Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional do Caparaó

Postado
  • Membros

E aí Rogério.

Se vc for somente subir o Pico da Bandeira, a subida nao é tao dificil. Nem há a necessidade de guia. É uma trilha muito fácil. Certa vez subi o pico p/ ver o Por-do-Sol e só retornei a noite. Nao tinha lanterna e mesmo assim nem tive problemas na trilha. Em época de Lua Cheia muita gente sobe durante a noite p/ o Pico p/ ver o nascer do Sol, que é um outro espetaculo, além do por-do-sol.

Se vc for na caminhada, passando pela Portaria do Parque são uns 6 Km (+ - 4 hrs) por uma estrada de

terra bem chata e bastante íngreme até a Tronqueira (1.970 m de altitude e onde vc pode deixar

seu carro). Nesse lugar há uma infra-estrutura boa p/ camping. Desse ponto inicia-se uma trilha bem demarcada até o Terreirao (2.450 m de altitude e outro bom lugar p/ camping). Dá p/ ser feito em umas 3 horas. Do

Terreirao até o topo do Pico são mais 3 horas pela trilha que está bem demarcada e com marcações de setas

amarelas nas rochas em todo o trecho de subida. O Parque tem uma infra-estrutura de camping das

melhores. Na Portaria vc irá receber o croqui do Parque que mostra os principais pontos que vale a pena

visitar. São varios. Se puder visite boa parte deles, pelo menos os que estao proximos da trilha em direção ao Pico.

No topo faz um frio do caramba. Vá bem agasalhado.

Se vc for ficar em Pousada, recomendo a do Rui (cara muito gente fina), que fica quase ao lado da Igreja

Matriz. O tel: (0xx32) 3747-2691.

Já se vc pretende acampar dentro do Parque, ligue p/ eles c/ antecedencia. Os telefones sao: (0xx32)

3747-2555 e (0xx32) 3747-2565.

Eles cobram 6,00 Reais por dia de camping mais a taxa do Parque que é de 3,00 Reais.

Espero que tenha ajudado.

Abcs.

Editado por Visitante

• Respostas 233
  • Visualizações 110.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Khumbu,

Eles não têm permitido acampar no Pico da Bandeira. O valor cobrado por dia de pernoite é de R$6,00. Não vi nenhuma van que leve até lá. Mas existe um ônibus que sai de Espera Feliz e deixa a 8 km da entrada do parque. Na minha resposta eu errei na distância do Terreirão até Alto Caparaó (na verdade são 10,5 km). Qualquer dúvida é só falar.

Um abraço,

Postado
  • Membros

Matheus,

Não há problema nenhum em ir ao Pico da Bandeira sem guia. A trilha está bem demarcada (há setas com tintas amarelas). A cidade de Alto Caparaó é perto da entrada do parque.

Um abraço,

Postado
  • Membros

Valeu pela resp Léo.

-Onde é melhor ficar acampado dentro do parque, parece que existem dois pontos para camping.

Valeu

Postado
  • Membros

Pessoal, to indo com uma galera daqui de BH pro Pico da Bandeira no feriadão de Corpus Christi (26, 27, 28 e 29 de maio). Já estive lá outras 3 vezes e pretendo desta vez fazer algo um pouco mais diferente, extendendo nossas caminhadas até o acampamento capixaba.

Sairemos de BH na quinta (26/05) e acamparemos no Terreirão.

Devemos subir pro pico de sexta pra sábado (ou até mesmo de quinta pra sexta) e, de lá, conheceremos os outros picos (Cristal e Calçado) e depois o acampamento do lado capixaba.

Se alguém se interessar por esta empreitada, entre em contato comigo.

Caso mais alguma turma esteja indo nesta data, me procurem por lá para trocarmos informações e jogar conversa fora. Gostamos de acampar príximo a casinha de lixo do Terreirão

Um grande abraço

Leandro "Drizzt"

Postado
  • Membros

Ae Leandro, vc conseguiu reservar?

Mandei um email pra adm do parque e eles me disseram que só ainda havia vagas pro camping do lado do ES. O lado Mineiro já taria lotado.

-Como eu chego em Alto Caparaó a partir do RJ? É necessário eu ir até BH?

Postado
  • Membros

Opa, e ai Matheus, blz?

Bom, eu fiz a reserva na quinta-feira por telefone e a moça me disse que faltavam apenas 10 vagas para o Terreirão (MG) a Tronqueira (MG) jah estava lotada...

Não é necessário vc vir a BH não... Vc pode passar por Viçosa, Ubá... não sei ao certo, saindo em RIO CASCA... acho melhor vc procurar melhores informações quanto a isso pois não conheço muito bem esses lados... Mas COM CERTEZA não é necessário vir a BH

Postado
  • Membros

Fala Matheus, bão?

Oh, dei uma olhada no mapa rodoviário de Minas e tenho algumas informações para você.

Vc pegará a BR 116 (que liga Minas a Três Rios, Campos) segue por ela passando por LEOPOLDINA, LARANJAL, MURIAÉ, MIRADOURO, FERVEDOURO, PEDRA BONITA e REALEZA. Em RELEZA pegue a BR 262 (sentido Vitória ES) até MANHUAÇU. De lá, pegue a MG111 passando por MANHUMIRIM e chegando a ALTO CAPARAÓ.

Você também pode, após FERVEDOURO, pegar a BR482 (não sei se é esse o nome) indo até CARANGOLA e de lá para ALTO CAPARAÓ.

Eu analisei somente o mapa rodoviário de MINAS portanto, não sei se pelo ES ficará mais perto para você.

Espero que tenha lhe ajudado

Abraço

Postado
  • Membros

Valeu pelas dicas Leandro

Me falaram que para chegar ao parque do lado do ES, também é necessário ir até Manhumirim. De Manhumirim não há ônibus para o Rio, pelo menos não encontrei. De Viçosa eu acho que deve ter sim saídas daqui do RJ, mas não se se tem Viçosa x Manhumirim.

Postado
  • Membros

hum tah...

pensei que iria de carro...

te digo que eh bem complicado pois são poucos os onibus de manhumirim até alto caparaó (se não for apenas 1 por dia)... e da cidade, vc terá que andar muito até o parque (ou arrumar uma carona, taxi, não sei...)

eh isso ai

caso vá, me procure por lá

abraço

Postado
  • Membros

Eu pretendo ir ao Pico também nop feriado do fim do mês, sairemos de Resende-Rj 5ª, pernoitaremos em algum lugar por lá, e partiremos pro pico na sexta pela manhã, minha intenção inicial é fazer a travessia , acampando lá em cima, no pico da bandeira, ou o mais próximo dele, alguém já tentou ? a Adm . do parque proíbe? Mas para isso eu prescisaria de informes de como proceder para voltar pro lado mineiro e quanto tempo demora esse retorno.

Outra dúvida que tenho é em relação aos campings, eles possuem limites de vagas? Caso eu não consiga uma, é possivel pernoitar nas

imediações ou trilhas que levam ao Pico?

Alguém pode me indicar outras atrações do lado mineiro durante a subida ap pico?

agradeço desde já.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.