Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Castelos na Alemanha - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

País de castelos

2006216212551_neuschwanstein_01_771.jpgSchloss Neuschwanstein

Alemanha possui de 20 a 30 mil castelos. Associação preocupada com a preservação e divulgação deste tipo de edificação está organizando, pela primeira vez, um arquivo central alemão.

Conhecida também por seus castelos e fortalezas, a Alemanha preocupa-se com a preservação destas atrações turísticas. Ninguém sabe ao certo o número dessas construções no país, mas calcula-se que são entre entre 20 mil e 30 mil. A Associação Alemã de Castelos (Deutsche Burgenvereinigung) começou a elaborar um cadastro nacional digital de todas as informações disponíveis sobre essas edificações na Alemanha.

Antes de mais nada, é importante deixar clara a diferenciação feita pelo idioma alemão para dois tipos de edificação que no Brasil conhecemos apenas por "castelo". Na Alemanha existem as expressões Burg (fortaleza com muralha, geralmente construída numa elevação junto a um rio) e Schloss (castelo, edificação monumental, com arquitetura artística, não necessariamente em local de difícil acesso).

A partir do material arquivado, seus organizadores pretendem, mais tarde, publicar um dicionário especializado. Seria o primeiro do gênero em nível nacional na Alemanha . A obra mostrará, por exemplo, qual estado alemão tem a maior concentração de castelos, onde fica o mais antigo, o maior, e assim por diante.

Programa especial de computador

A única dúvida que ainda ocupa os pesquisadores da associação é relativa à forma como as informações serão disponibilizadas: se apenas na internet ou se também em compêndios impressos.

"Já houve várias iniciativas para um cadastro geral dos castelos na Alemanha, mas, por um motivo ou outro, nunca foram concluídas", informa Reinhrd Friedrich, que mora no castelo de Marksburg, intacto desde o século 14. O coordenador do Instituto Europeu de Castelos, com sede em Braubach, no vale do Reno, está otimista: "O projeto só dará certo, se muitos trabalharem juntos. Além disso, contamos com a ajuda de um programa especial de computador para facilitar o arquivamento das informações."

O levantamento não se restringe só aos castelos em estilo de fortaleza ainda inteiros ou em ruínas. Muitas edificações foram destruídas pelas intempéries, por incêndios, ou mesmo exploradas como pedreiras durante certo tempo. Também serão colhidas informações sobre locais onde hoje não restam nem mais as paredes, como sítios arqueológicos ou edificações registradas em documentos históricos.

Ao contrário do que um leigo possa supor, o lento desaparecimento dos castelos já se iniciou no século 14. Segundo o pesquisador da Baviera, Joachim Zeune, nesta época as elites começaram a mudar-se primordialmente para áreas reservadas aos nobres nas cortes, que ficavam nas cidades.

Arquivo dispõe de dados sobre 16 mil castelos

Nos seus 104 anos de existência, a Associação Alemã de Castelos reuniu informações sobre mais de 16 mil fortalezas na Alemanha. Como em 2003 a catalogação será realizada ainda de forma experimental, o arquivamento das informações no programa especial de computador só se inicia no próximo ano.

Os dados serão classificados em seis áreas distintas, incluindo, entre outros, informações sobre a construção, localização, função do prédio, aspectos históricos e da arquitetura, sobre seus proprietários e moradores.

Esta tarefa gigante terá a colaboração dos 3,5 mil associados e deve durar pelo menos cinco anos. A avaliação das informações e sua atualização constante serão de responsabilidade de um grupo de profissionais, formado, por exemplo, por arquitetos, arqueólogos e historiadores.

Para facilitar o trabalho, eles podem recorrer à biblioteca especializada do Instituto Europeu de Castelos, que, com 25 mil volumes, é a maior do gênero no continente.

Deutsche Welle

Sites úteis:

http://www.burgen-und-schloesser.net/

http://www.germany-tourism.de/ tem várias rotas, tem tudo em inglês

• Respostas 50
  • Visualizações 22.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Victor

Apesar de sua dúvida ter sido direcionada a outro usuário , vou meter o bedelho. :mrgreen:

Se vc vai ficar no total 5 dias na Alemanha , o tempo é curto para visitar 2 cidades distantes como Munique e Berlim,perde-se muito tempo nos deslocamentos.

Se tudo correr bem 2 dias dá sim para ir a Füssen e o outro para Munique. E 3 dias em Berlim acho pouco tempo.

