Ir para conteúdo

Peru, Bolívia e Chile. Um Mochilão de “Mendigo Macho”. (VIDEOS + FOTOS) - Jan/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Fala, cara, beleza?

Em La Paz você consegue encontrar mochilas bem mais baratas que aqui no Brasil, de boa qualidade. Se você for passar primeiro pela bolívia, acho que vale a pena comprar lá, na Calle Lampu. Tem mochilas e casacos muito em conta. Tinham uns corta ventos da North Face em promoção, ridículos de barato, e eu precisava muito, mas tava totalmente sem grana. Não comprei e me arrependi.

 

Abraço!

 

Então, eu vi que tem umas lojas legais em La Paz, o problema é que eu to indo direto pra sta cruz, chego em um domingo de manha. e na segunda as 8 da manha ja vou estar a caminho de Potosi. Esse meu itinerario ficou uma bosta, kkk, mas tudo em nome da economia, as passagens de Sp para Sta cruz no domingo estavão muito baratas em relação a quinta ou sexta. Minha esperança é alguem conhecer algum lugar que abra de fds em Sta Cruz. Ouvi falar de uma ferinha bem nojenta, tipo uma 25 de março, que abre todos os dias, mas vai saber neh, hehe.

Obrigado pela dica, to fazendo um esforço pra levar uma grana a mais e aproveitar uns preços.

 

Valeeew Rodrigo, e se conhecer algum lugar em Sta Cruz me avisa, mochileiro de primeira viagem é ossooo kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Ahhh, que massa essa luta de cholas! Já vi algo na tv a respeito!

de novo, parabéns pelo relato Tô rolando de rir aqui! :lol:

Bom saber que o Valle de la Luna não vale muito a pena!

 

Olá, Lara. Obrigado ::otemo::

É, realmente acho que não vale a pena ir no Valle de La Luna, investe o tempo em outro passeio ::cool:::'>

 

kkkk muito bom o video da luta livre dos brasileiros....rs, mesmo sendo rápido foi a melhor luta da noite...rs

 

Vi o Liba com uma camiseta da Academia Oficina, treinei por lá uns 2 anos e nunca vi esse figura, ele ainda treina por lá?

 

Achei que o "Mendigo Macho" era só zoeira, mas agora lendo o relato vejo que vcs estavam realmente a pindaiba...kkk

 

Continua aí que está muito bom seu relato!!

 

Eae, Luiz. O Liba parou de treinar Muay Thai, mas o Guéli ainda treina Jiu Jitsu, mas acho que não é na Oficina. Deixo essa pra ele responder!

Cara, "Mendigo Macho" é real, nos próximos capítulos a coisa aperta ainda mais. A gente foi pra San Pedro do Atacama, a cidade mais cara, sem dinheiro! hahahaha

 

Fala Guto!!

 

Nao cara, eu ja fiz meu mochilao pela Bolivia...inclusive, quase morri no voo de Snta Cruz de La Sierra X Sucre e de Sucre X La Paz. Kra, seriu!!! Pensei q o aviao iria cair por causa da turbulencia, ventos fortes e bla bla bla...

Uma unica coisa q fiquei chateado foi q meu voo para de Sucre X La Paz atrasou...era pra sair as 8hr da manha e soh fui embarcar as 16hrs. Perdi um dia inteiro de passeio, que seria o Chacaltaya, caso eu chegasse cedo...MAS....soh deu pra fazer o DownHill Coroico no dia seguinte.

Ah..show cara!! vcs pegaram o salar na epoca de chuva!! EH O MELHOR!!!! eu dei gracas a Deus por ter ido nessa epoca tbm!!! a vista eh ANIMAL!!!

 

Mas um dia volto pra fazer Copacabana - Lgo Titicaca e vou pro Peru.

Agora to planejando Equador, descendo pro Peru e ir ate o Chile. Este eh o 1° plano...tenhu varias opcoes!!!

 

Bom, nos falamos..abracos!!! e parabens pela trip novamente!!!

 

Cacete, que perrengue, Betão! Pegar um vôo na Bolívia é adrenalina pura hehehe.

Da hora, se precisar de algum dica do Peru e Chile tamo aí, a gente se tromba nos treinos do CDB.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

R-E-S-S-A-C-A.

 

Assim começou o dia depois de uma balada pesada em La Paz. Não sei se a gente que tomou muito ou lá na altitude você fica maluco mais fácil. Ou os dois. Só sei que fomos levantar umas 14:00 mal, cansados, quebrados. (Ah, esse post não tem fotos e vídeos porque não tiramos nada nesse dia. A gente tava tão mal que nem lembramos de fazer umas graças e tirar fotos.)

