Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Peru, Bolívia e Chile. Um Mochilão de “Mendigo Macho”. (VIDEOS + FOTOS) - Jan/2013

Postado
  • Membros

Fala, galera. Chegou a nossa vez de contribuir com a comunidade do Mochileiros fazendo o nosso relato da trip de 18 dias que fizemos pelo tradicional roteiro Peru, Bolívia e Chile. Foi um Mochilão ao melhor estilo “Mendigo Macho” e com o decorrer do relato vocês vão entender o por que. Apesar de termos lidos vários relatos aqui no Mochileiros, nosso planejamento financeiro foi precário mas no final tudo deu certo e a viagem foi épica! ::otemo::

Viajamos em 3, Guto Okamoto (28), Rodrigo Cunha (24) e Elyas Riachi (25). Somos amigos de longa data e sempre viajamos juntos aqui pelo Brasil mas a gente nunca tinha feito uma trip internacional juntos.

IMG_4750.jpg.f49685705b6d9b75f2016bfedd1a97a1.jpg

Quando você volta de um mochilão desses, muitas pessoas perguntam como é a viagem e a primeira resposta que vem a cabeça é:

você tem que fazer uma viagem dessas pelo menos uma vez na vida.

é foda. do caralho. animal. vale cada centavo. que saudades, táquepariu! ::hahaha::

Esse mochilão é animal porque reúne três coisas: cultura, paisagens surreais e baladas! Você enriquece muito sua bagagem cultural com a história dos incas, visita lugares que provavelmente você não vai encontrar de novo na sua vida e cai em baladas iradas, conhece pessoas do mundo inteiro e se diverte demais.

bom, primeiro um resumão da trip e depois vamos detalhando o dia-a-dia da viagem.

Panorama Geral:

18 dias - 10 a 28 de janeiro

Peru: Cusco e Machu Picchu

Bolívia: La Paz, Isla del Sol e Salar de Uyuni

Chile: San Pedro de Atacama

Custos:

Passagem Aérea: R$ 1.538,70

Hospedagem, alimentação, passeios e baladas: Aproximadamente R$ 1.960,00

Total Gasto: Aproximadamente R$ 3.500,00. Eu levei US$ 880,00 e voltei com 3 dólares. muy bueno.

Cotação:

Soles: US$ 1,00 = 2,52 Soles

Pesos Bolivianos: US$ 1,00 = 6,92 Pesos Bolivianos

Pesos Chilenos: US$ 1,00 = 420 Pesos Chilenos

Vídeo da trip:

Resumo da viagem em 11 minutos. não deu pra filmar tudo, mas dá pra ter uma idéia de como é o mochilão.

Assista em HD ::cool:::'>

Roteiro:

10/01: São Paulo > Lima > Cusco

11/01: Cusco > 1º dia de Inka Jungle (Bike)

12/01: 2º dia de Inka Jungle (Caminhada)

13/01: 3º dia de Inka Jungle (Caminhada)

14/01: 4º dia de Inka Jungle > Águas Calientes > Machu Picchu

15/01: Cusco

16/01: City Tour em Cusco

17/01: Copacabana > Isla del Sol

18/01: Isla del Sol > Copacabana > La Paz

19/01: La Paz

20/01: La Paz

21/01: La Paz > Uyuni

22/01: Uyuni

23/01: Salar de Uyuni

24/01: Deserto do Atacama

25/01: Deserto do Atacama

26/01: San Pedro de Atacama

27/01: San Pedro de Atacama > Calama

28/01: Calama > Santiago > São Paulo

Dicas Gerais:

Preparativos: tome a vacina de febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem. Se você já tomou e precisa da segunda via, é só ir em um dos pontos da Anvisa e solicitar. Eu perdi a minha carteira de vacinação no meio da viagem, mas por sorte nem pediram. É melhor levar por precaução.

Dê um pulo em lojas de material esportivo e compre coisas que você ainda não tem e podem ser bem úteis na viagem.

