Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

Galera,

 

Alguém que está na Itália e poderia me ajudar.

Meu bisavô nasceu no Principado de Mônaco e preciso da sua certidão de nascimento para entrar com o processo de reconhecimento da cidadania na Itália.

Entrei em contato com o consulado italiano de BH e eles me informaram que eles legalizam somente documentos expedidos no Brasil. Entrei em contato com o consulado de Mônaco no Brasil e eles me informaram que é possível solicitar essa certidão direto em Mônaco.

 

Minhas dúvidas são as seguintes, Alguém sabe se há um consulado da Itália em Mônaco? É fácil sair da Itália e ir a Mônaco para pegar essa certidão e tentar legalizar? Alguém sabe quanto custaria a passagem de milano a monaco? Seria muito arriscado sair do Brasil e ir para itália com esse documento pendente?

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
quote:Originally posted by Tomagnini

 

Galera,

 

Alguém que está na Itália e poderia me ajudar.

Meu bisavô nasceu no Principado de Mônaco e preciso da sua certidão de nascimento para entrar com o processo de reconhecimento da cidadania na Itália.

Entrei em contato com o consulado italiano de BH e eles me informaram que eles legalizam somente documentos expedidos no Brasil. Entrei em contato com o consulado de Mônaco no Brasil e eles me informaram que é possível solicitar essa certidão direto em Mônaco.

 

Minhas dúvidas são as seguintes, Alguém sabe se há um consulado da Itália em Mônaco? É fácil sair da Itália e ir a Mônaco para pegar essa certidão e tentar legalizar? Alguém sabe quanto custaria a passagem de milano a monaco? Seria muito arriscado sair do Brasil e ir para itália com esse documento pendente?


id="quote">
id="quote">

 

 

Bem... Esse problema é um tanto quanto peculiar. É uma questão que envolve o Direito Internacional. Como você mesmo disse, Mônaco é um principado. Se existe um "Consulado de Mônaco" no Brasil, provavelmente quem nasce lá não é italiano, apesar de os sobrenomes serem característicos da Itália. Veja bem, isso vai depender de uma pesquisa. Não estou fazendo nenhuma afirmação aqui. Não tenho a mínima idéia do tempo de existência do Principado de Mônaco, pois aqui cabe analisar os efeitos das leis no tempo. Por exemplo, supondo que o teu antepassado tivesse nascido lá antes de o território ter sido transformado em principado. MINHA SUGESTÃO é a seguinte: você não tem que se preocupar com a existência de um consulado da Itália em Mônaco, pois não vejo onde isso seria útil. A primeira coisa que deve fazer, como foi dito aqui neste fórum inúmeras vezes, é obter a certidão de nascimento dele. Concentre-se nisso. O restante da documentação é relativamente fácil e você poderá legalizar no consulado de Mônaco (supondo que o processo seja o mesmo dos consulados italianos). Resumindo, pelo que eu vejo você é um sortudo, porque depender dos consulados da Itália está um verdadeiro calvário.

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by Rod.Mar

 

Ae!!

 

To na mesma opniao do Fabio ...

Emprego ilegal aqui è praticamente Zero (E lembrando que nao incentivamos nenhum tipo de trabalho ilegal)

 

Legalmente è mais facil, mas nao ttaaoo mais facil assim!!

 

Abraços!


id="quote">
id="quote">

 

 

PARA O FABIOORKUT E O ROD.MAR

 

Obrigado por terem respondido, moçada. Tenho mais uma pergunta: Como está a situação de quem busca emprego com o "permesso di soggiorno per attesa di cittadinanza"? Os empregadores e as autoridades aceitam esse documento para fins de registro do empregado? A coisa tá uniforme em toda a Itália ou depende do lugar?

 

Aguardo sua resposta.

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

mborto,

 

É proibido trabalhar com o "Permesso di soggiorno per attesa di cittadinanza", é UNIFORME na IT.

 

O q acontece, MAS já está mudando, é que em algumas províncias (como em Veneza e Treviso) a Questura nao carimbava a proibição do trabalho no Permesso e por TOTAL desconhecimento de alguns empregadores aconteceram casos de pessoas trabalhando com o Attesa.

 

Resumindo, é proibido.

 

Wagner, RJ

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by wagner_rio

 

mborto,

 

É proibido trabalhar com o "Permesso di soggiorno per attesa di cittadinanza", é UNIFORME na IT.

 

O q acontece, MAS já está mudando, é que em algumas províncias (como em Veneza e Treviso) a Questura nao carimbava a proibição do trabalho no Permesso e por TOTAL desconhecimento de alguns empregadores aconteceram casos de pessoas trabalhando com o Attesa.

