Ir para conteúdo

[Arquivo] PERGUNTAS REPETIDAS E INFORMAÇÕES DUPLAS


Posts Recomendados

  • Respostas 414
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá pessoal!!! To aqui na maior ansiedade pra viajar! To indo amanhâ à noite ficando até domingo! Vi na previsão do tempo que vai fazer muuuuuuuuito frio, mínima de -4º sabado! ::Cold::

 

Andei fuçando na net e achei algumas informações atualizadas que podem ser úteis a quem for:

(fonte: www.gramadosite.com.br)

 

Saiba o preço médio de cada coisa

A programação dos gastos é imprescindível para o seu conforto em uma viagem. E com o início da temporada de férias, é fundamental tocar neste assunto, e por isso, resolvemos ajudar você, turista, a se programar com os gastos 'obrigatórios' na visita a Gramado.

 

Preço Médio/Valor unitário

 

Produto/Serviço – Preço médio em Julho de 2009

 

Chocolate Caseiro (barrinha) - R$ 1,50

Souvenirs - R$ 15,00

Roupas de lã e couro – Masculino R$ 300,00

Roupas de lã e couro – Feminino R$ 250,00

Roupas de lã e couro – Infantil R$ 150,00

Fondue - R$ 45,00

La Pierrade (fondue na pedra) - R$ 59,00

Café Colonial - R$ 34,00

Pizza - R$ 15,90

Comida à quilo - R$ 23,00

Ônibus de linha Gramado - Canela - R$ 1,70

Ônibus panorâmico - R$ 16,00

Aluguel de carro - R$ 75,00

Táxi - R$ 4,00

 

Chocolate caseiro

O preço do chocolate de Gramado pode variar conforme a embalagem, formato, recheio e fábrica escolhida. As tradicionais caixinhas com barras de chocolate caseiro de Gramado saem por volta de R$ 1,50 a barra (há opções com quatro, nove, 18 barrinhas). Também é possível comprar chocolate caseiro em retalhos: 500g custa em média R$ 28,00.

 

Souvenirs

Camisetas bordadas podem ser encontradas em diversos artesanatos e lojas. Com cores, modelos e tamanhos variados, ficam na base de R$ 15,00; enquanto as camisetas brancas custam em média R$ 10,00. Outras lembrancinhas são criadas pelos artesãos locais. Vale uma caminhada pelas lojas para pesquisar o que lhe interessa e cabe no seu bolso.

 

Roupas de lã e couro

Casacos, sobretudos, blasers, jaquetas e calças, em modelos masculinos, saem pelo preço médio de R$ 300,00. Em média os artigos femininos em lã e couro custam R$ 250,00. Para a moda infantil são vendidos os mesmos produtos que custam em média R$ 150,00.

 

Fondue

Seqüência de fondue: R$ 45,00. La pierrade (fondue na pedra): R$ 59,00. Em média.

 

Café colonial

Em torno de R$ 34,00.

 

Pizza

Rodízio de pizzas, com diversidade de sabores doces e salgados, acompanhado de lasanhas, sopas e saladas: R$ 15,90.

 

Comida à quilo

Buffet variado, com grelhados e saladas, em média R$ 23,00 o quilo.

 

Ônibus de linha Gramado-Canela

O chamado “circular” parte a cada 20 ou 30 minutos da estação rodoviária, das 6h da manhã até à meia-noite. A passagem custa R$ 1,70.

 

Ônibus panorâmico

City-tour de uma hora e meia pelos principais pontos da cidade: R$ 16,00.

 

Aluguel de carro

Em torno de R$ 75,00 a diária, com 100km livres e R$ 0,25 por km excedente.

 

Táxi

A bandeirada custa R$ 4,00. Corridas dentro da cidade, de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, têm Bandeira 1, fora desse horário é Bandeira 2. Domingos e feriados têm Bandeira 2 também. Passeios e viagens mais longas seguem tabela.

 

Pontos turísticos

Os principais pontos turísticos de Gramado têm entrada gratuita. No caso do Lago Negro, por exemplo, é cobrada taxa para andar de pedalinho. Conforme o tipo de pedalinho escolhido, paga-se R$ 8,00 ou R$ 10,00 para 20 minutos de passeio. Nos parques privados, o preço dos ingressos fica ao redor dos R$ 10,00.

