Ir para conteúdo

Punta Arenas e Puerto Natales - Torres del Paine, Isla Magdalena


Posts Recomendados

  • Membros

Sul do Chile

 

12 de janeiro de 2014

 

torres34431.jpg

 

O povo chileno pareceu-me de certa forma orgulhoso de sua nação. Há muitas bandeiras do Chile por todos os lugares. Apesar de o Chile ser um país bastante diverso de norte a sul, tive essa a impressão (posso estar enganado) de haver uma identidade nacional fortalecida ali, especialmente devido às guerras com os países vizinhos como ocorreu com a guerra do pacífico.

 

painesflores.jpg

 

Os chilenos não olham tanto para as pessoas na rua (ou fingem não se preocupar em olhar) como os brasileiros. Eles agem muito naturalmente com os estrangeiros (especialmente os europeus) e não os idolatram a todo custo como no Brasil.

 

torresee.jpg

 

O país é organizado, as cidades são desenvolvidas e parecem potenciais prósperos para o futuro. É evidente também a desigualdade econômica no Chile. Achei o país, de maneira geral, caro. Há, no entanto, alguns produtos mais baratos do que no Brasil. Para compras, por exemplo, tênis lá é muito barato. Eu me arrependi profundamente de ter comprado um tênis no Brasil e não lá, antes de viajar. Encontrei um modelo semelhante ao meu pela metade do preço. Um amigo comprou um tênis que aqui no Brasil também custaria o dobro do que ele pagou. Iogurte (NESTLÊ) custa 40 centavos a unidade.

 

torresdelpainesse.jpg

 

Nesses dezoito dias perambulando pelo Chile de norte a sul, percebi que é comum as pessoas enterrarem familiares nas ruas/estradas. As estradas e costa chilena parecem grandes cemitérios. Até mesmo as cidades têm essa caraterística. Em Antofagasta, era comum as pessoas enterrarem nas calçadas, próximas à praia, seus familiares, que provavelmente morreram lá. E eles não colocam apenas cruzes, colocam fotos (eu vi um pequeno outdoor com a imagem de uma garota, com asas e algumas frases, era uma homenagem) dos entes falecidos. Talvez os chilenos lidem de uma maneira diferente da nossa com a morte e com a memória. É interessante também perceber que nessas covas em plena calçada/estrada/rua há sempre uma bandeira do Chile, sempre. Eu não consigo imaginar jamais isso no Brasil devido a nossa maneira de lidar com a memória, a necessidade do esquecimento: “o que passou passou”, “pare de ressuscitar defunto”, “esquece isso”, “quem vive de passado é museu” …

 

parquenacional.jpg

 

No Brasil pode fazer sentido comermos batata, macarrão e carne ou ainda, purê de batata, macarrão/arroz e carne. Muitos estrangeiros, no entanto, não concebem em uma mesma refeição batata e macarrão, pois esses alimentos pertencem à mesma categoria, ambos são carboidratos. Eu já havia percebido isso em outros países, relembrei-me dessa fato no Chile, achei interessante comentar.

 

adiy.jpg

 

A paisagem no sul do chile é completamente diferente do centro e do norte. As montanhas ao sul são repletas de árvores. Há muitas casas de madeiras. Ainda no verão, as cidades são frias. E quanto mais ao sul, mais fria é a cidade. Estive em Puerto Montt, em Punta Arenas e Puerto Natales. Puerto Montt é uma cidade cara. É um pouco fria em relação a Santiago, mas o frio de lá é suportável em relação ao de Puerto Natales e é mais forte do que o do deserto de Atacama.

 

20140105_114253.jpg

 

 

Puerto Montt não me pareceu uma cidade interessante. Não há muito o que fazer por lá, mas é inevitável passar por lá para ir à Punta Arenas. Punta Arenas é uma cidade muito bonita, interessante e barata. A cidade possui umas árvores lindas, diferentes de todas que já vi. Parece brincadeira, mas o cemitério da cidade é um ponto turístico, arquitetura lindíssima, repleto dessas árvores que mencionei.

