Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Panamá - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país.

• HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira...

• Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes.

• No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos.

• O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914.

• As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor.

• Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios...

• Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato.

• DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa)

• Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil.

• No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga.

• A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá.

• Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação.

• No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina.

• Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo.

• DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km.

• Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada.

• A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo.

• O Panamá se parece muito com os EUA.

• Ótimo lugar para comprar.

• Há diversos cassinos.

• Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo.

• Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês.

• No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA.

• Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo.

• Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”.

• DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo.

• A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX.

• Respostas 492
  • Visualizações 256.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Caros,

li aqui os post e gostaria de agradecer todas as informações já colocadas.

Pretendo mochilar pelo Panamá em janeiro, sei que a época não é das melhores, mas é o que temos. Pretendo mais passear que comprar, então aí vão algumas dúvidas.

1. Se eu tiver 3 dias, o que vale a pena? O Canal com certeza, mas eu gostaria também de ir até a costa atlântica fazer um passeio. Pensei em visitar o vulcão, será que vale?

2. Como são os gastos? Qual seria a estimativa por dia para hospedagem, comida e passeios?

3. Como faço para ir para a Costa Rica em seguida?

Muito obrigada desde já. Se alguém tiver feito roteiro com gastos ou qualquer coisa assim, eu gostaria muito!

Postado
  • Membros

Teresa...

No Panamá fiquei no hotel CentroAmericano... fica na Avenida Ecuador com Justo Arosemena... 44 dólares o quarto duplo...

http://www.hotelcentroamericano.com/HCentroamericanoTarifasEsp.htm

Eu cheguei a ir à costa atlantica, minha idéia era chegar a Portobelo e depois Isla Grande(pelas fotos vale a pena)... mas como fui mais tarde, no meio do caminho descobri que não teria como ir e voltar no mesmo dia por falta de transporte... portanto fiquei no meio do caminho em La Angosta (não vale a pena)... Mas estive na Costa Pacífica e achei muito mais interessante... Na mensagem acima tem um link com minhas fotos e você poderá ver as fotos que tirei em Isla de Las Flores (Taboga)... é fácil de ir, tem barcos que saem diariamente na parte da manhã... valeu muito a pena ter ido... Só não me recordo o local exato de onde pegar o barco, mas me lembro de ter pego um taxi e pedido para ir ao Muele que tem barcos para Taboga...

sobre isla grande - http://www.panama1.com/isla-grande.php

sobre isla de las flores (taboga) - http://www.taboga.netne.net/?lang=eng

sobre la angosta - http://www.panamaface.com/sp/locality/locality_detail.php?idLocality=27

Para ir à Costa Rica (vale muito a pena) vc tem algumas opções... dentre elas...

de avião - http://www.copaair.com - cerca de uma hora e custa cerca de 250 dolares ida e volta

de ônibus - http://www.ticabus.com - cerca de 15 horas e custa cerca de 50 dolares ida e volta

Abraços e precisando é só perguntar...

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, faço escala de mais ou menos 10hrs na Cidade do Panamá voltando de Los Angeles em Junho. Gostaria de fazer alguma coisa, pq ficar no aeroporto o tempo todo é dose. É viável ir ao Canal? Qual o melhor lugar para ir e passar o tempo e depois voltar pro aeroporto (no Canal)?

Vlwwww!

Postado
  • Membros

Oi Marco, Vc ja comprou a passagem? é mesmo 10 horas o tempo entre os vôos? Nesse caso eu recomendaria vc alugar um carro economico no aeroporto e rumar direto para o centro turistico em miraflores. Existe um prédio lá, vc assiste um filme sobre a construção do canal e no topo existe um mirador bem ao lado das eclusas. Vc tira fotos bem proximo aos navios e acompanha o processo de transbordo das eclusas.

Indo por conta própria é meio enjoado vc chegar lá porque na cidade do panamá nao existem placas, tem que ir perguntando. Mas o pessoal é muito gente boa e explica como chegar.

Se depois de miraflores ainda sobrar tempo, dê um giro pelo centro antigo casco viejo. Muito bonito e se assemelha à cidade antiga de Cartagena na Colombia, embora não tão bem conservado como esta.

