Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Inesquecíveis 8 noites em Curaçao e 3 em Aruba

Postado
  • Membros

Aí vai mais um relato bem detalhado, dessa vez com nossas experiências em Aruba e Curaçao.

[t3]Considerações iniciais[/t3]

Mais uma vez viajando com a esposa, sempre ela, eterna companheira. A viagem ocorreu no recesso de fim de ano e pegamos uma promoção espetacular. Como sempre, economia é prioridade e isso só foi possível fazendo a reserva de tudo com muita antecedência – em fevereiro eu já tinha tudo reservado.

Dispomos de 11 noites e inicialmente a ideia era dividir mais ou menos meio a meio. Mas pelas nossas pesquisas notamos que Curaçao fazia mais o nosso perfil e acabamos optando por 8 noites em Curaçao e 3 em Aruba. Creio que foi uma escolha acertada.

[t3]Vôos[/t3]

O vôo de ida pela Avianca foi relativamente tranqüilo, com pouca turbulência e sem atrasos. Ruim mesmo foi que a mala da minha esposa não chegou até Aruba, tendo ficado na conexão em Bogotá. Recebemos uma pequena compensação e vouchers de táxi para o aeroporto, pois no dia seguinte tivemos que ir lá só para pegar as malas.

Nessa brincadeira, ficamos sem protetor solar, as roupas de banho dela, o snorkel, etc. Burrice nossa, a essa altura do campeonato eu já deveria saber que não se deve concentrar nada numa mala só.

De Aruba para Curaçao fomos de Insel Air, que parecia ter a reputação menos pior das que fazem esse trecho. De fato, depois que fizemos a reserva ainda vimos acontecer a falência de um dos concorrentes, a DAE. Também reservamos tudo com antecedência pela internet, para não haver o risco de esgotar. Pagando pela net todas as taxas estão inclusas, caso contrário, você ainda tem que se dirigir a um guichê e pagar a taxa do aeroporto, que se não me engano era algo em torno de 40 dólares por pessoa.

O avião assusta um pouco quem nunca voou num desses. Eu já voei, então pra mim foi tranqüilo e ainda fui filmando e fotografando a viagem toda, já minha esposa ficou com medo. A aeronave sente um pouco mais os efeitos da turbulência, mas não houve nenhuma que desse medo. Na maior parte do tempo não balançou. O vôo é curto, aproximadamente 40 minutos, sem serviço nenhum. Do lado esquerdo, para quem vem de Aruba para Curaçao, é a melhor:

IMG_0749.jpg.03099a112ce5b35f716f349d1660a91e.jpg

O vôo de volta foi por Curaçao, escolha feita justamente para evitar voltar para Aruba pelas cias locais. Escolha acertada. Fomos dormindo a viagem quase toda, com pouca turbulência.

[t3]Transporte[/t3]

Em Aruba não alugamos carro e realmente não achei necessário. Palm Beach é a praia com melhor estrutura e foi na região que nos hospedamos.

Já em Curaçao carro é obrigatório. O transporte público é extremamente deficiente, pouco freqüente e não vai até todo lugar. As melhores praias estão no lado oeste, ao passo que a melhor estrutura da cidade está do lado leste, próximas ao centro.

Alugamos o carro em conjunto com a hospedagem na All West Apartments, em Westpunt, da qual falarei adiante. O carro era 1.0 com câmbio automático. Não assinamos contrato, foi tudo na base da confiança.

Em Curaçao, os postos de gasolina funcionam no esquema "self service". Você vai num guichê, diz a quantidade e eles liberam a bomba, você é o frentista! Mas foi tranquilo abastecer.

[t3]Estradas e mapas[/t3]

Em Aruba não precisei de mapa, as referências foram claras. Já em Curaçao estudei o mapa com antecedência, pois dizem que GPS não funciona bem por lá. De fato, não é absolutamente necessário. Só há duas estradas principais do Centro a Westpunt, a do lado direito do mapa e a do lado esquerdo, que passa bem próxima às praias. Só levei um mapa impresso do Google Maps, mas quase não o usei. Não adiantava muito.

Os trechos principais possuem placas, como a ida do centro a Westpunt e vice-versa. O problema é chegar e sair de algumas praias, como falarei adiante. Vários trechos não possuem absolutamente nenhuma placa e você terá que confiar no seu senso de direção. Chegamos a nos perder uma vez, mas deu tudo certo. Adiante contarei com mais detalhes.