 

Resumindo, é proibido.

 

Wagner, RJ


id="quote">
id="quote">

 

 

Pelo visto os italianos não querem MESMO "queste persone del terzo mondo" por lá... A história se repete, assim como em outros tempos: só os ricos têm vez mesmo. Nem na Europa a coisa muda né. Fica aqui o meu agradecimento a todo o pessoal do fórum. Apesar de desistir de ir pra Itália, vou continuar olhando e dando uma mãozinha para os que tiverem dúvidas, naquilo que eu souber. Abraço a todos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by wagner_rio

 

mborto,

 

É proibido trabalhar com o "Permesso di soggiorno per attesa di cittadinanza", é UNIFORME na IT.

 

O q acontece, MAS já está mudando, é que em algumas províncias (como em Veneza e Treviso) a Questura nao carimbava a proibição do trabalho no Permesso e por TOTAL desconhecimento de alguns empregadores aconteceram casos de pessoas trabalhando com o Attesa.

 

Resumindo, é proibido.

 

Wagner, RJ


id="quote">
id="quote">

 

Ola Wagner ...

 

Incluiremos ai na sua lista de desconhecimento as questuras de Milano (e seus paeses) pois tb nao sai nada escrito de proibido trabalhar e conheço pessaolmente gente que esta la trabalhando com o Attesa ... Incluiremos tb Trento pois la tb nao sai escrito Vietato di Lavoro!!

 

Realmente nao sao todos os locais que permitem, mas, por enquanto, existe alguns que permitem sim!!!

 

Abraços!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by wagner_rio

 

mborto,

 

É proibido trabalhar com o "Permesso di soggiorno per attesa di cittadinanza", é UNIFORME na IT.

 

O q acontece, MAS já está mudando, é que em algumas províncias (como em Veneza e Treviso) a Questura nao carimbava a proibição do trabalho no Permesso e por TOTAL desconhecimento de alguns empregadores aconteceram casos de pessoas trabalhando com o Attesa.

 

Resumindo, é proibido.

 

Wagner, RJ


id="quote">
id="quote">

 

Ola Wagner ...

 

Incluiremos ai na sua lista de desconhecimento as questuras de Milano (e seus paeses) pois tb nao sai nada escrito de proibido trabalhar e conheço pessaolmente gente que esta la trabalhando com o Attesa ... Incluiremos tb Trento pois la tb nao sai escrito Vietato di Lavoro!!

 

Realmente nao sao todos os locais que permitem, mas, por enquanto, existe alguns que permitem sim!!!

 

Abraços!!!

Link para o comentário
  • Membros

A minha duvida é com relação ao Permesso di Soggiorno.

 

Eu estou morando na França e tenho um visto de estudante. Eu queria saber se para dar entrada na comune eu preciso do permesso di soggiorno ou como eu já tenho um visto da UE não precisa ?

 

Eu fiquei com medo de por conta do visto não poder tirar ou algo assim.

 

Alguém sabe de algum caso deste ?

Link para o comentário
  • Membros

Olá a todos.

Entrei em contato com o Comune onde pretendo tirar cidadania e eles me informaram que nunca realizaram este processo. Gostaria de saber de vocês se é uma boa eu ir mesmo assim. Seria melhor pra mim, pois como tenho família por lá, eu iria economizar uma boa grana. Mas estou com receio de que eles se "atrapalhem" e compliquem todo o processo. Meu processo é "relativamente simples", pois herdarei a cidadania de meu pai.

 

O que vocês podem me ajudar sobre isto.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by cadumg

 

A minha duvida é com relação ao Permesso di Soggiorno.

 

Eu estou morando na França e tenho um visto de estudante. Eu queria saber se para dar entrada na comune eu preciso do permesso di soggiorno ou como eu já tenho um visto da UE não precisa ?

 

Eu fiquei com medo de por conta do visto não poder tirar ou algo assim.

 

Alguém sabe de algum caso deste ?


id="quote">
id="quote">

 

 

Ola!!

 

Bom, tem uma colega minha que esta vindo semana que vem de Portugal, ela tem um visto de estudante de la ... e realmente nao sei como ela fara ... quando eu tiver uma resposta coloco aqui ... MMmaasss ... eu acredito que vc tenha que fazer um permesso di soggiorno sim (Turistico ou diretamente de Attesa), pois teoricamente è a forma de vc esta legalmente aqui dentro da Italia!!!

 

Colocarei assim que eu tiver uma resposta!!

 

Abraços!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...