dizendo que não havia diferença entre pagar mais caro ou mais barato, todos eram uma droga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal,

 

como de praxe gostaria de dividir algumas informações importantes com esse grande parceiro de viagens que é o Mochileiros.com. Sempre extraio dados importantes aqui e pretendo com esse texto retornar as costumeiras infos e atenções recebidas.

 

Gostaria de elencar quatro macro-dicas que penso serem fundamentais para se fazer o tour pelo Salar do Uyuni, objetivando-se reduzir as possibilidade de infortúnios. Os que pesquisam um pouco sobre o local rapidamente chegarão à conclusão que muita gente já passou por situações desagradáveis e até mesmo perigosas durante este passeio.

 

Estive há menos de 1 mês no Salar do Uyuni. (meu primeiro dia de tour ocorreu em 09/03/2014). Fiz o passeio pela agência Cordillera Traveller, paguei $ 220 por pessoa. Fui e voltei de/para San Pedro do Atacama. Adianto que não tive problemas com a agência, que me pareceu profissional. É verdade que os carros que fazem o tour poderiam estar mais novos, mas nada problemático. Adianto também que as agências World White Travel (parceira da Cordillera) e Mystica Tours entraram na minha humilde licitação em função de mensagens positivas lidas aqui e em outros fóruns.

 

Sem mais delongas, vamos às dicas:

 

Dica 1: quando estiver fisicamente na agência que fechará o pacote, ao selecionar o dia de saída para o tour, faça pergunta sobre os motoristas, quem seria o mais experiente e mais bem recomendado. Fiz exatamente isso. A menina da agência (no caso, a Cordillera) me passou que dos cinco guias que fariam o comboio de saída no dia que escolhi o mais experiente e recomendado era o Sandro. Tentei pré-reservar a saída com ele, mas nada me foi garantido. Guardei essa informação com carinho e esperei o dia do passeio. Nos buscaram na pousada em San Pedro no dia/horário combinado e nos levaram até a fronteira Boliviana. Fizemos os trâmites de passaporte e já durante a comilança do desayuno fomos atrás do famigerado piloto/guia/cozinheiro experiente. Prontamente o Sandro apareceu e fizemos o tour com ele. Repare que a alocação de quem vai com quem, na fronteira Boliviana é praticamente aleatória. Pois bem, o sucesso foi absoluto. O guia Sandro era de fato excelente. Atencioso, cauteloso e comunicativo, foi o responsável por grande parte dos momentos agradáveis que tivemos. Após os três dias de ótimo tour chegamos a cidade do Uyuni, na Bloívia. Iríamos nos despedir do Sandro e encontrar nosso motorista de faria o translado de volta para San Pedro. Faço essa ressalva agora para demonstrar o outro lado (negativo) da moeda. Em resumo, esse motorista da volta também é guia, e faz o mesmo tour do Uyuni que fizemos com o Sandro. Não me lembro o nome dele, mas somente pelo seu jeito introspectivo, distante e não sendo bom motorista, percebi que se tivesse feito o tour (3 dias iniciais) com ele, teria sido péssimo. Tente então escolher o melhor guia disponível do comboio de saída do seu dia! ::otemo::

 

Dica 2: faça o tour do Uyuni estando o mais bem aclimatado possível às altitudes. No meu caso estava em San Pedro há 4 dias já, e deixei o tour do Uyuni por último. Em vários passeios no Atacama chega-se a mais de 4.500 metros (ex: Salar de Tara e Gaisers del Tatio, ambos imperdíveis) e dessa forma um processo de aclimatação ocorre aos poucos. San Pedro mesmo está a mais de 2.600 metros. A primeira noite no Uyuni pode sim ser desagradável. Dorme-se a mais de 4.200 metros de altura e a baixa de metabolismo da noite pode cobrar seu preço. Antes e durante o tour beba muita água, coma leve e tome chá de coca. Eu sei, alguns dizem que o chá é lenda! Não acredito que seja, consumi muito durante o passeio. Algumas pessoas tiveram melhoras com o chá, incluso um amigo próximo. Não tive problemas com a altitude, tampouco minha mulher. Porém, dores de cabeça, falta de apetite, náuseas, gases, e por consequência uma noite meio mal dormida, podem sim ocorrer. A clássica farmacinha também será importante. Na medida do possível, não faça o Salar do Uyuni logo de cara. Aclimate-se.

 

Dica 3: ok, cada um tem seu estilo de viagem. Para os mais, digamos, exigentes, reduza e reaprume um pouco o padrão pré-estabelecido em relação a banheiro, alimentação e estadia e conheça um dos locais mais incríveis do planeta, de bom humor. Diminua sua expectativa e se deixe levar pela experiência. Sim, na primeira noite não tem banho. Lenço umedecido tá aí pra isso. Sim, os quartos na primeira e última noite são compartilhados. Você estará bem cansado e qualquer cama será de fato muito apreciada. Sim, pode fazer frio. Comprei um bom saco de dormir da Quechua por R$ 80 reais. Nos meses de verão o frio é contornável e nem cheguei a usar meu saco, só as cobertas da cama. Pelo que li no inverno o frio pode ser bem maior, fique ligado. Sim, os banheiros são compartilhados, por homens e mulheres, juntos. Novamente, flexibilize, use o momento para quebrar tabus bobos (se houver) ou então lembre-se do acordo de ajuste psicológico feito previamente, antes do tour. Uma vez mais, eu e minha mulher tínhamos esses quesitos em mente e para nós tudo correu muito bem. Zero estresse e desconfortos totalmente gerenciáveis.

