Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

ola galera...

 

voltando aqui pra postar o meu segundo relato :wink:

 

tendo total sucesso na nossa primeira trilha ao poço formoso fiquei tentada a voltar para a pequena vila e fazer outra o mais rapido possivel ^^ (circulo viciante)

 

pesquisei a respeito do lago de cristal, porém optei por subir a pedra Grande mais uma vez influenciada pelos relatos do "Massa" rs

 

então no feriado da consciência negra me encontrei com o meu parceiro ::love:: de aventuras as 7:00 no ponto aqui perto de casa e la fomos nós a Paranapiacaba...

 

chegando na vila, compramos mantimentos e antes de encarar a longa estrada de taquarussu subimos ao mirante do lado do cemitério...

 

20111124001331.jpg

 

o tempo estava ótimo bem diferente do que a gente viu na primeira trilha o que nos deu mais coragem ainda pra pernada que nos aguardava, descemos então a ponte em direção a estrada não sem antes também tirar fotos da vila e da locobreque...

 

20111124002442.jpg

locobreque

20111124002530.jpg

 

mais alguns cliques, depois de passar no bar da Zilda pra tomar algo gelado e criar coragem, finalmente chegamos na estrada... as 10:00

20111124003012.jpg

 

seguimos então a estrada sem grandes mudanças de paisagem....cruzavamos vez ou outra com motos de trilha e ciclistas

20111124005324.jpg

 

depois de muito andar, chegamos na vila de taquarussu onde comprovei o q o guarda metropolitano de paranapiacaba a quem pedimos algumas informações nos informou que na verdade era at muito pequena pra parecer uma vila com casinhas contadas a dedo, igreja e uma pequena represa...De dia naquele sol me parecia uma cidade fantasma de faroeste porém a noite imaginei como um cenário de jogo apocalipitico!

20111124005842.jpg

20111124010012.jpg

 

até aqui tudo tranquilo foi depois de passar pelo pesqueiro que o perregue começou...

 

20111124011136.jpg

 

depois de passado o pesqueiro truta nas pedrinhas entramos a direita como li no relato do "massa", passamos por uma propriedade com dois cachorros de caça , um deles bem exaltado tentando pegar os patos quase nos fez retroceder até eu perceber que ele estava preso por uma corda :wink:

 

então continuamos depois dessa primeira propriedade tínhamos duas opções seguir reto ou uma bifurcação a direita onde entramos pensando ser a tal trilha até a pedra, errado!

 

começamos no que parecia ser uma trilha que foi se fechando cada vez mais...embora inocentemente eu ainda achasse que era a certa...::putz::

 

que nada... estávamos em mato fechado mais jurava que estava certa e teimosa como sou (preciso trabalhar nisso) não quis admitir o erro e como estava dando pra andar desviando dos obstáculos sempre em zigue e zague, achei que estavamos paralelos a trilha certa e que podíamos encontra-la em algum ponto...estava enganada.

 

quanto mais andávamos mais agonia dava, o clima estava tenso e andávamos em silêncio, o único som era do "ai!" pq tinha muitos espinhos, tensa como eu estava e cheia de adrenalina nem estava me importando no momento, só queria chegar!

 

fizemos um verdadeiro vara mato (só que sem a faca q seria muito útil por sinal), chegamos até uma parte onde tinha muito bambu e o Alex até se inspirou a querer bater fotos e quebrar um pouco o clima tenso porém estava mais preocupada em como chegaríamos, voltaríamos e a vegetação me deixou confusa oras aberta...oras fechada... aquilo com certeza não era uma trilha!

 

depois de andar mais um bom bocado sem saber onde estávamos, passamos por mais uma propriedade que era um sitio que tinha uma placa bem grande dizendo proibida a passagem sem autorização, ouvimos barulho de cachorro e por via das duvidas a contornamos pela cerca por um caminho que se escorregasse era direto pro hospital pela queda ou por se cortar no arame farpado!

