Ir para conteúdo

Parque Nacional do Caparaó


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Tronqueira dentro do parque?

Têm a C.bonita e o vale encantado ...

 

A C.bonita fica um pouco antes(500m) do estacionamento e da area de camping da tronqueira.Você subindo, vai aparecer uma placa no seu lado esquerdo indicando o caminho que impede a entrada de carros com uma corrente na horizontal.Pare o carro na curva(é uma curva bem aberta pra sua esquerda) e siga pela trilha de no máx 10min.

 

O vale encantado é na trilha que leva ao pico da bandeira...logo após o começo da trilha(10 min) vai aparecer uma bifurcação e uma placa indicando o caminho...o caminho segue pra esquerda e em 10min vai chegar.

 

Lá embaixo (após a portaria do parque) têm o vale verde...

Seguindo pela estrada que leva até a tronqueira(após a portaria do parque), entre na segunda bifurcação à direita( a 1ª leva a administração do parque e não é muito bem uma bifurcação, é apenas uma rua pra esquerda)

 

Eu fui dia de semana(relax), uns caras falaram que final de semana é punk!

Abraço

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Respostas 233
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Pessoal,

 

Estou indo para o Pico no feriado de 01 de maio, eis a dúvida que surge.... onde acampar ? Tronqueira ou Terreirão?

Caso alguém mais experiente possa ajudar, eu agradeço bastante, pois faz mais de 10 anos que fui a última vez, e quando eu fui, não podia acampar no Terreirão.... É uma boa opção ? Como está a estrutura lá ?

Abraços !

Link para o comentário
  • Membros

Valeu Haole,

 

Estou indo com minha esposa, que nunca acampou na vida,porém, é cheia de disposição ! Acredito, que "atacar" o pico conosco já no Terreirão , seja bem melhor, do que vir da Tronqueira, penar na madrugada congelante só num saco de dormir, deixar o corpo esfriar, e só depois subir o pico.... Acho que estando mais bem acomodados no Terreirão, a subida final será menos "traumatizante" !!!

Só quem já subiu e pegou temperaturas negativas lá em cima .. sabe o que é .... !!! É tenso !!

 

Mais uma coisa Haole,

Não só pensando em "atacar" o pico... levando também em consideração que iremos visitar as cachoeiras e trilhas próximas.... Ainda assim acha melhor acampar no Terreirão !?? Deixaríamos de lado as cachoeiras da Tronqueira e Vale Verde ?

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pois é...chegamos(eu e namorada) lá de noite(20:00hs), dormimos na tronqueira e no dia seguinte fomos curtir um pouco a cachoeira bonita.Almoçamos ainda na tronqueira, tiramos uma boa soneca e subimos pro terreirão...chegamos lá 17:00hs.

Acordamos na madrugada(3:00hs) subimos pro pico...ficamos por um tempo e descemos até o vale encantado, depois fomos pro vale verde...até que pegamos a estrada para voltar pra casa as 17:00hs.

 

Ah...a água estava bem gelada mas dava pra aturar um pouco...eu fui no final de julho.

Acho que vale explorar o lugar todo...se for até maio a água deve estar um pouco mais agradável :mrgreen:

Abraço

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá todos,

 

Estou pensando em subir o pico da bandeira ou fazer a travessia do ES para MG pelo PARNA do Caparaó, no próximo feriado, dia 21.

 

Dei uma lida no tópico, e uma bela pesquisada pela net, mas ainda tenho algumas dúvidas fundamentais quanto a viagem de ônibus do Rio até parque.

 

Vi que para chegar a portaria de Minas, tenho que chegar na cidade de Alto Caparaó. de lá existe transporte até a portaria do parque? ou tenho que subir a pé?

Do rio, descobri ônibus para as cidades de Manhumirim e Espera Feliz. Não consegui porém, informações sobre ônibus dessas cidades até o parque ou até Alto Caparaó. Alguém sabe qual a melhor rota de ônibus? Se por Espera Feliz ou pro Manhumirim? Ou até por Alto Jequitibá?

