Ir para conteúdo

Deserto do Atacama de Bicicleta


Posts Recomendados

  • Membros

Dae Pessoal,

 

Acabei chegando tarde em S.P de Atacama e como as agências já estavam fechando, não consegui agendar nenhum passeio para o dia seguinte. Então resolvi fazer o tour de bike, por conta. Fiz o trecho: Pukara de Quitor - Cueva el Diablo - Travessia do rio - Quebrada del Diablo - Catarpe - A igrejinha. Acordei cedo, mas me enrolei pesquisando agências, comprando comida no mercado, etc. Peguei a bike e saí umas 10h30. Deu tempo de visitar tudo e retornar lá pelas 16h30 em SPA. Olha e eu até fiquei um bom tempo dentro da Quebrada del Diablo (aquilo é um labirinto!). Foi show de bola! Mas acho que eu deveria ter saído bem cedo, aí talvez até daria pra tentar ir ao Valle de la Luna no mesmo dia.

 

Samantha, não sei se já foi ou ainda vai, mas como o Leo disse, pode ir sozinha sem problemas. O trecho é bem tranquilo, quase tudo plano. Encontrei alguns grupos fazendo o mesmo percurso.

 

Valeu Leo pelas ótimas dicas!!

 

Soube de um pessoal que alugou prancha de sandboard também e foi até as dunas. Pra quem tiver algum tempo (de bike) sobrando, taí uma dica.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Uma pequena dúvida...

Como é que é o preparo físico da galera que faz estes passeios ? Pergunto isso porque me parece que eles são na altitude, você fica num deserto andando de bicicleta sob o sol - escaldante ? - do deserto mais seco do mundo, etc e tal durante horas e mais horas. Uma pessoa sedentária mas saudável conseguiria fazer sem problemas ? E uma que até faz esporte regularmente mas não é top-esportista ? Tem muita inclinação nos terrenos ? O que seria um teste físico equivalente de um passeio destes ? O segundo dia de caminhada na trilha inca ? Ou é um tranquilo passeio de bicicleta no parque ou orla ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

bfcosta,

 

Eu diria que é como andar de bike num sítio... tem uma estrada de chão, alguma vegetação verde, e até atravessa-se um córrego (pelo menos pros lados da Cueva del Diablo. O ar realmente é bem mais seco, e o sol é de rachar o dia inteiro (não tem nuvens). O trajeto não é muito íngreme, e eu que sou boleiro de final de semana pedalei de boa.

 

Para os lados do Vale da Lua (Vale do Sol) parece que o terreno é mais arenoso e pesado, pelo que o LeoRJ disse. Eu não fui pra lá pois acabei me enrolando e aluguei a bike somente à tarde. Daí não deu tempo.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Como ninguem aparentemente tinha os track logs de San Pedro do Atacama, eu fui lá e registrei alguma coisa, dá para começar. Segue meu relato sucinto.

 

Prezados amigos,

 

Seguem anexos:

 

1) Visão do Atacama no Google Earth, suponho que vocês tenham o Google Earth instalado.

2) Arquivo .gtm contendo os tracklogs para GPS Garmin dos passeios que fiz em San Pedro de Atacama. De bike, fiz Pucara de Quitor, Catarpe, Quebrada del Diablo e Valle de la Muerte. Fui ainda de carro às termas de Puritama e desci os 32 km da volta, de bike, dá 60 km/h fácil. O Valle de la Luna é mole de bike também, fui de carro devido às más companhias que já haviam chegado. Apesar de quente, é muito seco, aconselho mangas compridas. As agências de San Pedro tentam vender pacotes e te desestimulam de ir só, mas não tem problema algum. Basta um GPS e algum senso de orientação, fiz tudo sozinho, a menos da descida das termas que fiz com um amigo.

3) para visualizar os tracklogs é necessário baixar o software Trackmaker. É gratis e funciona muito bem.Entre em http://www.gpstm.com/downloads.php?lang=port e baixe a versão que mais lhe interessar.

Com este software no computador, é só clicar 2 vezes no arquivo Atacama by bike and car.gtm acima e ele abrirá automáticamente. Daí, dá para passar para um GPS Garmin e seguir a trilha. Se quiserem ver no Google, o Programa permite, na caixa Exibir.

4) Não é obrigatório levar bike para o Atacama, a LAN mete a mão no excesso de peso, a TAM só me cobrou 8 kg na ida, algo como 70 reais, na volta ficou de graça. Eu estava de classe executiva e tenho cartão vermelho, daí tanta moleza. Em San Pedro há diversas lojas que alugam bikes, usei a H2O, que funciona bem, vendem um croquis sem escala por 1000 Pesos Chilenos, R$3,5, mas o mesmo croquis pode ser baixado pela Internet de graça no site deles. As bikes são rabo duro e com V-Brake, a maioria com 21 ou 24 marchas. As marcas são Trek e algumas Giant, dá para levar, eles têm mecânico e acho que podem fazer algum ajuste se uma regulagem não estiver boa. O aluguel não é caro, há muita concorrência.

