Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Porto de Galinhas


marcelnobre

Posts Recomendados

  • Membros

conheço esse sistema dos pacotes, participei de algo parecido com o Casa da Montanha aqui no sul, e ganhei uma diária no hotel por ter participado da sessão, mesmo não tendo aceitado o plano de 10 anos..

 

sobre os passeios.. normalmente consigo descontos por ser criança.. mas como é alta temporada dessa vez acho q é isso mesmo..

ainda não paguei, só pedi pra reservar já que li boas indicações da Algarve.. mas se chegar lá e conseguir mais em conta e sem stress ta valendo.

 

depois vou reler o tópico pra relembrar algumas dicas

Link para o post

  • Respostas 1,5k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Eu ficaria todos os dias em Porto de Galinhas. De lá tem passeios de Van que saem todos os dias de manha pra Maragogi ou Carneiros... Com certeza na recepção do hotel/pousada que voce irá ficar eles t

Não deixe de conhecer em Porto de Galinhas: * Piscinas Naturais - R$ 6,00 de jangada; * Praia de Serrambi - fica a uns 15 km de porto; * Pontal do Maracaipe; * Praia de Castelhanos. * Não deixe d

UMA DICA: NÃO PAGUE A JANGADA PRA IR NAS PISCINAS NATURAIS, INDO DE JANGADA SÓ DÁ PRA FICAR 45 MIN E O CARA TE ENCHENDO O SACO. COM A MARÉ BAIXA DA PRA IR A PÉ PARTINDO DO LADO SUL DA PRAIA, ASSIM

  • Colaboradores

Oh acho que o mais fora dos padrões esta o passeio para Maragogi ta meio salgadinho mesmo, e tenta ver pelo menos um desconto pra criança acho que se você chorar uma pouquinhos eles dão.

 

Uma opinião pessoal... aqui é flexível demais então, as pessoas são simpáticas e flexiveis, entao se quando você chegar você tentar conversar com eles, é uma opção... principalmente pela criança...

 

Chegar aqui sem nada é legal, quando eu vim passar as férias sem nem imaginar morar eu vim sem saber nada, de verdade, e fiz monte de passeios chegando aqui e fechando, por preços acessíveis.

To com um panfleto aqui de uma dessa agências da vila que o preço tá assim, peguei ainda esse mes não sei pro mês de Janeiro continua assim.

Maragogi: R$ 60,00 POR PESSOA

Carneiros: R$ 30,00 POR PESSOA ( Com passeio de Catamarã, Banco de Areia (quando tem), Batalha do Reduto (nem sei o que é isso), Banho de Argila, Igreja se Sao Benedito (que é uma gracinha)

Calhetas : R$ 40,00 POR PESSOA. (mesmo preço)

o site deles é: www.brasiltourportodegalinhas.com.br

 

Nao posso dizer se é bom ou ruim, é um panfleto que me deram entao!! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o post
  • Membros

Olá a todos,

 

antes de mais nada parabéns pelos posts - demorei algumas horas para ler as 56 páginas mas extraí muitas informações, que eu ainda tenho que organizar para montar o meu roteiro. No entanto, já tenho algumas dúvidas que eu gostaria de compartilhar com vocês. Basicamente eu irei com a minha família para Recife, passo um dia lá, e depois uma semana em Porto de Galinhas (mais especificamente em Muro Alto). Bem, as questões são as seguintes:

 

- nós vamos alugar um carro no aeroporto de Recife. Um colega me disse que é possível, ao invés de fazer o caminho "normal" até Porto de Galinhas, seguir por uma tal de Reserva do Paiva, que inclusive tem uma ponte estaiada recém-inaugurada. Esse caminho, além de ser menos cheio, seria mais "pitoresco", por seguir mais próximo ao litoral. É isso mesmo ? Alguém sabe (em linhas gerais) como eu faço para pegar esse caminho a partir de Recife / Olinda ?

 

- minha filha tem 5 anos de idade e não sabe nadar ainda. Dá para ela ir nas piscinas naturais de Porto ? Nesse caso, estou imaginando que é melhor ir de jangada mesmo né ? O problema é que minha esposa tem aversão a barcos, navios, jangadas, ferries e quaisquer outros meios de transporte aquáticos, então está difícil chegar a um acordo ::putz::

 

- continuando na linha "família", os passeios mais mencionados aqui (Carneiros, Maragogi, Pontal de Maracaípe) são viáveis para ir com criança pequena ? Fora isso, alguém tem dicas interessantes de passeios para se fazer com "pequenos" na região ?

 

Obrigado a todos,

Marcos

Link para o post
  • Colaboradores
Olá a todos,

 

antes de mais nada parabéns pelos posts - demorei algumas horas para ler as 56 páginas mas extraí muitas informações, que eu ainda tenho que organizar para montar o meu roteiro. No entanto, já tenho algumas dúvidas que eu gostaria de compartilhar com vocês. Basicamente eu irei com a minha família para Recife, passo um dia lá, e depois uma semana em Porto de Galinhas (mais especificamente em Muro Alto). Bem, as questões são as seguintes:

 

- nós vamos alugar um carro no aeroporto de Recife. Um colega me disse que é possível, ao invés de fazer o caminho "normal" até Porto de Galinhas, seguir por uma tal de Reserva do Paiva, que inclusive tem uma ponte estaiada recém-inaugurada. Esse caminho, além de ser menos cheio, seria mais "pitoresco", por seguir mais próximo ao litoral. É isso mesmo ? Alguém sabe (em linhas gerais) como eu faço para pegar esse caminho a partir de Recife / Olinda ?