Em nosso caso, compramos:

Segunda-pele: aquelas roupas de manga comprida que jogador de futebol usa quando tá muito frio. Foi bem útil em lugares que são muito frio, como Chacaltaya na Bolívia e no deserto do Atacama

Toalha esportiva: elas são bem úteis porque secam bem rápido e são bem pequenas, não ocupam muito espaço na mochila.

Capa de chuva: compre uma boa, não aquelas de plástico que camelô vende em estádio. Época de chuva em Machu Picchu é tenso. Nós estávamos com boas capas de chuva mas vimos uma galera com umas capa de chuva bem vagabunda no meio de um temporal e com uma longa caminhada pela frente.

Outras coisas: como lanternas, cadeados, etc.

Passeios: compre com pelo menos um dia de antecedência. Se for fazer Huayna Picchu, compre com mais dias de antecedência (mais pra frente detalhamos uma decepção nossa). Dá até pra comprar na hora a maioria dos passeios, mas é melhor sempre garantir e ficar tranquilo no dia. Em alguns casos é legal você já ir com uma turma e fechar com a agência.

Negocie: dá pra negociar em tudo. No táxi, na comida, nos passeios. Nossa tática funcionava mais ou menos assim:

NÓS: - “Quanto custa?”

VENDEDOR: - ”50 bolivianos”

NÓS: “Pagamos 25 bolivianos”

VENDEDOR - “40 bolivianos”

NÓS - “Fechado por 30.”

Cara de pau funciona e funciona bem.

Taxas: sempre ande com um dinheirinho a mais. No Peru e principalmente na Bolívia existem umas “taxas” extras que ninguém fala nada. Andar com dinheiro contado é uma roubada. As taxas não são nenhum absurdo, mas as vezes você quer zerar seus Soles antes de ir pra Bolívia e percebe que tem uma taxa pra pagar, mas já não tem mais grana. É, aconteceu com a gente. Tivemos que vender umas bolachas pra pagar umas taxas!

Temporada: fomos em janeiro que é na alta temporada e as coisas são mais caras. Só em termos de comparação nós pagamos R$ 1.538,70 na passagem e em junho ela fica por volta de R$ 655,00. Fomos em Janeiro porque foi a época que conseguimos tirar férias.

Roteiro: não faça seu planejamento com o objetivo de economizar. O objetivo da sua viagem é conhecer pessoas e lugares irados e voltar pra casa com histórias pra contar. Gaste bem seu dinheiro. Lemos em alguns relatos que San Pedro é uma cidade cara e que deveríamos passar pouco tempo lá. Sim, é mais caro do que La Paz e Cusco, mas foi a melhor cidade da viagem, deveríamos ter deixado mais dias para San Pedro. Essa é uma lição importante que levamos da trip. Leve em consideração a máxima, “quem converte não se diverte”.

Nos próximos tópicos iremos detalhar o dia a dia da trip!

• Respostas 264
  • Visualizações 83.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• guto_okamoto
    guto_okamoto

Percebi agora há pouco que pulei um dia de viagem, não lembro qual foi, provavelmente um dia em La Paz. Vou ficar devendo um dia de relato para vocês.   O sonho estava chegando ao final, foram 17

• guto_okamoto
    guto_okamoto

Mochileiros, chegou ao fim o relato da nossa viagem de "Mendigo Macho" por Peru, Bolívia e Chile. Gostei demais de compartilhar as histórias com vocês e espero ter ajudado um pouquinho no planejamento

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Cara, esse relato tá uma viagem, estou curtindo bastante!! ::otemo::

Me diz uma coisa, essa câmera que tu usou para fazer os videos foi uma gopro ??

Postado
  • Autor
  • Membros

Az!: Valeu, nos próximos dias continuaremos o relato!

brunnoml: Levamos pra viagem uma GoPro Hero 3 Silver Edition e duas Canon EOS Rebel T2i. A maioria dos vídeos é da GoPro e as fotos da Canon.

Postado
  • Membros

Cara, esse foi o MELHOR RELATO que já li!!!

Muito divertido, empolgante e com esses detalhes financeiros que são de grande importância!

Vou ao Peru em outubro, mas já viajei nesse seu relato!

