Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Os Canyons de Cambará do Sul

Postado
  • Membros

[align=justify][t3]Cambará do Sul e seus fantásticos Canyons[/t3]

Já invandindo este espaço, vou relatar um pequeno passeio que fiz pelos maravilhosos Canyons da cidade de Cambará do Sul / RS, pertinho da fronteia de Santa Catarina, nos dias 12/07 e 13/07. Sempre ouvia falar dos canyons, via reportagens na TV, via minisséries e novelas sendo filmadas neles (não sou noveleiro!), mas nunca tinha tempo de visitar esse lugar majestoso. Pois bem, na quarta-feira de 09/07 (esse mês, óbvio...) depois de um dia totalmente pirado e de muita confusão, decidi dar um tempo para cabeça e correr atrás do que eu adoro fazer mesmo. Sentei na frente do pc (já não basta o dia todo!) e comecei a fuçar em tudo que era canto, atrás de informações para passar um final de semana na cidade dos canyons.

Após algumas horas de pesquisa no mochileiros.com, deixei o roteiro prontíssimo. Foi relativamente fácil, afinal seria somente um final de semana. Liguei para a dona da pousada, fiz tudo que era reserva e fui deitar tranquilo. Não via a hora de chegar sábado de manhãzinha para sair logo desse inferninho. Detalhe, não falei nada para minha namorada, pois queria fazer uma surpresa e na sexta-feira a noite, ela me disse que precisava terminar um trabalho no escritório, justamente no sábado de manhã. Ah, pirei o cabeção! Depois de explicar o que eu tinha planejado, nos seus mínimos detalhes, ela desmarcou tudo para o final de semana.

[t3]Sábado – 12/07/2008[/t3]

Eu moro em Veranópolis, interior do interior do interior do fantástico estado do RS e até Cambará são aproximadamente 250km (pelo interior, cortando caminho, dá umas 3h de viagem). Saímos de casa às 6h30 e o dia prometia ser um espetáculo a parte, muito sol e o clima super agradável, algo em torno de 12ºC (para nós aqui no sul, é baita calor tchê). A viagem foi tranquilíssima, pouco movimento nas estradas e com uma paisagem pra lá de espetacular. Fomos pela Rota do Sol, então quem conhece, sabe o que estou falando. Paramos para tomar café uns 2km antes da entrada de Cambará do Sul, num bar de estrada muito legal (Arca Lancheria), 2 cafés e 2 pastéis muito bons por apenas R$3,40. Anexa à lancheria, tem uma loja que vende roupas para inverno, mas voltada mais para mulherada, tinha casacos, calças, blusas, gorros e adivinhem: fiquei 1h esperando minha namorada e ela não comprou nada!

20100616164716.jpg

A entrada da cidade é bem legal, tem um carro de pedra amarelo ao lado do pórtico, junto com uma capelinha de São Cristóvão. Pelo que me informaram a respeito, diz a lenda que há muitos anos atrás, a estrada era amaldiçoada, mas somente os caminhoneiros viam as assombrações, então como São Cristóvão é padroeiro dos motoristas, eles construíram o altar para São Cristóvão e o carro de pedra (já que só os motoristas viam os fantasmas). Lendas e culturas de cada região que devemos respeitar e apesar de não crer nisso, achei interessante. A cidade, como um típico vilarejo de interior, ainda conserva hábitos antigos, a reunião familiar e de amigos na cozinha, ao redor do fogão à lenha. Nos dias mais frios, o pinhão na chapa é o tira gosto do gaúcho serrano, acompanhado sempre de um gostoso chimarrão (e para essa bebida não importa se faz frio ou calor, é hábito, coisa de gaúcho). Tem uns 6.500 habitantes e está no ranking das cidades mais frias do sul. Cambará é uma palavra tupi-guarani e significa "folha de casca rugosa". É o nome de uma árvore típica da região, na praça central da cidade é possível conhecer a árvore. Suas folhas verde-claro são conhecidas pelo poder medicinal. São ótimas no combate a gripes e tosses fortes.

20100616164740.jpg

Aluguei um chalé numa pousada fazenda (Fazenda Pindorama, R$100,00 / chalé / casal com café) e fomos muito bem recebidos e muito bem atendidos pela proprietária a Dona Suzi, gente fina pra caramba. Fiz o check-in, ela nos indicou o chalé e fomos nos instalar. O chalé era bem confortável, com cama de casal grande, lençol térmico, lareira, chuveiro com aquecimento à gás, frigobar com um vinhozinho tri gostoso e a vista da janela era de enlouquecer.

