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zervelis

AFRICA DO SUL NAMIBIA ZIMBABWE BOTSWANA E ZAMBIA - 17 DIAS - NOV/13 - 3 RAPAZES - VIAJE EM NOSSA VIAGEM E TIRE SUAS DUVIDAS

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::hãã::

Dia 13

 

Acordamos, sujos é claro, não tinha banho, e já depois de uma rápido e delicioso café da manhã, partimos para o segundo Game Drive !!!! E claro que teríamos que começar com a cena que ainda não saia da nossa cabeça. Os leões ainda estavam por lá e perdemos mais de 1 hora fácil só observando, até a hora que o sol ficou mais forte e saíram.

 

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Para não ficar chato demais, vou resumir bem o dia. Mas vimos muito!!! Muitos pássaros, rastros de cobra (vale lembrar que achar uma cobra é bem complicado porque ela se enfurna em arbustos e nós não podemos deixar o carro), hipopótamos, elefantes, muitos esqueletos e restos de animais que tinham muita história para contar. E tudo era muitíssimo bem explicado. Aliado as perguntas que a Audrey fazia e as respostas do Petros, dava fácil para escrever um livro.

 

Durante poucas vezes ao dia, o guia parava em uns lugares que tinha banheiro para ir. Mas cadê à vontade? Sem contar que era muito rápido. Nem conto isso como opção!

 

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O passeio pára as 10:30 quando voltávamos ao acampamento, já com o sol fortíssimo, para o brunch que, nada mais é, que um almoço.

 

 

Ficaríamos lá até as 13:30. E eu paguei TODOS os meus pecados nessas 3 hrs. Se ficamos em baixo da tenda, zilhões de moscas infernizam sua vida porque elas querem sombra. Se vai pro sol, você derrete... Se for para a barraca, é sauna na certa, não consegui ficar mais que 20 minutos. ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Solução?! Moscas !!! Pra vocês terem ideia do meu desespero, sonhei com moscas ontem e já tem 1 semana que fiz esse safari ! No primeiro dia todo mundo me achou fresco, no segundo, ninguém aguentava mais!!!!!!!!!!!!!!!!! ahahahahah

 

Pra não dizer que não tinha banho, improvisaram U M A cesta com água que era compartilhada entre os 16 que lá estavam !!! Molhei a cabeça com o equivalente a 2 copos de água para refrescar e tentar fugir das moscas, em vão !!!!!!!!! Minha mão não parava quieta e eu já tava torcendo para aquilo acabar logo.

 

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Dando a hora do game drive, assim fomos e eu agradeci a Deus, a Alá e a todos os outros deuses porque as moscas não conseguem acompanhar a velocidade do Jipe, por mais lerdo que o guia ande !!!

Essa hora da tarde é a pior para se vir animais, também pudera, sol de rachar!!!

 

Vimos Girafas, búfalos (vivos e mortos) e Zebras também. Muita gente foi embora e ficamos só nós e a canadense no camping ! Mas, a tarde, mais 2 rapazes escoceses se juntaram a gente. Gente boníssima !

 

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Vou dar um forward para o final do dia que a história fica mais interessante. Vimos mais leões durante o dia, de outras famílias, e o guia sempre fazia questão de praticamente passar por cima deles, para o meu desespero. Vimos também os nossos do dia anterior. Tavam tão estufados que mal podiam respirar. Era uma respiração ofegante. Ele disse que comem 60kg (sem data, quando da na telha) e depois ficam assim.

 

Então... No final de uma tarde bem morna, partimos para o lugar do ataque do dia anterior. Os leões tavam acordando e ficamos um pouco lá com eles. Mas já tava escuro e nosso guia resolveu aprontar com a gente. Invadiu a terra que não estava no “script” e, com o carro balançando muito, atola desatola, levou a gente até o que sobrou do elefante (já que durante o dia outras dezenas de animais e aves fazem a festa lá). E quem disse que os leões não foram atrás ?! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Esse é aquele momento que você pede pelo amor de Deus para sobreviver e lembrar daquilo para nunca inventar de passar por coisa assim na vida. E as leoas nos olhavam, penetrantemente!!!! Que medo. O guia nunca estava satisfeito. Pior que fome animal! Eta cara abusado. Até que a destemida Audrey concordou (finalmente) comigo e pediu para sair. Deus é pai !! Mas,... e o carro ?! Atola, quase que vira, e enfim, conseguimos. Puta que pariuuuuuuuuuuuuuuuuuu ! Como eu me borrei. ::prestessao::::hahaha::::dãã2::ãã2::'> ::essa::

 

FDP ! Só isso que eu pensava...

 

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E lá fomos nós seguir o roteiro da noite anterior. A diferença é que estava BEM quente e era outra noite sem banho !!! OMG ! Sem contar que éramos poucos e falaram que um grupo de leões passou bem perto. Eu não ouvi nada, dormi que nem um pato!

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Thais,.. concordo com você,.. a cena foi BEM triste mesmo !!!

a finalidade era justamente fazer vocês se sentirem lá... MISSION ACOMPLISHED =) UHU !!! ::otemo::

 

Senti escorrer uma lágrima do rosto do Paulera,...

é a lei da sobrevivência sim,.. mas que dói, dói,.. e mto,.....

to tirando forças pra postar o resto desse relato viu, n agueeento mais haahah

 

Zebedre,..

cara, pergunta o q vc QUISER,. mesmo !

vai ser uma honra poder ajudar !

o melhor ainda é que você fará outras coisas por lá e poderá voltar com dicas

olha que beleza,...

e mto obrigado pelo parabens ::hãã2::::hãã2::::hãã2::::hãã2::

e se quiser pode ficar extasiado por mim tbm,. AHUAHUAHU ZOANDO !

 

AMIGOS, GOSTARIA DE PEDIR UM FAVOR A VOCÊS,...

POR FAVOR, ENCARECIDAMENTE, responda essa pesquisa

A finalidade é conhecer o hábito de consumo dos viajantes ... É muito importante para mim e para um amigo que está fazendo um trabalho

A pesquisa vai consumir segundos da sua vida, por isso peço de coração que nos deem essa força...

Obrigado ::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::

https://lfr.typeform.com/to/uInQnc

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ahahaha, vai sonhando com muitas moscas até lá, aproveita e compra um chapéu com redinha, se não é a solução pelo menos melhora e elas não ficam tentando entrar guela abaixo dentro da orelha. O legal é que vc já vai bem ambientado com as moscas e o cheiro, em Alice Spring é igualzinho (o povinho fedorento viu) ::lol4::

O ataque que vc viu foi demais,fiquei imaginando a cena é um sonho pra muita gente, adorei os "gatinhos", ficaram com a pança bem cheia!!! ::lol3::

Quem mandou vc pedir pra comentar agora aguenta táh ::dãã2::ãã2::'> (brinks)

abraços!!!

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::hãã::

Dia 14

 

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Acordamos e o resto vocês já sabem,moscas, comida e bla... Não queria mais ver leão na minha frente ! Mentira !!!!!!!!!!! E adivinha quem apareceu ?! O leão mesmo. O macho ! Que pooooorte ! Enfim, demos a tal sorte do tal único dia no mês que ele aparece ! ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

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Dos Big Five, só faltou mesmo o leopardo e o Rinoceronte. Rinoceronte não tem lá desde 1997. Se quisesse deixar o Petros puto era só pedir para ver o Rino !!! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: ahahahahah !!! E o leopardo, não demos sorte. Procuramos muitos. Nós e muitos outros carros. Só rastros e rastros !!! E nada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Maldito. Pelo menos vimos aquele leopardo, quer dizer, o vulto dele, naquele dia no lodge, no sunset perto de sossusvlei.

