Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia Chile e Peru 24(+11) Dias realmente Inesquecíveis ! (Janeiro 2013)

Postado
  • Membros

Fala Galera !!

Mais uma vez, outro mochileiro perdido desse Brasil fez o nosso querido roteiro clássico Bolivia Chile e Peru ! E dessa vez, eu estava na fila ! Esse é o relato dia a dia da minha experiência Breve mas inesquecível ::hahaha:: desses três países. Eu acabei de chegar de viagem (hoje é 13/02/2013, to aqui escrevendo, e daqui a pouco vou trabalhar ::tchann:: ) mas fiquei viajando por esses países do dia 9 de Janeiro a 01 de Fevereiro de 2013. Depois Fui para Porto Alegre e Depois Passei o Carnaval acampando com uns Mochileiros na Praia da Lagoinha em Floripa. Realmente gostaria de ter ficado bem mais, mas por alguns imprevistos no final da viagem, retornei mais cedo da Bolívia. Foram 6 meses planejando essa viagem, que a princípio seria somente Bolívia e Peru, mas por ler o Relato do Ovídio (Sorrent), que me animou muito, extendi ela até o Chile também. E garanto a todos, que foi a melhor coisa que fiz, pois você nunca repete a mesma cidade, economizando tempo e dinheiro. Bom, então, vamos começar ?

Preparativos

Como eu não tinha nada para o mochilão, tive que comprar tudo antes ! Fiz o Passaporte, que não é nescessário, mas que queria ter para carimbar, e também porque ano que vem vou para Europa Mochilar. Comprei Minha Mochila, Bota, algumas camisetas DryFit na Decathlon, Óculos de Sol na Chillibeans, Carteirinha de Estudante, Money Belt. Bom, no geral gastei uns R$ 1.000 com tudo isso. Depois de tudo comprado, juntei a grana e fui. Eu levei USD 800,00 Dólares no Moneybelt(Curtlo) e USD 500,00 no CashPassaport da master, e tive que sacar ao final da viagem mais U$ 50,00 Resumindo, gastei USD 1.350,00. Isso foi com tudo. Comprei em Sucre uma Blusa muito boa de frio por Bs.300, que daria uns R$ 90,00 reais !

(Só um adendo, não encontrei nenhuma dificuldade em sacar. Mas vale lembrar, que saquei primeiramente em Arequipa, Cusco e La Paz !

Roteiro Final ficou assim :

Londrina > Campo Grande > CorumbáPuerto Suarez

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Potosí

Uyuni

San Pedro do Atacama

Callama > Antofagasta > Iquique > Arica

Tacna

Arequipa

Cusco

Copacabana

La Paz (Fim deste relato, o do carnaval vou montar outro tópico)

Santa Cruz

Puerto Suarez > Corumbá

Campo Grande

Novo Hamburgo

Praia da Alagoinha Florianopolis

Londrina

Dicas

- Muitas pessoas dizem por aqui isso, mas vi muitos mochileiros fazendo ao contrário. LEVE DOLÁR.

Vou explicar Rapidamente : 1 Real é igual a 3,15 Bs, então 2 Reais é igual a 6,30 Bolivianos Com 2 Reais tu compra 1 Dólar. E 1 Dolár é igual a 6,90 Bolivianos. ::ahhhh::

É uma diferença de 60 Centavos, que durante 1 mes Faz toda a diferença, tanto Na Bolívia quanto no Peru !

- Eu aconselho realizar essa viajem com alguém muito parecido com você, que goste das mesmas coisas e tal. Para fazerem tudo juntos. Eu marquei de ir com uma pessoal, mas não nos demos muito bem, e nos separamos depois de um tempo. E, sinceramente, foi a melhor coisa que fiz. Então, se não tiver ninguem pra ir, vá sozinho. Mas chegando la fora, tu nunca vai ficar sozinho. Sempre conhece pessoas novas e faz amigos que parecem estar com você a muitos anos.

- Não é necessário saber falar Espanhol nem Inglês, mas aconselho você a aprender um pouco de Espanhol e Inglês se puder.

Falo com propriedade que não teria conhecido metade das pessoas que conheci se não soubesse Inglês. Nesse roteiro, como na maioria dos roteiros da américa do sul, existem gringos que não falam absolutamente nada de espanhol, muito menos Português. E também falando inglês e um portunhol bem esperto, surgem várias oportunidades :twisted: :twisted: "If you know what i mean". Então, tente falar um pouco de Inglês pelo menos !! No Portunhol da pra enrolar Bastante.

