Ir para conteúdo
Mochileiros.com
erika marques

Salar de Uyuni - Como chegar

Posts Recomendados

Oi yyaaa..

 

Quanto ao retorno para La paz, fizemos da seguinte forma. Realmente chegamos em Uyuni as 15 horas, resolvi nao ir de onibus direto para La paz, pois falaram que é bastante cansativo e as estradas são terriveis... Realmente constatei isso, pois conheci alguns brasileiros em La paz que fizeram dessa forma..

 

Chegamos num sábado e nos hospedamso no hotel avenida que é do lado da agencia da cordillera travel e em frente a estação.. Não dormimos lá, mas o nosso trem so sairia a meia noite.... Então precisavamso de um bom banho e descanso, depois do deserto.. voce tambem sentira isso..

 

Então o Trem saí a meia noite, custa 100 bolivianos e inicia as vendas quando a bilheteira abre por volta de 22:30, entao chegue cedo pra ficar na fila par acomprar, os ingressos da classe boa acaba cedissimo...

O trem é confortavel, cadeiras reclinaveis, dão cobertor e um sanduiche num saco.. rsrsrsrs

Chega em oruro as sete horas da manha... pegamos um taxi para rodoviaria, e ao chegar tem varias opçoes de onibus para la paz a toda hora...

Pagamos 20 bolivianos e o nosso onibus saiu as 8 da manha.... as 11 e meia estavamos em La Paz.. Achei tranquilo o trajeto e recomendo!!!

 

beijos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jackiebla    0

galera,

 

sei q trem uyuni-oruro e bus oruro-la paz deve ser bem confortável, mas para quem qusier economizar tempo, tem o busão uyuni-la paz direto que sai as 20h de uyuni e chega em la paz às 7h da manha. é da empresa TODOTURISMO, que cobra 33 dólares ida e 33 volta, c agua, cha e jantar (c chocolate delicia de sobremesa) incluído. RECOMENDO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
lojudice    0

LiCo,

 

Valeu pelas dicas valiosas. Principalmente a de não acordar às 7 da manhã, vou seguir a risca esse conselho, rsrs.

 

Aproveitando que vc fez esse mesmo trajeto, vc conseguiu comprar a passagem do trem antecipadamente? Eu vi no site da cia de trem que há um posto de venda em La Paz e estou achando meio arriscado pra comprar isso em Oruro. Por falar nisso, vale a pena chegar algumas horas antes pra andar pelas ruas de Oruro ou não tem nada por lá?

 

Abs

Lojudice

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LiCo    0

Intão, eu não comprei nada antecipado, nem fiz reservas. Foi tudo na hora.

 

Cheguei de La Paz em Oruro e já comprei no guiche mesmo. A passagem mais barata estava esgotada (disseram eles) e só tinha executivo, com muitas poltronas sobrando.

 

Em Oruro eu fui direto do terminal de ônibus para o terminal de trêm e não vi nada de interessante nesse trajeto. Acho que fora o carnaval deles, não tem nada de interessante nessa cidade.

 

Intééé

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oi gente...

Alguém saberia me informar qual é a melhor forma de se chegar à Uyuni, vindo de Arequipa (Peru)??? E depois pra voltar pro Brasil do Salar??? Tipow, voltando pro Brasil, tava pensando em dá uma parada em Bonito, então teria que ser uma volta por akeles lados!!!

Bj

 

 

Para fazer o passeio do Salar estando em Arequipa é melhor você ir para San Pedro do Atacama e fazer o passeio partindo de lá e terminando em Uyuni.

O trajeto é Arequipa-Tacna-Arica-San Pedro.

Tem bastante informação sobre esse trajeto aqui e no fórum do Chile também, é só pesquisar.

Aí você termina o passeio em Uyuni e volta para o Brasil pela Bolívia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Junior-BA    0

Fala, galera! Tudo bem?

Bom, deixei uma pergunta na página anterior sobre a possibilidade de se fazer um tour de apenas um dia no Salar, e foi respondido que as agências fazem, sim, esse toru de um dia. Andei pesquisando roteiros e transporte a partir de LA Paz e verifiquei o seguinte: fazendo todo o percurso de ônibus, há a possibilidade de pegar um ônibus direto de La Paz saindo no fim de tarde, e dormir durante a viagem que dura 11 horas ; ou pegar um até Oruro, fazer transbordo e pegar outro até Uyuni (também durante a noite). Ou então pegar um ônibus de LA Paz a Oruro e pegar aí um trem pra Uyuni (Wara Wara ou Expresso del Sur, a depender do dia), também pernoitando no trajeto... chegaria em Uyuni ainda de madrugada, esperaria a hora do tour, faria o tour de um dia terminando às 19:00h e faria o roteiro inverso de volta a La PAz.