 

- minha filha tem 5 anos de idade e não sabe nadar ainda. Dá para ela ir nas piscinas naturais de Porto ? Nesse caso, estou imaginando que é melhor ir de jangada mesmo né ? O problema é que minha esposa tem aversão a barcos, navios, jangadas, ferries e quaisquer outros meios de transporte aquáticos, então está difícil chegar a um acordo ::putz::

 

- continuando na linha "família", os passeios mais mencionados aqui (Carneiros, Maragogi, Pontal de Maracaípe) são viáveis para ir com criança pequena ? Fora isso, alguém tem dicas interessantes de passeios para se fazer com "pequenos" na região ?

 

Obrigado a todos,

Marcos

 

Olá Marcos,

 

A sua primeira pergunta eu não sei responder. A segunda pergunta, eu não vejo necessidade em ir de jangada, pois acho o valor cobrado absurdo, verifique a tábua de marés http://www.tabuademares.com/br/pernambuco/porto-de-galinhas, veja o horário que ela esteja abaixo de 0.5 e saia mais ou menos 1 hora antes, pois você poderá aproveitar bastante com a máré bem baixa, o que é o ideal... para ir andando é só seguir um pouco a direita pela praia principal de porto, você vai avistar pois sempre tem gente indo caminhando. Sobre sua filha não saber nadar, não vejo problema, você pode levá-la no colo, pois vai dar pé pra vc, quando eu fui a agua ficou um pouco acima da cintura, tranquilo, depois você sobe no coral e escolhe uma piscina que seja liberada.

Sobre os passeios, acho que apenas o de maragogi seria um pouco mais complicado, pois as piscinas são mais fundas, mas tudo depende da maré, o único problema é que são feitos de barco, o que seria um problema para sua esposa.

Abs,

 

Gustavo

Link para o post
  • Colaboradores

Entaão Marcos_Wanderer,

Acabei de perguntar sobre a Reserva de Paiva, eu fiquei sabendo que um lugar LINDO, porém tem que pagar pedágio para ir por lá... e você consegui sim ir por Recife, bem no meio de Recife, Piedade, Paiva e por ai, foi o que me disseram aqui, perguntei para Nativo, eu entendi como faz para ir de Porto para Recife, que é indo pela estrada de Gaibu, diz que essa reserva de Paiva tem construções, condomínios, etc, mas acho que não é nada de praia e coisas bonitas não posso te da certeza.

Quanto as piscinas naturais dá tranqüilo para ir com sua filha se a maré tiver baixa e você com ela no colo, pq se ela for pequena mesmo com a maré bem baixa, a água fica na cintura então... PARA ELA, e outra quanto a ir de jangada, é bem pertinho as piscinas naturais então acho que sua esposa não terá problemas com jangada, ai vai da maré e de vocês se decidirem.

Quanto aos passeios acho que não haverá problema para crianças não, aqui é um super passeio para criança, pontal é tranqüilo, carneiros tem os bancos de areia, além das piscinas também rasas, acho que não haverá problema, só não posso te dar certeza quanto Maragogi.

Link para o post
  • Membros

Pessoal,

 

muito obrigado pelas respostas rápidas !

 

Quanto ao caminho Recife-Porto, estou achando melhor ir pela estrada "normal" mesmo, uma vez que essa ponte nova não está nem no Google Maps nem no meu GPS. Vocês sabem se no domingo à tarde costuma ter muito trânsito no sentido Recife-Porto ?

 

Quanto aos passeios, surgiu outra dúvida: como eu estou em um regime de pensão completa, não gostaria de "desperdiçar" as refeições que já estão pagas. Exceto Maragogi que ao meu ver precisa de um dia inteiro, dá para fazer os outros passeios (Carneiros, Pontal, etc.) em meio período ? Nós não gostamos de ficar na praia perto da hora do almoço (sol forte demais), então normalmente vamos no começo da manhã e no final da tarde mesmo ...

 

E, por último: eu posso me basear na tábua de marés da marinha para Suape e planejar os passeios em toda a região (Porto, Carneiros, etc.) ? Acho que para Maragogi ela já não vale né ?

 

Muito obrigado,

Marcos

Link para o post
  • Colaboradores
Pessoal,

 

muito obrigado pelas respostas rápidas !

 

Quanto ao caminho Recife-Porto, estou achando melhor ir pela estrada "normal" mesmo, uma vez que essa ponte nova não está nem no Google Maps nem no meu GPS. Vocês sabem se no domingo à tarde costuma ter muito trânsito no sentido Recife-Porto ?

