Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Don_

Atravessando o Brasil de Carona

Posts Recomendados

Olá, pessoal!

Recentemente fiz uma viagem pelo Brasil. Moro em Fortaleza, mas sou gaúcho. Como muitos sabem, a BR 116 começa em Fortaleza mesmo, Ceará, e termina em Jaguarão, Rio Grande do Sul, já na divisa com Uruguai. A idéia inicial era percorrer todos os quase 4500 quilômetros da BR pegando carona na estrada.

Pois bem. Estudante de jornalismo quase formado, aproveitei a oportunidade da viagem para escrever um livro sobre o percurso, suas belezas e dificuldades. Ele ainda está sendo escrito em detalhes. Foram 18 dias na estrada, pegando carona, conversando com pessoas, conhecendo algumas cidades. Passei por Minas maravilhado com tantas belezas naturais. O mesmo aconteceu em Teresópolis, RJ.

Foram tantas as histórias! Só para citar uma, peguei carona com uma ambulância, lá em Feira de Santana. O carinha era da região da Chapada da Diamantina e havia parado no posto na vinda de Salvador, onde deixou uma criança no hospital. Conversamos e acertamos uma carona até outro posto mais seguro e mais perto. Foram 80 quilômetros de intensa emoção. ::ahhhh:: A ambulância com a sirene ligada e tudo e o carinha rodando a mais de 140 por hora, ultrapassando os caminhões de dois em três de uma vez só. As carretas pareciam estar paradas no acostamento (risos).

A crise financeira afetou todos os setores, sobretudo os transportes (caminhoneiros). Cheguei em SP e a confusão tava formada. Aproximadamente 2 mil caminhões esperavam por carga lá e, sendo assim, eu também não conseguia mais continuar a viagem. Ainda fiquei 3 dias e nada de ajuda. A partir de SP, continuei a aventura de ônibus mesmo, mas não sem antes passar sufoco em Curitiba. Fiquei três dias e duas noites lá, tentando continuar a viagem de carona e nada, num frio medonho.

Chegar no final da viagem foi emocionante!

Espero que tenham gostado.

Alguém já fez uma aventura similar?

Abraço!

Don

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa!

Você deve ter muitas boas histórias pra contar!

Tô começando a fazer viagens agora e é muito motivador ler relatos como o seu!

Assim que o seu livro ficar pronto, dá um toque!

Bjos :D

Compartilhar este post

Link para o post

Naty,

Foi uma aventura e tanto sim. Estou começando a montar o livro, relatar os fatos.

Pode parecer um pouco filosófico, mas receber comentários como o seu também são motivadores para as próximas aventuras.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom viajar de carona!

Fiquei até meio saudoso...

O seu relato me fez lembrar de várias viagens de carona e à pé que fiz por esse Brasilzão no fim dos anos 90... incluindo uma que durou 3 meses pelo sertão de Minas e Bahia... eita saudade!

Esse tipo de viagem tem um quê de investigação "cultural-histórico-sociológica" que me fascina. No Brasil vc ainda tem oportunidade de viajar no tempo conhecendo modos de vida, pessoas, e locais que são verdadeiras relíquias.

Parabéns pela aventura!

até,

Beto

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente isso, Beto!

::cool:::'>

Viajar pegando carona e caminhando é algo que só quem o fez sabe o valor que tem. É uma viagem espiritual, eu diria, onde nos confrontamos não apenas com as milhares de coisas que vemos e experiência que temos, mas acima de tudo, com nós mesmos.

Naty,

Muitas outras viagens ainda virão, inclusive as tuas.

Abraço, aventureiros!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Deve ter sido uma viagem e tanto...

Eu sou de SP mas atualmente estou morando em Tibau do Sul - RN.

Agora em abril quero ir pra Bahia e um dos meus sonhos seria fazer isso de carona, porém sou mulher e não tenho cia. Tbm nunca fiz isso...

Acho que vc deve ter algumas dicas pra me dar... não? Coisas como, onde vc pedia carona... qual era a abordagem... E principalmente se é MTO perigoso assim mulher sozinha.