 

Na hora que ele voltou pro camping (por sinal mudamos de camping nessa manhã) e eu lembrei que as moscas estariam lá eu já comecei a andar de um lado pro outro. E foi assim até dar a hora de sairmos. Que saco!!! Segundo nosso guia, estava 44 graus. Eu fiquei no carro, me abanando das moscas e aquelas 3 horas pareceram eternas, para mim e para todos... Tanto falaram que eu só reclamava e tava geral reclamando do mesmo jeito! Cambada de bibas! ::prestessao::

 

Depois de um rápido Game Drive, uns morcegos dando língua, the end ! As 16 hrs teríamos que estar na fronteira para finalmente partir para a Zâmbia !!! Enfim, civilização, banheiro, wifi !!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

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Atravessamos as fronteiras (de barco da própria Kalahari) e já tinha um pessoal da Jollyboys (nosso hostel em Livingstone) pronto para nos buscar. É é aquela confusão de gente, vendedores, caminhões, bichos e muito suvaco fedido.

 

 

ZAMBIA do dia 14, de tardinha, ao dia 16, de manha

 

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VISTO ZAMBIA: O preço aqui é bem mais salgado. US$ 50 para entrada única e US$ 80 para múltiplas. Pagamos à única e entramos no carro para andar uns 80km em poucos minutos. Que motorista mais apressadinho. A canadense estava com a gente.

 

A cidade de Livingstone (onde ficamos) é definitivamente mais bem organizada que Victoria Falls apesar de ser colada na outra.

 

Chegando no Jollyboys, ficou a ótima impressão. Piscina e uma sala gigante bem confortável. Wifi pago para variar! ::quilpish::

 

Já tentamos de cara reservar o passeio com guia para a Devil’s Pool no dia seguinte e nos falaram que estava cheio! COMO ASSIM ?! O principal motivo para ir praquela cidade era ir nessa bendita piscina! ::putz::::putz::::putz::::putz::

 

“A palavra piscina te faz pensar em um dia ensolarado nas águas calmas e cristalinas do quintal ou do clube? A Devil’s Pool, ou “piscina do diabo”, não é exatamente assim, tão relaxante. Trata-se de um pequeno lago natural que se forma no topo das Cataratas Vitória, na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue. Ela fica a incríveis 108 m de altura. Turistas muito corajosos chegam até a beirada da queda, onde é possível admirar a vista estonteante. O local, no entanto, é tido como perigoso por muitos, já que a correnteza pode ser muito forte.”

http://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2013/11/piscina-mais-perigosa-do-mundo.html

 

.... bla bla bla !!!!! Eu vou a essa piscina nem que seja a última coisa que eu faça! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Mas voltemos ao hostel !!! Pegamos um quarto para 4 e estávamos em 3 ! Adivinha?! Não tem chave para quartos assim! Ou seja, a porta ficaria aberta! Porra,... se fuder ! Curti isso não. Pelo menos o banheiro era bem tranquilo e as instalações superaram minhas expectativas!

 

Fomos dar uma volta na cidade e aproveitei para jantar.

 

Era um lugar nitidamente maior que Victoria Falls no Zimbabwe e com mais carros. Era o que tinha para hoje.

 

Fui dormir chateado, mas tendo a certeza que iria dar sorte no dia seguinte !!! ::xiu::::xiu::::xiu::::xiu::

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::hãã::

Dia 15

 

Acordamos as 8 e já fomos na recepção !!!

ADIVINHA: a atendente do dia disse que tinha um guia disponível as 9 hrs para ir a

Devil's Pool !!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha:: Mas para isso precisávamos de Kuachs (moeda local) e chegar no parque nesse horário !!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Café da manhã pra que? Corremos para a rua principal e trocamos duzentos dólares ! Tava torcendo para isso dar para o taxi de ida, passeio, entrada no parque e taxi de volta. ::quilpish::::quilpish::::quilpish::::quilpish::

Em condições normais, depois das 10 sai um “shuttle” do hostel que te deixa lá e é for free !!! Mas não tínhamos tempo e o parque Victoria Falls ficava a 15 ou 20 km de Livingstone !!!

Enfim, pagamos no hostel o passeio, pegamos o taxi, pagamos a entrada do parque e reparei que tudo que sobrou foi o dinheiro do taxi da volta e o equivalente a mais uns 3 dólares !!! cagada !!! ::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::

 

Resumindo, a brincadeira custou aproximadamente uns 70 dólares por pessoa ! Se valeu a pena ? Você que vai me dizer. ::tchann::

 

Na entrada do parque ainda tivemos que esperar o guia e assinar uma ficha dizendo que entendemos os riscos, que não temos doenças e que acidentes acontecem !!! Eu já tava todo borrado, mas rapidinho nosso guia HARRY (eu acho que era isso) chegou e eu me agarrei nele e falei: “me saaaaalva fdp” !!! ::lol3::::lol3::

 

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Palhaças a parte, o passeio total iria durar umas 2 hrs e meia a 3 !

Fomos caminhando no sol ardente por cima das cataratas e ouvindo umas curiosidades sobre o local.

Tudo aquilo é dominado por uma água fortíssima de abril a outubro. Mas como era novembro, tinha filetes de água. Mesmo assim, tem que tomar cuidado e ver bem pra onde anda. Qualquer erro pode ser fatal. ::hein:::hein:::hein:

 

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Mas vou assumir, até então tava tudo bem mais fácil do que eu imaginava, até chegarmos a um rio que tinha uma correnteza que levava diretamente para um abismo, a queda de 108m !!! E pra chegar à piscina, tínhamos que atravessar a correnteza, a nado (apesar de dar pé, tem pedras) !!!

 

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Nessas horas que dou graças a Deus porque vejo que ter entrado na natação, depois do meu último mochilão, foi uma ótima ideia. ::toma::

 

Você tira a roupa nessa hora e fica de sunga. Suas coisas ficam sendo vigiadas numa cestinha por um rapaz. Enquanto isso, outro rapaz pede sua câmera porque ele vai levar apenas uma para tirar suas fotos na Devil’s Pool que fica do outro lado da correnteza. :|:|

 

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Não foi difícil, a água tava uma delicia e o guia ainda diz, vem por aqui, vai por ali. Você ainda tem duas cordas de segurança para se agarrar caso você seja levado.

Foi fácil ! e olha que eu sou bem fresco e medroso. Mas eu tava me borrando !

 

Enfim, chegamos a umas pedras onde nosso guia nos passou instruções sobre a tal piscina no diabo ! ::xiu::::xiu::

 

Era uma piscininha, com 3 metros de profundidade, mas você não pode pular. Tem que descer nela e a correnteza te leva até a borda, onde sentávamos para tirar fotos por alguns minutos. Eu só gritava, berrava, tremia e todo mundo só ria da minha cara! Saber que a dois palmos atrás de você tem uma queda de 108m, que você está na água, não é uma das melhores sensações. Vai que aquela borda tem lodo e você escorrega ? ::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::

Agora uma coisa que o fio duma quengá não tinha me dito... Tem peeeeixes que ficam beliscando o seu pé o tempo todo. ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha:: Tudo que eu precisava !!!

 

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Valeu pelas fotos, foi uma sensação incrível e que vai ficar para a vida toda. Mas não se esqueça. Apenas rola de acessar a piscina na época da seca que é de outubro a no mais tardar, março.

 

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Voltando, resolvemos explorar um pouco o parque.

 

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Mas sem comida não rola né? Já passava de meio dia e voltamos para a cidade onde almoçamos tudo que tínhamos direito. Delícia...