 

Quanto aos passeios, surgiu outra dúvida: como eu estou em um regime de pensão completa, não gostaria de "desperdiçar" as refeições que já estão pagas. Exceto Maragogi que ao meu ver precisa de um dia inteiro, dá para fazer os outros passeios (Carneiros, Pontal, etc.) em meio período ? Nós não gostamos de ficar na praia perto da hora do almoço (sol forte demais), então normalmente vamos no começo da manhã e no final da tarde mesmo ...

 

E, por último: eu posso me basear na tábua de marés da marinha para Suape e planejar os passeios em toda a região (Porto, Carneiros, etc.) ? Acho que para Maragogi ela já não vale né ?

 

Muito obrigado,

Marcos

 

Marcos,

- Carneiros é o dia inteiro...fica passeando de barco de uma praia para outra, parando em uma delas para almoçar (caríssimo! sorte que eu sabia e estava com 2 amigas: levamos sanduíches e economizamos maior grana! hehe) e retorna umas 16h para PG. Calhetas também é dia inteiro se não me engano...os demais são próximos e é possível voltar ao hotel para as refeições.

- Suape serve como base para o litoral sul de Pernambuco, não saberia dizer qual o de Maragogi...mas lá é mais fundo mesmo, sua filha terá que usar colete e ficar sob cuidado de vcs o tempo todo, pois não dará pé. Mas dá pra aproveitar (só que tem uma meia hora de barco pra ir até as galés e meia hora pra voltar)

- Ah, Recife geralmente tem trânsito...voltei de lá semana passada e levei + de 2 horas para cruzar a cidade até o aeroporto ¬¬ Sorte que o vôo era mais tarde, pq o percurso era pequeno e não esperávamos tanto congestionamento (era fim de tarde).

 

PS = Fiz passeio a Carneiros com a Brasil Tur (era R$25 há um ano atrás) e não tive do que reclamar. Bom e barato, oferecendo o mesmo que as outras.

Link para o post
  • Colaboradores
Pessoal,

 

muito obrigado pelas respostas rápidas !

 

Quanto ao caminho Recife-Porto, estou achando melhor ir pela estrada "normal" mesmo, uma vez que essa ponte nova não está nem no Google Maps nem no meu GPS. Vocês sabem se no domingo à tarde costuma ter muito trânsito no sentido Recife-Porto ?

 

Quanto aos passeios, surgiu outra dúvida: como eu estou em um regime de pensão completa, não gostaria de "desperdiçar" as refeições que já estão pagas. Exceto Maragogi que ao meu ver precisa de um dia inteiro, dá para fazer os outros passeios (Carneiros, Pontal, etc.) em meio período ? Nós não gostamos de ficar na praia perto da hora do almoço (sol forte demais), então normalmente vamos no começo da manhã e no final da tarde mesmo ...

 

E, por último: eu posso me basear na tábua de marés da marinha para Suape e planejar os passeios em toda a região (Porto, Carneiros, etc.) ? Acho que para Maragogi ela já não vale né ?

 

Muito obrigado,

Marcos

 

Esse final de semana fui ate o Cabo que é uma cidade antes de chegar em Recife, no sentido contrario PORTO-RECIFE, se voce for direto do aeroporto para Porto , sem entrar muito em Recife, onde você pegaria mais transito é em SUAPE, por causa da refinaria e tal, mas Domingo o fluxo é bem menor, e provavelmente terá mais transito ao contrario das pessoas voltando de Porto para Recife, pois tem uma galera que vai para passar somente o final de semana, mas domingo é beeeeeem mais tranquilo. Agora caso esteja já dentro de Recife é provavel que pegue, transito lá é caotico.

 

Passeis como Carneiros é o dia todo e se prepara para "barco" no caso Catamarã, entao prepara sua esposa... hehehe, e quanto aos passeios carneiros, pontal, maracaípe, muro alto, baseia em Suape sim, Maragogi já não dá, e é como a Samy falou lá é mais complicado para as crianças, mas da para aproveitar tranquilo.

Link para o post
  • Silnei changed the title to Porto de Galinhas

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

    • Por igorfsisoares
      Vou para Porto de galinhas no dia 09 ao dia 19 de fevereiro vamos nessa comigo viver uma aventura linda naquele lugar entrem em contato 
      Wats 16988127147