[t3]Hospedagem[/t3]

Em Aruba, optamos pelo Cariñas Apartments, fugindo do alto preço dos resorts e confiando na excelente reputação. Escolha acertadíssima! Dissemos que a viagem servia para comemorar aniversário de casamento e ganhamos chocolates e um espumante. Review completo:

http://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g147249-d3506514-r188731369-Carinas_Studio_Apartments-Palm_Eagle_Beach_Aruba.html#CHECK_RATES_CONT

DSC_0007.jpg.d201b2c03d95b1a31cca7d46b6941080.jpg

DSC_0024.jpg.245595dc522e11f2232bca91cc35d6a6.jpg

Em Curaçao, optamos pelo All West Apartments, na região chamada Westpunt. Outra ótima escolha, especialmente na localização. A maioria acaba se hospedando no centro, mas mesmo sendo um pouco remota, é em All West que estão as melhores praias e parques. A vista do All West é de morrer. Essa é a que tive logo assim que entramos no quarto:

DSC_0178.jpg.040b2a7353c3462c9620d5d9c5994b12.jpg

DSC_0209.jpg.fdb53afe09d59fa321acaf262ba8d7ec.jpg

Review completo:

http://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g147277-d266609-r190261816-All_West_Apartments-Curacao.html#CHECK_RATES_CONT

[t3]Clima e insetos[/t3]

Tanto em Aruba quanto Curaçao fazia calor, mas muito menos que estamos vendo aqui no Rio de Janeiro. Ainda assim, recomendo alugar carro com ar.

Fomos na época de chuvas, que vai de outubro a dezembro. O tempo ficou basicamente nublado com sol, com pancadas rápidas de chuva. Quando falo rápidas, são rápidas mesmo! Em Aruba, choveu por no máximo 5 minutos e chegamos a pegar uma pancada de 30 segundos! Já em Curaçao chegou a chover por uma ou duas horas em um ou dois dias, mas tivemos entre nuvens sol todos os dias.

Há muitas moscas e alguns mosquitos, mas não chegamos a precisar de repelente na maioria dos lugares. Acho que só quando fui ao Christophel Park precisei usar, e assim mesmo muito pouco. Há relatos de problemas com vespas em alguns lugares, mas não tivemos problema.

[t3]Refeições[/t3]

Estávamos em contenção de despesas, então optamos basicamente por fast food e cozinhar no apartamento e acabou sobrando dinheiro. Uma rede excelente de fast food é o Wendy's, que infelizmente só vimos em Aruba e no aeroporto de Curaçao. Para quem gosta, peça salada em vez de batata frita, vem muita coisa. O hamburguer é bom, mas o refri, embora muito grande, não é muito bom. Você também pode pedir limonada, mas não gostei do sabor.

O dia a dia nas ilhas ainda vou relatar, até agora foi só para sair da inércia e começar a escrever.

• Respostas 58
  • Visualizações 24.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• MarcosPereira
    MarcosPereira

[t3]Curaçao - dia 2 - rápida passagem por Kenepas, ida ao centro e pôr do sol na Playa Forti[/t3]   Resolvemos conhecer o Centro, aproveitando para fazer compras no Centrum, supostamente o mercado m

• MarcosPereira
    MarcosPereira

[t3]Dia 0: chegada em Aruba[/t3]   Logo na chegada, como havia comentado, descobrimos que a mala de minha esposa não chegou da conexão em Bogotá. Pegamos com a Avianca a compensação financeira, os v

• MarcosPereira
    MarcosPereira

[t3]Curaçao - dia 0 - chegada[/t3]   Pela manhã, mais uma vez pegamos o transfer com a taxista Lena e nos despedimos dessa arubenha(?) simpática. Esperamos um bocado no aeroporto, pois o check-in da

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

[t3]Curaçao - dia 8 - partida e considerações finais[/t3]

No dia anterior pedi ao Louis, da All West, para sair mais tarde do quarto, só na hora de ir embora e fui atendido. Como o vôo era apenas às 18h, pedi para sair de lá às 14h mais ou menos, já que ainda teríamos 1h de deslocamento até o aeroporto. Daria ainda para fazer um snorkel final pela manhã. Foi o que tentamos. Fomos para a Playa Forti, que era ali pertinho do hotel, mas acordei não me sentindo bem e acabei voltando para o ap. Almoçamos, passou.