 

continuamos pelo caminho árduo de espinhos, deslizamentos, troncos e etc...a essa altura já tinha total certeza que tomei o caminho errado em algum ponto distinto e já tínhamos andado muito, pelo menos eu achava, já que as arvores fechavam o céu acima de nós o q me deixava claustrofóbica e meio desorientada sobre onde estavamos em relação a pedra...a teimosia era maior e não me deixava retroceder, já tinha chegado até ali e iria até o final até pq tinha certeza de que já no topo acharia a trilha certa de volta.

 

::Ksimno:: Alex até tentou me fazer voltar para trás sutilmente me dizendo que se eu não queria voltar pq estava machucada e estava preocupado, mais tentei transparecer a maior confiança do mundo de q iriamos chegar no objetivo...(era só subir então se já estava ferrada mesmo pelo menos ia até o final!).

 

ele me olhou como se estivesse prestes a me carregar pra casa se fosse necessário mais que também iria dar o voto de confiança que eu precisava de q ainda podíamos chegar la... ::kiss::

 

passado esse drama continuamos a subir... já estava anestesiada a dor que os espinhos e outros obstáculos me causavam então tentei me concentrar em detalhes como pequenas clareiras de luz, as arvores abaixando, pedras enormes e o barulho do vento mostrando que pelo menos estávamos subindo...

 

Avistei uma clareira logo depois da subida íngreme em que estávamos como se o terreno la estivesse plano não deu outra me apressei em chegar até ela escalando como se estivesse ficando sem ar...

 

quando alcançamos a clareira estávamos bem ao lado esquerdo da pedra tínhamos duas opções ou subíamos por ali mesmo que não era tão 'íngreme" e estava coberto com capim dourado seco até o topo(porém uma tropeçada ou perda de equilibrio era morte na certa, pq não tinha nada pra se segurar na caída) ou encarava a mata fechada de novo!

 

não pensamos duas vezes e decidimos ir conquistando pelo lado da pedra até o topo, a vista era linda mais nem olhei pra trás com medo de ter uma vertigem, perder o equilíbrio e descer a montanha rolando...fomos bem dizer escalando, forçando o peso do corpo pra baixo e com cuidado porém estava andando com uma certa pressa, aquela situação também estava me deixando agoniada, Alex foi na frente com as mochilas e eu logo atras, em todo o perrengue que passamos aquele foi o mais fácil de vencer porém foi o de maior risco... arranhões não era uma das opções ali!

 

chegamos em fim ao centro do topo, fiquei super empolgada "we are the champions my friends" mais logo sentei como se estivesse andando a dias, puxei todo o ar que pude e fiquei algum tempo parada até me estabilizar, devido a fatores como adrenalina, cansaço e latitude fiquei super ofegante...enquanto isso Alex ligou o radio e constatou que chegamos ao topo exatamente as 14:00 contabilizando 4 horas de ida e ainda precisávamos descobrir como voltaríamos.

 

demos alguma olhada ao redor e já fomos até a ponta da pedra montar o piquenique, agora que estava parada e o sangue esfriava começava a ver realmente os estragos: como muita fome e minhas pernas putz as duas cheias de vergões,arranhões e ralados ::tchann:: que começavam a doer pra burro, mais ainda quando eu tive a brilhante ideia de jogar água pra limpar os machucados...

 

depois de comer os dois sanduíches que o Alex preparou pra mim e passada a adrenalina conclui q até foi duro chegar ali, mais perrengue faz parte, erros ensinam e a vista era linda!

então comecei a curtir o momento e tirar fotos...

 

20111124220347.jpg

20111124221407.jpg

Convidado do piquenique

20111124222759.jpg

 

curtimos mais um pouco ouvindo legião urbana e apreciando a vista até q chegou 3 rapazes mais um senhor que era o tio e trazia os meninos para uma excurssão a pedra, fizemos amizade e explicamos o perrengue q passamos, pedimos encarecidamente se podíamos voltar com eles e evitar mais arranhões e stress na volta...eles ficaram felizes em nos ajudar!

 

os nossos recentes amigos tiraram a nossa ultima foto na pedra...

20111124223538.jpg

 

começamos a descida que foi bem íngreme porém divertida, aberta e muito mais segura que a subida, estávamos na trilha certa!