Os dias que mencionei não contam o tempo de deslocamento.Mesmo de avião no inverno muita coisa pode acontecer e é impossível prever a meteorologia,por isso deve pensar bem no tempo de deslocamento , um atraso de um transporte pode ser entre 1 hora até vários dias.Minha sugestão é que compre a passagem já na Europa, talvez não pague tão barato como comprar antecipadamente ,mas terá melhor noção do tipo de inverno.

Sempre viajo no inverno para o sul da Europa , de carro, e sempre deixo em aberto um dia entre hospedagens. Sempre deu certo , se vc chega antes normalmente têm vagas para antecipar , mas se chegar atrasado , perde a primeira diária.

Viu como sou inxirida? ::lol4::::lol4::::lol4::

Postado
  • Membros

Ok Joyce, suas informações foram bem vindas. Vou pensar em uma estratégia de deslocamento pois sei que o tempo é curto. e tem também as reservas de hotel, que complicam. E como o meu voo de volta sai de berlin, vou ter que chegar lá nem que seja de charrete, rs...

obrigado!

victor hugo.

Postado
  • Membros

Sobre cidades da Alemanha tem um que tem otimo resumo e se eu nao engano tem em ingles tambem e da ADAC que eu gosto muito. Bem pratico e com muitas inf.

sobre castelo tenho que ver em minha casa do sitio aond eu deixei ele guardado ai pego o nome e passo. qualquer coisa escreva. vou colocar alguams informacaoes em meu blog http://www.jonasschwertner.com

Olá Jonas,

hoje procurei em algumas livrarias os livros que vc falou. Como não sabia o nome eu conversei até que a moça da loja me falou de um livro muito bom sobre os castelos alemães. Ele se chama SCHENCKS Schlösser und Gärten... seria este o que você tem? O da ADAC eu também vi e achei super legal, pequeno e prático, vou decidir se comprou ou não.

Abraços

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Jonas,

estou procurando estilo hotel. Já até reservei um: http://www.hotel-schoenburg.com/

Vou passar duas noites lá e usar de base para conhecer castelos na região, já que estaremos de caro. Quais são os mais bacanas nessa área?

Existe alguma vinícola aberta a visitação nessa região?

Obrigada,

Marcella

Viniculas tem muitas. Quando você chegar no Hotel eles mesmo tem prospectos de varias que vocês podem visitar e fazer degustação. Lembrando que as visitas são pagas mas vale a pena.

sobre castelos andem pelo vale mesmo que tem muitos...

Postado
  • Autor
  • Membros
Jonas,

excelentes dicas, sou novo aqui e estou indo para a alemanha e as informações irão ser úteis. Mas, lendo tanta coisa, acabei me confundindo em que visitar, pois será minha primeira visita a Alemanha, e ficarei lá por cinco dias, em janeiro/2012.

A única coisa que tenho de certeza é que meu voo de volta parte de Berlin. E chegarei na Alemanha vindo de Amsterdã. Então, pensei em ir de trem ou avião de amsterdá para munique, ficaria uns dois dias que daria para visitar Neuschwanstein, e depois seguiria para berlin. sei que o tempo é curto para tanta coisa a ser vista. o que você acha?

grato,

victor hugo.

e apartado mas da. visite meu blog que estou postando mais dicas sobre a Alemanha.

Postado
  • Autor
  • Membros
Ok Joyce, suas informações foram bem vindas. Vou pensar em uma estratégia de deslocamento pois sei que o tempo é curto. e tem também as reservas de hotel, que complicam. E como o meu voo de volta sai de berlin, vou ter que chegar lá nem que seja de charrete, rs...

obrigado!

victor hugo.

evite avião e use Trem. e mais seguro.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Estou indo agora em Fevereiro de 2013 para Alemanha e gostaria de saber se vc´s conhecem algum castelo nas proximidades de Munique que seja possivel se hospedar.

Obrigado

Edson

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Obrigado pela dica Marcos.

Vou pesquisar direitinho.

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Subindo o tópico... vou pra alemanha em março do próximo ano e ficarei um mês em Düsseldorf. Alguém tem alguma sugestão de castelos próximos e legais? Dá pra visitá-los de carro? Imagino que a cidade é meio caótica pra dirigir, mas tenho vontade de fazer pelo menos uma daytrip num carro alugado. Fora isso, parece que tem um passeio de barco (pelo que entendi no site da cidade) pelo Reno em que vemos diversos castelos, alguém tem mais informações?

Muito obrigado, abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.