Ir para conteúdo

Atravessando o Brasil de Carona


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoal!

 

Recentemente fiz uma viagem pelo Brasil. Moro em Fortaleza, mas sou gaúcho. Como muitos sabem, a BR 116 começa em Fortaleza mesmo, Ceará, e termina em Jaguarão, Rio Grande do Sul, já na divisa com Uruguai. A idéia inicial era percorrer todos os quase 4500 quilômetros da BR pegando carona na estrada.

 

Pois bem. Estudante de jornalismo quase formado, aproveitei a oportunidade da viagem para escrever um livro sobre o percurso, suas belezas e dificuldades. Ele ainda está sendo escrito em detalhes. Foram 18 dias na estrada, pegando carona, conversando com pessoas, conhecendo algumas cidades. Passei por Minas maravilhado com tantas belezas naturais. O mesmo aconteceu em Teresópolis, RJ.

 

Foram tantas as histórias! Só para citar uma, peguei carona com uma ambulância, lá em Feira de Santana. O carinha era da região da Chapada da Diamantina e havia parado no posto na vinda de Salvador, onde deixou uma criança no hospital. Conversamos e acertamos uma carona até outro posto mais seguro e mais perto. Foram 80 quilômetros de intensa emoção. ::ahhhh:: A ambulância com a sirene ligada e tudo e o carinha rodando a mais de 140 por hora, ultrapassando os caminhões de dois em três de uma vez só. As carretas pareciam estar paradas no acostamento (risos).

 

A crise financeira afetou todos os setores, sobretudo os transportes (caminhoneiros). Cheguei em SP e a confusão tava formada. Aproximadamente 2 mil caminhões esperavam por carga lá e, sendo assim, eu também não conseguia mais continuar a viagem. Ainda fiquei 3 dias e nada de ajuda. A partir de SP, continuei a aventura de ônibus mesmo, mas não sem antes passar sufoco em Curitiba. Fiquei três dias e duas noites lá, tentando continuar a viagem de carona e nada, num frio medonho.

 

Chegar no final da viagem foi emocionante!

Espero que tenham gostado.

Alguém já fez uma aventura similar?

 

Abraço!

Don

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom viajar de carona!

Fiquei até meio saudoso...

O seu relato me fez lembrar de várias viagens de carona e à pé que fiz por esse Brasilzão no fim dos anos 90... incluindo uma que durou 3 meses pelo sertão de Minas e Bahia... eita saudade!

Esse tipo de viagem tem um quê de investigação "cultural-histórico-sociológica" que me fascina. No Brasil vc ainda tem oportunidade de viajar no tempo conhecendo modos de vida, pessoas, e locais que são verdadeiras relíquias.

 

Parabéns pela aventura!

até,

Beto

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É exatamente isso, Beto!

::cool:::'>

Viajar pegando carona e caminhando é algo que só quem o fez sabe o valor que tem. É uma viagem espiritual, eu diria, onde nos confrontamos não apenas com as milhares de coisas que vemos e experiência que temos, mas acima de tudo, com nós mesmos.

 

Naty,

Muitas outras viagens ainda virão, inclusive as tuas.

 

Abraço, aventureiros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá!

Deve ter sido uma viagem e tanto...

Eu sou de SP mas atualmente estou morando em Tibau do Sul - RN.

Agora em abril quero ir pra Bahia e um dos meus sonhos seria fazer isso de carona, porém sou mulher e não tenho cia. Tbm nunca fiz isso...

Acho que vc deve ter algumas dicas pra me dar... não? Coisas como, onde vc pedia carona... qual era a abordagem... E principalmente se é MTO perigoso assim mulher sozinha.

Qual seu e-mail pra contato?

o meu é vivi.aqifucs@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Janis,

 

Poisé... Viajar pegando carona na estrada não é lá uma coisa tão segura, muito longe disso. É perigoso, sim, mas com manha e atenção dá pra fazer a viagem sim. O ideal, Janis, é conseguir uma companhia legal pra ir, para dar mais segurança e tornar a aventura mais divertida. Eu, por exemplo, tive que fazer essa loucura só, mas as próximas certamente serão acompanhadas.

 

Meu contato é marciodornelles@ig.com.br

 

Qualquer coisa, é só avisar.

Abração!

Don

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rafael,

 

Quando eu terminar o livro (publicado ou não), certamente avisarei sobre e, se possível disponibilizarei.

O Mochileiros.com é um excelente ambiente para trocar experiências. Que viagem fará?

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...