    • Por Bernardo_carcará
      Bem aleatoriamente foi programada essa viagem cujo relato se segue 🙃...
      Nos encontramos em frente a um prédio no bairro da Boa Vista, em Recife, onde residem hoje [email protected] @s 9 desbravadores (pessoas que estavam com fds livre e pensaram "porque não?") que toparam essa ida ao VALE DO CATIMBAU.
      De cara descobrimos que todo mundo pensava que "só eu não conheço ninguém", mas na verdade ninguém conhecia ninguém mesmo. As redes de conexão pré trilha se estendiam até no máximo 2 ou 3 pessoas. Mas então, vc se pergunta, como essa gente se achou em meio aos quase 9 milhões de Pernambucanos? Respondo: a Bel conheceu a Carol e a Flavinha em um grupo de voluntários que atua em prol da população em situação de rua, o UNIFIADOSPSR (falando nisso, segue o insta do projeto, faça sua doação e se junta à gente, quem sabe até não estaremos juntos numa próxima trip) e desse encontro a Bel agregou a mim, Bernardo, e o Renan, que por sua vez trouxe a Tayná! A Carol chamou o Iago que, seguindo a corrente, chamou o Guilherme e a Nicole. A Flavinha ia levar a Mayara, que infelizmente não pode ir, sendo assim, a Flavinha não ganha a estrelinha de agregador!
      Nos dividimos em 2 carros e saímos de Hellcife por volta das 16h da sexta.
       Após enfrentarmos o lento trânsito da cidade, chegamos à BR 232, que dá acesso ao sertão pernambucano. Os cerca de 300km que nos separam do Vale do Catimbau foram percorridos em cerca de 4h30m, numa viagem bem tranquila. A estrada é duplicada nos primeiros 135km, e logo depois é pista simples, mas em bom estado, até Arcoverde, onde pegamos uma estrada estadual que dá acesso ao vale. Esta última não está uma maravilha, mas nossos simpáticos motoristas Tayná e Iago tiraram de letra. Chegamos são, salvos e cheios de fome ao destino.
      O Iago havia ficado responsável por reservar nossa hospedagem na "POUSADA VALE DO CATIMBAU". Pagamos R$ 240,00 por 2 diárias cada um, sendo que estavam inclusas as 3 refeições, café, almoço e jantar.
      A pousada é simples, porém muito aconchegante. Os quartos são amplos, mas não tem ar condicionado, o que no nosso caso não fez a menor falta, já que as noites estavam bem frias. Havia um ventilador, para o sossego de gente que, como eu, precisam de um barulhinho pra dormir, morra de frio quem morrer. No nosso caso elegemos o Guilherme como pessoa que menos agregaria ao quarto naquele momento e colocamos o ventilador pra cima dele.
      A pousada possui wifi e chuveiro quente, que não funcionou na primeira noite pros habitantes do andar de cima. Eu poderia entregar que o pessoal de lá não tomou banho pra dormir por conta disso, mas vou optar por manter a discrição.
      Tínhamos a noite do primeiro dia livre. Então, comidos e banhados (ou não), fomos dar um pulo na pracinha da vila, que como toda vilinha do interior, fica na frente da igreja. Levamos 2 garrafas de vinho e ficamos papeando. Logo um morador meio embriagado veio contactar aquele estranho grupo. O Léo (acho que ele não ligaria em ser citado aqui) nos ofereceu rapé, que foi confundido com rapel por uns, e  que alguns outros achavam que era cannabis de cheirar. Essa discussão, que ainda ecoa em minha mente, durou algum tempo. Ninguém falando coisa com coisa. Por fim eu tinha certeza de que o Léo, após tudo que ele já devia ter tomado de pinga até aquele momento, era a pessoa mais sensata em meio àquilo tudo.
      Logo depois fomos investigar quem era cada um daqueles com quem dividiríamos quarto, carro, talvez coronavírus e dor nas pernas pós trilhas, e o melhor jeito pra isso é, com certeza, fazendo mapa astral, né? Os taurinos, para minha tranqulidade, dominaram! Porque ô povo bom é o tal do taurino. Teve uns cruzamentos de lua com mercúrio que me deixaram mais atento, bem como uns júptires e saturnos cruzados meio estranhos, mas td bem.
      Voltamos para a pousada e fomos dormir.
      Contratamos um guia na pousada mesmo. Ele se chama CÍCERO, um cara altamente muito gente boa e super paciente. Fechamos com ele 4 trilhas a serem percorridas no sábado pela manhã, tarde e noite, e no domingo de manhã. Pagamos R$ 50,00/cada pelo "pacote", lembrando que esse valor foi fechado para um grupo de 9 pessoas.
      A primeira trilha foi feita no sábado pela manhã, logo após um café bem servido na pousada. Os trechos de caminhada nessa primeira trilha foram relativamente curtos. Os trajetos foram feitos mais de carro. Visitamos uma pedra que dá vista para todo o vale, um lugar lindo, onde o povo com mais de 3 planetas em Leão se esbaldou de tanta foto. Ainda na manhã de sábado fizemos a também curta trilha da pedra da buceta (espero que possa falar essa palavra aqui no mochileiros) e a trilha para os Câniores, essa um pouco mais longa, mas com um visual incrível no final.