Se mesmo assim vc ainda tiver tempo sobrando e nao quiser comprar nada mesmo, outro passeio bem legal para quem está de carro é seguir pela calçada amador até o fim, onde tem alguns restaurantes e depois voltar. Ela foi feita inteiramente com a terra retirada das escavações do canal, é um passeio bem legal pois tem agua dos dois lados da rua.

Isso tudo que eu escrevi dá para ir de taxi, mas eu acho que vc irá gastar no minimo uns 60 dolares de taxi. O carro custa 25 a diaria com tudo incluido, e a gasolina lá é +- a metade do preço que no Brasil. Negocie no aeroporto.

Postado
  • Membros

Já tenho a passagem sim, e infelizmente sao 10hrs de conexao. Pode ate ser bom pra dar uma passeada pela cidade e passar o tempo. A diferença de preço era mto grande entao optei pela passagem da Copa Air.

Vlw mesmo pelas dicas, com ctz vao ser mto úteis!!! Mto obrigado.

Preciso de vacina contra febre amarela pra deixar a área do aeroporto, certo?

Obrigado!

Postado
  • Membros

thelittle,

vi em um post antigo seu, neste msm topico, q eles nao fornecem mapa qdo vc alugar carro e que vc imprimiu pelo google maps. Fui no servi

cos de mapas e tentei ver o trajeto entre o aeroporto e miraflores, mas o google maps nao conseguiu fazer a rota. Qualquer outra rota q eu coloque, acontece o msm. Creio q seja pq ainda nao fizeram esse serviço de mapeamento por lah. Vc imprimiu os seus mapas pelo google maps msm?

Postado
  • Membros

Boa noite pessoa, vinha tendo dificuldades de encontrar informações pessoais sobre o panamá, até que encontrei voces. Eu vou em maio pra fazer compras mesmo e se possivel curtir um pouco a cidade, quero ir ateh o canal, mas nao vai ser desta vez, mais adiante irei novamente com mais tempo. O hotel já tinha visto o centroamericano, com valor de $44,00. Vi que nosso colega foi lá e não reclamou, entao deve ser bom pra durmir 2 noites. Mas quanto as lojas, gostaria de saber se roupas valem a pena mesmo, se sabem me dizer preço de camisas polo de marcas como lacoste, levis, tommy.... e se vale a pena comprar na vila espana e no mercado los pueblos ou vale a pena ir direto ao albrook??? espero que possam matar minha curiosidade quanto a essas duvidas, desde já muito obrifgado pelas informações das quais jah foram ditas e que foram de extrema imoportancia como as de taxi e cedulas menores de 50 pra facilitar o troco.

Abraços

Tiago/RS

Postado
  • Membros

Marco: a agencia que eu reservei o carro pela internet (avis) não me forneceu UM unico mapa miseravel quando cheguei lá. Precavido que sou eu já tinha imprimido varios pelo google earth mesmo. E como me foram uteis!!!!!!!! Foi atraves deles que eu me baseei e se fosse tu fazia o mesmo. Imprima varios de diferentes escalas. Como falei antes, na cidade do panamá existem poucas placas, mas tambem não tem como se perder completamente pois tem a costa do pacifico como referencia.

Vacina amarela: sim, precisa. Acho que estão pedindo até para quem faz conexão lá. Vai que acontece alguma coisa e o vôo atrasa...eu nao ia querer ficar só dentro do aeroporto.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Thelittle,

Em julho/2010 minha namorada e eu faremos nossa primeira viagem internacional, por isso somos um tanto inexperientes no assunto. Sobre a Cidade do Panamá, suas dicas de locação de carro ao invés de se pegar táxis têm sido muito valiosas! Entretanto, gostaria de saber se é necessário algum documento especial para se poder dirigir na cidade ou se a boa e velha carteira de motorista brasileira é suficiente.

Outra coisa: como alguns outros mochileiros aqui, nossa passagem pelo Panamá será por meio de uma conexão no vôo. Ficaremos por lá por aproximadamente 5 ou 6 horas, somente. Este tempo é suficiente para se conhecer o Canal e o Casco Viejo?

Abraços,

Vítor

Editado por Visitante

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.