 

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Praticamente na frente do Hostel tem o Livingstone Museum numa praça !!! Não entramos, mas a frente era bem bonita. ::bruuu::

 

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Passamos a tarde na piscina, do hostel é claro !!! Mó galera jovem reunida. Um pessoal que passou a primeira noite no safari tava lá também, assim como a canadense, Audrey e os amigos escoceses do último dia no safari que tinham acabado de chegar por lá!

 

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No final do dia, ficamos socializando e ouvindo música... E o povo trebado, menos eu, é claro !!! Tenho classe ! hunf ! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

Depois partimos para outro hostel que tinha lá e que era bem mais party que o nosso... Dou graças a Deus por ter escolhido o Jollyboys, não sei como o povo do outro conseguia dormir.

 

Depois fui com o Caju e os escoceses comer no Zambezi Café, restaurante bem famoso que tem por lá. Já o Felipe partiu para alguma night. Tudo que sei que ele disse é que o povo fedia horroresssss, incluindo a gringalhada !!!!!

 

O RELATO CONTINUA A PRÓXIMA PÁGINA

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fredericovilela e willybuss - muito obrigado rapazes,... belo incentivo para que eu continue nessa :P

 

Paula Adriana,.. vc está intimada a comentar sempre !!! pode reclamar, rogar praga, faz o que você quiser que eu vou gostar do mesmo jeito !!!

ahahahahaha mas que vc me paga vc me pagaaaaaaaaaaa ::toma::

tudo menos moooosca ::putz:: vou anotar sua sugestão sim ::cool:::'>

E chamar aqueles leões de gatinhos ?! vai nessa,.. tá achando que tá no zoo da Argentina é ?! ::dãã2::ãã2::'>

 

abraços a todos ::tchann::

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Parabéns !

 

Tenho que conhecer a Africa antes que acabem com tudo, um dos países mais lindos do mundo a Africa do Sul

 

Já não se encontra Rinno com facilidade? nem o branco?

 

Rinno negro já está praticamente extinto

 

 

 

*Sua viagem ficou em 7mil?

 

**Não tirou fotos da linda e organizada Windhoek na Namibia?

 

 

***Tava fácil assim com as sul africanas? ::lol3::::lol3::

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Pode deixar que vou perguntar bastante ::quilpish:: ... Principalmente sobre o Shark Cage Diving, mas vou esperar vc terminar de fazer as postagens. ::xiu::

 

Realmente fiquei com gostinho da piscina do Diabo ::dãã2::ãã2::'> ... Mas tenho que me manter no roteiro já definido... e água por água,tem os mergulhos que pretendo fazer em Zanzibar ::hãã2::

 

Os Rinocerontes só são encontrados no serenguete e na cratera Ngorogoro, mas mesmo assim são bem raros... :roll: Aliás voces já viram aquele programa no animal Planet sobre os caçadores de caçadores de Rinos... vale a pena ver... ::otemo::

 

Realmente vou em outros lugares, e assim como vc, pretendo postar tudo quando voltar, claro que longe do Brilhantismo que vc está fazendo, mas está me inspirando... ::otemo::::tchann::

 

Abraços e Parabéns novamente, cada dia é um Flash novo... :D

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  • Conteúdo Similar

    • Por Carlosfuca
      Parte 1: Introdução e Roteiro
      O fato de poder pisar no Continente Africano está diretamente relacionado às minhas aspirações de pelo menos quatro anos pra cá. Tempo esse que pude saber que foi em África que se instalou os primeiros seres humanos do mundo, ou seja, o continente Africano é o Berço da Humanidade. De sua antiguidade clássica provem as primeiras civilizações que consolidaram diversos feitos avançados para época e que foram modelados para civilizações de outras partes. As dificuldades que se presenciam nos dias de hoje em África foi devido o advento das invasões europeias e também das invasões árabes, todo o passado de glória se perdeu e transformou no que podemos ver ainda no século XXI e o que ocorreu nos séculos anteriores de desmantelamento cultural e exploração intensa desde pelo menos o século XVI.
      De certo que existe a importância cultural (e de certa forma política), mas essa viagem teve um aspecto mais mochileiro/turístico com uma diversidade de atrações e com certeza contando com o espetáculo da natureza, a exuberante paisagem do sudeste africano. Foram 23 dias de viagem, onde parti de São Paulo dia 04 de Julho de 2017 e só retornei no dia 27 do mesmo mês.
      Antes de ir, apesar de estar próximo de se realizar um grande sonho e do que esse momento significava pra mim, o planejamento foi feito bem rapidamente utilizando o pouco de experiência que tenho em fazer meus roteiros com informações da internet. Não agendei previamente (no Brasil) nenhum "Tour", transporte ou acomodação, apenas comprei a passagem para Cidade do Cabo (Cape Town) pela Angola Airlines (TAAG) que custou R$1960,00, renovei meu passaporte e chequei se eu precisava tomar a vacina contra Febre Amarela. No caso não precisei, pois já havia tomado em 2011 quando fui pra Bolívia e essa vacina é valida por dez anos. Lógico que antes de tudo olhei os mapas, compilei os hostels no centro de Cape Town e tudo mais. Levei dinheiro em espécie e no Cartão VTM (Visa Travel Money) tudo em dólar, mas a moeda na África do Sul é o Rand (Zar). Na questão do visto para a África do Sul, pra turismo os brasileiros não precisam pagar nem agendar previamente, é apenas mostrar um passaporte contendo pelo menos 1 mês de validade antes da data de retorno pro Brasil e uma folha em branco, o visto valerá por 90 dias.
      Vou deixar pra detalhar essa encantadora e graciosa aventura nas próximas postagens, por enquanto vou deixar o esboço do roteiro. Recebi no passaporte carimbos de cinco países: África do Sul, Reino de Lesoto, Zâmbia, Zimbábue e Botsuana. A estadia foi maior na África do Sul e depois em Zâmbia, os outros três países visitei mais a região próxima das fronteiras fazendo um "Day Tour" em cada país.

      Do que eu havia planejado tudo correu muito bem, só não consegui conhecer a Ilha Robben (Robben Island) por ter chovido no dia em que eu agendei minha ida e não pude adiar porque no dia seguinte já estava marcado o inicio da viagem pelo BasBuz, uma van que percorre por toda a costa sul africana desde a Cidade do Cabo até Pretória (falarei mais sobre). Outro ponto que queria muito ir era o Museu Africano em Joanesburgo, mas não achei o local. Isto foi minimizado pelos diversos pontos altos da mochilada, como a subida na caminhada até a Montanha da Mesa (Table Mountain), o tour na Península do Cabo, a caminhada até a Tugella Falls na Cordilheira de Drakensberg, a ida as Cataratas Mosi-oa-Tunya/Victoria Falls em Zâmbia/Zimbabue, ou o Chobe Safari em Botsuana. 

       
      Dia 06/07/17
      Table mountain - Trekking sozinho pela Montanha da Mesa - Cidade do Cabo

      Dia 07/07/17
      ida ao centro comercial V&A Waterfront de manhã
      Praia - Camps bay beach à tarde
      Dia 08/07/17
      Cape Peninsula Tour (BasBuz)- Ilha das Focas, Praia dos Pinguins e Cabo da Boa Esperança
       
      Dia 09/07/17
      Era pra ser robben island mas foi cancelado pelo tempo chuvoso. Dia de descanso depois de breve caminhada pela cidade. Domingo tudo vazio. Ajeitar roteiro.

      Dia 10/07/17
      Viagem de Cape Town até Port Elisabeth por basbuz. O dia todo de viagem com a van.

      Dia 11/07/17
      Viagem de port elisabeth até durban. Chegando no Hostel Curiosity no Centro de Durban.