      Na transição para os câniores paramos pra tomar uma cerveja num dos barzinhos que tem na estrada. Nesse ponto já estávamos muito entrosados e a conversa já fluia fácil ao som de um bregão. Paramos também na casa de uma das famílias que mora na árida e pobre região do Catimbau, que pertence ao município do Buíque, um dos 3 mais pobres do estado. A casa tinha 6 crianças, que por sinal estavam responsáveis pelo lugar e pela pequena barraquinha de esculturas em madeira que eles tentavam vender para os turistas, já que os pais tinham saído. Foi amor À primeira vista por aquela turminha!! É incrível como a energia do sertanejo é forte e acolhedora. Fomos até lá para deixarmos doações que reunimos entre nós mesmos... Foi um momento lindo! As crianças tinham uma energia tão verdadeira... Também foi importante pro nosso grupo, pois acho que ali a gente percebeu "poxa, essa galera é bacana". Talvez também o vale tenha nos abraçado mais naquele instante, pois, por menor que tenha sido nosso ato, nós mostramos que fomos lá para cuidar do seu povo e, sendo assim, acho que o vale resolveu que iria cuidar de nós tbm.
      Voltamos para a Pousada, almoçamos e logo partimos, apesar de cansados em virtude do forte sol, para a trilha da tarde. Fomos ver o INCRÍVEL por do sol no Chapadão. É uma trilha de leve a moderada, percorrida em cerca de 40 minutos, onde tbm podem ser vistas pinturas rupestres. O lugar fica na beira de um penhasco, com um vista linda. De lá também avistamos as formações pontiagudas em pedras que são típicas do Catimbau. Me fez lembrar muito (como eu repeti mil vezes) a Serra dos Órgãos, no RJ (tem relato meu de lá tbm aqui no mochileiros), e lembra também a Capadocia. Capadócia onde, por sinal, eu nunca estive, mas vi na novela, o que é quase a mesma coisa (ou não).
      Após aquele por do sol lindo, voltamos para a pousada e jantamos. A comida foi fartamente servida novamente.
      Nos preparamos então para a trilha noturna, que seria rumo a uma caverna.
      Fizemos uma parte do trajeto de carro e, ao chegar ao início da trilha acho que todo mundo sentiu algo, diria eu, diferente. Havia sim energias das mais diversas ali nos circundando, isso foi sentido por todos. De início ignoramos isso, o que foi um erro! Talvez a empolgação nos fez esquecer que aquele é um lugar sagrado, com uma energia ancestral muito forte e presente e que nós, enquanto visitantes, precisávamos ter respeito e equilíbrio para com tudo aquilo.
      Seguimos então para um período de tempo onde tudo meio que desandou. Os caminhos foram literalmente se fechando, pequenos acidentes e minha cabeça dando um tíute louco, que me tornou um ser insuportável por alguns instantes. Mas chegando à caverna e após eu ser trazido de volta daquele meu momento "nada ver com nada" (só um adendo, que pra mim aquilo que senti naquela noite é  algo que até hoje tô trabalhando), as coisas pareceram se harmonizar mais.
      Fizemos uma fogueira e teve início, então, uma atípica noite na caverna, cujas memórias acabaram ficando por lá mesmo. Só sei que foi uma noite que envolveu muita energia, manifestando-se de diversas formas. Retornamos para a pousada já na madrugada.
      No domingo, veio então nossa última trilha. Fomos até o santuário, um local que segundo o Cícero era utilizado por povos ancestrais para a prática de rituais e por isso cercado de muito misticismo. O lugar é bacana demais, com formações em pedra que realmente nos remetem a um centro cerimonial. Talvez nós estivéssemos um pouco cansados e castigados pela caminhada e pelo sol, e não absorvemos tudo que poderíamos absorver ali, mas foi um belo lugar para dizermos "até logo, Catimbau".
      Voltamos para a Pousada, almoçamos e pegamos a estrada de volta a Recife.
      Bom, é isso. Foram 2 dias que renderam quase 3 páginas de relato. Foi uma viagem cujo foco, acredito eu, não tenha sido tanto as paisagens, apesar de exuberantes, mas, na minha percepção, teve como personagem principal toda a energia e misticismo daquela região com milhões de anos de história, que nos fez trabalhar muitas de nossas relações, tanto algumas muito íntimas, com nós mesmos, como nossas relações interpessoais, enquanto grupo.
      Foi lindo. Foi intenso.
      Espero ter ajudado aos futuros viajantes.
      Viva o Catimbau, seu povo forte e guerreiro, tão machucado por esse sistema social injusto e maléfico.
      Justiça Social, muito amor, mais viagens e não seja facista!
       