 

Formas de pagamento

Quanto às formas de pagamento, além de dinheiro e cheque, a maioria dos estabelecimentos aceita cartões de crédito e débito das principais bandeiras, como Visa, Mastercard e American Express. Alguns locais têm convênio com o Banco do Estado do RS, que viabiliza pagamentos pelo sistema Banricompras.

 

Descontos

A política de descontos varia para cada empresa, bem como a validade da porcentagem concedida para cada forma de pagamento. Algumas lojas estabelecem cotas mais baixas de desconto para pagamentos com cartão de crédito ou débito. Em alguns parques, museus e até no comércio há descontos para a Melhor Idade e crianças.

 

Taxas de serviço

Nos restaurantes, é comum a cobrança de 10% de taxa de serviço sobre o valor consumido. Na hotelaria, é cobrada a taxa de turismo, também chamada de room tax, no valor de R$ 1,50 por diária.

 

Câmbio

Para câmbio de moeda, procure a agência do Banco do Brasil, que fica na Rua Coberta, bem no centro da cidade. A agência troca dólar e euro. O horário de atendimento dos bancos vai das 10h às 15h. Para auto-atendimento, das 6h às 22h.

 

Horário comercial

O horário comercial, em geral vai das 10h às 19h, poucas lojas fecham ao meio-dia e quase todas ficam abertas de domingo a domingo, inclusive em feriados. Alguns estabelecimentos abrem um pouco mais cedo ou fecham um pouco mais tarde. Nos restaurantes, o horário depende muito do tipo de serviço. Para almoço, o padrão é das 11h30min às 15h e, para jantar, das 19h às 24h. Cafés ficam abertos da manhã à noite. É comum que os restaurantes fechem para manutenção em um dia da semana, geralmente às segundas-feiras.

 

Chimarrão é atração na Rua Coberta

Um dos símbolos mais tradicionais da cultura gaúcha, o chimarrão também está presente na Rua Coberta, no centro de Gramado, como parte da programação da Estação Gramado 2009. No Espaço Chimarrão, a erva mate, a cuia e a água quente estão sempre à disposição dos visitantes.

 

E, como não poderia deixar de ser, o espaço não recebe apenas gaúchos. De todos os lugares do Brasil, turistas não apenas experimentam o chimarrão, mas também aprendem as peculiaridades e regras de uma boa roda de chimarrão, desde o modo correto de segurar a cuia até o famoso "chiado" no final.

 

Para conferir a bebida típica dos gaúchos, o Espaço Chimarrão da Estação Gramado fica aberto diariamente, a partir das 10h, na Rua Coberta.

 

"O chimarrão aqui em Gramado não pode faltar para recebermos nossos visitantes como forma de demonstrar nossa hospitalidade. Para nós gaúchos é um companheiro diário em todas as estações e um bom motivo para reunir os amigos”, afirma o Secretário de Turismo, Gilberto Tomasini.

 

Brique de Canela

Com o objetivo de fomentar o turismo e a cultura de Canela, a Fundação Cultural promove no próximo domingo, dia 26 de agosto das 9h às 18h na Praça João Corrêa o Brique de Canela. O evento que investe na identidade cultural da cidade servirá de cenário para vários artistas canelenses, entre eles, artesãos, músicos, atores, artistas plásticos, cantores e bonequeiros. Vinte e oito expositores estarão comercializando seus produtos, além disso, uma programação artística variada dará mais vida ao evento.

 

O que você irá encontrar no brique?

Patchwork, escultura em madeira, Bauer malerai, pedrarias, objetos de elementos naturais, tricô, crochê, sabonetes artesanais, cerâmica, papietagem, biscuit, mandalas, telas, fantoches, artigos em madeira, decoupagem, utensílios de tecido, bonecos, mel, artigos de decoração, livros usados e antiguidades.

 

Confira a programação gratuita que acontecerá no Coreto da Praça:

10h – Teatro de Bonecos – “O melhor do Só Rindo” – Grupo Só Rindo

11h45min – Voz e violão – Som latino e MPB – Matheus Madrid

15h – Teatro de Rua – “Os bufões do tempo” – Cia Palco Meu

16h – Música – Vocal Só Elas

17h – Música – “Tributo a Tom Jobim” – Vocal Outras Vozes

 

O evento que acontecerá uma vez por mês é uma promoção da Fundação Cultural de Canela com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e ACIC.