      Dia 12/07/17
      Sai umas 10h para o Kwa Muhle Museum, depois fui comer, depois pra região do porto e finalizando a tarde na Praia - South Beach.

      Dia 13/07/17
      Cheguei no Amphitheatre Backpackers em Northern Drakensberg e passei a tarde de boa. Fiz umas trilhas ao redor do Hostel.

      Dia 14/07/17
      Tugela falls tour - A segunda maior cachoeira do mundo e a maior da África, mas no inverno o volume de água é baixo.
      Beleza da Cordilheira de Drakensberg - Show!!!

      Dia 15/07/17
      Lesotho Day Tour - Lesoto é um país montanhoso incrustado na África do Sul e sem saída pro mar. A etnia predominante é Bashoto e a língua é o Sesoto (soto).
      Experiencia unica. Show!!

      Dia 16/07/17
      Amphitheatre Backpackers

      Dia 17/07/17
      Amphitheatre Backpackers

      Dia 18/07/17
      Viagem de van basbuz de Drakensberg até Joanesburgo, fiquei num hostel próximo do aeroporto Oliver Tambo.

      Dia 19/07/17
      Viagem de avião de Joanesburgo até Livingstone em Zâmbia
      Ao chegar andei pela cidade, povo muito acolhedor. Fiquei no Hostel Zinga Backpackers.

      Dia 20/07/17
      Grande dia nas cataratas Mosi-oa-Tunya (Victoria Falls). lados da Zâmbia e Zimbabwe.

      Dia 21/07/17
      Walk around the city centre. Change money to next day

      Dia 22/07/17
      Chobe Safari Day Tour em Botsuana

      Dia 23/07/17
      Viagem de volta a joburg. Do aeroporto um taxi até curiocity backpacker

      Dia 24/07/17
      Soweto Day Tour e Museu do Apartheid

      Dia 25/07/17
      Andando por joburgo.

      Dia 26/07/17
      Transfer até o aeroporto e volta pra São Paulo com escala em Luanda (transferência apenas).
    • Por José Luiz Gonzalez
      Introdução
      Fala galera!
      No fim de 2018 fiz uma viagem incrível pela África do Sul que contou inclusive com a companhia do grande parceiro Fabiano que conheci aqui no Mochileiros!
      Se alguém tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade pra perguntar abaixo e evitem mensagens privadas ou e-mail já que a sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas aqui no fórum!
      Roteiro Resumido
      1 dia na Rota Panorâmica
      3 dias de Safári no Kruger
      9 dias na Garden Route
      5 dias na Cidade do Cabo
      Roteiro Detalhado
      15/11/2018 - Voo São Paulo > Joanesburgo
      16/11/2018 - Joanesburgo > Sabie
      17/11/2018 - Sabie > Graskop
      18/11/2018 - Graskop > Lower Sabie Rest Camp 
      19/11/2018 - Lower Sabie Rest Camp > Crocodile Bridge Rest Camp
      20/11/2018 - Crocodile Bridge Rest Camp > Marloth Park
      21/11/2018 - Marloth Park > Joanesburgo > Port Elizabeth > Jeffrey's Bay
      22/11/2018 - Jeffrey's Bay
      23/11/2018 - Jeffrey's Bay > Stormsrivier
      24/11/2018 - Stormsrivier > Plettenberg
      25/11/2018 - Plettenberg
      26/11/2018 - Plettenberg > Mossel Bay
      27/11/2018 - Mossel Bay
      28/11/2018 - Mossel Bay > Hermanus
      29/11/2018 - Hermanus
      30/11/2018 - Hermanus > Cidade do Cabo
      01/12/2018 - Cidade do Cabo
      02/12/2018 - Cidade do Cabo
      03/12/2018 - Cidade do Cabo
      04/12/2018 - Cidade do Cabo
      05/12/2018 - Cidade do Cabo > Joanesburgo
      06/12/2018 - Joanesburgo > São Paulo
    • Por ederfortunato
      Em dezembro de 2017, passei 3 dias no Zimbábue (relato aqui) e 15 dias na África do Sul, e devo agradecer a galera daqui do fórum que me ajudou muito através dos relatos, por isso, resolvi fazer um também!
      Eu vou focar nas dicas de passeios e trajetos para chegar nos lugares, e menos nos detalhes do que eu fiz no dia-a-dia(até porque tenho péssima memória).
      Pra quem gostou das fotos, eu posto muito mais no meu instagran, segue lá: http://instagram.com/ederfortunato
      África do sul
      Roteiro: Foram 8 dias na Cidade do cabo, 2 dias em Joanesburgo e 4 dias no Kruger.
      Ficou boa essa quantidade de dias para cada lugar, não mudaria, mas caso dispusesse de mais tempo, ficaria uns 14 dias na Cidade do Cabo(queria morar lá pra falar a verdade rs).
      Uma coisa que compensou fazer, foi passar 4 dias no bairro de WaterFront e 4 dias na Long Street, fiz isso pra conhecer bem cada canto da Cidade do Cabo.
      E porque não conseguia me decidir onde ficar rs.
      Depois passei 2 dias em Joanesburgo, e acredito que foram suficientes(me lembrou muito São Paulo, e como sou daqui, não curtir rs).
      Finalmente, fui para o kruger, de van, caso você também vá via terrestre, reserve 3 dias no mínimo, pois de Joanesburgo pra lá, são umas 6 horas na estrada, por isso os dias de ida/volta acabam sendo quase perdidos. Tem um aeroporto mais
      próximo do parque, o Nelspruit, mas a passagem estava cara.
      Tirei a Garden Route do roteiro, pelo que vi precisa no mínimo uns 5 dias pra aproveitar bem.
       
      Passagens: Voei com a South African Airways, que é muito boa. Já que a ideia era conhecer mais um lugar além da África do Sul, escolhi ir para o Zimbábue.
      Pesquisando, percebi que se comprasse 3 trechos de uma fez, 1º São Paulo > Victoria Fall, 2º Victoria Fall > Cape Town e 3º Joanesburgo > São Paulo,
      acabou ficando mais barato do que se comprasse a ida/volta da África do Sul para o Zimbábue, recomendo usar a ferramenta do google para fazer essas pesquisa de preço por várias cidades.
      O trecho Cape Town > Joanesburgo, comprei pela FlySafair, só $250 Reais a passagem, tem muitas outras companhias de low-cost por lá, valeu a pena.
       
      Gastos: Com hospedagem, passeios, comida e transporte gastei $1.350 dólares pelos 15 dias(fora a passagem ida/volta do Brasil).
      Vou separar por cidade, assim ajuda a ter uma ideia melhor:
      8 dias na Cidade do Cabo: $600 dólares.
      2 dias em Joanesburgo: $100 dólares.
      4 dias no Kruger: $650 dólares.
      O lugar onde gastei mais do que deveria, foi o safári no Kruger, como eu estava sozinho, acabei tendo que apelar para uma agência, que cobrou $600 dólares o pacote de 4 dias, o valor compensou, pois estava tudo incluso, mas tenho certeza que se fizesse por conta, ou se estivesse com mais pessoas, gastaria bem menos.    
      No geral, o custo lá não é alto, é possível encontrar hospedagem a menos de R$50 Reais(em hostel) e refeições de R$15 a R$50 Reais, mas os passeios acabam sendo bem caros. Fiz vários day-tour que custavam em média R$200 Reais.
      Um dica que posso dar é fazer os passeios por conta própria, alugando carro e tentar ir em mais pessoas.
       
      Dinheiro: A moeda usada na África do sul, é o Rand, ele vale mais ou menos ¼ de 1 real, então 4 Rand = 1 Real, fiz esse calculo na hora de fazer as contas.
       