 

 

5) Se você tiver experiência em montanha e estiver aclimatado, a subida do Volcan Lascar não é difícil.

 

Bom proveito,

 

Jacintho

 

English summary:

 

Dear friends, see in annex:

 

1) Atacama vision in Google Earth

2) gtm file with my track logs for Garmin GPS, around San Pedro de Atacama.

Download the software Trackmaker, in Portuguese and very good. http://www.gpstm.com/downloads.php?lang=port

Click twice in the attached file .gtm and it will open automatically. Go to Exibir and you may open the file in Google Earth.

By bike, I went to Pucara de Quitor, Catarpe, Quebrada del Diablo and Valle de la Muerte. By car I went to Termas de Puritama down hilling the 32 km back to San Pedro, you attain 60 km/h easily. The Valle de la Luna is also easy by bike.

3) Atacama is very hot and dry, use long sleeves and carry at least 2l of water. The agencies try to discourage you to go alone, but it is nothing special, with a GPS and a little notion of orientation you can do it.

4) You don't have to take your bike to San Pedro, there are acceptable mountain bikes to rent, Trek and Giant, 21 and 24 speeds, V-Brakes, no rear suspension. The rent is cheap. H2O is a reasonable choice. They sell a sketch by 1000 Pesos, 1 USD = 500 pesos but you can get it here.

 

5) If you are experienced in high mountain and acclimatized, Volcan Lascar is not difficult at all, 5500m at the crater border.

 

Good trip,

 

Jacintho

 

Tentei enviar os anexos, mas não sei se deu certo, alguem pode verificar e me ajudar?

Atacama by bike and car.gtm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Tentei fazer o tour de bike e quase morri!!!! ::hein: Mas explica-se; sou asmatica e tenho um preparo fisico minimo! Alem dos kilinhos extras q atrapalham bastante! ::mmm:

 

No primeiro dia consegui ir ate Pukara Quitor e Garganta del Diablo... acho q se eu nao tivesse me pèrdido tanto (fui e voltei umas tres vezes ate achar a garganta) teria conseguido ir ate Catarpe.

 

No segundo dia fui p/ o Valle de la Luna. Esse achei mais dificil pela quantidade de subidas. Consegui chwegar ate a curva de sal... e voltei correndo pq estava passando mal por causa do chocolate quente servido no tour p/ observar as estrelas. ::lol3:: Queria ter ido ate o Valle de La Muerte, mas achei um guia no caminho que disse q p/ chegar seriam 4km de subida e a descida e arenosa, ou seja, tem q ir empurrando a bike. Acabei desistindo e fui correndo p/ o banheiro!!!! ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olás,

 

Li este tópico antes de ir para SPA e foi extremamente útil .

Agora estou de volta para contribuir um pouco mais. Vou repetir algumas dicas já descritas nesse tópico apenas para confirmar a informação ;) . Os valores são todos por pessoa e são apenas para referência.

Estive em SPA em maio de 2010 .

Realmente existem vários lugares que alugam (alquilar) bicicletas, desde agências de turismo até lan-houses, pizzarias e lavanderias. O preço médio por meio dia é de CLP $6.000 (+- R$24,00) e o dia inteiro é de CLP $10.000 (+-R$40,00). Esse preço inclui bomba, camara reserva, capacete , cadeado e um croqui (mapa) dos arredores. Você paga na hora da retirada da bicicleta e deixa um documento ( não tive problema com isso, mas evite deixar seu passaporte). Normalmente dá para alugar a bicicleta das 9:00 e devolver as 21:00 . Verifique as condições da bicicleta e se o tamanho do quadro é adequado para você.

Em geral as bicicletas são boas, grupo shimano altus/acera/tourney ( o problema é a manutenção das mesmas, mas como tem muitos lugares para alugar, sempre há opções bicicletas boas ) . Se for andar por distâncias mais longas aconselho a levar na bagagem uma bermuda de ciclista (aquela com almofadinha para as partes sensíveis ;) ) e/ou uma capa de selim com gel.

Levar o próprio capacete e par de luvas também acho uma boa ( nunca se sabe quantas quedas aqueles capacetes de aluguel levaram ). Leve agua, comida, protetor solar e blusa.

--------------------

Laguna Cejas

Para a Laguna Cejas (aquela laguna hipersalgada - entrada CLP $2.000 ) fomos de caminhonete e voltamos pedalado. Na ida fomos de caminhonete pela estrada asfaltada e depois pegamos um pequeno trecho de estrada de areia ( o mesmo trajeto feito pelas excursões (tour) feitas de van e com guias).