Nos despedir do apartamento foi muito duro, já estávamos nos acostumando com aquela vida. Louis chegou para nos buscar e fomos conversando por toda a viagem, aprendemos coisas interessantes sobre Curaçao.

Esperamos bastante no aeroporto, pois a Avianca só abre o check-in faltando menos de duas horas pro vôo e não há um aviso sequer de onde é o balcão, pois é compartilhado com outras empresas. Mas deu tudo certo, o vôo partiu na hora e foi tranquilo.

Amamos Curaçao e quero voltar um dia para mergulhar, talvez levar mais gente, amigos, familiares, não sei. É lugar bonito demais pra guardar só pra mim, outras pessoas merecem conhecer. Não me arrependo de conhecer Aruba, tinha que ir lá para ver. Não gostamos tanto quanto Curaçao, é uma ilha que atende mais a outro tipo de perfil - é mesmo americanizada, muitos hotéis, tantos que você mal consegue achar a entrada para a praia (sério!). Em muitos casos você tem que passar por dentro da estrutura do hotel para chegar até elas, é como se os hotéis tivessem tomado todas as praias. Tudo é caro e há muita coisa pra fazer, para quem tem dinheiro. Curaçao é mais acessível, mais selvagem e culturalmente mais preservada.

Ficar no All West em Curaçao foi uma decisão acertadíssima, acho que foi a melhor escolha de hospedagem que já fiz na vida. Até hoje minha esposa lamenta não estar mais naquela varanda. Como diria ela, ali parece que todos os problemas vão embora. Também muito acertada a escolha do Cariñas Apartments, em Aruba, o tratamento ao hóspede é nota 10.

Recomendo muito para quem fizer como nós que vá por uma ilha e volte por outra, foi ótimo na volta não precisar pegar outro vôo de volta para Aruba. Recomendo também ir nas épocas fora de chuva. Lá chove e para rapidamente, mas em Curaçao as chuvas duraram mais tempo. Nenhuma durante o dia, felizmente, mas prejudica um pouco a visibilidade e a presença de vida marinha. Parece que as melhores épocas nesse sentido são entre fevereiro e setembro.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Amigão, não tinha me ligado de ver esse seu relato, que incrível muito lindo mesmo, realmente inesquecível.

Ainda quero ir com esposa e filhos.

Postado
  • Autor
  • Membros

Vá, sim, as ilhas são ótimas tanto para levar a família quanto só a esposa. Para mim, que fui sem filhos, foi a minha verdadeira lua de mel. Extremamente relaxante. E a família que encontramos lá, com filhos, resolveu ficar um mês não foi à toa. Tem para todos os gostos.

Abs.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Parabéns pelo relato.

Muito bem planejado!

Estou indo para Aruba dia 28/03, daqui uma semana ::otemo::

Irei ficar dia 29/30 e 31 em Aruba, depois irei fazer um cruzeiro pelas Antilhas de 7 noites, onde uma delas passa em Curaçao.

Volto para Aruba dia 07/04, onde tenho ainda mais 3 Noites...

Será que nessas 3 noites eu consigo passar 1 em Curaçao e 1 em Bonaire?

Sei que é muito corrido, mais a proximidade entre as ilhas deixa a gente sonhar rsrs...

Referente aos deslocamentos, é facil conseguir voos nos teco-teco?

Desde já Obrigado...

Postado
  • Autor
  • Membros

Imagino que pela proximidade você já tenha o cruzeiro contratado, ou eu proporia antecipar o cruzeiro e deixar mais noites livres no final da viagem.

Acho inviável passar apenas 1 noite em cada, vai perder tempo demais com deslocamentos, espera em aeroportos e passagens por imigração. Bonaire só valeria a pena se seu interesse for mergulho e assim mesmo a diferença não é tanta assim, segundo os habitantes de Curaçao. Eu ficaria essas 3 noites em Curaçao - durante o cruzeiro você conhece o centrinho (atraca bem ali) e nas outras 3 noites você curte as praias. Mas só recomendo se estiver de carro.