 

E pra chegar na entrada do Espirto Santo tenho menos noção ainda. De que lugares eu consigo ônibus para Pedra Menina? Vi que de Espera Feliz MG tem ônibus para Dores do Rio Preto ES, e para Guaçuí. Mas Não consegui informações sobre como, a partir desses lugares, chegar em Pedra Menina ou na entrada do Parque.

 

Gostaria também de saber se é tranquilo fazer essa travessia logo de primeira no parque. Se as trilhas são bem demarcadas, se tem placas, mapas esse tipo de coisa... E se você acham que seria tenso duas meninas fazerem essa trip sozinhas.

 

Desde já, obrigada!

 

Ah! Alguém tem um mapa decente do parque? com as trilhas tudo mais?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Chegando em Alto Caparaó não existe transporte que te deixe lá na portaria do parque.

Com certeza vc consegue um táxi.

Na caminhada até dá p/ ir (são + - 2 Km), mas eu sugiro vc economizar o fôlego p/ a subida do Vale Verde até a Tronqueira (esse trecho é bem ingreme).

 

Vc precisa saber se esse onibus que sai do RJ e segue até Manhumirim passa por Alto Jequitibá (eu acho que sim).

Nessa cidade passa um circular p/ Alto Caparaó que sai de Manhumirim.

Onde vc pega esse circular vai depender do horario que vc chega lá.

A empresa de onibus é a Viação Rio Doce

http://www.viacaoriodoce.com.br/

No site vc pode encontrar os horarios.

 

Se for pelo lado capixaba, vc terá de pegar qqer onibus até Espera Feliz (a Itapemirim e a Rio Doce tem algumas linhas para essa cidade).

Em Espera Feliz tem um circular que te deixa em Pedra Menina e de lá vai ter de ser na caminhada até a Portaria do Parque (se não me engano são quase 10 Km de subida - sugiro pegar um taxi ou pagar alguém p/ te deixar lá). Vc terá de chegar cedo na cidade p/ conseguir chegar na portaria bem antes do anoitecer.

 

Se vc tem experiencia em trilhas, com certeza não terá problemas, já que a navegação não é tão dificil assim.

 

Abcs

 

 

 

Olá todos,

 

Estou pensando em subir o pico da bandeira ou fazer a travessia do ES para MG pelo PARNA do Caparaó, no próximo feriado, dia 21.

 

Dei uma lida no tópico, e uma bela pesquisada pela net, mas ainda tenho algumas dúvidas fundamentais quanto a viagem de ônibus do Rio até parque.

 

Vi que para chegar a portaria de Minas, tenho que chegar na cidade de Alto Caparaó. de lá existe transporte até a portaria do parque? ou tenho que subir a pé?

Do rio, descobri ônibus para as cidades de Manhumirim e Espera Feliz. Não consegui porém, informações sobre ônibus dessas cidades até o parque ou até Alto Caparaó. Alguém sabe qual a melhor rota de ônibus? Se por Espera Feliz ou pro Manhumirim? Ou até por Alto Jequitibá?

 

E pra chegar na entrada do Espirto Santo tenho menos noção ainda. De que lugares eu consigo ônibus para Pedra Menina? Vi que de Espera Feliz MG tem ônibus para Dores do Rio Preto ES, e para Guaçuí. Mas Não consegui informações sobre como, a partir desses lugares, chegar em Pedra Menina ou na entrada do Parque.

 

Gostaria também de saber se é tranquilo fazer essa travessia logo de primeira no parque. Se as trilhas são bem demarcadas, se tem placas, mapas esse tipo de coisa... E se você acham que seria tenso duas meninas fazerem essa trip sozinhas.

 

Desde já, obrigada!

 

Ah! Alguém tem um mapa decente do parque? com as trilhas tudo mais?

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...