 

Dica 4: leve bateria de eletrônicos sobressalentes e não as deixe expostas/próximas ao frio. Os espaços para recarregar baterias são restritos. Eramos 30 pessoas no abrigo da Cordillera (sim, este local é só da agência), todos ávidos por energia para satisfazer nossa libido diária de registro das paisagens maravilhosas da Bolivia! Eu, muito confiante, levei três baterias cheias para o tour. Antes de dormir nem me preocupava em recarregar nada. Tinha bateria de sobra, já que minha câmera não chegava a consumir uma bateria inteira por dia. Tava gerenciado! Bem, eu achava que "tava". Porém, no último dia, bem no cemitério de trens, inseri minha última bateria. Ao colocar na câmera, apenas um, um mísero tracinho de bateria! Sim, a bateria ficou na frente do case onde guardava a máquina e a bandida descarregou toda. Injusto chamá-la de bandida, já que a culpa havia sido minha, por falta de informação prévia. Pra você que agora sabe disso, deixe as bateria sobressalente dentro de sua mochila, enrolada em algo espesso. (Bastante jornal, papel bolha, panos, etc...) Mais info sobre frio e baterias aqui: http://chemistry.about.com/od/howthingsworkfaqs/f/coldbattery.htm ::Cold::

 

Dica 5: um momento bacana no Salar acontece quando se chega ao monumento dedicado ao Rali Dacar (terceiro dia de tour). Várias pessoas foram deixando bandeiras pelo monumento que se tornou uma grande Babel bandeirística. Muito bacana. A dica, que a princípio parece boba, é levar uma daquelas canetas de se escrever em CDs ou em tecidos. Na pura sorte consegui uma no momento exato que estava ao lado da bandeira brasileira. Pedi encarecidamente à um gringo iluminado que teve a gentileza de me emprestar uma caneta tipo pilot ótima. Agora nossos nomes estão marcados na bandeira brasileira! Fica a min-dica! ::hãã2::

 

Bom pessoal, acho que é isso. Para quem pesquisa, as informações clássicas podem ser achadas nas páginas anteriores.

 

Penso que o Salar do Uyuni é um ícone da América do Sul e do mundo, deve ser visitado! Bato palmas de pé para a Laguna Colorada, um dos locais mais lindos que já estive na vida. (se não me engano para-se neste ponto no segundo dia de tour).

 

Comentários, dúvidas e sugestões me procurem por mensagem privada ou por aqui, enriquecendo esse espaço público do tópico.

 

Um abraço,

 

Kadu

 

ps: vou ver se posto algumas fotos em um post seguinte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ana Cristaldi 87, poderia explicar a diferença entre o tour de 800 bolivianos e o de 600 da Sandra Tour? Como saber diferençar? quais perrengues o pessoal de 600 passou?

Agradeço muito pois li vários relatos horríveis por aqui de "hotéis" muquifos e muita gente escreveu dizendo que não havia diferença entre pagar mais caro ou mais barato, todos eram uma droga.

 

Olá xmday,

 

Não conseguiria dizer a diferença exata dos valores, na verdade quando fui, os tours eram todos de 800, no minimo 750 pro dia seguinte, na Sandra Tours. Talvez a diferença seja o pagamento adiantado, mas como fiz o de 800, não tenho como saber. Desculpe não poder ajudar.

 

Quanto aos hotéis "muquifo", bom... a dica 3 do colega ai de cima (CarlosFai, se não me engano) é totalmente verdade, como disse, os hotéis eram "bons" pros padrões de lá, mas lembre-se, você estará no meio do deserto, sem luz, nem água nem estrutura decentes, então um bom hotel, na minha concepção, tem camas limpas e quentes e banheiros (tomei banhos congelantes os dois dias, então, caso não queira se aventurar, sugiro se preparar psicologicamente para ficar três dias sem tomar banho). A dica dos lenços umedecidos também é uma boa.

 

Eu fiz o tour inverso ao dele, mas passei por tudo o que ele fala. E mais, você não terá muito como escolher os hotéis, pois pelo que percebi isso fica a cargo do motorista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

 

Excelentes dicas a dos Carlos Fai.

 

Estive em Uyuni, Salar e Lagunas (Reserva Eduardo Avaroa) agora no carnaval. Eu parti de Uyuni e voltei para Uyuni. O interessante é que em Uyuni existem passeios de todos os tipos.

 

A forma mais conhecida é o tour ao Salar de Uyuni e Lagunas em passeios "coletivos" de 3 dias com acomodações compartilhadas (como os que são mais divulgados aqui no forum), mas também existem passeios de 5 dias, 10 dias, etc.

 

Existem opções mais caras, como passeios exclusivos para famílais ou casais, onde o veículo é exclusivo e as acomodações em hoteis com acomodações privativas, este tipo de tour fica entre 600 e 900 US$ por pessoa

 

Para os mais aventureiros existem a opção de alugar um 4x4 na Bolívia e fazer os passeios por conta própria, com guia ou sem guia. Essa foi a minha opção, só que eu fui sem guia, pois tenho experiência em navegação off roa (então não recomendo isso para todos). O custo foi mais em conta do que a opção anterior, ficamos no Hotel Tayka Del Desierto.

 

De qualque forma esta região na Bolívia é espetacular. Gostei mais de lá do que do Atacama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...