 

Isso aí é possível?

 

Se for, qual a melhor opção? De ônibus direto LA PAz Uyuni, de ônibus La Paz - Oruro - Uyuni ou combinação ônibus/trem La PAz - Oruro - Uyuni?

É melhor fazer tudo de ônibus ou fazer de ônibus e trem?

 

Na volta, faria a mesma coisa da ida, também passando a noite na viagem até La Paz. O que vcs acham? É perigoso? Eu chegaria em Uyuni de madrugada... o que fazer pra esperar a hora do passeio? Valeria a pena pagar uma diária de uma acomodação pra passar apenas poucas horas (da hora da chegada até a hora do passeio)???

 

Me ajudem, galera!

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LiCo    0

Junior, eu te ACONSELHO ir de busão de La Paz para Oruro e pegar o trem até Uyuni.

 

A pernoite no Hotel Avenida que fica bem em frente à estação, como eu já informei na página anterior, custa 30BOB. Não dá nem R$10 e acho que vale a pena esticar as costas um pouco e tomar um banho quentinho antes da trip. Afinal, você só vai sair depois das 9:30h, 10h, 10:30h ....

 

Quanto ao trajeto inverso, os horários (e preços) do trem você pode ver AQUI. Essas informações são de setembro de 2009.

 

De Oruro para La Paz eu não sei informar.

 

Intééé

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
lojudice    0

Galera,

 

Um alerta importante, ao contrário do que muita gente disse por aqui, a passagem de trem para Uyuni náo é fácil de encontrar na hora, e pelo jeito nem no mesmo dia. Eu estou em Oruro agora esperando pelo ônibus para Uyuni pq náo consegui passagem no trem. Cheguei na estaçao as 15h e náo tinha mais vaga para hoje (domingo). Para terça o trem também já está lotado. Na bilheteria só havia duas passagens para quarta no vagáo executivo mas em poltronas náo reclinàveis. Eu desisti e estou indo enfrentar o busáo... vamos ver como é. Para quem quiser se garantir, tem uma bilheteria em La Paz. Eu atè tentei ir lá, mas ela estava fechada na sexta por causa do Natal e no sàbado tambèm. No site da cia de trem tem o endereço. Enfim, quem quiser ir de trem, melhor se garantir.

 

abs

Lojudice

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oi Matheus!

 

Fiz Atacama até Uyuni em agosto também pela Colque tours, mesmo tendo que empurrar o jipe por duas vezes, valeu a pena... :D Na verdade não tenho reclamações dos serviços prestados por eles. Quanto a comida, todos os dias foram excelente! Rolou até coca-cola nos 2 dias. rsrs

 

Depois de Uyuni fui de ônibus para Oruro. Super tranquilo. Cheguei 13hs e às 19:30 saí para Oruro. O ônibus parecia ter saído de um desenho animado de tão velho e colorido. ::lol4::

 

Espero ter ajudado um pouquinho...

 

Bjooo

 

É galera...

To achando que o melhor mesmo a fazer é chegar em Uyuni e pegar um pacote com uma empresa de viagens mesmo...

Acho que vou pegar de 4 dias (Chegando ao Atacama e voltando)....

Também to achando que vou pegar o vôo entre SCS e Sucre mesmo... dei uma lida em outros tópicos e talz... e não sei se vale a pena ir de ônibus não... parece que existem vários problemas do tipo de capotamento, fechamento de estradas, atraso, etc.

Saindo de Uyuni pegar o trem pra Oruro depois bus pra La Paz....

 

Só uma coisa... o thiagozuza estava falando de um pacote de 3 dias incluído alimentação... essa alimentação não é aquela que os caras matam um calango no meio do deserto, assa e fala que é a carne do dia não neh? essa alimentação é de boa??? da pra comer sem ter desinteria??

 

Cristiane,

 

Sua viagem de Oruru a Uyuni demorou quantas horas? A estrada estava como?

 

Matheus, os vôos da Aerosur são bem baratos se comprados com antecedencia, pelo que andei lendo e conseguindo de informação em outros lugares, acho que vale a pena pular as estradas de terra principalmente nesta época do ano por causa das chuvas.

http://www.aerosur.com/

http://www.boa.bo/

 

Sucre me parece uma cidade bem bonitinha, com boas opções de estadia, devo ficar aqui:

HOSTAL SU MERCED

http://www.desumerced.com/hotel_imagenes.html

Tem este também.