       
       
       



    • Por Iana Briaca
      Vou falar aqui no meu relato sobre formas de transporte que usei, hospedagem, duração da viagem e valores. Porque eu acho que é isso que uma pessoa procura quando busca informações sobre Mochilão. Sendo que na maioria das vezes é a primeira experiência da pessoa com um; 
      Resumo: 
      Tipo de transporte: ID JOVEM e carona pelas br da vida.  
      Hospedagem: Couchsurfing e voluntariado em hostel.
      Alimentação: Fazia compras para preparar minha própria comida ou às vezes eu comprava PF (mas comprar PF sai mais caro)
      Valor em dinheiro que levei: R$ 550,00.
      Duração da viagem: 54 dias.
      Quantidade de estados: 3 Estados e uma pequena parada em Brasília.
       
      SOBRE HOSPEDAGEM, TRANSPORTE PARA SAIR DO MEU ESTADO E ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO DESTINO; PERNAMBUCO: Então, meu mochilão começou quando eu saí de Belém, que é a cidade que eu moro, no dia 04/07/2019, ruma à Pernambuco. Fui de ônibus usando o ID jovem, de passagem de Belém para Recife eu paguei 3,50. Isso, três reais e 50 centavos. Esse valor corresponde à taxa de pedágio que é cobrado pela empresa de ônibus, apenas. Quando eu cheguei em Recife fiquei hospedada na casa de um casal que consegui estadia pelo Couchsurfing. O tempo que passei na casa deles foi incrível, pessoas super legais. Com o mesmo aplicativo consegui estadia para passar um final de semana em Olinda, em uma pousada localizada bem no centro histórico. Também não paguei nada para ficar hospedada, apenas tinha que ajudar a moça que trabalhava na cozinha com serviços bem simples pela parte da manhã. Ah, e sobre alimentação, essa era por minha conta. (Talvez o seu anfitrião não tenha problema em ajudar nesse quesito com algumas coisas, mas também ninguém gosta de gente folgada né, se tu tiver condições de comprar a tua comida é muito melhor, caso contrário é bom você avisar à pessoa que vai te receber que vais precisar de alimentação também).
      OBS: Couchsurfing é uma plataforma que possibilita a troca de hospedagem em qualquer lugar do mundo. Na época era totalmente gratuita quando usei, agora o app tá cobrando uma contribuição de R$ 4,99 mensal ou R$ 29,99 anual por conta da crise do corona vírus.
      ROTEIRO: Quando estive em Pernambuco conheci Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Praias do litoral de Cabo de Santo agostinho: Calhetas e Gaibu (caara, as praias mais lindas que conheci até hoje, e por não serem tão famosas quanto Porto de Galinhas, elas não são taão movimentadas, o que eu acho ótimo) e vila de Nazaré. Isso em uma semana, que foi o tempo que passei em Pernambuco. 
      TRANSPORTE PÚBLICO: Como eu fui com um amigo que sabia tocar banjo e eu enrolava no Maracá, optamos por não pagar passagens em transporte público e sim pedir para os motoristas deixarem a gente subir e tocar Carimbó nos ônibus. E assim, essa ideia deu super certo, tanto que a galera até ajudava com uns trocados, o que ajudou muito a gente na viagem. Sobre o valor de passagem de ônibus urbano não vou saber falar do custo, pois não tive essa experiência. Porém, fica a dica: Toquem nos ônibus ou subam pra vender algo. 
      SAÍDA DE PERNAMBUCO RUMO À BAHIA:  Saí de Pernambuco de carona, com a intenção de descer até a Bahia. Porém, no primeiro dia consegui carona com um caminhoneiro que tinha como destino Maceió, aceitei porque isso ia me deixar mais próxima do meu destino, né. Tive que ficar uma noite em Maceió para poder partir no outro dia. 
      Fiquei em uma Pousada de beira de estrada que custou R$ 40,00 no total pra dormir eu e meu amigo em um quarto com duas camas. 
      Jantei em um Restaurante que o PF custava R$ 10,00.
      No outro dia peguei mais duas caronas Alagoas-Sergipe Sergipe-Bahia e cheguei na Bahia, finalmente.  Passei uma semana em Salvador, consegui hospedagem no Couchsurfing, alimentação por minha conta, fazendo compras e preparando minha própria comida, de transporte usei o mangueio kk pedindo pra subir e tocar. Depois de uma semana, saí da bahia e voltei à br para pegar carona. Consegui diversas caronas no mesmo dia e cheguei na Chapada Diamantinaa. 
      NA CHAPADA DIAMANTINA:  Não consegui estadia com o couchsurfing na Chapada, tive que pagar uma semana de Hostel. 
      VALOR DO HOSTEL: 15 Reais a diária (pedindo desconto)
      ALIMENTAÇÃO: Comprava minha comida e preparava. 
      GUIA: É necessário guia apenas em algumas trilhas em outras tem como fazer de boas usando o gps. 
      DICA DE APP: MAPS ME Nele tem como usar o gps da localidade que tu se encontra sem internet. 
      SAINDO DA BAHIA RUMO GOIÂNIA: Saí da Chapada Diamantina de carona com inumeráveis pessoas, carona com caminhoneiro e carro particular, e passei perrengues, porque a Bahia é imensa. Levei 4 dias pra chegar em Goiânia.
      Nesse percurso nem sei quantas caronas peguei, foram muitas. Em nenhum momento precisei pagar pousada, até porquê nem tinha como, pois a grana já tava curta. Na primeira noite dormi na casa da família de um rapaz que me deu carona quando ainda estava indo para Chapada, Na segunda passei a noite em um posto de gasolina, Na terceira noite dormi na casa de um amigo que conheci com a experiência de carona também, isso em Brasília. (aproveitei pra comprar logo minha passagem de volta pra belém quando eu estava em Brasília) E por fim, no quarto dia consegui a carona para Goiânia. Em Goiânia passei quase algumas semanas, fiquei na casa de um amigo, apenas ajudando com a alimentação, no trasporte também não gastei nada.
      GOIÂNIA ATÉ A CHAPADA DOS VEADEIROS: De Goiânia até a Chapada dos Veadeiros, por muita sorte, tive só uma carona. Consegui carona com um fazendeiro que tinha uma propriedade próximo da cidade que eu ia ficar. Ele me deixou até a cidade que era meu destino, lá eu fiquei hospedada em um hostel onde trabalhei como voluntária em troca de estadia. Nos dias eu que trabalhava as minhas refeições eram por conta do hostel. A dinâmica de trabalho era a seguinte, eu trabalhava um dia e folgava dois. Passei uma semana na Chapada do Veadeiros, conheci a cidade de Cavalcante e Alto Paraíso. 
      FINAL DA VIAGEM: Saí da chapada dos Veadeiros de carona também, e fui até Brasilia. Lá eu passei apenas uma noite e no outro dia embarquei de volta pra Belém. A passagem que eu comprei foi com o ID Jovem, paguei apenas R$ 5,00. Ah, eu comprei com antecedência, sempre tens que comprar a passagem com usando o id com antecedência, não deixa pra comprar na hora senão vais te ferrar. 
      Enfim, minha experiência foi essa, espero ajudar em alguma coisa, é nooós!