- Não tenha medo de conversar ou tentar conversar em inglês e espanhol. No começo da viagem, conhecí a Sunny em Sta. Cruz. Uma Californiana. Disse a ela pra me desculpar pelo meu inglês, que era péssimo e ela me disse que a maioria dos estrangeiros não falavam nem espanhol, então eu não tinha que ter vergonha, pois estava me esforçando, e além do mais, eu falava também espanhol, e isso ja me deixava em vantagem. Então, não tenha medo de conversar com seu inglês ruim. É errando que se aprende ! O importante é saber se comunicar e se esforçar para isso.

- E não se prenda ao seu roteiro. Eu aprendi uma coisa nessa viagem, que é " Deixe a viagem te dizer pra onde ir " ::cool:::'> . É sério, se surgir a oportunidade de ir para algum lugar, e tu tiver grana pra ir, então vá ! Tenho certeza que tu não vai se arrepender ! ::hahaha::

Observação

Cotações da minha Viagem(Janeiro/2013)

1 Dólare é igual :

Bs 6,90 (Bolivianos)

U$ 0.465(Pesos Chilenos)

S/. 2,50 (Soles)

1º e 2º Londrina > Campo Grande > Corumbá e Trem da Morte

Último dia de trabalho, e começo da minha tão sonhada viagem. Ja tinha deixado tudo pronto em casa, então, só cumpri a carga horário do dia, fui pra casa, me arrumei, e parti pro abraço ::hahaha:: .

Peguei o ônibus as 21:00 hrs de Londrina até Campo Grande, chegando as 06:25 hrs da madruga em Campo Grande. Tentei conseguir passagem para o Bus das 06:30 para corumbá, mas ja estava Lotado !! Nisso dei um tempo na rodoviária até o próximo ônibus que era as 07:30. Quando sentei na rodoviária, comecei a perceber que haviam alguns bolivianos lá, e muitos mochileiros ! Ai a Ansiedade foi aumentando cada vez mais ! ::hahaha:: !!

Peguei o ônibus as 7:30 rumo a Corumbá, dentro do Bus, na primeira parada conheci o Gustavo, um mochileiro muito bacana. Conversamos muito sobre roteiro, grana, e expectativas. Chegando em Corumbá, tu pode pegar um taxi até a fronteira ( ::otemo:: ) que custa 40 reais e demora uns 10 min até a fronteira, o taxi te deixa em frente a Polícia Federal. Sempre tem gente indo pra fronteira, e tu consegue rachar o Taxi, ai fica 10 dilmas pra cada !Também pode ir de ônibus, se tiver com tempo e não tão apertado como eu estava !

Quando Chegamos na fronteira, eu vi a fila enorme e pensei : VISH !! ::mmm:

Devia ter umas 150 pessoas na Fila para entrar na Bolívia, nisso já era umas 14 hrs quase 15 hrs, e o trem saia as 16:00. Entrei na fila com o Gustavo, e nisso vi um grupo de Mochileiros um pouco mais na frente na fila !! :twisted:

E como todo bom Brasileiro, cheguei com minha Cara de Pau, na maior amizade ::tchann:: , e ja se agregamos mais na frente ! Isso ajudou muito.

De repente, uma boliviana(folgada) simplesmente entrou na nossa frente e ficou lá ! Quando eu vi aquilo, avisei o pessoal para eles se tocarem( eu não ia fazer nada, porque eles tinham me dado fila, ai eu ja ia folgar muito né?). Quando eles se tocaram, começaram a discutir com ela na frente, e começou uma confusão.

Nisso, saiu um Policial para ver o que estava acontecendo. Viu a situação, tirou a mulher da fila, e pegou todos os nossos passaportes para carimbar! Passamos mais rápido pela fronteira do Brasil, e a Boliviana folgada ficou por último ::toma:: .

Chegando na Polícia da Bolívia, para dar entrada no país, outra fila, dessa vez menor ! Encontramos câmbio ali mesmo, ai algumas pessoas já compraram ! Me lembro que o câmbio do dólar estava em USD 1 = Bol 6,85 ( Lá é um pouco menor que em casa de câmbio, se tu não tiver nada de Boliviano, te aconselho trocar uns 20 dólares lá, tu não vai perder muito).