HOTEL PARADOR SANTA MARIA LA REAL

 

Já considerou pegar um tour desde Potosi, assim conhçe mais uma cidade, o transporte é tranquilo entre Sucre - Potosi (bus-carril).

Trens geral

http://www.fca.com.bo/

 

No Uyuni queria ficar no Luna Salada que parece ter uma vista para o Salar FDA, além da graça de ser de sal.

Mas, devo ficar neste http://www.hotelcristalsamana.com/br/hotel.php , pois, decidi ir de carro até Oruru, ver o carnaval de tarde e pegar o trem (que parece bom - Expreso del Sur) até Uyuni.

 

Para quem acha ir de 4X4 roubada - realmente não recomendo para todos, ainda mais na época de chuva, mas, é só uma questão de preparo e programação - uma das viagens mais realizadas é Foz do Iguaçu NOA, Atacama, Uyuni, Titicaca, Machu Picchu, feita por vários fissurados em dirigir de todas as idades e um 4X4 confiável. No salar seguem os comboios locais, e lembrando que hoje temos GPS, tracklog,..... http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=23

 

As facilidades de estar com o seu carro e fazer o seu horário, levar a sua comida escolher onde parar mais, e mudar a programação quando lhe convier, não tem preço, para quem gosta de dirigir então, nem se fala.

Afinal, para quere ir a Bolívia já tem que ter um espirito de aventura, ou alguns parafusos a menos, ir de carro é só questão de mais espirito ou menos parafusos. ::hein: E para os mais "ajustados" tem CVC, não é?

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cristiane_    0

Oi Alex!

 

São umas 8horas de Uyni a Oruro.

A estrada? errr... Não sei! Sempre viajo a noite para economizar em diárias, e passo a viagem toda dormindo... ::hein:

 

Vou fazer uma observação sobre o salar também... :D Fazê-lo sem guia realmente é um risco. O nosso motorista (querido Doro) trabalha nisso há mais de 40 anos e diz ter medo de atravessar o salar sozinho, principalmente em épocas de chuva que o céu reflete no solo, por causa do branco do sal. Ele sempre nos falava que aquele lugar é traiçoeiro... em seguida contava algumas histórias de pessoas perdidas por lá. Se é verdade ou não melhor não arriscar.

 

Bjooo

 

 

 

Oi Matheus!

 

Fiz Atacama até Uyuni em agosto também pela Colque tours, mesmo tendo que empurrar o jipe por duas vezes, valeu a pena... :D Na verdade não tenho reclamações dos serviços prestados por eles. Quanto a comida, todos os dias foram excelente! Rolou até coca-cola nos 2 dias. rsrs

 

Depois de Uyuni fui de ônibus para Oruro. Super tranquilo. Cheguei 13hs e às 19:30 saí para Oruro. O ônibus parecia ter saído de um desenho animado de tão velho e colorido. ::lol4::

 

Espero ter ajudado um pouquinho...

 

Bjooo

 

 

 

Cristiane,

 

Sua viagem de Oruru a Uyuni demorou quantas horas? A estrada estava como?

 

Matheus, os vôos da Aerosur são bem baratos se comprados com antecedencia, pelo que andei lendo e conseguindo de informação em outros lugares, acho que vale a pena pular as estradas de terra principalmente nesta época do ano por causa das chuvas.

http://www.aerosur.com/

http://www.boa.bo/

 

Sucre me parece uma cidade bem bonitinha, com boas opções de estadia, devo ficar aqui:

HOSTAL SU MERCED

http://www.desumerced.com/hotel_imagenes.html

Tem este também.

HOTEL PARADOR SANTA MARIA LA REAL

 

Já considerou pegar um tour desde Potosi, assim conhçe mais uma cidade, o transporte é tranquilo entre Sucre - Potosi (bus-carril).

Trens geral

http://www.fca.com.bo/

 

No Uyuni queria ficar no Luna Salada que parece ter uma vista para o Salar FDA, além da graça de ser de sal.

Mas, devo ficar neste http://www.hotelcristalsamana.com/br/hotel.php , pois, decidi ir de carro até Oruru, ver o carnaval de tarde e pegar o trem (que parece bom - Expreso del Sur) até Uyuni.

 

Para quem acha ir de 4X4 roubada - realmente não recomendo para todos, ainda mais na época de chuva, mas, é só uma questão de preparo e programação - uma das viagens mais realizadas é Foz do Iguaçu NOA, Atacama, Uyuni, Titicaca, Machu Picchu, feita por vários fissurados em dirigir de todas as idades e um 4X4 confiável. No salar seguem os comboios locais, e lembrando que hoje temos GPS, tracklog,..... http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=23

 

As facilidades de estar com o seu carro e fazer o seu horário, levar a sua comida escolher onde parar mais, e mudar a programação quando lhe convier, não tem preço, para quem gosta de dirigir então, nem se fala.