 

Não lembro se foi nesse dia, mas o Guéli foi acordar o Liba pra pedir a pasta de dente emprestada e o cara de ressaca meio morto-vivo começou a falar umas coisas em espanhol com o Guéli e abraçar ele. O cara ainda tava em outro planeta. ::lol4::

 

Enfim, em uma trip dessas você não quer dormir muito, quer dormir dorme no Brasil. Se tá viajando é pra aproveitar ::cool:::'>

 

Enfrentamos a ressaca e fomos pra rua porque tinha que resolver algumas pendengas antes de partirmos pra Uyuni.

 

Abrimos nossas carteiras e constatamos que não tínhamos nenhum Boliviano na carteira, DE NOVO!

Já estávamos nos acostumando com essa situação de "Mendigo Macho".

 

Fomos cambiar alguns dólares mas descobrimos que era feriado na Bolívia, com direito a desfile militar e tudo mais. Fodeu, não tinha nenhuma casa de câmbio aberta e precisávamos de dinheiro para comprar as passagens para Uyuni. Lembramos que no terminal de ônibus tinha uma casa de câmbio e fomos tentar a sorte lá.

 

Por sorte a casa de câmbio estava aberta e trocamos um dinheiro. De La Paz para Uyuni é uma viagem longa, umas 12 a 14 horas. O ônibus acho que saia as 20:00 e chegava as 10:00, alguma coisa assim. Quando fomos comprar, não tinha mais camabus (leito), só busão normal. Táqueopariu, ia ser foda viajar todo esse tempo num busão assim, mas já que não tinha jeito, compramos.

 

Chegando lá, encontramos uns amigos brasileiros (Carol e João) que também iam pra Uyuni. Compramos passagens na mesma companhia para tentarmos nos encontrar em Uyuni e fazer a travessia do Salar juntos. Ninguém ainda tinha fechado passeio já que comprar lá em Uyuni é mais barato do que comprar em La Paz.

 

Depois de tudo resolvido, o Liba e o Guéli precisavam comprar uma blusa de frio porque a gente sabia que lá no Atacama ia ser foda, é uma ventania desgraçada. Demos umas voltas pelas ruas de La Paz, pesquisamos bastante os preços e o Guéli acabou comprando uma blusa horrível que ele nunca mais vai usar. Era barata, ia ser útil, mas aqui no Brasil ela com certeza ia ficar parada no armário. Palavras do próprio Guéli. Uma blusa de frio lá é uns 100, 150 bolivianos.

 

Antes de embarcar, tínhamos que fazer a última refeição em La Paz e ao invés de ir na MAMA do Mercado Central e gastar 8 bolivianos, decidimos ir no Little Italy de novo. RECOMENDO ::cool:::'>

30 bolivianos por uma refeição animal. E aceita cartão, caso você esteja sem dinheiro vivo!

 

Fomos pra rodoviária porque iria ser uma longa viagem até Uyuni.

 

Uma dica, pergunte na rodoviária se o ônibus que você vai tem cobertor. Pelos vários relatos que lemos, parecia fazer muito frio na viagem até Uyuni (mesmo dentro do busão) ::Cold:: e fomos todos encapuzados. Nosso busão tinha uma cobertor pesado e foi tranquila a viagem!

 

Compre umas bolachinas, água e outras besteirinhas porque a viagem é longa e sem paradas para comer.

15 horas depois chegaríamos na tão esperada cidade de Uyuni.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fazia um tempo que eu não ria alto lendo um relato!!

Cara, sensacional! Li tudo de uma vez (até aqui, claro... aguardo o restante)

O primeiro vídeo, lá atrás, é simplesmente incrível. Até hj eu tenho apenas mais 2 vídeos que considero os tops daqui do mochileiros (não vou citar quais). O seu vídeo entrou pra minha lista!!! Qual o critério? Fazer a gente ficar com aquele nó na garganta e uma vontade infinita de (re)viver as mochiladas...

Parabéns! (junto vão alguns pontinhos!)

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Fazia um tempo que eu não ria alto lendo um relato!!

Cara, sensacional! Li tudo de uma vez (até aqui, claro... aguardo o restante)

O primeiro vídeo, lá atrás, é simplesmente incrível. Até hj eu tenho apenas mais 2 vídeos que considero os tops daqui do mochileiros (não vou citar quais). O seu vídeo entrou pra minha lista!!! Qual o critério? Fazer a gente ficar com aquele nó na garganta e uma vontade infinita de (re)viver as mochiladas...

Parabéns! (junto vão alguns pontinhos!)

Abraço.

 

Valeu, pdavid! A trip foi épica, o relato e o vídeo são só um retrato disso ::otemo::

Eu sempre revejo o vídeo pra lembrar da viagem e daqui há uns 10 anos, espero continuar revendo, lembrando e me inspirando pra fazer outros mochilões.