Bom, passando pela Aduana, carimbamos o Passaporte e finalmente estávamos na Bolívia(oficialmente).

601066_361884807242312_1551151120_n.jpg.e82c5c9571a8d546737ca0e58c85b7a0.jpg

Quando olhei no relógio, já eram 15:40. Ai pensei, VISH !!! :shock:

Pegamos um taxi mais que depressa para o terminal Bimodal ! O motorista cobrou uns 10 bs por cabeça, se eu me recordo bem !

Chegamos faltando 5 minutos para o trem sair, e por um milagre divino, conseguimos comprar as passagens e embarcar no Famoso TREN de La MUERTE !! Muahahaha ::tchann::

Embarcamos rapidamente, falo embarcamos, porque nessa altura, já estava junto com o Gustavo(que conheci no bus), mais o Leandro e o Otto ("Os Gêmeos) que conhecemos na Fila da Fronteira do Polícia Federal !

Sentamos no último vagão, e conhecemos mais 3 cariocas que estavam também começando a mochilar !

150014_361884897242303_1617795767_n.jpg.a0dbdebb55300b04ad0708a969f12aed.jpg

Fui procurar um banheiro no tren, e no vagão da frente, encontrei mais uns 15 Mochileiros !!

Na verdade, Mochileiros e mochileiras !!! Ai virou festa !! Eu que ja tenho essa minha cara de Pau Mochileira, cheguei cumprimentando a todos, e ja começamos a conversar !! E foi muito bom, por que teríamos 16 horas dentro do Trem !

Eles oferecem janta no trem(SuperPullman), uma Janta típica Boliviana, que é Pollo con Papas(22bol) !!

270966_361884980575628_42969260_n.jpg.5ead4c08c513bd822c5a6ced64394f59.jpg

O tempo foi passando, ai ja conheci mais uns 3 Franceses, 1 Argentina e uns 2 australianos, ai ja foi parceria !

Não me lembro a hora que o trem parou, mas ja deu tempo de descermos e comprar pacenas ::hahaha:: !!! Na parada, consegui negociar por 5 bol cada latão !!! Fiz um ótimo negócio ::tchann:: !!

265090_361885047242288_703823241_n.jpg.dec5d2b97de67854c353ed408cae7ee5.jpg

Ai a noite foi chegando, a galera acalmando os ânimos, e todos esperando o próximo dia chegar logo !!

Dicas/Observações

Bom, nesse dia não aconteceu tanta coisa que valha nota aqui. Mas vou deixar algumas dicas !!

:arrow: Eu cheguei em Campo Grande as 6:20, e quase consigo pegar o bus das 6:30 para Corumbá. Se tivesse comprado pela net antes, talvez não teria chegado tão em cima para passar a fronteira e não teria demorado tanto para pegar o trem ! Então, se você preferir, vale a pena deixar a passagem Campo Grande/Corumbá já comprada ! Mais seguro (pelo menos em Janeiro/Fevereiro, que são as férias do pessoal aqui no Brasil);

:arrow: Tome conta de suas coisas, sempre, mas não se preocupe tanto. A Bolívia é perigosa como o centro de São Paulo, digamos, até menos. Só cuide das suas coisas e curta a viagem;

:arrow: Na frente do terminal bimodal em Puerto Suarez, logo quando chegamos, uns caras vieram oferecendo passagem. Passe reto por eles e vá até o guichê;

:arrow: Conversando com alguns brasileiros, eles me disseram que tiveram que despachar as malas para o compartimento de carga, e tiveram que pagar uns 10 bol para isso. Eu fui com a minha mala dentro do vagão, sem problemas. Tem lugar para colocar as malas. Se alguém te disser isso, bata o pé e fale que vai entrar com a sua mala e ponto.

Editado por Visitante

• Respostas 286
  • Visualizações 59.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Vi o Mauro falando sobre o frio na travessia norte sul da Isla del Sol, realmente, vá bem preparado!!

Fiz essa travessia, estava com uma jaqueta bacana, luva e tudo e msm assim passei apertado. No meio do caminho minha capa rasgou... fiquei tendo que segurá-la durante todo o trekking.. tava mais parecendo o zorro com sua capa ao vento!! acabou que nem aproveitei tanto por causa do frio.. teve uma pequena chuvinha que com o vento estava rasgando!! os dois amigos meus estavam sem capa, sendo que um tava so com um moleton... serio que achei que ia morrer congelado ahahahaha!!