      Dólar/Rand/Real, o que levar? O melhor é comprar dólar aqui e trocar lá por Rand, talvez você tenha lido que não vale a pena, pois vai fazer o cambio duas vezes, e perde nas duas, bem... a verdade é que depende. Depende o quanto você perde, é possível perder mais fazendo apenas um câmbio, o que determina isso é se a moeda trocada é forte ou fraca.
      Nesse caso, você vai perder bem mais trocando diretamente Reais por Rand, do que se fizer Real > Dólar > Rand.
      Isso porque o Real é considerado uma moeda fraca por lá, quer dizer que ninguém, na áfrica, quer comprar Reais, isso faz com que o cambio dele seja baixo, diferente do dólar, que é uma moeda forte, e faz com que as casas de câmbio queiram comprá-la(mais do que real).
      Além disso, tenha em mente que levando dólares, você consegue um cambio melhor, mas tem o inconveniente de ter que andar com muito dinheiro, então leve uma doleira pra carregar a grana embaixo da roupa, e não ande com tudo, deixe uma quantia no cofre do hostel/hotel.
       
      Câmbio: Use sites como Melhor Câmbio para achar a melhor cotação, um outro que recomendo pra quem é de SP, é o Câmbio Store(é onde geralmente compro).
      Chegando na África do Sul, troque uma pequena quantia no aeroporto, que normalmente têm taxas ruins, e deixe pra trocar o resto do dinheiro num lugar que faça "câmbio alternativo"(casas de câmbio clandestinas, onde pagam melhor e não cobram taxas), tem um que achei por indicação, que fica na 39 Strand Street, o lugar parece meio "suspeito",
      tem portões com grade, o pessoal parece mafioso, mas vai sossegado que é de boas lá rs.
       
      Cartão de crédito: Você pode optar por usar apenas cartão, é aceito na maioria dos lugares em Cape Town e Johannesburg, de várias bandeiras, seja cartão de credito ou debito, inclusive você pode sacar Rand no caixa automático, e é bem fácil achar um caixa 24.
      Além desse ser o modo mais seguro, já que não precisará andar com muito dinheiro, mas é o pior pelas taxas do banco, como IOF por transação, além da cotação de dólar que o banco usa ser bem desfavorável.
       
      Idioma: A África do Sul tem 11 línguas oficiais. Quase todo mundo fala inglês, alguns com um sotaque que eu achei bem difícil no começo(sério, no primeiro dia eu fiquei perdidão, não entendia nada).
       
      Insetos: Era uma preocupação minha antes de viajar, acho que de muita gente também, até pesquisei um repelente bem forte, mas quando cheguei lá, não usei.
      Durante o safári, que foi o lugar onde mais estive em áreas selvagens, dormi num chalé que tinha aquelas mosquiteira na cama, então não foi problema, e durante as saídas, fiquei o tempo todo dentro do carro, e em momento algum vi mosquitos nele.
      Sobre o medo de malária, o perigo existem em algumas regiões do país, mas nenhuma das que eu passei, então não me preocupei em correr atrás de vacina, mas o que pesquisei é que é bem cara é não tão eficaz.
       
      Segurança: Na Cidade do Cabo, era bem tranquilo andar durante o dia, mas a noite a recomendação era de sempre pegar táxi e não caminhar, embora eu tenha achado que não parecia tão perigoso(e olha que eu sou de São Paulo).
      Já em Joanesburgo, até de dia é complicado andar por lá, e era recomendado nunca andar sozinho.
       
      Transporte: Vale muito a pena alugar um carro, pelo que pesquisei é bem barato. Porém não tão barato que compensasse pra mim que estava sozinho, o que fez a viagem ficar um pouco mais cara, já que para chegar em muitos lugares, tive que recorrer às agências turísticas.
      Outra coisa a se levar em conta, é que muitos lugares, como Cape Point, são bem melhor aproveitados de carro próprio do que passeios de agências.
       
      Uber: boa alternativa caso não alugue um carro, em alguns casos, deve compensar bem mais. O custo é realmente muito baixo(pude perceber que a maioria dos motoristas de Uber, são de outros países vizinhos, mais pobres que a África do Sul, e que foram pra lá conseguir um trabalho melhor).
      Recomendo que compre um CHIP de celular quando chegar, para poder chamá-los de qualquer lugar, eu não comprei pois sempre conseguia Wi-FI free, mas nem sempre era garantido, e as vezes tive que apelar para o táxi.
       
      Cidade do cabo
      Ponto importante para quem pretende ir esse ano, a Cidade do Cabo está com um problema sério de falta de água, existem avisos em todos os lugares para economizar, nos hostel que fiquei, pedia para tomar banho de menos de 2 minutos!  
      o problema só deve se agravar pelo resto do ano.
      Do aeroporto para o centro da cidade, teve ter uns 25 km de distância, eu usei o My City Bus, é o sistema de transporte público da cidade, funciona como o bilhete único aqui de SP, você precisa comprar um cartão e colocar credito nele, os ônibus são ótimos.
      No aeroporto me deram um mapa com todos os pontos de parada, por isso foi fácil chegar ao meu destino, o ônibus foi direto até um terminal no centro da cidade, e de lá eu peguei outro para o meu hostel, custou $100 Rand. Caso fosse de Uber ficaria uns $300 Rand, então preferi ir de ônibus, pra já ir sentindo a vibe da cidade.
       
      Hospedagem
      Fiquei em 2 hostel nessa cidade, no Atlantic Point Backpackers, ele é muito topzera, tem ótima estrutura, quarto espaçoso(coisa rara em hostel), um banheiro por quarto, ar-condicionado, locker grande no quarto, o café da manhã é bem completo, e eles organizam muitas atividades entre os hospedes, todo dia havia algo pra fazer, além de estar bem localizado, uns 10 minutos á pé do WaterFront, preço um pouco acima da média, mas vale totalmente.
      O outro hostel foi o Cape Town Backpackers(cuidado pra não confundir com outro bem próximo chamado The Backpackers), a equipe é bem solícita e me ajudaram muito. O hostel é OK, tem um estrutura bem mais simples, como um banheiro para vários quartos, apesar de ser mais barato que o outro, acabou ficando caro, por ele não oferece café da manhã. A localização, até que é boa, mas fica distante demais da Long Street,  tipo uns 15 minutos de caminhada. Os quartos não eram limpos todos os dias. O ponto positivo era o bar dentro dele, bom lugar pra socializar, mas acho que não voltaria lá, tem outras opções melhores.
       
      O ônibus vermelho
      Você vai vê-los em todos lugar em Cape Town, são os ônibus turísticos de dois andares, que tem a parte de cima aberta, o site oficial é o City Sightseeing.
      Vale a pena dar uma olhada no site, seja para planejar e comprar o ingresso, ou para ver os pontos turísticos mais famosos e ir para lá por conta própria. Eu usei esse ônibus por uns 4 dias seguidos, e me quebrou muito o galho, pra ir de um canto para o outro da cidade, recomendo bastante.
      Um bom roteiro de um dia, nesse ônibus, é pegar o ingresso de $400 Rand, que inclui a entrada pra Montanha da Mesa. Então passar pela Long Street, depois a Montanha da Mesa, almoçar na Camps Bay e final do dia no WaterFront.
      Outra dica, eu fui comprar o ingresso no ponto 5, que fica na Long Street, um vendedor de lá me fez uma promoção muito boa, eu paguei $1120 Rand, pelo day-tour em Cape Point + o pacote Deluxe(3 dias pra andar no ônibus) + 
      O Attractions City Pass(que dá uma entrada gratuita na maioria das atrações de Cape Town, veja aqui no site o preço de cada uma delas, e calcule se vale a pena pra você comprar).
      No final, compensou bastante, se eu somar as entradas das atrações que fui, davam bem mais do que paguei, mas só por causa do pacote que o vendedor me fez, então vá lá, e se não tiver cara de pobre sem grana igual eu, tente dar uma chorada no preço rs.
       