 

Prepare seu chimarrão, convide sua família e prestigie a mais nova atração de lazer de Canela.

Em caso de mau tempo o evento será cancelado.

 

Serviço

O quê: Brique de Canela

Quando: Domingo, dia 26

Horas: 9h às 18h

Onde:Praça João Corrêa - Centro

Quanto: Gratuito

 

No site tem muitas informações atualizadas, inclusive com a programação do Festival de Inverno. Vale dar uma olhada!

 

Bom, é isso aí galera! Agora vou arrumar minhas malas e me preparar para o frio da serra! Quem sabe não dá neve? ::otemo::

 

Na volta passo aqui pra contar como foi!

 

Valeu!!!!

 

Erikinha

Link para o comentário
  • Membros

Florespolyana: fica muito distante ir e voltar diariamente de Gramado a Bento, as duas cidades estão distantes cerca de 100km e há 3 pedágios entre elas o que encareceria muito o deslocamento. Mas há hospedagem economica em ambas as cidades.

 

Erikinha: aproveite bem o passeio e ótimo frio que está fazendo agora.

Link para o comentário
  • Membros

Para vocês que já foram gostaria de tirar algumas dúvidas?

 

Estarei indo em outubro, período de baixa estação, mas precisamente entre 30/09 à 04/10 onde acredito que os preços dos restaunrantes e serviços devem ser um pouco mais baratos. Já paguei a passagem, hospedagem e aluguei o carro.

 

Ficarei na Pousada Floresta Negra em Canela, pois gostei da relação Custo X Benefício, visto que na minha opnião ficarei muito pouco na pousada somente para domir e tomar café. Paguei R$ 80,00 a diária. Alguém conhece ou sabe alguém que já foi e se é boa??

 

Já anotei muita coisa boa aqui no site, de preços e lugares e meu roteiro vai ser mais ou menos assim.

 

Passeios: Num dia irei em Nova petrópolis conhecer o labirinto verde e a aldeia do Imigrante e seguiremos para o Maria Fumaça, depois Tramontina e a casa de queijos em frente.

Iremos também para o Parque do caracol, Teleférico, parque da ferradura, Castelinho do Caracol comer o apfelstrudell (acho que escreve assim), Alpen Park, Aldeia do Papai Noel, Mini-Mundo, Mundo a Vapor.

Em relação ao restaurantes no almoço iremos tentar economizar o máximo para comer bem no jantar. A noite iremos um dia comer fondue, no outro Garfo e Bombacha, Café Colonial e na última noite iremos no Frtiz Haus.

 

Fondue estou em dúvida entre: Challét de la fondue, C’EST MIEUX, St. Gallen e chateau de la fondue

Café Colonial: Bela Vista, TOrre, Gramado café colonial e o Coelho

Ah também tentarei ir na cantina pastaciutta.

 

Vocês tem algo a acrescentar ou que foram e não gostaram?? Podem opinar a vontade

Link para o comentário
  • Membros

Buenas.

Pessoal, tô montando um roteiro para cruzar o Sul e Gramado faz parte do roteiro. Acontece que eu pesquisei a agenda de eventos e verifiquei que vai rolar um espetáculo chamado "nativitaten" e que me parece bacana. Só que pra poder assistir vou ter que ficar um dia a mais na cidade. A pergunta que não quer calar: prá quem já foi, vale a pena?

 

abç,

Marcos.

Link para o comentário
  • Membros

Olá Diego! Acabei de voltar de Gramado, lá é fantástico, tudo muito lindo!

 

Se vc quer economizar no almoço procure comer em Canela. Lá é mais barato que em Gramado, mas só se atente aos "buffet livre". Tem muitos super baratos, de 6,00 a 10,00 mas a maioria oferece só um pedaço pequeno de carne ou frango e só o buffet mesmo (salada, arroz, feijão, fritas, macarrão, etc) é a vontade. Pergunte antes o que é "livre" só pra se certificar. Já em Gramado almocei no Kilo & Kilo e não achei assim tão barato. O quilo custava R$ 27,00. Tb comi o famoso pastel da rua lateral da Igreja. O médio de strogonoff foi R$ 6,90, é muito bom e vale por uma refeição!

