Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal!

 

Há algum tempo atrás eu contratei serviços para busca e retificação

dos nomes da minha família e tenho algumas dúvidas sobre o andamento do processo no consulado. Espero que possam me ajudar.

Como me recomendaram, logo quando comecei o processo de retificação, eu mandei aquela carta para o consulado para agendar a entrevista. Já faz mais de 4 anos e até agora nada. Outro dia eu decidi ir ao consulado, enfrentei aquela fila para tentar resolver com todos documentos na mão, mas disseram que eu devo esperar até que eles me chamem e me recomendaram olhar no site o numero da chamada que está em adamento, no entanto, dia sim outro também, eu olho no

site e o numero de chamada é 3500 do dia 26/04/02. O meu número é 5948 do dia 04/07/02. Vocês acreditam que ainda vá levar muito mais tempo para eu ser chamado? Qual meio vocês me recomendariam para obter esse passaporte mais rápido, uma vez que já possuo todos os documentos?

Muito obrigado pela atenção

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá Wagner, obrigado pelo rápido contato.

 

Quando eu contratei os serviços de retificação e tradução das certidões, o advogado me recomendou que enviasse a carta de requisição de entrevista pelo correio no modo registrada, para não haver desvio. Ele confirmou que esse era o único meio de agendar a entrevista e que não haveria nenhuma confirmação do consulado caso estivesse certo ou errado. Ao entrar no site do consulado de São Paulo, eu notei o nome do meu pai na lista de espera na página "Dante Causa" onde seu numero de chamada é 5948 do dia 04/07/02. O primo do meu pai, cujo avô é o mesmo já tirou o passaporte dele, assim eu achei que o meu seria mais fácil por já ter "meio caminho andado", mas pelo o que estou vendo demora do mesmo jeito.

Valeu pela atenção

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ulisses,

 

vc fez o correto, SP só recebe o requerimento por correio.

 

Mas certifique-se de que vc também enviou um requerimento, se vc também está na fila, ou seja não basta seu pai estar, vc também tem que estar. Mas o tempo em SP é muitíssimo elevado.

 

Pelos cálculos quem apresentar o pedido hj, vai ficar uns 50 anos na fila.

 

Vc tem a alternativa de fazer na IT, mas terá que ir pra lá e fixar residência.

Link para o comentário
  • Membros

Oi pessoal. Estou indo para a Itália dia 28 de janeiro. Pretendo ficar uma semana em Milão para tirar o permesso de Soggiorno e depois ir para Treviso. Estou com todos os documentos prontíssimos, até com o xerox para a documentação do soggiorno.'

ALGUÉM SABE COMO ESTÁ FUNCIONANDO EM TREVISO? TÁ DEMORANDO MUITO? ALGUÉM INDICARIA ALGUM OUTRO? MINHA FAMÍLIA É DE MANSUÉ (PROVINCIA DE TREVISO). ALGUÉM VAI ESTAR ESSA ÉPOCA POR LÁ???

Abraços e parabéns por todas essas dicas. Espero colaborar quando estiver por lá.

Abraços

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala galera, essa eh pra quem ja ta com o passaporte italiano.

 

Seguinte, ja fiz todo o processo e a comune ja enviou o pedido da nao renuncia para o Brasil. Ja tenho tambem a carteira de identidade Italiana, porem como extrangeiro. A duvida, preciso realmente trocar o permesso turistico pelo de attesa? Pergunto isso pq esta mudando a regra aqui, nao sei se so em Bologna, mas fui na questura e me disseram que esta troca agora deve ser feita nos correios, ai fui nos correios, e pra variar, nao sabem de nada. Voltei na questura e me disseram que a comunicacao oficial ainda nao chegou, enfim... Como ja dei entrada e ja enviaram a carta e como ja estou com a identidade pensei em nem trocar esse permesso, eh valido ate 13 de janeiro, a previsao eh que o processo termine em comeco de fevereiro. Sera que pode dar algum rolo? preciso mostrar o permesso quando o processo terminar?

 

Valeu.

Daniel

Link para o comentário
  • Membros

E ai pessoal que esta tirando a cidadania italiana, se alguem podesse me ajudar ficaria muito grato!!

Bom todos os meus documentos ja estao prontos e legalizados pelo consulado e estou pensando em ir pra Italia no inicio de janeiro. Eu ja falo um pouco de italiano pelo fato de eu ter morado 3 meses em Pisa na Toscana, so que desta vez eu gostaria de morar no norte da italia preferecialmente Verona ou alguma cidade perto do lago de Garda, se alguem pudesse me ajudar com alguma informacao com respeito ha apartamento ou quarto para duas pessoas, ficaria muito grato.

Me restaum tambem umas ultimas duvidas sobre o permesso di soggiorno e tambem tempo de espera, se por exemplo eu for para Verona, sera que eu conseguiria o permesso di soggiono em ate uma semana?? E ha respeito a espera, apos o fiscal fazer a vizita na residencia vc ainda tem a obrigacao de permanecer na Italia?? ou vc pode por exemplo viajar enquanto eles estaum analizando a documentacao?? Muito obrigado pela colaboracao de todos!!!!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...