Ir para conteúdo

Dicas para a foto perfeita


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Valeu, virtu.

 

Ainda tenho muito que aprender mesmo...

 

Estou na dúvida quanto à máquina: digital ou normal? digital parece bom para poder ver o resultado na hora e se não gostar, deletar. Também não têm o incômodo de ficar trocando e levando filmes. As comuns são mais baratas e teriam menos problemas com baterias.

 

[]´s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 98
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Ainda em inglês e mais dedicado à fotos em montanhas, os seguintes artigos são extensos, portanto colocarei apenas os links:

 

http://www.outdoorsmagic.com/news/article/mps/UAN/1567/v/5/sp/

 

http://www.outdoorsmagic.com/news/article/mps/UAN/1306/v/5/sp/

 

http://www.outdoorsmagic.com/news/article/mps/UAN/2845/v/5/sp/

 

[]´s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Caro Hendrik;

 

Cara eu aconselho diretamente a possui uma digital pelo fato que você poderá tirar várias fotos de um mesmo objeto e depois ao ver pelo computador escolher a melhor para a revelação. Esta é a alma no meu ver do maior lucro de uma digital - a não economia em tirar fotos - tire a vontade, abuse das fotos, o cartão está ali para isso para ser preenchido e esvaziado. Procure possuir um cartão de memória suficiente para mais de 60 fotos na qualidade máxima da camera e assim sempre estará bem servido sem se preocupar.

 

Em relação as pilhas eu tenho 2 conjuntos de 4 pilhas NiMH de 1800 (minha camera usa 4 pilhas por vez) e assim duram em média de 1 semana. Numa viagem de 20 dias mais ou menos é bom ter uns 3 jogos de 4 pilhas NiMH carregadas e uns 2 jogos de 4 com pilhas alcalinas para a emergencia, pois, estas irão durar apenas algumas horas dentro das máquinas digitais.

 

Agora falando para agradar a gregos e troianos. Se você tiver condições mesmo de possuir uma digital e uma camera de filme e levar as duas na viagem melhor ainda... teste os ajustes na digital, veja o resultado e com os mesmos ajustes tire na máquina de filme.

 

Pensando neste momento eu aconselharia o seguinte:

Para fotos onde o objetivo não é uma paisagem e sim apenas sua pessoa e não tenha aquela vista, tire com a digital. Reserve as fotos de paisagens (landscapes) para a máquina de filme pelo fato que a ampliação na revelação será garantida sem comprometer a qualidade da foto. É que futuramente se tiver condições eu irei fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

AMANDA: discordo quanto ao iso 800.

Na verdade não é um filme para fotos noturnas, mas sim um filme bastante veloz, que requer pouca exposição, assim para fotos em que se requer tirar na mão, sem tripé, é uma boa, por exemplo teatros, assim como quando se busca granulação.

para fotos noturnas, se não for o caso de ser uma foto em que se busque ongelar algum movimento e mais velocidade , um iso 100 é bom, assim como o um iso 50 mesmo, pois a resolução ficará melhor com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Como fotografar estrelas

 

Para obter boas fotos de estrelas são necessários os seguintes equipamentos: câmera fotográfica reflex com exposição em B (Bulb), objetiva meia tele ou teleobjetiva, cabo disparador (mecânico ou eletrônico) e um bom tripé.

 

Como proceder: Antes de iniciar deve-se escolher o tipo de objetiva de acordo com o efeito desejado. Se for utilizada uma meia tele (em torno de 70mm), procure um enquadramento que inclua o horizonte (montanhas, árvores, etc.), isto dará uma referência para a foto. Se for utilizada uma teleobjetiva (maior de 100mm) procure um enquadramento fechado nas estrelas para maior dramaticidade.

 

A abertura a ser escolhida também dependerá do efeito desejado. Quanto maior a abertura mais claro ficará o céu, interessante para fotos com o relevo, pois destacará a silhueta do mesmo. Quanto ao tempo de exposição deverão ser feitos vários testes até ter o que mais lhe agrada. Mas comece com pelo menos 10 min. Lembre-se que quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os riscos no céu. O foco deverá ser feito manualmente e estar sempre no infinito. O filme deverá ter um ISO baixo, ISO 100 é recomendado.

 

Como funciona: Com a câmera aberta em modo bulb a luz de cada estrela ficará um bom tempo sensibilizando o mesmo ponto no filme. Com o movimento da terra esse ponto vai "riscando" o filme, sempre na cor predominante de cada estrela. Essa técnica só funciona em noites sem lua, com céu limpo e se você estiver em local escuro.Para obter um melhor efeito, localize o cruzeiro do sul e aponte a câmera para a posição que representa 2,5 vezes o seu tamanho para o sul, ou seja, imagine duas vezes e meia seu tamanho para onde ele aponta e foque a câmera para esse ponto.

 

Nos meus exemplos ocorreram alguns efeitos não premeditados: na primeira foto uma pessoa passou com uma lanterna acessa riscando a foto. Na última um avião passou com a luz de sinalização piscando (quase imperceptível neste tamanho). J

 

 

 

 

(extraído de: www.ecofotos.com.br)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na neve, existe um excesso de luz que pode deixar o fotômetro da câmera maluco. Para evitar isso, faça a fotometria em um cartão cinza ou na palma da mão. Um filtro polarizador também é util para tirar o excesso de brilho da neve na foto.

 

Em relação aos filmes, quanto menor for o ISO, melhor a nitidez e a qualidade da ampliação, mas precisará de mais luminosidade ou maior exposição. Por exemplo, em fotos noturnas usando ISO 100, será necessário usar um tripé.

 

Sergio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Contratempos da Focagem Automática:

 

Os sistema de focagem automática são muitíssimos vantajosos na media em que lhe permitem concentrar-se no enquadramento da sua fotografia. Todavia, existe sempre o perigo de o sistema ler a parte errada da cena, daí resultando que o principal tema desejado apareça na imagem final todo desfocado.

 

Para resolver isso evite máquinas que não existam a opção de travamento de foco, geralmente isso ocorre ao se pressionar o botão do disparo até a metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

aih galera, uma vez ouvi uma dica do meu pai q nao sai da cabeça cada vez q eu vou fotografar. tem suas exceçoes, mas se aplica em boa parte dos casos:

pra ter um ar atraente, a foto precisa de algum elemento q pareça alcançável pelo observador. algo q poderia ser tocado. uma foto do horizonte em alto mar vai ficar extremamente sem graça se nao tiver uma ave, uma parte do barco, algo pra aproximá-la do observador. no caso das estrelas, por exemplo, tenho uma foto maravilhosa em q elas descrevem todo o arco no céu, mas q provavelmente teria ficado bem mais xoxa se nao fosse a silueta de um coqueiro q apareceu na frente, por acidente. e mesmo os casos no relato q a raquel postou, como o do avião...

é isso

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...