 

Valeu, abs! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que venham os perrengues...eu quero é história para contar!!!! ahhahaha

Guto, sensacional, se eu ja estava pirada no mochilão, agora surtei....falta 1 mês e 7 dias...roteiro similar. Dicas preciosas....

Quanto a garotas (osso duro..macho..ahhaha) viajando sozinhas...muita hostilidade?

Hoje...quanto voce levaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Que venham os perrengues...eu quero é história para contar!!!! ahhahaha

Guto, sensacional, se eu ja estava pirada no mochilão, agora surtei....falta 1 mês e 7 dias...roteiro similar. Dicas preciosas....

Quanto a garotas (osso duro..macho..ahhaha) viajando sozinhas...muita hostilidade?

Hoje...quanto voce levaria?

 

Oi marygabis, acho que é tranquilo mulher viajando sozinha. Vi poucas brasileiras fazendo isso mas várias gringas sozinhas. A Raquel também fez Peru, Bolívia e Chile e foi sozinha, troca uma idéia com ela, acho que ela pode te ajudar bastante (peru-bolivia-e-chile-21-dias-fevereiro-2013-com-fotos-e-gastos-menos-de-r-3-000-t80080.html)

 

Quanto ao dinheiro, eu gastei uns R$ 2.000,00 no total fora a passagem. Mas olha, uma boa parte dessa grana foi em cachaça hahahaha. Se você maneirar, consegue dar uma boa economizada mas reduz a quantidade de histórias pra contar, né? hehehehehe. Eu levaria a mesma quantia porque eu não faço questão nenhuma de luxo. Com essa grana passei alguns perrengues, comi umas comidinhas mais ou menos, dormi em uns lugares meio estranhos mas foi muito tranquila a viagem.

 

Ah, boa trip! Aproveite cada segundo porque são dias memoráveis ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Depois de uma LOOOOOOOOOOOOOOOOOOONGA viagem, chegamos em Uyuni. E atrasados! ::putz::

Os tours pra travessia do Salar se não me engano saem as 10:00 horas e nós chegamos quase as 11:00! O busão atrasou e quase miou nosso rolê.

 

Descemos do ônibus rapidão, pegamos nossas malas e fomos caçar uma agência pra fechar o passeio. Por causa desse atraso, não encontramos a Carol e o João, que já deviam ter saído pro Salar. Visitamos umas 10 agências até achar uma que tinha o preço mais barato, se não me engano foram uns 700 e poucos bolivianos pra cada mas ainda tinha que pagar uma taxa extra pra entrada num parque nacional lá.

 

Fomos cambiar e a cotação lá em Uyuni é pior do que em La Paz, então já vá com Bolivianos para lá. ::cool:::'> Trocamos nosso dinheiro e fechamos o passeio de 3 dias.

Nessa hora praticamente acabou nosso dinheiro em espécie. Eu tive que emprestar grana pro Guéli e pro Liba e agora tinhamos uns 70 dóláres no máximo pra nós 3 e ainda iríamos pra San Pedro do Atacama, que é a cidade mais cara de toda trip! Na travessia do Salar teoricamente não desembolsaríamos mais nada, já que hospedagem e alimentação estavam inclusos no pacote. F-O-D-E-U.

 

Subimos no carro e nem sabíamos quem eram as pessoas que iriam fazer a travessia com nós. Eram 3 franceses e 1 americano. Os três franceses não falavam um puto de espanhol e de inglês. O americano se virava bem no espanhol. Isso que foi foda, o legal é você fechar a travessia com uma galera animada no carro, já que você vai passar três dias juntos. Como é que a gente ia se comunicar com os franceses? Acabamos só trocando idéia com o John, americano.

 

Aí fica a dica, antes de fechar o pacote, veja a galera que vai com você. Pessoas fazem toda a diferença numa viagem.

 

5 minutos de viagem e chegaríamos no Cemitério de Trens, que é puta passeio de turista, você para lá por uns 10 minutos só pra tirar umas fotos e já era. Não tem nada demais.

 

 

IMG_5283.jpg.0e10eb6a4b829b1de335487449b5da07.jpg

 

IMG_5286.jpg.150e0a038cfcb4c8af052bd6f9fa19a3.jpg

 

IMG_5295.jpg.a43e26f82eec82d346b41f410d426100.jpg

 

A única coisa boa de lá é que encontramos o Chris, o soldado alemão gente fina pra cacete! O cara tava sozinho lá, perdidão! hahaha, a gente queria trombar ele depois mas nem rolou. Foi a última vez que trombamos o figura na trip. O legal que como os roteiros são parecidos, você vai trombando as pessoas que você conheceu em diferentes cidades.