Postado
  • Autor
  • Membros
Vi o Mauro falando sobre o frio na travessia norte sul da Isla del Sol, realmente, vá bem preparado!!

Fiz essa travessia, estava com uma jaqueta bacana, luva e tudo e msm assim passei apertado. No meio do caminho minha capa rasgou... fiquei tendo que segurá-la durante todo o trekking.. tava mais parecendo o zorro com sua capa ao vento!! acabou que nem aproveitei tanto por causa do frio.. teve uma pequena chuvinha que com o vento estava rasgando!! os dois amigos meus estavam sem capa, sendo que um tava so com um moleton... serio que achei que ia morrer congelado ahahahaha!!

Realmente gustavo, o vento lá em cima é forte e gelado. Eu mesmo fiz com febre, e fiz sem blusa de frio, só com esse que tu ta vendo na minha imagem de perfil, porque como eu estava andando, estava com o calor da caminhada e o frio do vento !! Então, Sério galera, se for fazer em janeiro, leve capa de chuva, um bom corta vento e, ouça o que eu digo, Não faça com febre ::putz:: !!! Mas se fizer, é a vida né !!! ::otemo::::tchann::

(Mas valeu a pena cada segundo, mesmo que morrendo)

Postado
  • Membros

Oi Mauro!

Estou ADORANDO o seu relato, super engraçado!

Pelo que você passou de frio em janeiro, imagino que eu tenha que me preparar em dobro para a viagem que farei em julho ::Cold:: ..hehe!

Ficarei aguardando os próximos capítulos :D

Postado
  • Membros

Boa noite! Muito legal seu relato.

Vou para Cusco em Abril e gostaria de uma informação, caso vc possa me ajudar!

Vou fazer Salkantay, e quero fechar a trilha lá mesmo. No entanto, estou na dúvida se preciso comprar as entradas de Macchu Picchu antes, pelo site, pq sei que para fazer o Caminho Inca tem que comprar cm antecedência.

Muito Obrigada!! ::otemo::

Postado
  • Membros

Gostaria de saber tbm, se em Cusco tem lojas bacanas para comprar roupas técnicas de trekking e algumas dicas sobre hotéis....obrigadaa

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Mauro!

Estou ADORANDO o seu relato, super engraçado!

Pelo que você passou de frio em janeiro, imagino que eu tenha que me preparar em dobro para a viagem que farei em julho ::Cold:: ..hehe!

Ficarei aguardando os próximos capítulos :D

Olá Rafaela

Muito Obrigado viu. Se prepara bem, por que tu vai sofrer mais frio naquela região de Sucre, Potosí, Uyuni e SPA. Subindo para Arequipa e até mesmo cusco, é bem mais sossegado !! Ai em Copacabana o que mata é o vento gelado ::Cold:: e La Paz, a altitude. Mas nada de anormal não.

Precisando de qualquer ajuda, estou a disposição !! E o relato do 8º Dia já fiz hoje a tarde(demorei umas 3 horas para escrever), só vou dar uma revisada e colocar fotos !!

Até amanha de tarde já sai outro, espero !! :D

::otemo::

Boa noite! Muito legal seu relato.

Vou para Cusco em Abril e gostaria de uma informação, caso vc possa me ajudar!

Vou fazer Salkantay, e quero fechar a trilha lá mesmo. No entanto, estou na dúvida se preciso comprar as entradas de Macchu Picchu antes, pelo site, pq sei que para fazer o Caminho Inca tem que comprar cm antecedência.

Muito Obrigada!! ::otemo::

Olá Letícia

Não se preocupa em relação a Salkantay viu. Da pra tu fechar na hora, com entrada para MP sem problemas. Mas assim, tenta fechar uns dois dias pra frente. Eu por exemplo, fechei MP 3 dias antes !! E nesses 3 dias, aproveitei e conheci Cusco. Andei muito por lá.

MAs não esquenta a cabeça não. A Salkantay é bem fácil de conseguir, igual as entradas para MP. Já para subir o WaynaPicchu é mais complicado.

Mas até Abril espero ter terminado o relato aqui !!

::tchann::

Gostaria de saber tbm, se em Cusco tem lojas bacanas para comprar roupas técnicas de trekking e algumas dicas sobre hotéis....obrigadaa

Olha, em Cusco tem lojas da The North Face na PLaza principal, e muitas lojas que vendem coisas pra trekkings. Mas, aconselho tu comprar as coisas em La Paz. É bem mais barato.

