Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Serra da Canastra - 4 dias

Postado
  • Membros

Salve Pessoal

Vou contar para vcs um pouco da minha viagem a Serra da Canastra (São Roque de Minas) no feriado de junho e colocar algumas impressões que eu tive para ajudar quem estiver planejando viajar para a Serra

07-06-12: Saímos de Jaboticabal (próximo a Ribeirão Preto) as 6:30 da manhã..seriam qse 400 km de estrada e estávamos em 2 carros em um total de 7 pessoas!! Fazia tempo que estava chovendo e a previsão do tempo para o feriado não era nada animadora e ainda por cima iriamos acampar.. estávamos apreensivos em relação as barracas e ao frio mas desistir de uma viagem JAMAIS. Pegamos chuva a viagem inteira, sem um minuto de trégua!!!Chegamos em São Roque de Minas perto das 11 hras e fomos direto almoçar aquela comida mineira maravilhosa... Conversando com as pessoas de como estava o tempo e a previsão... continuava nada animador e qdo falávamos que iriamos acampar todos faziam cara de espanto e pena!!!hehehehe..

Após o almoço fomos para o camping PICARETA reservado atraves da Tamandua Ecoturismo por 15R$ a diária a estrada até la estava extremamente escorregadia.. aqui vou falar do camping: Seu Chico o dono e toda a sua família são pessoas realmente especiais, aquele jeitinho mineiro calmo e de bem com a vida, extremamente atencioso, convidou a gente para um cafezinho e um queijo mineiro, nos emprestou lona para podermos estender sob as barracas. O lugar do camping tbem é especial, um lugar lindo e tranquilo próximo relativamente a entrada 1 do parque. Só temos a agradecer ao atendimento e ao camping..a noite ainda rolava uma roda de sanfona do seu Chico..realmente quem quiser acampar pode ir para lá!!!

Arrumamos a barraca e fomos até o centro da cidade buscar um americano que eu conheci pelo CouchSurfing e que iria acampar com a gente. No primeiro dia como chovia mto e isso ja era 4 da tarde fizemos pequenas trilhas pela redondeza do camping.

08-06-12 - Esse foi o dia que iriamos conhecer a famosa Casca Danta a maior cachoeira do Parque. Quando eu li no site da serra e nos relatos não tinha entendido a distância entre a parte baixa e a alta da cachoeira..o acesso de carro pela parte alta fica em Sao Roque de Minas na entrada 1 do Parque e é extremamente longe chegar a pé da portaria até a cachoeira portanto é necessário estar de carro ou alugar um transporte 4x4 na cidade que faz esse translado. Ja para a parte baixa da cachoeira vc tem que ir a Vargem Bonita que fica aproximadamente 40 km de São Roque de Minas.. entre a parte alta e baixa da cachoeira existe uma trilha de aproximadamente 1:30 h que é muito legal..foi o que fizemos ..primeiramente fomos a Vargem Bonita conhecer a parte baixa e depois fizemos a trilha até a parte alta..uma trilha longa e com um visual muito bonito..nesse dia a chuva deu uma trégua temporária pelo menos na ida.. na volta começou a chover forte e os trechos escorregadios tornaram um pouco mais perigoso o caminho... na verdade não sei se foi pela chuva ou pela falta de sinalização mas nos perdemos da trilha na volta e tivemos que fazer uma boa parte do caminho no meio dos arbustos pois não achávamos a trilha mas sabíamos que tínhamos que descer e ir na direção esquerda..foi o que fizemos, após alguns arranhões e tombos conseguimos novamente achar a trilha... Outra coisa que eu indico para quem for fazer esse percurso é levar lanche pq não existe restaurante em nenhuma das duas portarias portanto levem comida!!! Chegamos na cidade por volta das 19 hras e fomos jantar em um restaurante muito bom que eu não lembro exatamente o nome mas acho que era Zangaia ou algo assim... feijão tropeiro dos bons!!!

09-06-12 - Esse dia reservamos com a empresa de turismo o passeio de 4x4 para a parte alta da cachoeira pois devido as chuvas as estradas não estavam legais para irmos de carro normal.. Fechamos um pacote por 45R$ por pessoa em uma passeio que fez a parte alta da cachoeira Casca Danta, Rolinhos, Nascente do Rio São Franscisco, Curral de Pedra..Ai realmente conhecemos o Cerradão... tivemos a sorte de ver o raro e ameaçado de extinção PATO MERGULHÃO, emas, gaviões e com um pouco de esforço e no binóculos o que segundo o guia era um tamandua bandeira..mas vimos ele do tamanho de um gato ou seja não contou...

A noite ficamos no camping com o resto do pessoal que estava la, conversando, bebendo...e a chuva havia dado trégua..não tivemos nenhum problema com barracas molhadas ou frio!!!

10-06-12 - Acordamos 6:30 da manha e fomos fazer a trilha do camping até a Cachoeira do CAPÃO FORRO...uma trilha de aprox 1 hora e 10 minutos sendo que em uma parte da trilha tem que escalar um paredão..ela é mais curta porem tem esse trecho que é mais complicado...para quem nao quiser se arriscar existe possibilidade de ir por terra estrada mesmo... La nessa cahoeira tem como tomamos banho... estava MUITO geladaa agua, poré,m vale a pena..vc sai revigorado da agua!!!

Meio dia era hora de levantar acampamento e retornar a realidade

IMPRESSÕES:

- realmente um lugar que eu indico para quem quiser viajar e acampar

- não desanimem se o clima não estiver favorável pois nós tínhamos todos os motivos para desistir p causa da chuva e mesmo assim fomos e aproveitamos MUITO!!!

- camping Picareta extremamente recomendado pela hospitalidade do Seu Chico, pela localização e beleza do lugar

- é extremamente necessário estar de carro ou alugar uma 4x4 para fazer os passeios pois as atrações são longe uma da outra na minha opinião..

- Acho muito legal fazer a trilha que liga a parte baixa da alta da Casca Danta

- Torcer para ter mais sorte que a gnte para ver tamandua ou lobo guará!!!

Vou postar algumas fotos em breve

Abraço e boa viagem..espero ter ajudado quem esta programando uma visita a Serra da Canastra!!!!

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Demorou um pouco mais aqui estão algumas fotos da viagem!!!!

20120722175421.JPG

20120722175636.JPG

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120722175900.JPG 500 375 Legenda da Foto] [Nosso camping em São Roque de MInas]

20120722180258.JPG

20120722180806.JPG

20120722181006.JPG

Boa viagem

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Paulo!

Adorei seu relato. Estou vendo de ir conhecer a Serra da Canastra no feriado do dia 2/11 e realmente estávamos pensando em acampar... seu relato me deu ainda mais vontade.

Vc poderia me falar onde alugou o 4 x 4? Se tiver como já deixar ok já deixamos...

Obrigada

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá Robertausf

Que bom que o relato tenha ajudado. Então próximo a estrada que vc pega para ir para o camping tem um restaurante que não lembro o nome e lá eles fazem esse passeio na 4x4... Cabe aproximadamente 10 pessoas em cima mais umas 4 dentro da caminhotene.. então chegando lá vc pode reservar que é tranquilo!!!

Tenho cteza que vc vai gostar da Canastra e do camping Picareta do Seu Chico Chagas...

Boa viagem .. aproveite bastante!!!

Postado
  • Membros

Olá Marcio e Marina!

Na realidade tivemos que mudar os planos e iremos ficar em Delfinópolis... caso também mudem os planos nos encontramos por lá.

Paulo, grata pela dica mas infelizmente não será dessa vem em São Roque.

• 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.