Saímos da fazenda às 11h da manhã com destino ao Canyon Fortaleza. A estrada de acesso é a continuação da avenida principal de Cambará do Sul, são 22km por estrada de terra pedregosa. Essa estrada é do inferno, pensei até em desistir nos primeiros 5km e mesmo pedindo informações sobre as condições da estrada, ninguém me disse que ela estava praticamente intransitável (e olha que fui na casa do turista), então achei de certa forma, uma grande falta de consideração comigo e com os demais turistas. Creio que se as condições estivessem melhores, a farofa tomaria conta, mas tudo bem, mesmo assim valeu cada metro percorrido. As agências fazem o percurso para quem não conhece muito, mas se você tiver um mapinha da região, dá para ir sozinho.

20100616164814.jpg

Após 1h percorrendo os 22km do inferno, chegamos ao Fortaleza. Seus imensos paredões, com 8km de extensão e, em alguns pontos com até 900m de altura, causam surpresa e encantamento. Só quem percorre suas trilhas consegue entender porque sua paisagem é tão marcante. Para entrar no parque você não paga nada, o estacionamento é gratuito também, mas o parque não conta com nenhuma infra-estrutura, na entrada um funcionário do IBAMA anota a placa do carro e o número de pessoas para ter um controle. As trilhas são de fácil acesso e bem indicadas, a mais longa é a Trilha do Mirante com 3km, onde pode-se observar uns 95% do canyon, em dias de muito sol consegue-se ver todo o litoral gaúcho e catarinense. A Trilha da Cachoeira do Tigre Preto é fantástica também. São 3km (ida e volta) e para ter acesso, você percorre uma trilha na beira do rio Tigre Preto e chega em cima da cachoeira, cruzando a cachoeira por cima, tem mais uma trilha até um lajeado que dá para ver a queda de água de 400m, realmente incrível! Continuando nessa mesma trilha, mais uns 600m você encontra a Pedra do Segredo, um bloco de pedra de uns 5m de altura e umas 30ton apoiada numa base de apenas 50cm, a uns 700m do solo. É de não acreditar!

20100616164835.jpg

20100616165000.jpg

Na volta, fomos direto pro chalezinho, e na hora de tomar banho, adivinhem: o chuveiro não esquentava, briguei tanto com o aquecedor, até que dei o braço a torcer e fui chamar a Suzi, ela nem precisou vir lá, disse que minha namorada tinha aberto a torneira errada e bingoooo! Ela tava abrindo a torneira da água quente que estava trocada com a da água fria. Tomamos um banho tri quentinho e quando o sol começou a se pôr, a temperatura caiu pra uns 6ºC. Saímos para jantar num restaurante bem legal (O Casarão Cantina e Galeteria) comida típica italiana e eu como não nego a raça comi muito. Um jantar para duas pessoas com sopa, 3 tipos de massa, 4 tipos de carne, polentinha frita, queijo frito, salaminho frito, picadinho, muita salada e uma sobremesa pra lá de gostosa saiu por R$66,00. Depois de toda a comilança e com aquele friozinho gostoso, voltamos pro chalé para acender a lareira. Só depois de acendê-la, vi que a chaminé não puxava direito e encheu o chalé de fumaça, ninguém merece! Já era 1h da matina e o nosso chalé com a porta e todas as janelas abertas para sair a fumaça e lá fora um frio desgraçado. Demos boas risadas! Dormimos bem, mas sem lareira.

20100616165047.jpg

[t3]Domingo – 13/07/2008[/t3]

Acordamos bem cedinho, em torno das 7h e ao abrir a janela a paisagem estava sensacional. A grama coberta de gelo e o frio estava de rachar, uns 3ºC. Fomos tomar café, muito bom por sinal e com muitas frutas e sucos, pães e bolos. Agora sim, tomamos café do lado de uma digna lareira. As 10h saímos para visitar o Canyon Itaimbezinho. Na cidade há placas informando como chegar ao canyon. Do centro até a guarita do parque são uns 18km por estrada de terra. O terreno é pedregoso, ruim pra caramba e exige cautela (tive de cruzar um rio de carro). No parque há estacionamento próprio e uma sede com banheiros, lancheria, espaço com exposição fotográfica e sala para apresentação de áudio-visual. O lugar é administrado pelo IBAMA. O Itaimbezinho é o único, de um conjunto de mais de 20 canyons, com infra-estrutura. Para entrar no parque, paga-se R$5,00 / pessoa e R$6,00 / veículo.