Mas se não tiver escolha, compra lá em Cusco mesmo, lá tem muita opção !

Lista the Hostel em Cusco tem vários. Mas eu aconselho, principalmente se você for solteira, a Ficar no Wild Rover ou Loki :twisted::twisted: . Mas da uma procurada no HostelWord.com , é um ótimo site !

Eu fiquei nos 3 Wild Rover (Arequipa, Cusco e La Paz), e te garanto que foi uma festa só. Além de ser um preço bacana, e os quartos serem bem limpos, com camas confortáveis, e banheiro nos quartos !!

Postado
  • Autor
  • Membros

8º Dia - San Pedro do Atacama, Sandboarding no Valle de la Muerte e Valle de la Luna

Acordo com um barulho no quarto.

Bom, era de se esperar, pois dormia em um quarto para 10 pessoas ! Vejo a hora, eram umas 09:00 de lá mañana !! Finalmente férias hein !!

Não sei se falei para vocês, mas a minha intenção era ficar em SPA(San Pedro de Atacama) só 1 dia, dormir e ir. Queria só fazer o Sandboarding, pois queria economizar. Chegando lá, a coisa é mais embaixo. Não tem como tu ficar lá só um dia. É "MOCHILEIRAMENTE" impossível. É sério.

Uma ofensa para o estilo de vida e viagem mochileira tu ficar só um dia em SPA. Agora tu me pergunta :

- Mas por quê Mauro ?

SPA a primeira vista parace não ser muita coisa, mas a primeira vista sempre pode nos enganar. Como é o nosso caso. ::lol4::

SPA é uma cidade que tem, pode se dizer, um certo charme. Por ter vários restaurantes sofisticados, mas também cheira a aventura(não a esgoto ou a mijo, como algumas vezes é na Bolívia). Sério, o clima da cidade é fantástico. Primeiro que tu vê mochileiros e turistas pra tudo quanté lado daquele lugar. É um vai e volta interminável.

Segundo, que tu vê direto bikes passando com uma galera com a prancha de Sandboarding nas costas. Vans para todos os lados, uns Argentinos(sempre os argentinos ::tchann:: ) vendendo uns sandwiches naturais vegans, e aquele sol rachando na cabeça.

O Clima é seco, e a cidade toda ferve de dia, e esfria a noite.Mas só a temperatura que cai, porque o clima da cidade, os bares, e as festas clandestinas estão a todo vapor.

Quando fechamos os passeios no dia anterior, tínhamos 2 opções. Tentar fazer os Geysers del Tatio e o Valle de la Luna com o Sandboarding no mesmo dia (O primeiro nós pegam as 04:00 da manha no hostel, iríamos aos Geysers, depois a um vilareijo e voltaríamos ao 12:00. O segundo começaria as 16:00 até umas 21:00), que iria ficar muito cansativo, ou podíamos deixar uma para cada dia. E preferimos a segunda opção.

Esse dia iria ser o Valle de la Luna com Sandboarding as 16:00 e no outro dia, os Geysers del Tatio de manha, e de tarde/noite iríamos para Arica. Por isso, tínhamos até as 16:00 sem absolutamente nada para fazer !! ::hahaha::

Voltando...

Olhei ao redor, tinha um pessoal dormindo e resolvi ir para fora. Sentei em uma rede, e como se diz no bom e culto português :

- "Regozigei o meu ócio !"

557568_414307398647445_1309875022_n.jpg.9f40206f8f864780a4b4c49369f5f349.jpg

Como é bom não fazer absolutamente nada, não é ?

Como com certeza vocês lembram( ::hãã2:: ), no dia anterior, a Poli havia preparado uns sandwiches para quando voltássemos e para aquele dia de manha, e como ontem eu tinha chegado muito quebrado, e fui direto para cama, ainda havia 2 sandwiches(pão, manteiga e queijo) para gastronomizar(acabei de inventar ::tchann:: ). Fiquei fazendo coisa nenhuma novamente, na sombra, curtindo o tempo seco e quentinho de SPA, com aquela leve brisa fresca da manhã.

Logo o pessoal foi acordando, peguei meu caderno para fazer algumas anotações, e ficamos lá batendo papo, sem nada para fazer.