 

Fondue eu comi no C'Est Mieux, tava R$ 40,00 (eu paguei 30,00 pq hospedes do hostel tem 25% de desconto), a comida é boa e o atendimento nota 10! Eles tem serviço de van leva-traz como a maioria dos restaurantes. A única coisa que não gostei foi do cara que tava lá cantando. Além de cantar mal, ele cantava desde pagode, sertanejo até U2 com acompanhamento de teclado parecendo "toque polifônico de celular"! Não combinava muito com o ambiente, mas valeu assim mesmo! Foco na comida! rsrsrs

 

O café colonial eu fui no Bela Vista, me recomendaram ele ou o Gramado. O preço parece que é tabelado, todos estavam R$ 34,00. É muito bom, mas tem tanta comida na mesa que só de olhar acaba passando um pouco a fome! E os garçons trazem tudo de uma vez, tanto doce quanto salgado, mal tem espaço pro copo na mesa, eles explicam muito rápido o que é cada item e não dá pra lembrar tudo. Toda hora eu chamava o garçom pra perguntar o que era. Além desses itens da mesa, tb está incluso o buffet de sobremesa! Infelizmente eu não aguentei comer, pq estava com uma cara muito boa!

 

Como só fiquei 2 noites não deu pra conhecer os outros restaurantes, mas disseram que o Garfo e Bombacha é imperdível e a Cantina Pastaciutta estava sempre lotada, então deve ser boa tb! Na Rua Coberta tem vários restaurantes super charmosos com música ao vivo (esses sim eram de qualidade, MBP voz e violão), sopa no pão, massas, etc.

 

O Parque do Caracol é lindo, tem umas trilhas que levam a corredeiras e mirantes, área para piquenique e churrasqueiras. A escada que vai até a base está em manutenção, não sei quando vão reabrir. As lojinhas de artesanato tem coisas com precinho bom tb!

 

No Alpen Park o cinema 4D é muuuuuito legal! Os monitores dizem que não tem diferença de onde sentar, mas acho que a primeira fileira de baixo é melhor (como eu sou baixinha, sentou um cara na minha frente e atrapalhou um pouco a visão, mas deu pra curtir, afinal a imagem é 4D!). O trenó tb é bacana, nem dá tanto medo assim, já fiz coisas bem mais radicais! Na saída tem um quiosque caso vc queira comprar a sua foto no trenó, mas achei caro! Foto impressa a R$ 15,00 e CD a R$ 10,00. As demais atrações eu não fui pq não ia dar tempo, mas o passeio de quadriciclo parece legal!

 

Bom, é isso, espero que as dicas ajudem!

 

Um abraço!

 

Erikinha

 

Para vocês que já foram gostaria de tirar algumas dúvidas?

 

Estarei indo em outubro, período de baixa estação, mas precisamente entre 30/09 à 04/10 onde acredito que os preços dos restaunrantes e serviços devem ser um pouco mais baratos. Já paguei a passagem, hospedagem e aluguei o carro.

 

Ficarei na Pousada Floresta Negra em Canela, pois gostei da relação Custo X Benefício, visto que na minha opnião ficarei muito pouco na pousada somente para domir e tomar café. Paguei R$ 80,00 a diária. Alguém conhece ou sabe alguém que já foi e se é boa??

 

Já anotei muita coisa boa aqui no site, de preços e lugares e meu roteiro vai ser mais ou menos assim.

 

Passeios: Num dia irei em Nova petrópolis conhecer o labirinto verde e a aldeia do Imigrante e seguiremos para o Maria Fumaça, depois Tramontina e a casa de queijos em frente.

Iremos também para o Parque do caracol, Teleférico, parque da ferradura, Castelinho do Caracol comer o apfelstrudell (acho que escreve assim), Alpen Park, Aldeia do Papai Noel, Mini-Mundo, Mundo a Vapor.

Em relação ao restaurantes no almoço iremos tentar economizar o máximo para comer bem no jantar. A noite iremos um dia comer fondue, no outro Garfo e Bombacha, Café Colonial e na última noite iremos no Frtiz Haus.

 

Fondue estou em dúvida entre: Challét de la fondue, C’EST MIEUX, St. Gallen e chateau de la fondue

Café Colonial: Bela Vista, TOrre, Gramado café colonial e o Coelho

Ah também tentarei ir na cantina pastaciutta.