 

Saímos de lá rumo ao tão esperado Salar. Sabíamos que estaria com espelho d'água já que alguns guias até falavam que não dava pra ir pra lá, de tanto que choveu. O John, americano que estava com nós, foi uns dias antes e não conseguiu ir no Salar porque o volume de água tava muito grande. Ele falava que tinha até uma correnteza no caminho pro Salar e os guias não queriam ir até lá porque tinha perigo até de virar o carro. ::hein:

 

Chegando lá, o lugar é SURREAL.

Dificilmente você vai ver um lugar assim de novo na sua vida. Você chega lá e agradece por estar num lugar desses.

 

IMG_5408.jpg.aec41dc09d2c46f0204715763e9105f7.jpg

 

 

IMG_5311.jpg.b94fb0a8023e765af929ea1ae9bc0850.jpg

 

IMG_5312.jpg.b9687bbcdee41b0a4559c23ff24b2583.jpg

 

IMG_5310.jpg.5a3534dd8ea2f0ffcb22d413be03893b.jpg

 

IMG_5331.jpg.7a8104cd743fb743ab0899960271a10f.jpg

 

Não sei se é melhor ir no Salar quando tá seco ou quando tá com água. Nosso guia falou que os dois são muito bonitos, que não tem um que é melhor que o outro, o que diferencia é se o dia tá aberto ou nublado. A vantagem do seco é que você pode fazer mais graça, tirar mais daquelas fotos em perspectiva e andar de tênis no sal, porque quando ele tem espelho d'água ou você é ligeiro que nem os japa do japão, que vão de bota, ou você é burrico que nem o japa brasileiro e vai descalço, esfolando o seu pé no sal. ::toma::

 

A gente queria ir em cima do carro pra curtir o visual em movimento mas o guia falou que era proibido. A gente olha pro lado e todos os outros carros lotados de gente em cima. Nosso guia era um grandíssimo fidiputa.

 

Chegando lá, o guia já prepara o almoço e a gente come ali no Salar mesmo no improviso. De pé, dentro do carro, de qualquer jeito.

 

Esse visual todo brancão você só vai ver ali, nessa parada, depois na continuação da travessia não tem mais nada. Então APROVEITE!

 

Continuando a travessia fomos em direção do nosso hostel.

 

Não sei que problema que deu na época com os povos locais que não tinha como fazer o caminho tradicional e ir até o hotel de sal e tivemos que desviar e nosso hostel era outro horrível num lugar bem longe.

 

Durante o caminho, um dos carros do comboio quebrou no meio do deserto e ficamos lá umas 2 horas parado.

Pelo menos lá tinha um visual irado e rolou até uma escalada esportiva nas pedras do deserto.

 

IMG_5414.jpg.e7283beaed65a8f2e682777733c643e0.jpg

 

IMG_5430.jpg.dc2e204eceb2b8277967702e6568fdfd.jpg

 

IMG_5437.jpg.ac04eeba60976fa543961c48ce431307.jpg

 

Depois de algumas horitas esperando consertar o carro e mais algumas de viagem chegamos no hostel, lugar zuadíssimo. Lá o banho era gelado ou você pagava 10 bolivianos pra tomar banho quente. Porra, a gente não tinha mais quase nada de dinheiro e não ia pagar por ganho quente. ::grr:: Vai gelado mesmo OU usa da malandragem brasileira e vai na bota de alguém que pagou pelo banho quente. ::otemo::

 

Muita gente diz que os Bolivianos são mal humorados e acho que essa fama vem mais do pessoal do interior. Em La Paz, todos os turistas dizem que são bem recepcionados mas durante a travessia do Salar, cansei de ver gente reclamando dos serviços prestados pelos bolivianos. Os gringos até faziam aposta pra quem conseguia arrancar um sorriso do guia deles.

 

Nosso guia era um pau no cú, a galera do hostel que a gente ficou tava miguelando chá e ficavam putos quando a gente juntava as mesas pra conversar com a galera de outros grupos. Pra eles é cada um no seu grupo e tem comida contada pra cada grupo. Mó palhaçada, mas enfim, nem vale estressar com isso, o melhor a fazer é tirar sarro da situação.

 

No hostel juntaram 4 grupos de carros diferentes e depois de uns piscos o pessoal começou a interagir mais.

 

Nesse dia pegamos leve no pisco mas no dia seguinte foi uma desgraça.

Cenas do próximo capítulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guto, você não tem ideia do quanto eu ri com a foto do guia estranho imitando as múmias embalsamadas! kkkkkkkkkkkkk

 

Está muito bom o seu relato!! Aguardando os demais capituloss :)

Muita vontade de ir ao trio de países x)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...