Nisso, estava pensando sobre a passagem para Arica, então, depois que decidimos fazer o almoço lá no hostel mesmo, saímos para chamar o Luiz e a Dani, que estavam em outro hostel, passar na Turbus(única empresa rodoviária que existe lá) para ver as passagens para Arica, e passar no mercadinho, logo em seguida.

Chegando no hostel da Dani e do Luiz, a mulher foi chama-los no quarto, e decidi encontrar a Rodoviária para ver as passagens. Fui sozinho, quando cheguei, perguntei o preço da passagem. A mulher disse ;

- $ 21.000 pesos Señor !

- Hã... - respondi. Na verdade eu por dentro respondi assim ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

Quando estava pesquisando, perguntei ao Ovydio(todos conhecem como Rafael Sorrentino) quanto ele pagou, e ele me disse que foi 16.000 pesos. Isso em Julho. E agora estava $ 21.000 pesos chilenos. Isso dá 45 dólares. MOÇO, quase infartei.

Quando esta notícia de acabar com casamento, voltei ao hostel que o pessoal estava, conversamos sobre a lastimável situação e nos dirigimos ao mercado. Compramos tomates, macarrão, queijo e algumas outras coisas, e na divisão o almoço saiu uns 2.000 pesos para cada um(até onde me lembro).

Chegamos no hostel, o Paulão junto com a Ju foram preparar o grude ::cool:::'> e ficamos lá convesando sobre as passagens.

Nisso, me veio na cabeça um relato que li aqui no mochileiros, de um cara que foi tentar passagem mais barata em Calama. Bom, era uma idéia.

Conversamos com um carinha la do hostel, acho que morador mesmo, e ele nos disse que poderia ser sim mais barato irmos para Calama, e de lá, pegarmos um bus para Arica. Achamos uma proposta razoável, e decidimos arriscar. Mais tarde iámos comprar as passaegens para Calama, antes do Passeio do Valle de la Luna.

Rango pronto, coca na Mesa, e vamos ao ataque.

528975_4789731374186_1604443115_n.jpg.27f85271257fa2a7fc949def31e831d6.jpg

Descansamos mais algum tempo depois daquele macarrão FELOMENALdo Paulo, começamos a nos arrumar para irmos a agência. Eu não me lembro bem, mas naquele mesmo dia compramos as passagens para Calama por uns 2.600 pesos.

Hora do Sandboarding Pessoal ::hahaha:: ::otemo::

Chegamos na agência as 16:00 como combinado. Nada em SPA fica a mais de 10 min andando, saindo do hostel( e olha que o hostel era digamos, "Afastado" 2 quadras da calle Caracoles).

Chegando na agência, juntamos o grupo, e nos dirigimos a outra agência que aluga as pranchas !! Começamos a testar os equipamentos para o sandboarding. O pessoal que estava com Tênis Normais(não sendo botas) trocaram por uns calçados de Sandboarding, sem custo adicional.

62971_4789736454313_2058152507_n.jpg.5407ef840ce51cebe96fdac3956beccf.jpg

67472_4789733574241_341996250_n.jpg.9cd06f9176a3a74f65bec2474535a205.jpg

DSC01148.JPG.ec81cf1c43362d57f9f789f5477fbc25.JPG

É bacana ressaltar o ótimo serviço prestado pela agência que fechamos o passeio. Vou tentar descobrir o nome da agência para indicar para vocês.

Terminado os ajustes, e todos com as suas devidas pranchas, partimos para as vans, rumo ao Valle de la Muerte.

Agora, gostaria de abrir um parênteses aqui ! (.....)

Pronto !! ::lol4::

Brincadeira gente, agora falando sério.

Como já disse à vocês no começo do relato, conheci a Poliana, Adriana e Paulo através daqui, do fórum. Não nos conhecíamos, mas como meu roteiro já estava pronto, a Poliana e o restante do pessoal decidiu vir comigo realizar o roteiro. A Príncipio, nos demos muito bem. Mas a partir de SPA as coisas começaram a não ficar tão legais. Isso porque em meu planejamento original, chegando em SPA, eu iria alugar uma Bike e a Prancha de Sandboarding, e ir de bike até as dunas ficar fazendo Sandboarding o dia todo, como o Ovydio(Sorrent) fez no relato dele. Sempre gostei muito de esportes radicais, e no último ano emagreci uns 30 kilos só com Academia e me alimentando bem. Por isso, ganhei um preparo físico legal para a maioria das coisas radicais que tinha vontade de fazer. Além disso, para alugar a Bike e o Sandboarding, ficaria uns 6.000 pesos, e o Valle de la Luna ficaria uns 8 mil pesos. Juntos ficaria um total de 14 mil pesos.