      Lions Head
      O melhor horário para ir é no final do dia, para ver o pôr-do-sol lá de cima, pois é muito bonito. Para chegar, chamei um Uber, que me deixou no portão, não precisa pagar nada para entrar.
      A subida leva apenas 1 hora, não chega a ser difícil, apenas algumas partes mais complicadas, onde existem umas escadas e correntes pra te ajudar a subir,tirando isso é bem tranquilo. Se for mesmo no final da tarde, lembre-se de descer logo, ou pelo menos tenha uma lanterna(do celular mesmo), o caminho fica bem escuro na volta. Também vale a pena procurar pela Wally's Cave, é um caminho alternativo e um pouco mais difícil, onde se tem uma vista pra Montanha da Mesa, recomendo buscar algum vídeo no YouTube mostrando como chegar lá, não vou explicar aqui porque fica complicado(e também porque eu não lembro rs).

      Montanha da Mesa
      Uma dica importante sobre lá: É possível vê-la de várias partes da cidade, e se você perceber que o tempo está aberto, suba! 
      O clima lá é muito imprevisível e muda muito rápido, tem este site que você pode ver a condição do tempo, e se o teleférico está aberto ou fechado por causa do vento(me fudi 2 vezes indo lá a toa até descobri o site).
       
      Signal Hill
      Passeio padrão e muito bom, o ideal é ir para ver o pôr-do-sol, vale muito a pena, tem a opção de ir com ônibus vermelho, táxi, ou Uber.
      E não esqueça uma blusa pois faz bastante frio lá em cima, e leve vinho e um pouco de comida para um piquenique (ou muita pra uma farofada mesmo, ninguém vai te julgar por isso rs)
       
      Cape Point
      Ou Península do Cabo, passeio quase que obrigatório, fica a 70km da Cidade do Cabo, recomendo ir de carro para poder parar onde quiser, principalmente se fizer a rota pela costa oeste, tem muitos pontos cuja paisagem é muito bonita. Caso esteja sem carro, a maioria das agências/hostel/hotel e até o ônibus vermelho vendem esse passeio, a média de preço é a mesma, $800 Rand, incluindo uma parada em Boulders Beach, onde você pode conhecer a praia de pinguins(eu não esperava ver pinguins! na África, foi surreal), por $80 Rand a entrada. Já em Cape Point, é possível subir/descer pelo bondinho($50 Rand), ou a pé, só 20 minutos no máximo. A vista lá de cima é bem legal, além de ter uma trilha que circula por baixo pra chegar mais perto do final da rocha.
      Depois disso, é possível ir andando até o Cape of Good Hope(Cabo da Boa Esperança), deve levar uns 40 minutos numa trilha bem tranquila (caso esteja de carro, talvez seja melhor ir até lá pela estrada), para chegar lá, vá andando até uma praia que você com certeza viu lá de cima, que está à esquerda, ela se chama Dias Beach, e não é própria para banho, pois as ondas ali são bem fortes, mas dá pra andar pelo rochedo por cima dela.
      O final da trilha, no Cabo da Boa Esperança, é outro lugar obrigatório para visitar.
       
      Vinícolas
      Outro tour bem famoso, é o da rota de vinhos, é possível conseguir em qualquer agência/hostel e também no ônibus vermelho, não sei se todas fazem as paradas nas mesmas vinícolas, mas não deve ser muito diferente.
      O passeio é um bate e volta no mesmo dia, passando por várias vinícolas, e fazendo degustação de vinho em todas, além disso, a paisagem é muito bonita. Também é possível fazer por conta própria, indo diretamente nas cidades.
      A melhor e mais conhecida é Stellenbosch.
       
      Free walking tour
      Eu fiz o free walking tour deste site, eu gosto de fazer esses passeios, sempre que visito uma cidade nova, já procuro se tem algum, é a melhor forma pra conhecer a história da cidade e ainda ter algumas dicas de lugares pra visitar.
      Nesse em específico, as caminhas eram mais curtas, umas 2 horas, e havia 3 diferentes para escolher. Fiz o do centro histórico, e um outro chamado Apartheid to Freedom, valeu muito a pena esse segundo, é uma aula de história, mostrando sobre como era a vida das pessoas em Cape Town no período do Apartheid, e ver alguns objetos daquela época que ainda estão na cidade, mantidos como registro histórico(como um banco de praça escrito "apenas para brancos", é impactante).
      Não fiz o tour para o Bo-Kaap, que é o antigo bairro apenas para muçulmanos, onde as casas são coloridas, eu apenas dei uma passada por lá num outro dia, mas acredito que vale a pena conhecer mais detalhes históricos dali.
       
      Outros passeios e lugares que gostei:
       
      Two Oceans Aquarium: Fica do WaterFront, o melhor é ir às 14h00, que é quando eles alimentam os peixes, e tem um pequena palestra. Às 14h30 vá para parte de cima, para ver a alimentação dos pinguins.

      Museo do Rugby (The Springbok Experience Rugby Museum): Fica no WaterFront, ali dá pra ter uma ideia do porque o rugby é tão importante para os sul africanos, e como ele foi usado para unir a nação, fiquei com vontade de ir num jogo, mas não achei nenhum que iria acontecer enquanto estivesse lá.

      Mama Africa: Restaurante muito bom, voltado para turistas, fica na 178 Long Street, tem banda ao vivo, que toca músicas típicas.
      Se você quiser experimentar carnes exóticas, tem um prato chamado Wild Game, nele vem carne de Kudu (a melhor que comi), avestruz, javali, crocodilo e outros, custa $320 Rand, um pouco caro mas valeu muito a pena.

      Galbi Restaurant: Fica numa galeria na 210 Long Street, outro lugar com carnes exóticas, só que mais barato, o legal aqui é que você pode escolher a carne e cozinhar você mesmo! tem uma grelha em cada mesa, achei bem legal esse esquema.

      African Tradin Port: Fica no WaterFront, é uma loja gigante, uns 3 andares, vale a visita só pra ver os itens a venda, o preço é um pouco salgado, se gostar de algo, procure o mesmo item em outra lojinha, como as várias da Long Street, onde você pode negociar o preço.
       





       

       





      Hout bay
      Uma cidade costeira, próxima de Cape Town, com vários passeios interessantes,  é tranquilo ir de carro ou ir com o ônibus vermelho(a rota Mini Peninsula):

      Parque Kirstenbosch Botanical Garden, é um parque bem grande e bonito, caso você tenha vários dias disponíveis, vale fazer a visita e ficar um pouco por ali, talvez fazer um piquenique, pois é bem tranquilo e seguro pelo que percebi, no mais, é só um parque.
       
      World of Birds/Monkey Park, é um zoológico, que possui muitas aves, muitas mesmo! é quase um labirinto, e você vai passando de uma jaula pra outra, podendo chegar bem perto deles, é um ótimo lugar pra fotografar por causa disso. O único ponto ruim, é que dá uma certa dó de vê-los presos, eu li que as aves ali são resgatadas, e não poderiam ser re-inseridas na natureza, porque não sobreviveriam, mas ainda assim, dá uma dó deles.
      Existe também uma parte dedicada aos macaquinho, e é bem legal pois é possível chegar perto deles.
       
      Imizamo Yethu, é um tipo de povoado, bem pobre, e oferece visitas guiadas para conhecer aquela comunidade, a história dela, e ajudar com as instituições de caridade dali.
       