Qual seu e-mail pra contato?

o meu é [email protected]

Compartilhar este post

Link para o post

Janis,

Poisé... Viajar pegando carona na estrada não é lá uma coisa tão segura, muito longe disso. É perigoso, sim, mas com manha e atenção dá pra fazer a viagem sim. O ideal, Janis, é conseguir uma companhia legal pra ir, para dar mais segurança e tornar a aventura mais divertida. Eu, por exemplo, tive que fazer essa loucura só, mas as próximas certamente serão acompanhadas.

Meu contato é [email protected]

Qualquer coisa, é só avisar.

Abração!

Don

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom esse seu relato, poxa esse livro pra quem gosta de viajar deve ser muito bom de ler

tambem planejo uma viagem muito legal, e claro ja penso em relatar tudo pra depois colocar aqui

os amigos no mochileiros.com tem ajudado muito

Abraços

Parabens pela iniciativa

:P:lol::)

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael,

Quando eu terminar o livro (publicado ou não), certamente avisarei sobre e, se possível disponibilizarei.

O Mochileiros.com é um excelente ambiente para trocar experiências. Que viagem fará?

Forte abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Silnei
      Viajar o Brasil de carona também é possível. Já o fiz isso algumas vezes. Pra quem quer ter essa experiência seguem algumas dicas:
      1 - Sorriso no rosto e boa conversa. Você é Mochileiro, só quer um pouco de aventura e aproveitar e economizar uma grana, então não se apresente com um visual desleixado demais, mas também não ostente para não ser assaltado. Camiseta, bermuda e uma bota. Cara de estudante. Pronto é facinho conseguir a carona.
      2 - Esqueça do tempo. Se estiver com pressa a carona não será seu meio de transporte. Aproveite o momento para cultivar a paciência! Isso significa que as vezes você poderá passar horas esperando até conseguir!
      3 - Geralmente é mais fácil conseguir carona com os caminhoneiros. Ao contrário dos europeus, a carona aqui não é tradição, então será mais complicado conseguir carona em carro particular. Não é impossível, mas será mais difícil.
      4 - Os melhores pontos para se conseguir uma carona são: os postos de gasolina, os postos da polícia rodoviária, os postos de fiscalização da fazenda ou vigilância sanitária e borracheiros.
      5 - Para conseguir carona em um posto de gasolina, converse com algum frentista caso for um posto pequeno, senão fique esperando na lanchonete ou na conveniência. Quando chegar um caminhão, espere o caminhoneiro descer e fazer o que veio fazer. Não seja inoportuno, espere o cara relaxar. Quando perceber que esta ok se apresente com educação, simpatia e humildade. Explique para onde está indo e peça a carona.
      A maioria dos caminhoneiros tem medo de oferecer carona por causa dos assaltos, e em muitas empresas de transporte ela é proibida. Então preste atenção se tem algo escrito sobre isso no vidro da frente do caminhão pra não perder tempo.
      Seja o mais sincero possível. Estes caras são rodados e se perceberem algo não muito exato, sua carona já era. Então não basta ser verdadeiro, tem que parecer verdadeiro.
      7 - Para conseguir carona em um posto da Polícia Federal é mais fácil. Se for o caso, converse com um dos guardas e peça com muita humildade, para ficar ali esperando algum caminhoneiro que pare ou seja parado para pedir carona. Mesmo que o guarda não colabore muito, ele não pode te expulsar de lá. A lógica é que a maioria dos ladrões não fariam isso. O caminhoneiro também pensará assim. Então depois que o caminhão parar, utilize o mesmo método do posto de gasolina.
      8 - Pedindo carona na estrada:
      Primeiro, o negócio do dedinho já era. O mais eficiente é uma cartolina ou um a4 com o destino escrito com pincel atômico ou canetão . Então não esqueça de levar este KIT. Fique parado em um lugar onde o caminhão possa te enxergar e parar sem perigo para ambos. Daí é só colocar o cartaz para os motoristas lerem e esperar.
      9 - Tudo o que você aprendeu sobre gente ruím na vida, vai servir como nunca. Então olhe bem para cara do motorista e analize bem antes de entrar no carro ou caminhão. Se você ver que roubada não hesite em inventar alguma desculpa na hora e caia fora !
      Quem já viajou assim e tem outras técnicas infalíveis também pode deixar suas dicas aqui.
      Um abraço e boa sorte!!

Silnei