Mas chegando em SPA, falei com o pessoal sobre isso, e essa idéia não foi bem aceita. É que o pessoal que estava comigo não gosta tanto desse tipo de coisa, e acabou que decidi ao invés de fazer como no meu planejamento inicial(alugar e tal), decidi fazer junto com o pessoal o Tour do Valle de La muerte com 2 hora de Sandboarding e o Valle de la Luna juntos que ficaram 16.000 pesos. Paguei mais caro, com menos tempo para o Sandboarding. ::grr::

Isso realmente me deixou chateado, e o relacionamento meu com um integrante do grupo começou, a partir de SPA, a piorar muito. É um risco que se corre, certo ?

Mas não ia deixar isso atrapalhar o tour. Bom, mas vamos continuar !

Saímos da cidade em uma Van e uma caminhonete com as pranchas. Chegamos na Duna. E era uma P#@$%! de uma duna, grande pra kct. Ai ja pensei comigo :

- VISH !! (Pra descer, tem que subir né !! ::tchann:: )

Depois de algumas orientações, começamos a escalada na duna. E, moço(a), vou te falar, Cansa hein !!

553052_4789738894374_1048403559_n.jpg.adf647230fb294e6dc9289bb27b84622.jpg

542431_4789738374361_701050023_n.jpg.677ccd5f620eaef89047de79511b97a0.jpg

402364_4789739614392_131972317_n.jpg.a9b2b4537db0df6c991d7061ae4bbc23.jpg

310029_4789742134455_1073777930_n.jpg.52da059d38ca6aae78170fe32a7ed09f.jpg

148793_4789740414412_1672234767_n.jpg.9dab6d1e4f4f2d54c8ecb3e16aad6fc4.jpg

DSC01179.JPG.300466c45b30610ac0b59dcd1cf90ac9.JPG

Sobe, Sobe, Sobe, Sobe !!

Chegamos!! (Claro que não foi tão rápido assim)

Depois de mais algumas orientações, começamos a descer.

E olha, um dos maiores Festivais Internacionais de Tombos Bonitos da História do Atacama ::lol4:: !!!

Foi bão demais !!!

A primeira descida é a mais difícil, como a primeira subida também. Depois, tu vai se acostumando.

Devia ter umas 3 agências lá, com todo mundo descendo. Coisa linda de se ver.

Eu, junto com mais umas 8 pessoas, fomos os que mais subimos lá !! A Maioria do pessoal desiste de subir na segunda ou na terceira. E não sabem o que estão perdendo, porque, cada vez que tu sobe ::mmm: , e desce, tu fica melhor. Ai, quando o instrutor acha que tu ta preparado, ele passa cera na Prancha.

Véiooooooo, Manoooooo, Véiooooooo, TU VOA BAIXO ( Claro que só quando consegue ficar de pé).

Levei tantos tombos, que acho que tenho areia acumulada em algumas partes do meu corpo até hoje !! Sério, entra areia em TODOS os lugares possíveis( e impossíveis também ::tchann:: )

Hahahahah Loucura !!!

Depois de umas 2 horas de Sandboarding, e todos exaustos(menos eu e mais alguns), voltamos, colocamos tudo na caminhonete, tirei umas duas DUNAS do meu Tênis e mais uma do meu corpo e entramos na Van rumo ao Valle de la Luna !

Mais alguns minutos, e chegamos ao valle.

Quando você chega lá, parece tudo igual. Desde o Valle de la Muerte até o o Valle de la luna.

Chegando, o mesmo guia do Sandboarding é o guia do passeio. Ele começa a nos guiar no meios de pedras, cristais, caverna, e alguns lugares com visões maravilhosas. Além da Aula de Geologia que tivemos com ele. Ele falava tanto em Espanhol como em inglês.

