Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

Este é meu primeiro post na comunidade e espero ajudar os companheiros.

 

Rafael

 

Na verdade o que vc perguntou são coisas diferentes:

 

A Negativa de Naturalização (CNN) é um documento emitido pelo Ministério da Justiça que informa que seu antenato italiano não se naturalizou no Brasil.

 

A non-rinuncia é um documento que o comune onde você deu entrada na cidadania pede ao consulado onde você tem residência no Brasil. Este documento informa se o seu antenato RENUNCIOU à cidadania. Na verdade não existem relatos de italianos que tenham renunciado, mas mesmo assim os comunes ainda pedem este documento. Alguns consulados no Brasil, como o de Curitiba, Belo Horizonte e o de Porto Alegre enregam em mãos a non-renuncia para que o requerente leve pra Itália. Os demais ainda não estão entregando, apenas respondendo direto ao comune na Itália através de malore diplomático.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Eu ainda n vi nenhuma cidade que esta fazendo o permesso diretamente na questura como era antes, mas ouvi dizer q em algumas cidades ainda se faz diretamente na questura... Sei que em Torino e Milano estao fazendo na posta... Pra quem ainda n sabe, para fazer o permesso de soggiorno, a partir de dezembro de 2006 se faz diretamente na posta (correio) e la é distribuido um KIT que vem uns papeis onde se ensina a preencher o formulario de pedido de permesso q tb é incluso no kit...na posta (em Torino) se deve chegar cedo tb... tipo umas 5 ou 6 da manha pois os KITs do dia acaba e vc tem q voltar no dia seguinte pra ver se consegue um, creio q eles devem resolver esse problema de acabar todos os dias esse KIT...e n sao todas as postas que tem esse KIT porem no centro de Torino tem duas postas que tem esse KIT... Preste bastante atençao para preencher esse documento, algumas pessoas vao ate o centro de imigraçao para preencher esse formulario pois la ajudam a preencher, apesar q no proprio formulario diz q o funcionario do correio tem q ajudar, mas a maioria NAO ajuda... Qdo esta tudo preenchido, deve ir ate a posta e entregar o KIT e pagar uma taxa q gira em torno de 60 euros... La no correio eles entregam a recivuta... Para o permesso de atessa de cittadinanza a questura liga pra vc dizendo qdo vc deve ir la para retirar o permesso (creio q por volta de 1 mes, confirmarei qdo chegar o permesso), acredito que o permesso de turista tb deve estar demorando por volta de 1 mes para sair...

N sei se ficou claro pra vcs, é q por enquanto n estou tendo muito tempo para escrever tudo...

abraço a todos e tenham um otimo começo de ano

Link para o comentário
  • Membros

Falcon 2006 e demais integrantes do forum.

 

Um resumo. Meu irmão tirou a cidadania em agosto/2006 aki em Mantova. Eu trouxe só minha certidão de nascimento que foi legalizada junto com os docs do meu irmão no Brasil em Fevereiro/2006.

Cheguei na Itália 27/12/2006. Peguei o Kit para o permesso de soggiorno no correio. O meio de comprovar como vou me sustentar aqui, foi a copia do balanço de uma firma aki da Itália de um amigo meu com carimbo do contador, e uma declaração dizendo q ele vai me sustentar, bom seria uma copia de cartão de credito internacional, mas esse eu não tenho. A advogada do escritório q ajudou a fazer, tomara q de certo.

Dia 05/01 fui na comune ver se dava pra agilizar algo. Meu irmão sempre vai junto, pois fala melhor que eu. Uma mulher que me parece mandar lá na comune, nos recebeu, pegou minha certidão de nascimento legalizada, olhou bem para o carimbo, disse que aqui tem gente falsificando, tirou copias do comprovante de envio do permesso de soggiorno abriu uma pasta no meu nome, preencheu uma folha para eu fazer minha residência e me entregou.

Meu irmão levantou a hipótese de eu fazer a cidadania em outra comune, e retirar os nossos docs de la. Ela disse que se agente tirasse, la não entrava mais nada nosso, sugeri a meu primo que quer a cidadania trazer os documentos no nosso avo e bisavo também, pra não correr esse risco, aih vai de cada um. Sobre a Mancata renuncia, a do meu irmao não serve pra mim, eu tenho que ter a minha no meu nome, isso por que eles querem saber se EU não renunciei minha cidadania. Disse a mulher que não adianta eu trazer comigo, ela ia jogar fora e ela ia pedir para o consulado brasileiro, se eh verdade não sei. Vai ser um trabalho a mais pra ela, e sei que tem comune que aceita se vc trouxer do Brasil.

Fomos pra outro setor fazer a residência, tudo bem tranqüilo, por que meu irmao tem a residência no seu nome no sistema deles e estava la comigo, o policial deve estar passando aqui no apartamento em breve.

Ontem fomos pra questura pedir sobre o permesso de Attesa. Demorou uns 40 minutos pra sermos atendidos, a mulher disse que não sabe onde vai vir o permesso de soggiorno, e também não sabe como vai ser feito o Attesa, disse pra gente ir no Correio. No correio a mulher disse que também não sabe pra onde vai o permesso de soggiorno, o que tenho e o telefone e o endereço no Kit que foi enviado, de alguma forma eles vão avisar sobre o permesso, não sei quando. Eu podia pesquisar sobre a nova lei, mas eles podem mudar, então vou ficar no aguardo por enquanto.

Bom galera por enquanto e isso, se alguém souber de algo e quiser entrar em contato, meu e-mail e mgrigio@gmail.com. Abraço a todos e Feliz 2007........

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ola

Pode comprar qquer assento pois todos os vagoes (carrozzas) sao iguais e os assentos idem, a unica diferenca é se na hora do embarque seu vagao está no comeco/meio ou no fim da plataforma, as vezes os ultimos vagoes estao no comeco da plataforma depende do trem.

Pode comprar sem medo pela internet, eu usei Trenitalia em Julho/06 e deu tudo certo, so levar os numeros da reserva que fez e claro, os numeros do seu assento, embarcar e sentar, logo vem o fiscal checar as reservas com

o computadorzinho de bordo.

boa viagem!

Link para o comentário
  • Membros

Oi, jaimerocha, eu e minha esposa viajamos em 2004, sendo um dos trechos feito pela trenitalia, de Veneza a Roma.

 

Com a ajuda de um amigo aqui do mochileiros fiz a compra pela internet, aproveitando inclusive uma promoção para quem viajasse aos sábados à noite. Éramos 5 pessoa num vagão, não confortável (promoção, né), mas saiu bem em conta, considerando outras alternativas de viagem.

 

A compra foi super tranquila, pagamos com cartão, nos enviaram um número de reserva por e-mail e na maquininha da estação pegamos nossos ticketes, sem entender bulhufas de italiano e sem pedir ajuda (neste caso). hahaha Abraço a todos!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...