Ir para conteúdo

Israel - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

Há problema se meu passaporte for carimbado na entrada de Israel? Isso pode prejudicar a minha entrada no Egito ou na Jordânia? Ou então se devo ter alguma precaução na entrada desses países (Egito, Israel, Palestina e Jordânia) para que eu possa visitar os demais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Voltei de Israel faz 2 semanas. Passei 5 dias em Jerusalem. Algumas impressões do tempo que estive por lá:

 

AEROPORTO

Viajando sozinho, tendo saido de Amsterdam (estava a trabalho lá), passando pela Turquia e chegando em Israel... vá preparado para um longo interrogatório. Um longo e repetitivo interrogatório. Nada diferente do que já foi escrito por aqui, não cheguei a ficar retido em nenhuma sala esperando (foi quase!), mas realmente aconselho a não chegar em cima da hora do voo. Quando você é considerado "apto a revista", para usar um termo bem genérico, além das perguntas, você terá sua bagagem minusciosamente inspecionada pela equipe do aeroporto, além de ser "acompanhado" até o check in. Perde-se tempo para entrar no país, e mais tempo ainda para sair do país. Como exemplo, uso um escapulário, na saída de Israel até o escapulário tive que mostrar e explicar que não era nada.

 

Não me aconteceu nada de ruim, apenas fica a dica de chegar com um bom tempo, e bastante paciência!

 

Pelo menos tem wi-fi grátis no aeroporto!!!

 

Para Jerusalém tem uma van/shuttle que faz o percurso - 62,00 skls, mais ou menos 1 hora. Tem placa na saída do aeroporto, super tranquilo. Se liguem, realmente a van só sai cheia. Não tenham pressa de sair do aeroporto.

 

 

DINHEIRO

Saquei dinheiro normalmente num caixa eletrônico dentro do aeroporto quando cheguei.

Apesar do câmbio relativamente favorável (R$ 1,00 vale 2 skl), o custo de vida é relativamente alto.

Não consegui usar o meu cartão de débito. Não sei bem ao certo, mas o fato é que não havia a possibilidade de eu digitar a senha do cartão (PIN, cartão com chip) para liberar a transação. Acaba aparecendo para o estabelecimento que o meu cartão era inválido.

O cartão de crédito, apesar do chip, funcionou normalmente.

 

Garrafa d´agua (1,5 lt): varia de 6,00 a 13,00 skls

Tram: 6,60 skls

 

 

HOSPEDAGEM

Fiquei no Abraham Hostel. Sem dúvidas um dos melhores hostels que eu já fiquei. Estrutura 100%, altamente recomendado no booking.com. Valeu muito a pena. Outra parada que adianta é que ele não fica muito longe da Old City (10 min andando) e a van do aeroporto te deixa na porta. Tanto para chegar, como para sair (hostel agenda no dia anterior a van pra vir te buscar de acordo com o horário do teu voo).

 

O ambiente é ótimo, um espaço enorme para convivência, quarto limpo, com banheiro, ar condicionado, café da manhã de hostel, mas tinha sempre uma fruta, pão, geléia...

 

Eles têm uma estrutura legal para oferecer passeios. Os passeios não são guiados, basicamente eles viabilizam o transporte. O bacana é que você economiza por não ter guia, mas por outro lado você não tem aquele blábláblázinho básico das paradas. Fui, curti, valeu a pena.

 

Na sexta-feira eles fazem a cerimônia do Shabbat (jantar), uma experiência muito bacana. A comida é preparada ali pela equipe do hostel, e pela galera que topa ajudar. Muita gente, muita comida, uma vibe bacana. Antes do jantar eles explicam o que simboliza o Shabbat, bem bacana. Foi justamente no dia que eu cheguei, pude conversar com muita gente, e já pegar várias dicas do que valia, e do que não valia, a pena fazer.

 

Perto do albergue, no sentido contrário a Old City tem um mercado central, tipo mercado de rua, muito irado! Local pra comprar de tudo, uma gritaria, uma confusão, mas os pães, doces e frutas valem muito a pena. Comprei várias frutas para comer durante o dia, e ficavam no hotel. Era época de morango, comprava 1 kg por 7 skls.

 

Se liguem que em Jerusalém as paradas fecham mesmo no sábado. Fica tudo muito mais devagar por lá.

 

Vi que dá pra comer alguma coisa por uns 35,00, refeições bem simples nesse caso. Curti muito o FALAFEL, bom, bonito e barato. Originalmente uma comida árabe, mas já foi incorporada no dia-a-dia do israelense. Depois de um dia inteiro andando, dava uma moral. O grande, com uma coca de 600ml custou 22,00.

 

VESTIR

Troquei uma idéia com um guia local logo no dia que eu cheguei.

Para os homens, andar de bermuda, desde que abaixo dos joelhos, super tranquilo. Ninguém te para em lugar nenhum, inclusive no Dome of Rock onde fazem uma inspeção rigorosa na entrada. Bíblias, cruxifixos, ou qualquer outro símbolo religioso não muçulmano, fica na entrada. Dica recebida, dica conferida! Sem problemas.