PARABÉNS!!!

Postado
  • Membros

Falaaaa Gutoo !!! Curtindo seu relato velho !! Eu acabei de voltar dos meus 24 dias entre Bolívia Chile e Peru ! . To ainda fazendo meu relato !! E cara, saudade do caralho de ver seu relato hein. Nostalgia é fodaaa !! Eu até sei de qual cyber lavanderia que tu ta falando ! É aquela na mesma rua do Wild Rover, certo ? ::tchann::

Quando estava lá no Wild Rover, nas 5 manhas que passei lá(fiquei 1 semana e pouco), tinha um alemão que pagava todo o dia quando acordava, o Drink PEarl Harbor pra todo mundo que estava no bar. Agora pensa todo mundo bebado as 10 da manhã !! TODOS OS DIAS !! UEHAheauheuaheuahaea ::hahaha::::hahaha::

Acompanhando !!! Abraços fioti !

Postado
  • Autor
  • Membros

Fred Moura: Valeu, Fred! Só estamos retribuindo o favor pra comunidade do Mochileiros. Antes de ir, lemos vários relatos como o nosso e ajudou bastante tanto com informações como pra criar a expectativa pra trip. Espero poder ajudar na sua também!

marinasoares: Tenho outros vídeos desse dia, um melhor que o outro. Vou postar assim que chegar no relato de La Paz!

maurobrandao: Nostalgia demais, só de escrever e relembrar o dia a dia já dá vontade de fazer outro mochilão. Sobre a Lan House/Lavanderia, é essa mesmo perto do Wild Rover hahahaha. E os alemães são sangue bão demais! Os caras curtem cachaçar também hahahaha.

Postado
  • Autor
  • Membros

Acordamos de ressaca no dia seguinte, a cachaça foi pesada no dia anterior. ::essa:: No café da manhã dava pra perceber claramente que todo mundo estava quebrado mas feliz, contando as histórias da noite anterior.

Ali pela manhã o grupo se dividiria em três até chegar a Águas Calientes. Um grupo iria caminhar e fazer trechos pela tirolesa, outro grupo iria caminhando e quem quisesse poderia cortar um caminho e ir de busão até a hidroelétrica (que era o ponto de encontro dos três grupos para o almoço), pagando uns 10 soles.

Eu, Guéli e Liba não iríamos fazer a Tirolesa porque era muito caro e a gente tinha bebido toda nossa grana no dia anterior. Andar pra caralho de ressaca também não era uma boa opção. Restou ir de busão até a hidroelétrica e curtir a ressaca mais um pouco.

O pessoal que decidiu ir caminhando e os que decidiram ir de Tirolesa sairam cedinho, logo depois do café-da-manhã. Coincidentemente foram as pessoas que não foram pra balada e estavam inteiras. O resto da galera que se autodestruiu na noite anterior resolveu curtir a ressaca e pegar um atalho pra evitar a caminhada.

Ao invés do busão, nós achamos alguns táxis que fariam um preço melhor pra levar a gente até a hidroelétrica, sairia 5 soles pra cada. É nóis, já fechamos com os taxistas e revertemos os 5 soles em cerveja, afinal como diria um amigo meu:

Um ninja só se mata com outro ninja.

E uma ressaca só passa tomando mais. ::otemo::

Pegamos umas Cusqueñas e fomos até a beira de um precipício que tinha um visual legal e ficamos um tempo trocando idéia até pegar o taxi. Cada um contava um pouco das suas histórias, de como é o seu país e do seu roteiro e foi aí que ficamos sabendo que o Andreas e o Philip (os alemães mais gente boa que a gente trombou na trip) também iriam passar por La Paz. Ficamos de adicionar no Facebook e combinar depois um rolê por lá.

Pegamos um táxi e rapidinho chegamos na hidroelétrica. Almoçamos umas comidas de passarinho e tinha umas 4 horas de caminhada pela frente. Ali na hidroelétrica já dava pra avistar onde era Machu Picchu. Era longe pra porra.