Acho que Aruba é conectada a outras ilhas do Caribe, dê uma pesquisada. Se carro não for uma opção em Curaçao, talvez você encontre outra ilha em que não dependa de carro.

Há vários vôos diários entre as ilhas. O problema é que o "teco-teco" comporta pouca gente, acho que não dá nem 15 pessoas. Isso significa que talvez os melhores horários esgotem rapidamente, ou fiquem mais caros. Pensando nisso, eu já reservei tudo antecipadamente.

Caso reserve na hora, lembre-se que você precisa se dirigir a um guichê em separado para pagar a taxa de embarque.

Abs.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Ótimo relato e lindas fotos!!! Que máquinas foram utilizadas? Quando às estradas, com a tecnologia dos smartphones (vulgo Waze), será que é tranquilo assistir o pôr-do-sol cada dia numa praia e voltar à noite para o centro depois? (pretendemos ficar em Punda)

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Samy, que bom que gostou. A maioria foi com a Nikon D5100 e lente 18-200 VRII, mas algumas foram com a compacta Canon S95 (já saiu de linha, a sucessora é a S110). A filmadora é a Gopro 3 Black.

Quanto aos GPS de smart, o que muita gente diz é que GPS em geral não funciona bem lá. Como não testamos, não posso confirmar - só passei a usar GPS de smartphone recentemente.

Eu acho arriscado logo no primeiro dia tentar ver um pôr do sol e a chegada até Punda não é das mais fáceis para quem vai pela primeira vez. Então pelo menos no primeiro dia ou talvez no segundo, dependendo da sua capacidade de adaptação, eu evitaria arriscar. Vá às praias e se planeje para já estar perto de Punda antes do pôr do sol nesses primeiros dias.

Aí dá tempo de testar o GPS e aprender um pouco os caminhos no caso do GPS falhar. Andar na região das praias do oeste na verdade é bem fácil, o problema é não estar acostumado com as referências quando anoitece. É tudo bem deserto e com pouca iluminação.

PS: o pôr do sol visto do centro também é bem bonito, como você pode ver em algumas fotos.

Postado
  • Membros

Obrigada pelas dicas. É que os mapas funcionam mesmo sem rede e basta traçar a rota antes de sair do hotel, enquanto tiver wi-fi. No Uruguay fizemos assim e funcionou muito bem. Nossa preferência não é dirigir à noite, mas...com esses sunsets tão convidativos será difícil resistir hehe

PS = parece ser uma excelente máquina! Estamos pesquisando, pois teremos stop over no Panamá ;)

Postado
  • Autor
  • Membros

To sabendo, usei muito um similar (Here Maps) na última viagem para a Europa e funcionou muito bem. Mas países europeus e Uruguay são bem diferentes de Curaçao, que é um país que ainda está sendo "descoberto" pelo turismo mundial. Lá é mais selvagem, praticamente não há resorts e são poucos os vôos diretos para lá vindo de EUA e Europa. No entanto, talvez o seu GPS já esteja mais atualizado e não haja problema algum, o lance é testar. Se na ida o GPS funcionar bem, provavelmente funcionará na volta, já que boa parte do caminho será o mesmo - as estradas são de mão dupla.

Com relação às câmeras, dependendo de quanto você dispõe para gastar, já há melhores. Se precisar de ajuda para escolher, poste lá no tópico o que você procura e o orçamento.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Adorei o post!

Inclusive pelo relato detalhado e pelos valores informados!

Vou passar 6 dias em Curaçao e 6 dias em Aruba. Estava sem ter ideia de valores que são gastos por lá...vou com o marido e 2 filhos pequenos...

Tenho algumas dúvidas:

1- Vc comprou as passagens de Aruba pra Curação no site da InselAir direto ou foi no Submarino Viagens?!

2- Tem alguma locadora de carro que vc indica para alugar o carro em ambos lugares?

3- Tem praias pagas em Curaçao...não me lembro de ter lido no seu post...se sim, vc sabe os valores?

4- Aonde vc fez o seguro saúde? É o do cartão de crédito?

5-A quantidade de dias q vc ficou em Aruba foi suficiente? Recomendaria mais?

7- Sobre a grana...é melhor levar dólar? Trocar lá?

Obrigada!

Flávia Gouveia

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.