20111124224046.jpg

 

os nossos amigos nos guiaram no caminho sem muita dificuldade até chegarmos em outra propriedade aparentemente abandonada com piscina que vimos do alto da pedra, pulamos a porteira branca da entrada e depois nos despedimos do pessoal que ainda iria pegar as bikes que esconderam no mato, depois desse ponto tinha uma entrada a esquerda e outra a direita fomos orientados a seguir pela esquerda pra chegar onde tudo começou na propriedade do cachorro caçador de patos....passamos pelo caminho dos dutos e chegamos de onde saímos e percebi o meu erro, deveria ter seguido reto logo após a primeira propriedade ao invés de ir pela entrada a direita! ::essa::

 

sem mais delongas nos apressamos no caminho de volta pq ainda queríamos assistir o final do jogo do Corinthians, mais claro que parando para alguns rápidos cliques,tomar uma breja no pesqueiro e para lavar o rosto no riacho que vimos na ida...

 

20111124225440.jpg

 

20111124225850.jpg

A mãozinha... ::lol3::

 

chegando na vila, fomos ao bar da Zilda e vimos o Corinthians tomar o gol e logo em seguida virar o jogo ::otemo::

 

depois de bebemorar o dia e a vitória do Corinthians rumamos ao ponto mais não antes de passar no mirante de novo e ver a vista de Cubatão linda com as luzes acessas...pena que foi ai que minha câmera me deixou na mão.

 

fomos para o ponto e ja eram 20:30...aguardamos o que parecia uma eternidade e finalmente EMTU/Trem/Metrô/ônibus.....lanchonete...CASA!

 

aprendi muito nessa segunda trilha e ja anseio voltar a pedra(do jeito certo claro!)rs, estou adorando viver essas aventuras e descreve-las aqui!

 

agradecendo mais uma vez ao Alex que me apoiou quando foi necessário, mesmo me chamando de doida ::lol4:: , aguentou firme e confiou em mim até o final!

 

20111124231352.jpg

A vida é uma escalada...mas a vista é ótima.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Que velocidade com a qual concluiram este perrengue, heim! Oo

Very nice!!

 

rsrs achei tbm q até fomos rapido, devido as situações q enfrentamos e ainda tiramos fotos, paramos na volta no pesqueiro e no riacho!

 

pensei que essa trilha ia ser bem mais facil que a primeira, embora fossemos andar mais e na verdade até era. Um erro tolo de orientação e interpretação do seu relato e pronto!rs

 

devia ter me atentado aos detalhes: como passar pela parte dos dutos e etc...e pra ser sincera depois de algum tempo andando na mata fechada decidi não voltar ao ponto inicial tbm pq desanimariamos e não queria ir pra casa sem chegar na pedra, pensei ter saído da trilha em algum ponto q podia ser encontrado mais a frente!

 

mais ta ótimo...cheguei...mta aventura e perrengues a parte o dia estava realmente lindo e aproveitamos muito o passeio!

 

cometi três erros que não aconselho

1º muita teimosia de minha parte(ainda bem q o parceiro era paciente)...mais na proxima reconheço q errei, volto e acho o caminho certo ou corro o risco de ser arrastada pra casa!

2º não ter feito uma lista ou mapa com detalhes que vi no relato do Massa...me atentei apenas a copiar o "como chegar" do blog rsrs(serviço de preguiçoso)

3º fui andar de shorts(esse foi oq mais me causou prejuizo q tlv na trilha certa não fizesse mta diferença mais na errada fez.) devido aos varios arranhões não vou usa-lo por algum um tempo :P

 

tirando isso foi perfeito...msm reconhecendo os meus erros não me arrependi de nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Que velocidade com a qual concluiram este perrengue, heim! Oo

Very nice!!

 

rsrs achei tbm q até fomos rapido, devido as situações q enfrentamos e ainda tiramos fotos, paramos na volta no pesqueiro e no riacho!

 

pensei que essa trilha ia ser bem mais facil que a primeira, embora fossemos andar mais e na verdade até era. Um erro tolo de orientação e interpretação do seu relato e pronto!rs

 

devia ter me atentado aos detalhes: como passar pela parte dos dutos e etc...e pra ser sincera depois de algum tempo andando na mata fechada decidi não voltar ao ponto inicial tbm pq desanimariamos e não queria ir pra casa sem chegar na pedra, pensei ter saído da trilha em algum ponto q podia ser encontrado mais a frente!

