Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Silnei

Como viajar de carona pelas estradas do Brasil

Posts Recomendados


ótimas!

E apesar do conselho de mulher sozinha esquece, eu já pedi carona sozinha, numa estrada no Maranhão e o caminhoneiro foi muito bacana, mas eu não faria isso de novo!

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ir para o trevo e paciência...

 

e seja ativo faça gestos. faça um pouco de teatro.

escreva em cartaz.

Uma boa dica também é vc ir para posto de rodovias e ficar na porta dos restaurantes.

Observe as placas de são os carros. Caso se encontrar em alguma placa seu destino, fica na espreita.

E digo - humildade pra conversar. e tenha uma voz confiante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É... Viajar de carona requer uma boa dose de coragem e outra de paciência. Recentemente saí de Fortaleza em direção ao RS pegando carona. Foram 18 dias de viagem.

 

* Mulher sozinha pegando carona é algo realmente complicado, mas acompanhada de outro homem (ideal), é tranquilo;

 

* Postos fiscais até servem para se pedir carona, mas a Polícia Rodoviária complica tudo e até te impede de pedir carona na frente do posto. Em Pernambuco, por exemplo, não só não deixavam pegar carona perto do posto, como me vigiaram em alguns trechos; :|

 

* Procurar sempre lombadas ou outras coisas que façam o veículo reduzir bastante a velocidade. Se o carinha estiver a milhão, não vai nem te perceber à beira da estrada;

 

* Pedir carona no dedão até dá certo, mas precisa de mais paciência ainda. Procure sempre postos de gasolina, converse com frentistas. Se a carona seguinte for te deixar no meio da estrada, peça para ficar em algum posto, mesmo que isso signifique perder 50 km de carona;

 

* A cara-de-pau é a ferramenta mais necessária. Se tiver vergonha, não tente viajar assim. Você precisa estar pronto para o que der e vier.

 

Abraço!

Don

  • Obrigad@! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

 

Se tiver com tempo livre e muita paciência, você consegue viajar o Brasil todo de carona tranquilo. Fácil não é, mas ir já sabendo dos riscos, preparado psicologicamente para passar alguns perrengues e fazendo o máximo para evitá-los, não tem erro! Com certeza vai ter boas histórias pra contar para os netos! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Corre o risco de querer repetir a aventura! :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito úteis essas dicas. Estou pensando em ir fazer um mochilão pelo litoral nordestino, e acho que a carona será uma opção. É claro que, depois de ler isso aqui, estarei acompanhada sempre. Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Silnei e Don_ muito obrigado pelas dicas no tópico, me resolvi a fazer um mochilão pelo Brasil e fui pesquisar achei o forum de vocês... como meu orçamento para isso vai ser bem curto pretendo utilizar bastante o recurso da carona, sei que não vai ser facil mas pelo que vcs dizem aqui não é impossível, basta ter paciência e cuidado então acho que vou embarcar nessa ideia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também é válido, para questão de segurança, anotar a placa do veículo e enviar para algum conhecido que saiba do seu roteiro (pais, conjuge, amigo) via sms.

 

Deixou a carona, escreva dizendo que está tudo ::otemo:: e onde ficou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Don_
      Olá, pessoal!
       
      Recentemente fiz uma viagem pelo Brasil. Moro em Fortaleza, mas sou gaúcho. Como muitos sabem, a BR 116 começa em Fortaleza mesmo, Ceará, e termina em Jaguarão, Rio Grande do Sul, já na divisa com Uruguai. A idéia inicial era percorrer todos os quase 4500 quilômetros da BR pegando carona na estrada.
       
      Pois bem. Estudante de jornalismo quase formado, aproveitei a oportunidade da viagem para escrever um livro sobre o percurso, suas belezas e dificuldades. Ele ainda está sendo escrito em detalhes. Foram 18 dias na estrada, pegando carona, conversando com pessoas, conhecendo algumas cidades. Passei por Minas maravilhado com tantas belezas naturais. O mesmo aconteceu em Teresópolis, RJ.
       
      Foram tantas as histórias! Só para citar uma, peguei carona com uma ambulância, lá em Feira de Santana. O carinha era da região da Chapada da Diamantina e havia parado no posto na vinda de Salvador, onde deixou uma criança no hospital. Conversamos e acertamos uma carona até outro posto mais seguro e mais perto. Foram 80 quilômetros de intensa emoção. A ambulância com a sirene ligada e tudo e o carinha rodando a mais de 140 por hora, ultrapassando os caminhões de dois em três de uma vez só. As carretas pareciam estar paradas no acostamento (risos).
       
      A crise financeira afetou todos os setores, sobretudo os transportes (caminhoneiros). Cheguei em SP e a confusão tava formada. Aproximadamente 2 mil caminhões esperavam por carga lá e, sendo assim, eu também não conseguia mais continuar a viagem. Ainda fiquei 3 dias e nada de ajuda. A partir de SP, continuei a aventura de ônibus mesmo, mas não sem antes passar sufoco em Curitiba. Fiquei três dias e duas noites lá, tentando continuar a viagem de carona e nada, num frio medonho.
       
      Chegar no final da viagem foi emocionante!
      Espero que tenham gostado.
      Alguém já fez uma aventura similar?
       
      Abraço!
      Don


×