 

Vocês tem algo a acrescentar ou que foram e não gostaram?? Podem opinar a vontade

Link para o comentário
  • Membros
Olá Diego! Acabei de voltar de Gramado, lá é fantástico, tudo muito lindo!

 

Se vc quer economizar no almoço procure comer em Canela. Lá é mais barato que em Gramado, mas só se atente aos "buffet livre". Tem muitos super baratos, de 6,00 a 10,00 mas a maioria oferece só um pedaço pequeno de carne ou frango e só o buffet mesmo (salada, arroz, feijão, fritas, macarrão, etc) é a vontade. Pergunte antes o que é "livre" só pra se certificar. Já em Gramado almocei no Kilo & Kilo e não achei assim tão barato. O quilo custava R$ 27,00. Tb comi o famoso pastel da rua lateral da Igreja. O médio de strogonoff foi R$ 6,90, é muito bom e vale por uma refeição!

 

Fondue eu comi no C'Est Mieux, tava R$ 40,00 (eu paguei 30,00 pq hospedes do hostel tem 25% de desconto), a comida é boa e o atendimento nota 10! Eles tem serviço de van leva-traz como a maioria dos restaurantes. A única coisa que não gostei foi do cara que tava lá cantando. Além de cantar mal, ele cantava desde pagode, sertanejo até U2 com acompanhamento de teclado parecendo "toque polifônico de celular"! Não combinava muito com o ambiente, mas valeu assim mesmo! Foco na comida! rsrsrs

 

O café colonial eu fui no Bela Vista, me recomendaram ele ou o Gramado. O preço parece que é tabelado, todos estavam R$ 34,00. É muito bom, mas tem tanta comida na mesa que só de olhar acaba passando um pouco a fome! E os garçons trazem tudo de uma vez, tanto doce quanto salgado, mal tem espaço pro copo na mesa, eles explicam muito rápido o que é cada item e não dá pra lembrar tudo. Toda hora eu chamava o garçom pra perguntar o que era. Além desses itens da mesa, tb está incluso o buffet de sobremesa! Infelizmente eu não aguentei comer, pq estava com uma cara muito boa!

 

Como só fiquei 2 noites não deu pra conhecer os outros restaurantes, mas disseram que o Garfo e Bombacha é imperdível e a Cantina Pastaciutta estava sempre lotada, então deve ser boa tb! Na Rua Coberta tem vários restaurantes super charmosos com música ao vivo (esses sim eram de qualidade, MBP voz e violão), sopa no pão, massas, etc.

 

O Parque do Caracol é lindo, tem umas trilhas que levam a corredeiras e mirantes, área para piquenique e churrasqueiras. A escada que vai até a base está em manutenção, não sei quando vão reabrir. As lojinhas de artesanato tem coisas com precinho bom tb!

 

No Alpen Park o cinema 4D é muuuuuito legal! Os monitores dizem que não tem diferença de onde sentar, mas acho que a primeira fileira de baixo é melhor (como eu sou baixinha, sentou um cara na minha frente e atrapalhou um pouco a visão, mas deu pra curtir, afinal a imagem é 4D!). O trenó tb é bacana, nem dá tanto medo assim, já fiz coisas bem mais radicais! Na saída tem um quiosque caso vc queira comprar a sua foto no trenó, mas achei caro! Foto impressa a R$ 15,00 e CD a R$ 10,00. As demais atrações eu não fui pq não ia dar tempo, mas o passeio de quadriciclo parece legal!

 

Bom, é isso, espero que as dicas ajudem!

 

Um abraço!

 

 

 

 

Obrigado pelas informações Erikinha está sendo de muita ajuda,

 

Em relação aos almoços vou tentar economizar ao máximo para gastar mais no jantar. Eu vi que existem vários restaurantes em Canela com buffet livre pelos preços de 14 e 15 reais, mas de 6 a 10 reias eu não sabia...

 

O fondue me falaram muito bem do C'Est Mieux, mas como conseguiste esse desconto? Só tem para os hóspedes do hostel??

 

Esse pastel que você está dizendo é aquele famoso "O Pasteleiro?" Se for está bom o preço para substituir uma refeição deve ser grande mesmo... rsrsrs.

 

No dia do café colonial não vou almoçar, pois só irei fazer um lanche e ir jantar com toda fome possível e vou no Bela Vista pois todo mundo fala muito bem dele.

 

Obrigado pelas informações...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...