      Mariner's Wharf, é um cais, ótimo lugar para almoçar, muitos pratos de frutos do mar, e depois dá pra fazer o passeio de barco para a Seal Island, uma ilha cheia de lobos marinhos.







      Joanesburgo e Soweto

      Fiz o tour do Soweto, com uma agência chamada MoAfrika, mas acho que não foi tão bom, pelo que ouvi de outras pessoas, que fizeram outros tours, eles visitaram algumas instituições/ONG de ajuda aos moradores da região, no tour que eu fiz, não passamos por uma, e eu gostaria muito de ter conhecido.
      O passeio foi por algumas vielas de uma parte do Soweto, e entramos em uma das casas, no final teve uma apresentação de uma dança típica local, com alguns jovens, muito legal. Fizemos outras paradas, uma no museu do Hector Pieterson, que conta a história de uma revolta da população contra o governo, e da importância dos movimentos que nasceram do Soweto na luta contra o Apartheid, e a última parada foi no museu do Apartheid/museu do Nelson Mandela, os dois ficam juntos, e vale muito a visita, o tanto de informação que tem ali, é impossível ver apenas em uma dia, a maioria do material são vídeos, jornais e fotos da época, algumas partes são bem impactantes, mas sem duvida vale a visita.
       
      Minha opinião sobre esses tours do Soweto.(sinta-se livre pra pular essa parte se quiser rs). Sobre o tour em si, acho que ele é mais impactante pra quem mora em países desenvolvidos(europeus, americanos), pra quem mora aqui na América Latina, e mesmo em grandes cidades do Brasil, é possível achar pessoas em situações bem parecidas(ok, provavelmente não tão precárias como lá, devo dizer), não que deixe de ser uma boa experiência, conheço muitas pessoas que precisam de um "choque de realidade" daqueles, principalmente para lembrar que aquela é a realidade de boa parte do mundo, incluindo talvez o bairro onde elas moram. Ao mesmo tempo, me incomodou um pouco fazer esse tipo de "tour de miséria", perguntei para o guia, que era morador dali, o que os outros moradores achavam de ver vários turistas visitando o lugar, e tirando fotos deles.
      Ele explicou que, desde que as coisas por ali melhorarem, os moradores não se importariam, desde que aquela movimentação de turistas, também trouxesse uma melhora na vida deles, mesmo que pequena, eles aceitariam.
      Por isso, achei que faltou a visita em alguma instituição beneficente, no tour que fiz. E caso você vá visitar o lugar, não deixe de ajudar, da forma que conseguir, você vai sair levando algo dali, seja uma alegria pelas crianças que correm e pulam pra te abraçar, seja uma inquietação pela situação que aquelas pessoas vivem. E por levar essa lembrança, nada mais justo que deixar alguma ajuda em troca para eles.
       




      Safári
      Essa parte me deixou bem confuso antes da viagem, vários nomes e termos, vários parques, onde ir, como ir.
      Vou colocar aqui o que eu aprendi pra te ajudar a decidir.
      Existem muitas opções de safári para fazer em vários lugares da África do Sul, a maioria dos parques você pode chegar por conta, e dirigir por eles, ou contratando agência para te levar.
      Se você estiver em Cape Town, tem poucas opções, o mais perto o é Aquila Private Game Reserve, que mais parece um zoológico aberto.
      Entre os parques que merecem destaque, pelo tamanho e quantidade de animais, estão o Addo Elephant National Park, bem próximo de Port Elizabeth. O outro, e pode-se dizer o maior e melhor, é o Kruger National Park, fica a 6 horas decarro de Joanesburgo, ou pegando um voo para a cidade Nelspruit.
       
      Game drive: Você deve ter lido isso se já pesquisou, esse é o nome que as agências dão aos passeios de carro 4X4 para ver os animais dentro do parque. Esses game drive duram umas 4 horas, e são feitas ou bem no inicio ou no final do dia, num carro alto e aberto, para que os passageiros possam ver os animais e fotografar.
       
      Walk game: é uma caminhada dentro da área selvagem, juntos com dois guias armados para te acompanhar, um deles vai mostrando o lugar, ensinando sobre algumas plantas, animais que passagem por ali, muitas pegadas ou cocôs(no que eu fiz aprendi muito sobre isso rs).
      É possível ver alguns bichos, mas sempre mantendo distância, gostei mais desse passeio do que o de carro, isso porque eu gosto de andar na natureza, é mais empolgante do que andar de carro.
       
      Hospedagem: Existem várias opções, camping, tendas grandes, chalés e até casas.
      Caso você resolva ficar numa Private Reserve, algumas delas tem acomodações bem luxuosa-topzera(como a   Sabi Sand Game Reserve que eu queria ter ido, mas não deu por motivos de:$$$) e outras mais humildes que oferecem tendas em áreas mais afastadas, com banheiro compartilhado, uma espécie de camping, para quem quer uma experiência mais root's.
       
      Private Reserve ou Game Reserve: Em volta do Kruger, existem algumas áreas que são privadas, porém não possuem cercas de separação, então os animais acabam transitando para lá, e é possível ver nelas, a maioria dos animais que estão no Kruger. A vantagem aqui, é que os carros podem entrar em áreas mais difíceis, além de ter menos veículos circulando.
      Dentro dessas reservas, existem os Lodge, que são os lugares que oferecem pacotes com hospedagem/game drive/refeições.
      Da mesma forma que o Kruger, existem pra todos os bolsos.
       
      Dica de fotografia: Esqueça Go-Pro ou similares, com celular até que dá pra tirar dos animais que estejam mais próximos.
      O ideal é ter uma câmera com um bom zoom, prefira uma lente Teleobjetivas com no mínimo 200mm, pois muitos animais ficam distantes da estradas.







      Safári no Kruger
      Se o objetivo é economizar, o melhor é alugar um carro e ir por conta, reservando sua hospedagem pela internet (esse é o site oficial para escolher).
      A outra opção é fechar com uma agência, que vende pacotes all-inclusive, podendo escolher o tipo de acomodação (chalé, tenda, cabana), e o preço varia pra cada tipo.
      Eu escolhi a Viva Safaris, na ocasião ficou em $600 dólares o pacote de 4 dias, o que inclui: Transporte ida/volta de Johannesburgo para o Kruger; uma parada para os cânions Blyde River na volta; 3 noites num tipo de chalé bem confortável(eu escolhi tenda, mas deu "overbooking" e acabei ficando em chalé!); 3 jantares, 3 cafés da manhã; e um almoço(os outros almoços foram na estrada ou dentro do Kruger, mas que não ficaram caros); além dos passeios: 
      e 1 Walk Game, 3 Game Drive de 4 horas na reserva privada, e mais 1 de dia inteiro dentro do Kruger.
      Até que compensou pois foi tudo organizados por eles, recomendo pra quem não quiser pesquisar muito pra fechar cada coisa em separado, dentre as agências que pesquisei, acho que foi a de melhor custo/benefício.

      Hospedagem: Quando reservar acomodação no Kruger, jogue no google o lugar, e veja no mapa, pois algumas dizer ser dentro do Kruger, mas não são. Não que isso seja ruim, muitas dessas reservas são ótimas, eu fiquei numa delas, mas só pra você ter certeza do que tá comprando.
      Game drive: Um conselho importante: tenha paciência quando fizer os safáris! pois é possível que você fique até uma hora inteira sem ver muitos animais, o parque é muito grande mesmo. Caso você esteja dirigindo por si, se vir muitos carros parados, chegue perto pois teve ter algum animal interessante alia

      Rota: Caso resolva dirigir por conta própria, no caminho para lá, faça uma parada no cânions Blyde River, tem uma vista belíssima.