 

torrespaines.jpg

 

Há muitas atrações nessa cidade, recomendo o tour pela Isla Magdalena, uma pequena ilha habitada por centenas de pinguins. E há tantos pinguins na ilha, que os estrangeiros que chegam lá por barco é quem ficam intimidados. A circulação na ilha, no entanto, é limitada em função da preservação do local e dos animais.

 

20140107_102745.jpg

 

Puerto Natales é uma cidade interessante também, embora seja bastante pequena. A cidade é abrigo daqueles que querem conhecer as Torres del Paine. Fiz o tour de um dia no parque Torres del Paine. Os chilenos fazem propaganda de que o parque é a oitava maravilha do mundo, não sei o valor dessa afirmação. Talvez eu esteja sendo bastante criterioso para dizer isso, mas o que valida o meu discurso é o fato de eu ter conhecido muitas cidades no Chile e vários outros continentes.

 

20140107_104354.jpg

 

img_3692.jpg

 

20140107_103135.jpg

 

img_3694.jpg

 

Mais relatos em: andersonhander.wordpress.com

Abraços.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola, irei fazer uma viagem e Dez ao sul do Chile, ficarei em Puerto Varas e dps irei a Puerto Natales para ir ao parque, terei 2 dias para o parque.

Você fez o tour por conta própria??

Tenho a intenção de fazer 2 trilhas, a do glaciar e das torres, você considera que tem como faze-las sem fazer o percurso inteiro??

Obrigado por enquanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Welington.

Não, fiz o tour com uma agência (conheci o parque sentado em uma van rsrs). Na verdade, combinei com o pessoal do hostel onde fiquei. Fiz a reserva com eles e no outro dia a van estava cedo na porta do hostel. (O hostel é de uma família muito simpática - Hostal Geminis. Café da manhã excelente).

No parque, há apenas uma área de alimentação com preços muito elevados, e você paga duas vezes para entrar no parque (você vai ver quando chegar lá).

Sobre as trilhas, acho que rola de vc fazê-las sim, embora o parque seja imenso... mas as grandes atrações mesmo são as Torres e o glaciar.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Huum entendi, mas como assim pagar 2 vezes???

A nossa intenção é ir de carro fazer a primeira trilha no primeiro dia, dormir por lá, em algum refúgio e no outro dia fazer a trilha das torres..estou estudando a viabilidade disso ainda, caso fique ruim vai ser um passeio desse de van mesmo...e sobre o passeio quanto custou?? Vale a pena? Consegue ver bastante coisa do parque?

 

Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Wellington, só vi o seu questionamento agora.

Há duas paradas no parque e você paga nas duas. Sinceramente, eu não entendi o porquê (e não me lembro rsrs)... se alguém souber...

O passeio custou por volta de 100 reais (não me recordo mais), se alguém estiver mais atualizado... :D

O passeio vale muito a pena, pois o local é LINDO, diferente de nossas paisagens no Brasil. Quando você chega próximo das Torres, é incrível... E o passeio vale muito a pena, pois você passa quase todo o dia no parque e passa, praticamente, por todo o parque (o passeio encerra às 18h). A van faz várias paradas para que os turistas tirem fotos, almocem. O problema é a ventania. Venta demais!!!!

 

Karla, obrigado. Tenho certeza de que você vai gostar muito do passeio. Volte para deixar o link com sua experiência.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Fabrício! VLw!

Saí do Brasil no dia do natal (2013) e fiquei lá até o dia 10 de janeiro de (2014). Em santiago fazia MUITO CALOR (entre 20 e 24 C). Em São Pedro de Atacama, durante o dia, fazia calor, também. No final da tarde para início da noite, em alguns dias, senti frio (mas nada absurdo). Rumo ao sul do Chile a temperatura vai caindo. Faz MUITO frio em Puerto Montt e Punta Arenas. De dezembro a janeiro é verão no Chile (as temperaturas são como as nossas, a não ser mais no sul). Frio mesmo é em julho.

 

Bruna, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...