Afinal, para quere ir a Bolívia já tem que ter um espirito de aventura, ou alguns parafusos a menos, ir de carro é só questão de mais espirito ou menos parafusos. ::hein: E para os mais "ajustados" tem CVC, não é?

Abs

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Liebman    0

Alex

Também viajei a noite, o pedaço que não dormi vi que a estrada é de terra, 90% das estradas são assim, e isolada, nada em volta. tem algumas pontes estreitas pelo caminho, que dizem as vezes ficam encobertas pelos rios na época de chuva. Não lembro exatamente quantas horas demorou, acho que umas 10h.

Quanto a ir sem guia tb não recomendo. Quando fui logo no 1º dia atrasamos um pouco e começou a escurecer, o motorista errou uma entrada e acabou entrando num leito de rio seco e nesse instante caiu uma tromba d'água e o jeeep atolou, a água subiu mto rápido e quase entrou no jeep, após quase uma hora de desespero, todos cavando e procurando pedras para calçar o jeep a água diminui e conseguimos desatolar daquela água fria no meio da noite fria. Em outro dia começou a nevar, uma geada, os motoristas(é comum andar em comboio de 2 ou 3) ficaram desesperados, tinhamos que chegar ao destino loo, pois a neve cobre os caminhos e, assim como a água refeletida, fica tudo completamente igual e com a visão totalmente prejudicada.

Para quem for pegar trem recomendo reservar ou comprar com antecedencia.

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera do mochileiros.com este é o nosso primeiro post. Antes de tudo, gostaríamos de agradecer aos membros deste excelente fórum de informações, que tanto nos ajudaram em nossa viagem ao Perú e a Bolívia nos últimos dias.

 

Segue nossa contribuição: Se forem ao salar nos próximos dias evitem ir de ônibus direto de La Paz!!! Estávamos no salar na semana passada e tivemos uma longa jornada de 16 horas para chegar em Uyuni e outra mais longa ainda de 25 horas para voltar até La Paz!!!!! Isto porque, como outros membros do fórum já informaram, a estrada é inexistente em uma parte de trajeto e com as chuvas da época, diversos ônibus e caminhões ficaram atolados na lama em diversos trechos!!!! Na volta, saímos de Uyuni às 20hs (depois de 3 dias de tour), quando eram 22h30 o ônibus parou e tivemos que ficar ali até as 10hs do outro dia. Assim que começou amanhecer, foi possível ver que havia mais de 30 veículos parados na mesma situação!!! Isto porque dois ônibus e um caminhão estavam atolados e impediam a passagem nos dois sentidos. Ainda bem que estávamos preparados com água e comida, senão teríamos passado fome e sede. Então galera, prefiram ir de ônibus de La Paz até Oruros e depois de trem até Uyuni. Se a data da sua ida até o salar não conhecidir com os dias da semana que há trem de Oruros até Uyuni e você não tiver outra opção a não ser ir de bus (Trans Omar é realmente a melhor empresa neste trajeto, outra dica já postada aqui no fórum) vá preparado para o pior e relax...Tivemos muita sorte de poder visitar a Isla del Pescado (apesar de termos chegado tarde em Uyuni, o dia estava maravilhoso). Quando chegamos do tour, a mulher da agência nos informou que nos dois dias seguintes a nossa partida a Isla del Sol ficou fechada por conta das chuvas. Porém galera, não deixem de ir ao salar por conta disto!!!!! Somente na época das chuvas é possível ver os reflexos do céu e das montanhas em algumas partes alagadas (5-30 cm) do salar...algo realmente impressionante e que nunca esqueceremos!!! Por último, não esquecem de roupas para o frio, protedor solar, protetor labial e óculos escuros...Gostaria de anexar umas fotos para vcs terem uma idéia da situação. Como faço isso? Em "enviar imagem" ou "adicionar um arquivo" ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
capiotti    0
Oi galera, alguém sabe quais os dias tem trem e como vou de a Paz a Uyuni por ele? Quanto tempo demora? Sei que tenho que pegar trem e ônibus, estava pensando em ir só de ônibus pela Todo Turismo que me recomendaram, mas com com as chuvas e os atoleiros estou repensando. Como vou em princípio de abril até lá a chuva pode ter melhorado, mas quero ter a opção.

 

Acho que a informação que buscas dá pra encontrar pesquisando o fórum.

Mas parte dela segue abaixo.

