Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 26
- Visualizações 20.7k
- Criado
- Última resposta
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Caros mochileiros, Havia escrito isto como resposta as consecutivas dúvidas a respeito da Katmandu 3/4 no tópico de barracas da Aztec e resolvi postar também como tópico pois acredito que fica, al
-
Já comprei no site da Aventura e Cia sem problemas, é confiável. Os produtos da Nautika no site da Nautika costumam ser mais caros que os mesmos produtos nas outras lojas... Acho estranho isso, mas de
Caros mochileiros,
Havia escrito isto como resposta as consecutivas dúvidas a respeito da Katmandu 3/4 no tópico de barracas da Aztec e resolvi postar também como tópico pois acredito que fica, além de mais bem localizado, mais simples de ser encontrado. Quaisquer dúvidas após a leitura postem que tento responde-las
Bem, após bom tempo de pesquisa e, no fim, ficar naquela que parece-me ser a dúvida de se não todos a grande maioria que procura uma barraca que comporte mais que três pessoas mas não seja uma barraca tão 'simples', comprei uma Katmandu 3/4 ao invés da SE 4 (Trilhas e Rumos Super Esquilo 4), exatamente por que sou dessas de experimentar marcas que inspiram confiança porém ficam na incógnita e devo dizer que estou satisfeitíssimo com a compra. E fiz isso após ler o tópico de barracas Aztec onde ficava na dúvida...
Por fim, decidi pela Katmandu 3/4 devido ao seu peso, que é 1,6KG inferior que o da T&R SE 4.
Já usei a mesma por quatro vezes, sendo que duas delas peguei chuvas MUITO fortes (relato no final do post). Por coincidência, ambas as vezes em que choveu estive em Minas Gerais. Uma delas próximo ao bairro de Sobradinho, e outra em São Thomé das Letras.
Montagem: Graças ao sistema 'Flex-Max' - sistema de presilhas que se encaixam na vareta de sustentação, posso afirmar que a montagem da barraca é bem, mas bem mais rápida que passando pelo tecido - digo isso pois numa das vezes que acampei, chegamos com um grupo que tinha uma T&R 4, e nós terminamos de montar nossa barraca num tempo consideravelmente menor. Apesar disso, vale lembrar que a vareta utilizada para a porta do sobreteto é passada pelo tecido do sobreteto, aliás, esta é parte mais dolorosa da montagem da barraca, principalmente se estiver sozinho. É interessante mencionar, porém, que este fator sempre dependerá da experiência dos montadores.
Vale notar, também, que a capacidade autoportante da barraca é de grande valia especialmente quando estamos com uma barraca grande, afinal, é mais difícil agradar a quatro que a um ou dois.
Qualidade do Material: Não quero parecer saudosista, porém devo dizer que a mesma tem materiais de boa qualidade, levando em conta a barraca e sobreteto. As pregas do sistema FlexMax são resistentes, e inspiram confiança. As varetas são leves porém bem resistentes, na primeira montagem da barraca acidentalmente a vareta foi torcida mais do que devia mas não apresentou qualquer dano após envergar a mesma indevidamente.
A barraca em si devo dizer que é muito boa, o material utilizado no piso da mesma nunca deixou uma gota d'agua entrar nem mesmo sob tempestade. A ventilação é moderada: Se mal montada (sobreteto próximo a barraca) a mesma vira um forno. Além disso, é imprescindível fixar a 'janela' também para que fique aberta, caso contrário, vira um forno industrial
... Dentro da mesma tem um bolsinho, e as portas são duplas: Uma tela anti-mosquitos e uma para realmente fechar a mesma. Muito bom em dias quentes.
Ah, sim, a parte superior da mesma também é 'aberta' para ventilação, e é onde a noite é engraçado ver os bichos passando e tentando entrar... Só tentando
Já a respeito Sobreteto, o mesmo cumpre seu papel: Protege muito bem, SE bem montado e esticado. Ponto positivo pois ele é muito bonito, ponto negativo pois as pessoas ficam curiosas e olhando 'demais'.