74141_4789744854523_816187671_n.jpg.45d1f108270281e2f2cd5fc98ee38c5a.jpg

554425_4789746494564_1711781080_n.jpg.08a803ec81771f7dc2a89f09fe14595e.jpg

69600_4789749054628_1404788702_n.jpg.c2f4681ddc6b4d0acfb162d305aa0da0.jpg

DSC01302.JPG.a448a01aff78ad10a8dca2e93854ac91.JPG

DSC01272.JPG.cb7c8fd9184943b17f98c414c666f509.JPG

DSC01313.JPG.90e54900c9b8ac4cdd1a1e3a03742e4e.JPG

Depois de um passeio sensacional, voltamos a van que nos levou a uma espécie de montanha bem perto dali.

Caminhamos mais um pouco e começamos a subir essa montanha !! Subindo, subindo e subindo. Não é uma subida fácil, mas qualquer um pode fazer. Mesmo tu sendo gordinho(fofinha) ou a Menina(moço) mais delicado. Claro que com calma. Eu, como sou ansioso por natureza, fiquei na cola do guia, e fui o primeiro a chegar ao topo. E a visão de lá e INCRÍVEL.

DSC01334.JPG.a5ee95a2c866ef01d191afd9ef848ed4.JPG

DSC01336.JPG.801231efdb184a6cb4432a8922f501dc.JPG

DSC01339.JPG.7d9e6478327e8264d231e085de2f3ff2.JPG

DSC01353.JPG.5848842d33cd807aa9d472e3a1a8f249.JPG

DSC01364.JPG.3ae1100a0566f8f022aa9b802d8746d5.JPG

Quando todos chegaram, ele começou a explicar sobre o Valle de la Luna e sua formação. Lá tinhamos uma visão privilegiada de todo o Valle.

A visão alcançava até a Bolívia. Uma Paisagem indescritível.

Ao poucos o sol foi se pondo, deixando o céu em um tom laranja que nos deixou EMBASBACADOS. Enquanto contemplávamos os sol se esconder, o guia abriu umas garrafas de Pisco Sour(bebida típica, e muito boa) pra galera. Ai era só observar a paisagem, a natureza, degustando aquele Pisco !!

SEM PALAVRAS

DSC01401.JPG.e88a42f6e5686b7809dc7c70be1ef694.JPG

DSC01354.JPG.a5f10b5e27e23c39735e2605f69cf0c7.JPG

DSC01390.JPG.63a3296136c4647f96e86389d83f3df3.JPG

DSC01397.JPG.71ec7dd7ad298f2ed747aa9a852c6a5e.JPG

Depois do Por do Sol, voltamos para a van em direção a cidade. E garanto para vocês, que foi um dos melhores passeios que fiz em toda a minha viagem. Nâo deixem de ir. Vale a pena, o pássaro, a revoada toda !

Chegando na cidade, nos dirigimos diretamente para o hostel, em busca de um banho e algo para comer !

Subimos para a Caracoles, procurando alguns lugares para comer e curtir, mas todos estavam lotados. Depois de uns 20 procurando, meu corpo já reclamou de cansaço, e a consciência avisou que amanha iríamos acordar as 03:00 da matina rumo aos Geysers Del Tatio. Voltei para o hostel quase 11 horas.

Chegando no Hostel Capotei !! O Paulo ficou encarregado de nos acordar as 03:00.

Agora, hora de descansar... Pensa que vida de mochileiro é fácil ? ::tchann::

Dicas/Observações

:arrow: Leve Grana para fazer o passeios em SPA. No mínimo separe uns 200 dólares para passar 3 dias !

:arrow: Se você gosta de esportes radicais, separe no mínimo um dia para torrar o lombo nas dunas. Sim, alugue uma Sandboarding, uma bike e vá até o Valle de la Muerte aprender Sandboarding. Custa 3.000 a 4.500 pesos em média o aluguel do Sandboarding e o mesmo o da bike. Vale a pena curtir uma tarde ou uma manhã lá.

:arrow: Compre o galão de 5 litros de água, e divida em aguas menores. Tudo lá em SPA custa caro(em relação a Bolívia), mas na verdade é como o preço medio de viver em SP. Um bom almoço custa uns 20 a 25 reais, ou $ 6.000 pesos !

:arrow: Leve um corta vento, sempre que sair em um tour por lá ! Principalmente no Valle de la Luna ! Lá no deserto, de dia é bermuda, de noite é blusa de frio boa ! Muda muito rápido a temperatura ! Corta vento é uma boa pedida, ou um segunda pele ja ajuda muito ! ::cool:::'>

:arrow: Uma cerveja la custa 1500 a 3.000 pesos !! Só avisando !

Editado por Visitante

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.