       
       
    • Por deiselourenco
      Apresentando...
      Quando a gente começa a viajar, seu corpo e sua mente vão querendo cada vez mais, é como uma droga viciante mesmo. No começo, a maioria das pessoas, eu acho, vai realizando aquele sonho que geralmente tem a ver com lugares do nosso cotidiano, que a gente vê muito na TV, nos filmes, nas músicas etc. tipo Estados Unidos e Europa. Comigo não foi diferente. Conheci esses lugares, mas aí eu fiquei com vontade de mais e mais, eaí a África começou a invadir meus pensamentos e eu só conseguia pensar em ir pra lá.
      Entretanto, por vários motivos, entre eles (principalmente) o acovardamento em ir sozinha, eu fui adiando. Já viajei sozinha várias vezes, mas na África eu não queria ir somente no roteiro tradicional: Cape Town, Joanesburgo, Safari… queria mais, e quantos países vizinhos por ali eu conseguisse ir. Por isso, viajar sozinha estava sendo um grande entrave, pois teria que alugar carro e fazer muitos trajetos sozinha, fiquei com medo do perrengue.
      Então… como a vida dá voltas, apareceu uma amiga que também queria pra ir África. Mas pro roteiro tradicional. Aos poucos fui introduzindo a beleza da Namíbia e logo ela já estava convencida a conhecer o deserto. E pra fechar o grupo (ou não), meu primo também resolveu ir. Todo mundo conseguiu conciliar as férias, a vontade de ir pra África por um ou outro motivo e resolvemos. Compramos as passagens pela Latam, ida e volta por Joanesburgo por R$ 2.027,47 com taxas, saindo de Brasília. Pausa para dizer o básico, assim que você comprar a sua passagem desligue todos os alertas de decolar.com, googleflights, viajanet ou outro que você tiver feito. Eu esqueci, e uma semana depois a mesma passagem, na mesma data, no mesmo trajeto estava R$ 300 mais barata. Enfim, bateu aquele remorso básico que poderia ter sido evitado pela simples ignorância de não ter nem ficado sabendo que a passagem estava R$ 1.700. Como dizia o sábio: santa ignorância!
      Mas beleza, passagem comprada, todo mundo me olhando um pouco torto, porque eu queria coisa demais na viagem, começaram os planejamentos e as conversas. Geralmente a gente deixa pra falar como as pessoas eram maravilhosas ou não no final, mas já vou falar logo aqui que o grupo foi sensacional, muita cumplicidade, foi muito fácil resolver tudo já que todo mundo abria mão de alguma coisa pela vontade do outro, abrir mão de algo que eu queria ver não foi tão difícil, na verdade nem me lembro mais do que abri mão, pq a viagem e a cias foram maravilhosas. Então resumindo, quem somos nós: Deise (essa que humildemente vos relata essa viagem), Gabi (minha amiga), FH (meu primo), LC (namorado da Gabi, mas só resolveu ir depois).
      Fiquei meio que encarregada de fazer o roteiro, acho que me beneficiei nessa parte, pois ia colocando o que eu queria, mas ao mesmo tempo, ia tentando encaixar o que os outros queria também, sendo bem democrática. Tipo, não faço questão de vinícola, mas um deles queria abrir mão do tubarão pela vinícola, como não colocar. Então ficamos sem tubarão, mas com vinícola e foi ótimo, todo mundo satisfeito (eu acho rsrs).
      Quanto mais eu pesquisava e procurava roteiros, via que a maioria (90%) só fazia o chamado roteiro tradicional, que é aquele do começo do texto: Cape Town, Joanesburgo, Safari. Estava difícil achar informações sobre a Namíbia, Zimbábue, Zâmbia, Botsuana, não que a gente fosse nesses países, mas eu queria ver os relatos pra ver as possibilidades. Principalmente o deslocamento entre esses países, parecia ser bem complicado fazer por terra se você não fosse fazer algum safari de no mínimo 7 dias. E não tínhamos tempo pra fazer safári de 7 dias. Daí também que surgiu a ideia de fazer esse relato, a princípio eu não faria o relato, mas acho que pode ser útil pra quem busca informações e principalmente opiniões sobre lugares fora do roteiro tradicional.
      Então continuei a busca por relatos e catando algumas informações picadas aqui e ali, montei um roteiro, que pelo visto não foi o melhor, pois toda vez que conversávamos com alguém na viagem sobre o nosso trajeto a pessoa ria. Várias vezes eles comentavam tipo: - nossa, não faz muito sentido, ou: - uau vocês fizeram um belo zigue-zague aí ein. Bom, eu prefiro culpar a falta de informações do que a minha falta de habilidade em fazer planejamento, mesmo que muito provavelmente tenha sido o segundo motivo.
      Antes de finalizar o roteiro, ainda incluímos Victoria Falls pelo lado do Zimbábue.
      Pra vocês terem uma idéia, o roteiro final foi esse, quase não tem vai e volta, SQN.
       
      roteiro.mp4
      Como chegamos nesse primor de deslocamento: simplesmente não tem como ou eu não achei outra maneira de chegar no deserto da Namíbia saindo da África do Sul que não seja de Safári, é claro que você pode alugar carro e rodar até lá, mas pensa na perda de tempo. E os tours são todos bem caros e de 6 dias no mínimo. Então, achamos (eu) melhor ir de avião até a capital da Namíbia: Windhoek, já que de lá saem vários tours para o deserto. E o deserto era a nossa principal razão de ter escolhido a Namíbia. Existem outros passeios bem famosos por lá, como o Parque Etosha, Walvis Bay etc. Mas o nosso foco era o deserto. Então fomos pra Windhoek e já saímos do Brasil com o passeio comprado pela agência Detour Africa, mas quem realmente fez o passeio foi a Wild Dogs (ótima por sinal), a Detour parece ser apenas uma intermediadora, tipo uma agência de turismo. Ops, peraí, já estou entrando realmente no relato, deixa essa parte pra depois.
      Então beleza, chegaríamos pela África do Sul, porque não teve jeito, a passagem do Brasil chegava e saía por ela, mas já teríamos o primeiro trecho de avião por fora, para a Namíbia. Aí depois, numa reunião com o grupo da viagem, já que o Zimbábue foi escolhido de última hora, deixamos ele para os últimos dias, então a África do Sul ficou no meio da viagem. Ou seja:
      07/03 Brasília -- São Paulo -- Joanesburgo
      08/03 São Paulo -- Joanesburgo
      09/03 Joanesburgo
      10/03 Joanesburgo
      11/03 Joanesburgo -- Windhoek
      12/03 Windhoek - Sossusvlei
      13/03 Sossusvlei
      14/03 Sossusvlei -- Windhoek
      15/03 Windhoek -- Cape Town
      16/03 Cape Town
      17/03 Cape Town
      18/03 Cape Town
      19/03 Cape Town
      20/03 Cape Town
      21/03 Cape Town -- Joanesburgo -- Victoria Falls
      22/03 Victoria Falls
      23/03 Victoria Falls -- Joanesburgo
      24/03 Joanesburgo -- São Paulo -- Brasília
      Aí sim, roteiro fechado, vamos para o relato. Durante o relato não vou me ater aos valores mas vou colocar um orçamento detalhado ao final, com valor das passagens, hospedagem, passeios etc. Foram 17 dias no total. Nota dramática: 17 dias inesquecíveis.
      Relato dia-a-dia
      Já faz alguns dias que voltei, e quase um mês do começo da viagem. Foram dias bem intensos e corridos então não vou lembrar com muitos detalhes de tudo que fizemos, mas vou fazer o melhor possível aqui.
      A seguir...
       
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