 

Horários dos trens de Oruro a Uyuni:

http://www.fca.com.bo/contenido.php?seccion=2&subseccion=41

 

Eu tava montando aqui o meu roteiro e percebi que dá pra pegar trens nos seguintes dias, planejando voltar também de trem (com base em um passeio de três dias e voltando na noite após o término do passeio):

Ida Quarta (noite em Uyuni) -> SALAR QUINTA A SABADO -> Retorno Sábado à noite (madruga).

Ida Sexta (noite em Uyuni) -> SALAR SÁBADO A SEGUNDA -> Retorno Segunda à noite (madruga).

Ida Domingo (noite em Uyuni) -> SALAR SEGUNDA A QUARTA -> Retorno Quarta à noite (madruga.

 

Peço ajuda aos mais experientes pra saber se todo dia dá pra iniciar tours pelo Salar, se tem oferta nos 7 dias da semana.

 

Também falei com a FCA e segundo a empresa, dá pra fazer reservas pelo Site, efetuando a compra com prioridade, em qualquer boleteria da empresa, inclusive em La Paz, apresentando o email de confirmação (que tem a confirmação e os assentos reservados). Se eles cumprem isso é outro papo.

 

abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LiCo    0

Marcos

 

Que zica hein? Sem chance de fazer esse percurso aí de busão. Afffi

 

Gilcas

 

Sugiro você não fazer esse trecho todo de busão mew. Viu as fotos que o Marcos postou? Você tem que ir de La Paz para Oruro (busão) e em Oruro vai pegar o trem para Uyuni. Faça uma busca utilizando a pesquisa do site porque essa dúvida já está respondida. Este tópico é somente para perguntas e respostas especificamente sobre o Salar.

 

Capiotti

 

Todo dia tem vários jeeps saindo para o Salar. Sugiro não fazer reserva nada. Você vai chegar provavelmente de trem ou por volta das 23h ou por volta das 2h da manhã, dependendo do trem que você pegar. Arrume um hotelzinho para passar o resto da noite e no outro dia umas 8:30, 9h você começa indo de agência em agência para ver os preços, pechinchar, tirar suas impressões ... e fecha lá na hora! Pechinche, peça una rebaja, un descuento.

 

Intééé

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
natividade    0

O jeito mesmo è ir de onibus, demora uma noite, sai de La Paz as 20 horas e chega por volta das 7 da manha em Uyuni (R$ 30,00).

Depois que passa por Ururo, la pela meia noite a estrada comeca a ficar bem ruim, muitos buracos e pouco pavimentada.

Esse trem ai è complicado de pgar, tem dias certos na semana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
chicoassis    0

Pessoal, to chegando dia 12 de maio pela manhã em Santa Cruz e em seguida devo pegar o voo para Sucre, chegando em Sucre por volta de 10h30.

A pergunta é, será que a partir de Sucre, consigo ir para Potosi e Uyuni no mesmo dia e fechar um passeio de um dia para o dia seguinte, 13 de maio?

Alguem fez o passeio de um dia e tem informações sobre horario e preço?

 

To querendo fazer tudo em dois dias pra pegar o trem para Oruro na madrugada do dia 14.

 

Valeu galera =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
laura-ck    0

Olá Chico!

 

Se chegar em Sucre as 10h30 mesmo, dá pra chegar em Uyuni de noite ou de madrugada.

No dia seguinte bem cedinho você procura uma agência para fechar o passeio pro mesmo dia.

Só não sei te informar quanto ao preço do passeio de 1 dia! ::essa::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
chicoassis    0
Olá Chico!

 

Se chegar em Sucre as 10h30 mesmo, dá pra chegar em Uyuni de noite ou de madrugada.

No dia seguinte bem cedinho você procura uma agência para fechar o passeio pro mesmo dia.

Só não sei te informar quanto ao preço do passeio de 1 dia! ::essa::

 

Entendi Laura, Mas vou ter que passar por Sucre e Potossi correndo né, acho que nem vai dar pra conhecer nada dessas cidades entao. Vou estar perdendo muita coisa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
laura-ck    0

Exatamente! De Sucre a Potosí são aproximadamente 4h e de Potosi até Uyuni mais 6h, então se quiser chegar no mesmo dia vai ter que passar batido!

As duas cidades são bacanas pra visitar. Eu pessoalmente gostei mais de Potosí do que de Sucre! Lá tem o passeio da mina pra fazer... mas ai você tem que pensar quais são suas prioridades na viagem e o que você quer fazer exatamente...

Seu tempo tá muito curto? Porque eu acho uma pena também fazer o passeio de um dia só em Uyuni!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×