Os demais componentes, como as estacas e cordeletes, bem... os cordeletes são, bem, cordeletes bons, e que secam rápido devo dizer. Resistentes. Porém as estacas poderiam ser de maior qualidade, apesar de sempre terem cumprido seu papel, após as chuvas e dias de acampamento (provavelmente devido ao chute de alguém nelas) as mesmas envergaram um pouco (02 de 12 se não me engano). Mas cumprem seu papel. Não recomendo usá-las após entortadas!
Deixa a desejar a empunhadura do saco de transporte, essa alça é um tanto quanto incômoda para carregar na mão por grandes distâncias (4-5km), mas para transporte breve é tranquilo. Já o saco em si me parece bom, bem apertado para colocar a barraca se mal comprimida - o que é um problema para quem está acabado no último dia de camping/trekking - mas que apesar disso se bem compactada a barraca ainda tem fitas compressoras para diminuir o volume da mesma, o que é muito bom para transporte na mochila.
Espaço Interno/Externo: Bem, Katmandu 3/4... Um tanto quanto sugestivo o nome. Diria o seguinte: Comporta até quatro pessoas médias (1,80m, 70kg) com conforto e algum equipamento dentro, caso estas não sejam frescas ou levaram a casa para o camping. Três pessoas com muita folga e todo o equipamento dentro. Sentados, já entraram até oito pessoas na barraca em círculo.
Experiência com a barraca: Peguei uma chuva muito, mas muito forte em Sobradinho (MG). Forte o bastante para (infelizmente, que Deus o tenha) matar um dos acampantes naquele local, devido a um raio. Durante 30 minutos caiu uma tempestade, caindo granizo por quase 10 minutos incessantemente, e a barraca aguentou sem danos aparentes. Os ventos, devido a altitude do local em que estávamos, também eram excessivamente fortes, o que fazia a barraca envergar, porém mesmo assim a mesma resistiu, e a única água que entrou foi a que vinha de um 'sopro' devido ao vento fortíssimo na JANELA do sobreteto da mesma, daí a importância de fixar com cautela este ponto de modo que o sobreteto não toque a janela. Mesmo assim, o sopro não molhou nada do que estava dentro da barraca, era como uma daquelas borrifadas de um borrifador de produto de limpeza, porém ainda mais leve. Culpa do montador da barraca (eu) que não fixou a janela com o cordelete
!
Em Abril deste mesmo ano, em São Thomé das Letras, foi uma das cinco barracas (de outras 15) a sobreviver em um acampamento. Todas as outras inundaram devido a forte chuva que caiu -> Vale mencionar que três dessas barracas que sobreviveram eram Trilhas & Rumos Super Esquilos 2 e 4. Forte o bastante para assustar os quatro ocupantes da barraca no momento que começou a cair, que acordaram gritando achando que tudo ia desabar... hahahaha
Uma outra vez que acampei, bem mais tranquila, o único porém foi o calor durante o dia (32C), mas que a noite rapidamente passava (20C) e não incomodava.
Por fim eu diria o seguinte... No fim, entre T&R SE 4 e AZTEQ Katmandu 3/4, dependem os seguintes fatores... Vai a pé? Transporte por longas distâncias? Precisa mesmo de uma barraca para até quatro pessoas se as últimas duas forem 'sim'? AZTEQ Katmandu 3/4.
Tem carro? É um brutamontes fortão? Acampa perto de onde fica? T&R SE 4. Se nenhum dos itens acima são de grande importância, eu iria pelo melhor preço + frete.
Se não há concorrência e a dúvida é a qualidade, EU compraria novamente. Agora, vale mencionar as boas práticas né...
Sempre montar a barraca com cautela, de modo atencioso, ninguém gosta de passar perrengue à toa, dormir desconfortavelmente... Sempre tomar cuidado onde montar a barraca, tomar os cuidados mínimos com a mesma, viajou? Lave, ou pelo menos tire a sujeira.
Fica aí o pequeno relato, posteriormente acrescentando fotos. Mas... para isso vou passar pelo teste final, dez dias na Chapada Diamantina com ela. Ah, e vai ficar estilo mansão, pois vão apenas duas pessoas - acredite, é grande assim.
Até a próxima!
Paz.