Na volta, pedalando , voltamos por um caminho mais curto, porém em grande parte estrada de areia. Alguns trechos com areia bem fofa, mas a estrada é bem marcada. Pegamos uma tempestade de areia no caminho mas sem maiores dramas .

Pedalar por aquele trecho de deserto foi fantástico não vimos ninguém em boa parte do caminho. O ponto de referência do caminho é uma árvore (pois é estamos no deserto...).

Após esse longo trecho de areia (sempre pela estrada principal), essa estrada irá cruzar um estrada asfaltada. Vire para a esquerda e continue pela estrada asfaltada. A partir desse ponto basta seguir as placas até SPA .

Aluguel de bicicleta mais transporte de carro até Laguna Cejas CLP $14.800 por pessoa (minimo duas pessoas).

20100612152937.jpg

 

-----------------------------

Valle dela Lunna

Para o Valle dela Luna basta seguir as placas ( entrada CLP $2.000) . Aproveite que você está de bicicleta e aproveite para ver todos os pontos turísticos com calma, silêncio e sem hordas de turistas (tente começar este passeio pela manhã, pois as excursões de van começam no meio da tarde). Se for ver o por do sol, leve lanterna. Nós fomos até as "Tres Marias" e depois retornamos pelo mesmo caminho.

 

20100612153515.jpg

 

---------------------------

Pukara Quitor - Quebrada del Diablo - Catarpe

A pedalada para Catarpe fizemos em duas etapas para ver tudo com calma: um dia para o Pukara de Quitor e a Quebrada del Diablo e outro dia para as ruínas de Catarpe e o vale do Rio San Pedro.

o Pukara de Quitor (entrada CLP $2.000,00) foi uma fortaleza de defesa contra os espanhóis no tempo da conquista. Deixe a bicicleta no centro de visitantes e suba para conhecer as ruínas; outro morro do lado dá acesso a um mirante com uma vista fantástica para a cordilheira e a cidade de San Pedro.

Voltando para a estrada, cerca de seis quilômetros adiante (pegue sempre a principal) está a entrada para a Quebrada del Diablo, ou Quebrada de Chulacao, como diz a placa. É logo depois de atravessar o primeiro rio a pé - água fria (até o joelho) que dói (literalmente!)

A quebrada é uma ravina com várias formações geológicas muito interessantes. Pelo mapas é possível continuar pela Quebrada del diablo até a Capilla de San Isidro, mas as informações foram desencontradas, por isso retornamos pela Quebrada até a estrada principal.

No outro dia, seguimos direto (passando em frente a entrada da Quebrada del Diablo) pela mesma estrada até Catarpe, parando nas ruínas, que infelizmente, não são sinalizadas direito (a única placa que me lembro dizia "monumento arqueológico Catarpe", mas sem indicação de nada; um pouco adiante dessa placa está a entrada para as ruínas). Você tem que entrar em outra quebrada (bem mais estreita e curta) ao lado direito da estrada e deixar a bicicleta (com cadeado) ali, para subir um morro até um platô. As ruínas não estão restauradas, e me parece que pouca gente vai lá. É um lugar muito bonito vom vista para o vale e os morros ao redor.

Continuando pela estrada, você chega à Capilla de San Isidro. Como a capela tinha uma placa de proibida a passagem - propriedade particular, continuamos pela estrada. Apartir desse ponto a estrada passa a cruzar o rio inúmeras vezes.

Fomos até o Pozo Bravo. Havia uma placa que indicava Petroglifos, mas não os achamos :(

Segundo as placas, a estrada deve dar em San Bartolo . Retornamos pelo mesmo caminho até SPA.

 

20100612154138.jpg

------------------------------------------- ---------------------

 

Arquivos com croquis em alta resolução:

http://www.4shared.com/dir/GNXetFz0/chile-san_pedro_de_atacama.html

 

------------------------------------------

Concordo com as mensagens deste tópico: meus melhores passeios em SPA foram os de bicicleta (os mais baratos também).

 

Boas pedaladas para todos,

Menphis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Realmente tudo é pago... Mas quem tiver carteira de estudante, consegue desconto para as entradas...

E pra quem vai fazer o passeio para o Valle de La Muerte, recomendo sair bem cedo de San Pedro... Gosto de parar, fotografar, admirar... Eu tive que voltar à noite da estrada sem lanterna... Foi bastante tenso!!!rsrs Mas valeu demais!! Uma experiência incrível, nunca tinha pedalado antes numa viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

 

É possível fazer todos os passeios legais do Atacama de bicicleta? Mesmo aqueles que ficam a muitos km de distância? Em caso negativo, quais seriam os passeios recomendados a se fazer por agência? Quantos dias seriam necessários para fazer estes passeios?

 

Qual a diferença destes passeios para o pacote de 3/4 dias do Salar de Yuni?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...