Suas cachoeiras magníficas e as trilhas por matas preservadas, fazem deste um dos mais belos pontos turísticos do sul do país. As trilhas são bem indicadas. Na borda do cânion (parte alta do parque) é possível percorrer duas trilhas: a do Vértice e a do Cotovelo. Ambas sem grau de dificuldade e próprias para pessoas de todas as idades. A Trilha do Vértice tem 1,5km (ida e volta) e é possível observar parte do Canyon Itaimbezinho e as cascatas Véu da Noiva e Andorinhas. A Trilha do Cotovelo tem uns 6,5km (ida e volta) e nela observa-se boa parte da fenda em grande extensão. Realmente, a visão que se tem é de arrepiar!

20100616165128.jpg

20100616165209.jpg

Após as trilhas, almoçamos na lancheria do parque, comida boa e barata e demos início ao momento pior da viagem: o retorno para casa! Saímos de Cambará do Sul às 15h e chegamos em casa às 19h. Ao final dessa jornada, tive a certeza de sair de lá com a missão cumprida. Conhecer as belezas criadas por Deus e poder desfrutar cada segundo em meio à natureza com uma companhia pra lá de especial, com certeza é uma das bençãos mais gratificantes da vida. Mas precisamos nos preocupar mais com o mundo em que vivemos, pois amanhã, tudo isso poderá não mais existir!

Abraço

Edy[/align]

Editado por Visitante

• Respostas 37
  • Visualizações 30.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Acho meio corrido pra fazer bate volta... até dá, mas ficar na cidade vale mais a pena.

Quando visitei fiquei na pousada Vila Ecológica e foi ótimo.

É bem pequena, e a dona, Èrika é super atenciosa e cozinha maravilhosamente bem no seu bar/restaurante.

Vale a pena

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Em agosto eu já estava com minha viagem para Gramado definida. Foi através de relato daqui do Mochileiros que decidi incluir Cambará do Sul e os canions! Só consegui visitar o Fortaleza, porque fiquei tão impressionada com a vista e a sensação de paz do lugar que quando me dei conta fiquei por lá umas 5 horas no total e ficou tarde para conhecer o Itaimbezinho. Simplesmente maravilhoso, valeu muito a pena e eu indico para as pessoas fugirem do roteiro básico de Gramado e colocar o pé na estrada rumo aos canions.

Fiz um relato da minha viagem e as fotos estão no flickr para quem interessar!

http://www.werocktour.com/viagens/em-gramado-saia-do-roteiro-basico-e-conheca-o-canyon-fortaleza/

Beijos a todos!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal,

Estou impressionado com os relatos dos cânions do Rio Grande do Sul. Tive a oportunidade de conhecer o Cânion das Laranjeiras, em Bom Jardim da Serra - SC, mas me parece que o Fortaleza e o Itaimbezinho são ainda melhores.

Mas, estou com um problema e preciso da ajuda de vocês. Comprei uma passagem aérea promocional de BH a Porto Alegre e terei apenas uma semana para conhecer os principais atrativos do RS. Seria possível passar apenas um dia em Cambará do Sul e visitar os dois cânions, pernoitando na cidade? Em caso negativo, na opinião de vocês eu deveria visitar qual deles se tivesse que escolher apenas um? Passar dois dias em Cambará do Sul vai comprometer outras coisas.

Ah, estou pensando alugar um carro em Gramado ou em Caxias do Sul para ir até Cambará, então os horários dos ônibus não serão limitadores.

Valeu, galera!!!

Abraços,

Vítor

Postado
  • Membros

vcoelho,

Visitar os canions é maravilhoso, lindo mesmo.

Caso vc só tenha um dia, faça as trilhas menores, vc consegue fazer os dois sim.

Lembre que está fechado para visitação de segunda a quarta, ok?

O melhor seria fazer um por dia, sendo que as melhores vistas vc consegue pela manhã, mas fica a seu critério.

Sugestão (, posso sugerir???) ::essa::

POA - 2 dias

Gramado e Canela - 2 dias

Cambará do Sul - 2 dias

Bento Gonçalves e região vinícola - 1 dia...