    • Por Fora da Zona de Conforto
      Você curte carnaval? Quer saber quais são as melhores cidades no Brasil para curtir o carnaval? O que cada uma delas tem de único? Então você está no lugar certo! 
       

       
      Tem quem acredite que o ano só começa depois do Carnaval. Então, nada melhor do que começar o ano com uma viagem, certo? O Brasil é mundialmente conhecido pelo carnaval e suas festas típicas de fevereiro. Muitos lembram de cara do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, mas acredite há muito mais para ser explorado durante essa época do ano.
      Afinal, estamos falando de um dos países mais multiculturais do mundo. Então, se você quer descobrir novos ares nesse começo de ano, confira aqui 7 cidades para aproveitar o carnaval no Brasil. 

      Continue lendo: 7 das Melhores Cidades para Aproveitar o Carnaval no Brasil
    • Por ipamscf
      Este post é sobre como foi acampar em Maracaípe - PE, um paraíso pra quem quer fugir da algazarra de Porto de Galinhas. Fiz essa viagem em 2018 mas muita coisa permanece a mesma.
      1-> A IDA Pra quem nunca nem viu falar sobre Maracaípe, esta praia é um reduto para os surfistas e praticantes dos esportes marítimos em geral, tem desde aquela velha pegada de onda no surf, kitesurf, esqui aquático, e vários outros tipos que eu particularmente não sei mas vou achar os links e deixar no final do post, como sempre.   Mas basicamente, para chegar em Maraca é só seguir todo o caminho até Porto de Galinhas, a diferença é quando chega em Porto.   Existem, pelo menos, 4 maneiras de chegar em Maracaípe:   No próprio busão que você for pergunta se ele vai até Maracaípe, pelo menos a noite eu vi uns 2 ônibus indo até lá; Pegar um transporte de aplicativo (funciona Uber e 99Pop perfeitamente e custa entre R$7,00 e R$8,00); Um microônibus que faz a linha transporte alternativo que passa de 5 em 5 minutos mas para isso tem que descer do ônibus, entrar na rua da esperança no sentido Maracaípe e ficar esperando o busão passar. Caso peça parada e ele não pare, ai tem que ir até a rotatória de Porto de Galinhas e ficar esperando lá, porque lá é uma parada de ônibus (custa R$3,20 por pessoa). Mototaxi, assim que desce do ônibus logo na esquina da Rua da Esperança você verá um toldo montado (custa algo em torno de R$5,00 por pessoa por viagem).   Chegando em Maraca você vai descer no ponto final, que é basicamente no fim da pista calçada e já vai dar de cara com aquele marzão.   2-> A PRAIA DE MARACAÍPE - PE   Então, se tu tá procurando sombra, água fresca e calma, te garanto encontrar sombra e água fresca mas calma, meu amigo, hahaha, não tem de jeito nenhum! O vento lá é muito forte (por isso point de surfista, afinal pra ter onda tem que ter ventania) então o mar além de agitado é perigoso, há placas inclusive que alertam que embora uma parte seja rasa, é muito comum que inesperadamente brote uma vala e a água que tava chegando na cintura vá parar no pescoço, portanto fica aqui o alerta VÁ COM CUIDADO E SEM AFOBAÇÃO.   A parte que eu mais indico para banho é justamente no Pontal de Maracaípe, é um ponto muuuito massa que tem mais gente no por do sol que, diga-se de passagem é de tirar o fôlego! Lá, como há o encontro do mangue com o mar costumam ficar umas barreiras de água e dá para se banhar e até com crianças é muito tranquilo, só prestem atenção na maré porque enche muito rápido e você pode acabar não conseguindo voltar para a Vila pela beira mar.
      Para chegar tem a opção de ir a pé pela beira do mar (foi o que fizemos) que dá uns 30 a 40min de caminhada, dá para ir de buggy ou de quadriciclo. Lá mesmo tem uns passeios de jangada que oferecem para conhecer os mangues por dentro, porém não sei dizer quanto custa já que não fiz o tal passeio.   Perto da vila tem um coqueiral massa (em frente à saída do Camping, mas jajá chegamos nele) que não dá pra ficar lá antes das 14h pois simplesmente não tem sombra.   Até tem uns barzinhos com umas cadeiras para ficar, mas nada comparado a Porto, Maraca tem uma vibe mais serena, mais zen, que você vai pra ouvir o barulho do mar, contemplar a beleza e tomar banho de chuveirão caso não tenha coragem ou experiência de entrar no mar. Porém os preços são condizentes com o lugar, lei da oferta e procura né.             3-> ONDE COMER EM MARACA
      Comemos em dois lugares, pelo menos, um foi uma pequena lanchonete na avenida calçada principal de Maracaípe, de uma Sra muito gente boa e uma comida muito organizada, porém tem uma placa bem grande informando que não aceitam cartões, aliás essa é uma constante em Maracaípe, quase canto nenhum aceita cartão e quando aceita são aqueles restaurantes pega turista, sabe?   O outro lugar em que comemos foi o restaurante MARCÃO PRIME, um ambiente muito show, um vento maravilhoso e nesse dia tinha música ao vivo, comemos uma pizza (fica aqui o adendo QUE PIZZA MARAVILHOSA!!!!!) e eu tomei uma caipiroska que, minha nossa, que bebida deliciosa! O preço foi bastante acessível levando em conta que comemos que ficamos empanturrados hehe.   Sobre mercadinhos, não tem, nenhum, mesmo. Ou você já trás de casa os mantimentos ou compra em Porto que, nos posts que eu coloquei o link lá em cima, tem os mercados que eu mais indico por serem num preço bom.  
       

