Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional do Caparaó

Postado
  • Membros

E aí Rogério.

Se vc for somente subir o Pico da Bandeira, a subida nao é tao dificil. Nem há a necessidade de guia. É uma trilha muito fácil. Certa vez subi o pico p/ ver o Por-do-Sol e só retornei a noite. Nao tinha lanterna e mesmo assim nem tive problemas na trilha. Em época de Lua Cheia muita gente sobe durante a noite p/ o Pico p/ ver o nascer do Sol, que é um outro espetaculo, além do por-do-sol.

Se vc for na caminhada, passando pela Portaria do Parque são uns 6 Km (+ - 4 hrs) por uma estrada de

terra bem chata e bastante íngreme até a Tronqueira (1.970 m de altitude e onde vc pode deixar

seu carro). Nesse lugar há uma infra-estrutura boa p/ camping. Desse ponto inicia-se uma trilha bem demarcada até o Terreirao (2.450 m de altitude e outro bom lugar p/ camping). Dá p/ ser feito em umas 3 horas. Do

Terreirao até o topo do Pico são mais 3 horas pela trilha que está bem demarcada e com marcações de setas

amarelas nas rochas em todo o trecho de subida. O Parque tem uma infra-estrutura de camping das

melhores. Na Portaria vc irá receber o croqui do Parque que mostra os principais pontos que vale a pena

visitar. São varios. Se puder visite boa parte deles, pelo menos os que estao proximos da trilha em direção ao Pico.

No topo faz um frio do caramba. Vá bem agasalhado.

Se vc for ficar em Pousada, recomendo a do Rui (cara muito gente fina), que fica quase ao lado da Igreja

Matriz. O tel: (0xx32) 3747-2691.

Já se vc pretende acampar dentro do Parque, ligue p/ eles c/ antecedencia. Os telefones sao: (0xx32)

3747-2555 e (0xx32) 3747-2565.

Eles cobram 6,00 Reais por dia de camping mais a taxa do Parque que é de 3,00 Reais.

Espero que tenha ajudado.

Abcs.

Editado por Visitante

• Respostas 233
  • Visualizações 110k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Rapaz lá no terreirão tem um abrigo do parque, além do abrigo de pedra. Se vc quiser ficar lá tem q agendar com o pessoal da portaria, paga uma taxa a mais, mas lá tem duas camas de alvenaria, bancos e mesas.... qdo eu fui (set/09) tinha um carioca triatleta lá, ele ficou 15 dias sozinho treinando, subia e descia correndo até o pico.... no dia ele apareceu lá, e tinha umas pedras na mochila kkkkkkk..... olha a foto aí:

tem uma agencia do Bradesco lá sim... mas ela parece uma lojinha é bem pequena.... fica na rua principal...

fallow........ boa viagem. ::otemo::

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

galera, to com a impressão que nesse tópico só tem gente com carro!

chegando de onibus em Alto Caparaó de onibus e nao sendo milionário, eu consigo me virar gente?

Postado
  • Membros

Até dá para se virar lá, mas vc deve levar em consideração, q é uma região de serra... subida pra todo lado. se vc for acampar no parque, vc pode ir a pé.... agora se vc quiser ir e voltar no mesmo dia do Pico, vai ter q pagar pra te levarem até a tronqueira.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Amigos,

Estou um pouco apreensivo em subir até o parque com meu carro de passeio.

Vocês sabem dizer quanto custa para alguém nos levar até o ponto mais alto que der? Teriam telefones para eu pesquisar?

Outra coisa,

Pretendo subir o pico em dia de semana, para evitar o tumulto nos fins de semana. Vocês aconselham? É fácil achar um guia disposto a ir com um grupo menor? Teriam contatos?

Obrigado a todos.

Postado
  • Membros

Sergio, se não tiver chovido, acho que dá para subir...

subi num Ford Ka com 04 pessoas mais o equipo...e foi na boa...

abraços

André Taka

Postado
  • Membros

Eu tb fui com o meu carro ( CLio 1.0) e nao tive problema, o caminho é bom. Fui num final de semana sem ser feriado, era minha primeira vez, tinha algumas pessoas, nada lotado, me enturmei com um grupo de belo horizonte e subi com eles para o pico, nem precisei de guia.

Espero ter ajudado

Postado
  • Membros

Sérgio.

Pelas respostas do Cesar e do Taka pode perceber que a subida de carro é tranqüila. Eu estive lá já fazem uns 3 anos. A estrada era muito simples....Um subidão, mas simples.

No meu caso, como estava de mochilada (sem carro) peguei carona um Jipe (Toyota) que estava subindo com um pessoal.

Com relação a Guia, a navegação lá é muito tranqüila. Mas se você não se sentir a vontade, pouco antes do inicio da estrada de terra (uns 800m ..um km) tem uma pousadinha ..juro que esqueci o nome (creio que seja pousada Alto Caparaó), fica numa esquina, é na rua principal de Alto Caparaó, Se não me engano o nome da rua é Pico da Bandeira. A Dona da pousada, uma senhorinha muito simpática conhece todo mundo por ali e ela tem amigos que ficam por ali que fazem a subida.

Quando voltar faz relato pra gente. Bom passeio.

Abração

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, sou iniciante e venho programando uma viagem de bike pela serra capixaba, e gostaria de iniciar pelo PN do Caparaó, alguém sabe se é possivel subir de bike? até que ponto? e se dá para deixa-la em algum acampamento "base"?

::sos::

Postado
  • Autor
  • Membros

Pelo que eu saiba, é proibido o uso de bike dentro do PN Caparaó.

Creio que o maximo que eles vão permitir é vc deixar a magrela na portaria e subir a pé ou pegar uma carona.

O PN só possui campings e não vão te deixar chegar de bike até eles.

Fique em uma pousada em Alto Caparaó. É bem melhor.

Abcs

Postado
  • Membros

Augusto, valeu pela informação.

estou tendo dificuldades de encontar informações sobre o parque, achei esse tópico e está sendo bem útil, mas poderiam criar um espaço para o cicloturista, mesmo que fosse um paraciclo controlado na entrada do parque,

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.