Ficou pesado? tire Bento Gonçalves, deixe pra próxima...

Postado
  • Membros

Káren,

Obrigado pelas dicas e suas sugestões são muito bem vindas! No entanto, estava pensando em fazer assim:

Dia 0 - Porto Alegre: apenas pernoitar e partir para Gramado no dia seguinte logo cedo (meu voo chegará em Porto Alegre às 23h30).

Dia 1 - Gramado: passear pela cidade.

Dia 3 - Canela: passear pela cidade.

Dia 3 - Canela: Ferradura e Caracol.

Dia 4 - Bento Gonçalves: visitar a vinícola Miolo.

Dia 5 - Cambará do Sul: Aparados da Serra ou Serra Geral. Qual dos dois você faria, se tivesse que escolher apenas um?

Dia 6 - Livre: gosto de deixar um dia livre para repetir a melhor cidade da viagem.

Dia 7 - Porto Alegre: passear pela cidade (meu voo sairá de Porto Alegre às 21h30).

O que você achou?

Obrigado e abraços,

Vítor

Postado
  • Membros

Como vc vai de POA pra Gramado?

Caso for de carro, uma boa pedida é conhecer em Três Coroas o templo budista, é um lugar lindo...

Caso vc vá de busão ou van, está legal assim.

A maioria das atrações de Gramado/Canela são próximas, pode-se ir andando.

Em 2 dias vc conhece Gramado e Canela, as duas cidades são encostadas, não precisa mais tempo, a não ser que vc queira, é minha sugestão.

Depois de Gramado/Canela, siga para Cambará, eu faria aff... Eu acho os dois maravilhosos, tem como fazer os dois não??? ::lol4::

Verdade... Para não te influenciar e depois vc ficar frustrado, sugiro que vc leia: Cambará do Sul perguntas e respostas, clique aqui

Em Bento, se fores em um dia, tu consegue visitar mais vinícolas além da Miolo. Guia vinhos do Rio Grande do Sul, clique aqui.

Dali vc retorna pra POA pelo outro caminho: Garibaldi, Carlos Barbosa, Canoas, POA.

Postado
  • Membros

Vitor,

Pelo menos no verão os canyons devem ser visitados pela manhã. Quanto mais cedo melhor, pois a medida que o dia vai esquentando o nevoeiro vai encobrindo o visual. Portanto, nao creio que seja boa ideia visitar os 2 canions no mesmo dia.

O Itaimbezinho abra de quarta a domingo a partir das 9hs. O Fortaleza abre todos os dias a partir das 8 hs.

Na parte da tarde, depois de visitar um dos canyons, vc pode ir a cachoeiras como a dos Venancios, fazer passeios a cavalo pelos campos de cima (o visual eh belissimo).

Abs

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Oi Edy

Bem legal o seu relato....Quando a gente quer muito viajar ou conhecer algum lugar sempre se dá um jeitinho né?

Com que carro você foi? Dá pra ir de carro 1.0 na boa? Não detona muito não? Eu moro em Curitiba e ainda quero fazer essa viagem juntamente com outras cidades do RS, mas minha ideia é ir de avião pra POA e alugar um carro.

Ah, eu nasci em Veranópolis...sou testemunha de que essa cidade existe e que de lá sai muita gente boa descendente de italiano, hahahaha. :P

Abraço

Postado
  • Autor
  • Membros

Vivi,

Obrigado! Não acredito que és minha conterrânea! Bom saber que não estou sozinho no fórum, representando a fantástica Terra da Longevidade!

Saindo de Curitiba de carro, você passa por paisagens muito legais pela BR-116 e pra chegar em Cambará do Sul é muito fácil!

Independente da sua programação, pode ir tranquila de carro 1.0 (saindo de CWB ou de POA). Fui com um celta (meu primeiro carro) e ele tava com suspensão rebaixada.

Se andar devagar, pode ir sem problemas. A estrada não é o bicho, mas também não é boa!

Não perca tempo e vá logo visitar os Canyons e quando vier pra cá me avise; podemos conciliar alguma atividade!

Abraço

Edy

Postado
  • Membros

Muito legal o relato, vou fazer essa viagem mês que vem pretendo conhecer os canyons itaibezinho e fortaleza

e no outro dia ir para Gramado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.