      4-> O MARACAMPING   Ah o Maracamping! Primeiro já começa que a dona (Dona Fátima, maravilhosa!) tem uma vibe incrível. Eu acabei não tirando tantas fotos quanto poderia porém coloquei as fotos no google na parte que indica o local então, se procurar no google pelo Maracamping, vai ver fácil as FOTOS que eu tirei.   Mas resumindo, o Camping conta com área pé na areia mesmo para montar as barracas (dica 1: leve uma lona para colocar sob a barraca ,evita dor de cabeça no pós acampamento), conta com cozinha comunitária equipada com fogão, geladeira, pia, sanduicheira e ainda uma mesinha para confraternizar; Possui ainda 2 banheiros, um masculino e um feminino muito organizados e com os itens necessários; No mesmo beco que dá para a cozinha e para os banheiros há um chuveirão (caraaca que chuveirão massa, me salvou do calor já que não dava pra entrar o tempo todo no mar) de água doce.   Quando formos montamos nossa barraca embaixo da proteção que existe colada no muro que dá de frente para a praia. Ficou meio confuso né? Mas nas fotos dá pra entender o que eu to falando. Se eu puder dar uma dica aqui, diria para colocar a barraca na ponta direita de quem olha para o mar pois não pega todo o sol da tarde e a barraca não fica tão quente.   LEVEM VENTILADOR! Há pontos de luz suficientes para se puxar uma extensão (lembra de levar o ‘T’ ‘benjamin’ ou sei lá como que fala na sua região, pra ajudar o coleguinha e não usar sozinho a tomada, bora compartilhar mais!) com ventilador a noite é filé de tranquila, porém sem o ventilador é punk, como fui de mochila e tava preguiçosa não levei ventilador; não recomendo. (Não tirei fotos ou fiz vídeos dos banheiros e cozinha pq realmente não é necessário).   O cachorro da dona Fátima, o zóio, é a coisa MAIS FOFA DESSE UNIVERSO!!! Ele é muito dócil e vem falar com todo mundo que chega para dar as boas vindas, é tão dócil que fica querendo entrar nas barracas pra conhecer por dentro hahahah.    
            4.1 Como chegar no Maracamping Aqui não tem errada, é descer no terminal do ônibus, pegar a estrada de terra no sentido pontal de maracaípe, passou o bar da mônica é só entrar na primeira rua à direita, andou um pouquinho para frente já se vai conseguir ver o muro do camping do lado esquerdo. Se ainda ficou na dúvida vou colocar o trajeto que coloquei fiz no maps pra vocês. Não confiem no GPS nem deixem o cara do pop ou uber confiar pq vai levar vocês para a rua de trás que não tem saída e não vai valer a pena, peçam pra descer no terminal e vão andando, é muito fácil chegar.   MAPA DE ONDE DESCE EM MARACA ATÉ O CAMPING   No geral dessa vez eu fui mesmo pra descansar então procurei desligar os aparelhos e aproveitar toda a vibe que o lugar trazia, mas se ainda quiserem agito de dia e sossego de noite de dia dá pra ir tranquilo pra Porto de busão, a pé, de bike, do jeito que quiser porque é muito perto e dá pra passar o dia rodando por lá;   Caso fiquem em pousada Porto é a opção pra quem vai ter que comer fora pois há mais opções e, portanto, preços mais camaradas, só pesquisar. Como ficamos no camping cozinhávamos lá mesmo o que barateia E MUITO a viagem, essa dica vale pra qualquer lugar que se tenha acesso à cozinha (detalhe que a cozinha do camping é muito convidativa e organizada então, se você for, deixa limpo tá? E também guarda sua sujeira direitinho, a natureza e o bom convívio agradecem. Obrigada pela leitura e, até a próxima!
      __________________________________________________________________ Links úteis  
      Tábua de Marés:
      https://www.apolo11.com/mare.php?local=02   CittaMobi: www.cittamobi.com.br/   Esportes em Porto de Galinhas: https://enter-guide.com/portodegalinhas/esportes-em-porto-de-galinhas   Maracamping Instagram: https://www.instagram.com/maracampingbeach/   Maracamping Facebook: https://www.facebook.com/maracampingbeach/?rf=923951584400139

×
×
  • Criar Novo...