 

mais ta ótimo...cheguei...mta aventura e perrengues a parte o dia estava realmente lindo e aproveitamos muito o passeio!

 

cometi três erros que não aconselho

1º muita teimosia de minha parte(ainda bem q o parceiro era paciente)...mais na proxima reconheço q errei, volto e acho o caminho certo ou corro o risco de ser arrastada pra casa!

2º não ter feito uma lista ou mapa com detalhes que vi no relato do Massa...me atentei apenas a copiar o "como chegar" do blog rsrs(serviço de preguiçoso)

3º fui andar de shorts(esse foi oq mais me causou prejuizo q tlv na trilha certa não fizesse mta diferença mais na errada fez.) devido aos varios arranhões não vou usa-lo por algum um tempo :P

 

tirando isso foi perfeito...msm reconhecendo os meus erros não me arrependi de nada!

 

Bem, o relato é antigo, mas, assim como o do Kassio e demais, me serviu para localizar a Pedra e agradeço a todos pelo "serviço prestado". Sou novo aqui no fórum, mas trilheiro de muitos anos já. Fui ontem (dia 30/03/13) a Pedra, mas vendo o percurso de 3 horas só de estradinha, pensei: Não vou encarar isso, então, peguei minha moto e fui até a entrada da trilha. Levei 40 minutos de moto devido ao fato de ter chovido mto nos dias anteriores e a estradinha estava mó lamaçal em vários pontos. Cheguei até o pesqueiro, peguei a entrada a direta, segui direto ignorando as demais entradas, passei pelo ponto onde se avisa parte do cume da Pedra e de lá cheguei até uma casinha onde resolvi pedir informação a um simpático senhor que me disse que a trilha saira logo ali atrás. Estacionei a moto nas proximidades e segui pela entrada que logo me deixou no inicio "oficial" da trilha a direita de uma placa dizendo "propriedade particular, acesso livre para os pedestres em visita a Pedra Grande". E lá estava a dita cuja. Felizmente a minha experiencia de anos me ajudou a localizar rapidamente a trilha.

 

Lendo seu relato, imaginei que deve ter entrado naquela estradinha de 2 sulcos a direita, na qual cheguei a parar a moto e dar uma espiada, mas ai fiquei na duvida, mas como tinha imprimido o relato do rafael santiago, cheguei a conclusão que não era ali e resolvi seguir mais a frente com a motoca até que passei por uma picada de motos a direita e a casinha a 150 metros a frente, que segundo o relato do rafael, era a referência. Ainda assim, por via das duvidas, fui até a casinha e perguntei sobre a trilha. Confirmado que era ali, deixei a moto e segui por lá e então, encontrei a entrada da trilha, por onde subi direto por 30 minutos, priorizando o trecho de picada mais aberta e ignorando as 2 picadas, uma logo a esquerda e outra que seguia reto, logo após o lamaçal.

 

O mais dificil foi seguir de moto pela estradinha de terra que tava ruim do que andar pela trilha (que tb estava mó lama e escorradia nos trechos de subida mais ingreme, me obrigado a ir bordeando pelo mato mesmo)

 

De qualquer forma, parabéns pela coragem e perseverança. Imaginei (não tenho certeza), que vc deve ter ido pela estradinha de terra antes, caido na trilha que segue reto e dado toda a volta pela pedra até chegar no cume (já que do topo, vi que tinha uma trilha ao sul que seguia pelo alto do montanha.

 

quem for lá, sugiro que vá de carro, moto ou melhor ainda, de 4x4, não sei nem como consegui chegar até lá numa motoca que nem é propria de trilha....rsrs

 

A vontade e a ansiedade de chegar lá sem ter que me matar em 3 horas de caminhada em estradinha de terra debaixo de sol forte me animava bastante, principalmente qdo eu passava por outros trilheiros indo para outros locais com suas cargueiras nas costas, enquanto a minha, estava amarrado no bagageiro da moto. ::otemo::::hãã2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...