Para as mulheres, nada de pernas de fora, ou ombros. Vale também, para o Dome, a necessidade de cobrir a cabeça. Vale dizer que se você quiser andar de short, bermuda, saia, whatever, o ponto é você levar uma toalha contigo e amarrar na cintura quando for entrar nesses lugares. Problema resolvido.

 

COMPRAR

Comprar em Israel é um saco, ou um prazer dependendo do que você curte.

A dica é: NUNCA aceite o primeiro preço que te derem. Você consegue FÁCIL comprar o que pediu pela METADE do primeiro preço. Chorando, e irritando o vendendor, você consegue comprar ainda mais barato, por menos da metade do primeiro preço. Paciência, e boa compras!

 

O Sandeman (grupo de free tours pela Europa) tem uma galerinha por lá. O free tour diário deles vale a pena fazer. 2 horinhas para você se ambientar em com a Old City, e de quebra subir num prédio com um terraço com uma vista bacana no muro das lamentações e o Dome.

 

Fiz o Holy Tour deles, preço em conta. Valeu o proposto.

 

O Monte das Oliveiras é bem tranquilo de fazer por você mesmo. Tem vários ônibus que te levam lá. Chegando em cima, você vai passando pelos locais principais descendo. No final, chegando no túmulo de Maria, você vai estar bem próximo ao Lion Gate.

 

Para os curiosos pelas histórias da WWII, o Yad Vashem é para obrigatória! É só pegar o tram na direção Mount Herzl, descer na última estação.

 

Fiz a subida do Masada. É uma trilhazinha leve/média com +/- 2km de subida, 750 degraus. O visual do nascer do sol, com o mar morto de landscape é impagável. Para os mais tecnológicos, tem um "bondinho" que te leva até o topo, onde estão as ruínas.

 

O mar morto vale muito a pena de conhecer. Cuidado com a água salgada e divirtam-se com a lama!!! Já o Bem Gedi, uma espécie de parque ecológico, nem vale... pelo menos pra mim não valeu.

 

As empresas aéreas locais:

ARKIA

ISRAIR

EL-AL (usei para ir até Eilat)

 

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal

 

Tenho um voo pra Jordânia no fim de agosto e pensei em dar uma estacadinha para Jerusalém.

Como vou ter no máximo 3 noites em Jerusalém e dado todo o estresse para entrar e sair do país, vocês acham que vale a pena?

Óbvio que vai ser uma visita superficial, mas não sei quando eu voltarei pra região. Enfim, 3 dias dá pra ter uma ideia boa de Jerusalém?

Me preocupa também o fato de eu estar sozinho e de eu ter no meu passaporte carimbos de países muçulmanos, tipo Indonésia e Malásia.

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Marcos Costa,

 

Iniciei minhas viagens pela América do sul,depois Europa,Asia,Oriente Médio etc. Adquiri muitos conhecimentos Históricos,geográficos,políticos e teológicos(além disso estudei teologia).

Fiz viagens por Israel,e Jordania em muitas oportunidades... inclusive fiz uma viagem para terra santa recentemente! estou fresquinho rs voltei para o Brasil ontem.

Tenho uma empresa em outro segmento,porém,por amar turismo,Eu e minha esposa decidimos abrir uma empresa de turismo..

Nosso foco é proporcionar conforto,lazer,conhecimentos históricos,políticos,geográficos,e teológicos para os nossos futuros clientes,além disso proporcionar o melhor preço possível,com mais atividades que as demais empresas voltadas ao turismo.

Um exemplo: Apenas um exemplo.. se uma empresa apresenta um valor de 10.000,00 7 dias em Israel,e jordania. Tel aviv,Jerusalém etc.

Nosso preço será: 7.000,00 além de apresentar um bom preço,oferecemos mais lugares,e cidades. (obs: só foi um exemplo)

 

Estou a disposição para esclarecer qualquer duvidas que desejarem, tanto da minha futura empresa,quanto das preguntas sobre Israel,e Jordania.

 

Sorte a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Rodrigo.. se quiser ajuda com relação a roteiros estou a disposição, quantos dias voce a de passar no oriente medio? Obs: Jerusalém valeee muito a penaaaa!

E com relação a problemas na imigração não precisa se preocupar,pois você é turista,ou seja,você tem o direito de conhecer qualquer país que desejar,seja paises mulçumanos etc. O que pode acontecer é o seguinte: pode fazer inúmeras perguntas para você etc. vai demorar na imigração.. mas não se preocupe com isso,pois você não tem nada a temer. Estou a disposição! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Eu estarei em Tel Aviv - Jerusalém em novembro e tenha uma dúvida logística.

 

Eu ja li esse post inteiro e ainda assim estou com uma dúvida quanto ao ônibus pra Jerusalém.

 

Onde exatamente eu pego esse ônibus?

 

Eu vou chegar no aeroporto de Tel Aviv e já quero ir direto e reto pra Jerusalém.

 

Tem ônibus na saída do aeroporto ou eu tenho que ir em algum lugar específico da cidade de Tel Aviv para poder pegar esse ônibus?

 

Eu gostaria de saber certinho como proceder para ir logo no local correto.

 

Obrigada desde já. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...