IMG_4785.jpg.9cc8c3030201525a4a332c6ed5ecbbd9.jpg

IMG_4798.jpg.a8da45045632f66a14147acceb3bcace.jpg

IMG_4809.jpg.b1987bfb870c15cad02e48385fb59762.jpg

O caminho todo a gente vai beirando o trilho do trem e não pode nem ficar de fone porque se marcar bobeira vai ser arrastado pelos vagões.

Como em janeiro é época de chuvas, não podia faltar um belo de um temporal pra facilitar a trilha. Choveu bastante e ali eu agradeci por ter comprado uma capa de chuva descente na Decathlon. A capa aguentou bem e a gente chegou sequinho no final da trilha. Em compensação, tinha uma galera que comprou umas capas vagabundas, daquelas vendidas por ambulante em estádio de futebol e deu até dó.

Depois de horas de caminhadas a gente chega até Águas Calientes, que é uma cidade turística que fica no pé de Machu Picchu. Lá a estrutura é BEEEM melhor do que as outras cidades e tem tudo que você precisa pra se recuperar dos três dias de caminhada, inclusive banho quente! ::cool:::'>

Depois de dias de caminhada você se sente como o Charlinho, lembra? O menino aguerrido do Hermes e Renato:

Deixamos nossas coisas no hostel e fomos almoçar no mercado central de Águas Calientes. Comida muito simples, caseira e o melhor de tudo, MUITO barato. Se você não tem frescura pra comida, vale a pena almoçar lá pra dar uma economizada. A operadora de turismo ainda dá uns lanchinhos pra levar lá pra Machu Picchu, mas a gente resolveu passar no mercado e comprar mais coisa pra não passar fome de novo lá em cima, já que o restaurante lá tem preços estratosféricos.

Depois da janta os guias explicam como vai ser o dia seguinte e distribui os tickets de entrada para Machu Picchu e Huayna Picchu. Eles vão chamando um por um e quando nós pegamos os nossos tickets nós vimos que lá não constava a entrada pra Huayna Picchu. ::grr::::grr::::grr:: Fomos falar com os guias e eles disseram que não podiam fazer nada, já que não tinha como comprar na hora. Eles ligaram na agência e confirmaram que a gente tinha comprado os tickets, mas a agência foi incompetente o suficiente pra não conseguir agendar a nossa entrada lá.

Imagina se a gente não ficou puto? Mastiguei putice e queria matar o Arthur, o cara que vendeu o passeio pra gente. Pior que não tinha muita coisa pra fazer, nós resolvemos tentar fazer algum esquema lá na hora pra tentar subir pra Huayna Picchu. Pra melhorar, os putos da agência marcaram a saída do nosso trem as 14:20, sendo que de todo o resto do grupo sairia as 21:00. Ou seja, teríamos pouco tempo pra ficar em Machu Picchu. Só de escrever aqui eu já fico com ódio de lembrar daqueles caras da Agência Chaski (NÃO RECOMENDO NEM A PAU). O Arthur é gente boa e tal, mas porra, vacilaram forte com a gente.

Enfim, jantamos e fomos pro hostel um pouco decepcionados com isso. A agência falou que ia devolver os nossos 10 soles por não ter conseguido agendar a subida, mas o dinheiro pouco importava. O foda foi criar a expectativa e se decepcionar um dia antes. :(

Dormimos cedo porque queríamos ser os primeiros a chegar em Machu Picchu para aproveitar bem o dia.

Postado
  • Membros

Delícia de relato! Que saudades disso tudo!

Tô ansiosa pra ler a continuação da viagem, justamente o trecho que vou fazer no meio do ano.

Inveja dos gringos que podem viajar por uma ano, infelizmente meus mochilões são todos "picados", no máximo 10 dias :(

Postado
  • Membros

Fui pro Perú em março de 2011 e foi maravilhoso, conhecer Machu Picchu foi incrível! é um lugar mágico!

Agora estou interessada na rota Bolívia x Chile. Estou doida pra mochilar por lá, rola mais aventura hehehe sem contar que estou amando seu relato de "mendigo"

visto que economizar pra mim vai ser melhor, pobre é fogo! hahaha

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.