Ir para conteúdo

"FerroTrekking" Águas da Prata


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia pessoal!

 

Gostaria de compartilhar minha primeira trilha a pé.

 

Moro no interior de SP, e comecei a pesquisar um local próximo onde poderia me aventurar. Encontrei no Mochileiros dois relatos de FerroTrekking em Águas da Prata - um do Silmar Crepaldi e outro do dan_capis. Gostaria de agradecer, pois sem eles não teria tido essa ótima experiência!

 

Vamos ao que interessa. Fechamos um grupo de 5 pessoas e decidimos seguir o que os relatos nos orientou: chegar em Águas da Prata, pegar um ônibus até a estação abandonada de Cascata e seguir o trilho, voltando até AP (Águas da Prata). É importante ressaltar que o sentido de Cascata > AP é uma descida bem leve, o que no final da trilha se mostrou um ponto muito importante.

 

Iríamos ao sábado, mas tive que trabalhar o que acabou nos atrapalhando. Estávamos muito ansiosos, então decidimos de ir no domingo mesmo! Liguei na rodoviária de AP e descobri que um ônibus municipal (passagem R$1,00) nos levaria até o ponto de partida. Achei meio tarde, mas topamos mesmo assim. Ao chegar lá, tivemos que esperar uns 40 min até pegar o ônibus – ele atrasou e saímos 9:30. Sugiro que ir aos sábados, pois tem outros ônibus da Cometa que saem mais cedo. As 10h já estávamos com o pé no trilho, prontos para a aventura.

 

Caminhamos por cerca de 40 min, a trilha é muito bacana! O sol estava nas nossas costas, o que se mostrou bastante positivo. Belas paisagens, principalmente ao olhar para trás e ver aquele trilho que parece infinito com o sol batendo nele.

 

Logo nos deparamos com o primeiro obstáculo: marimbondos nos trilhos. Foram quatro sustos em sequência, pois não era possível avistá-los antes! Quem puxava a fila saia correndo e escapava, enquanto os quatro que ficavam para trás corriam para o outro lado hahahaha. A melhor maneira que encontramos foi esperar eles sentarem, e passar bem devagar e sem fazer barulhos pela lateral do trilho. Fui de shorts ( não recomendo!) e achei que não iria escapar, mas felizmente ninguém foi picado!

 

Seguimos em frente e após aproximadamente 1h30 de trilha chegamos no segundo obstáculo: uma ponte. Foi aí que bateu a preocupação: e se tivesse ninho de marimbondos no meio da ponte? Sorte que não encontramos nenhum. Fizemos a travessia com bastante calma, pois os trilhos são vazados e rolou um frio na barriga. No começo não estava com confiança para ir em pé e fui agachado por um tempo, mas logo me acostumei e da para caminhar tranqüilo. É só ficar esperto e ser o mais cauteloso possível – afinal, segurança em primeiro lugar.

 

Não muito tempo depois encontramos o túnel! Bem legal passar nele, não é muito longo – deve ter aproximadamente uns 80m. É interessante levar uma lanterna, mas ele é bem curto, então caso esqueça terá grandes problemas. Ouvimos alguns morcegos, mas nada demais.

 

Continuamos seguindo e encontramos diversas coisas interessantes: vagões caídos, carcaças de animais atropelados pelos trens, belas paisagens, algumas corredeiras, etc. Não encontramos mais nenhum marimbondo.

 

Quando completamos umas 3h de trilha, começou a bater o cansaço. Caminhas pelos trilhos é bastante cansativo: ou você pisa nas pedras ou nas madeiras que compõem o trilho – são bastante irregulares e não deixam você ter um ritmo de caminhada bom. Todos nós fomos com tênis normais de corridas e sofremos bastante com as pedras.

 

Em seguida, encontramos mais uma ponte, bem pequena, e logo nos deparamos com algumas casas. Continuamos seguindo...uma meia hora do nosso destino, começamos a caminhar ao lado do rio com corredeiras (ele fica à direita). Os outros relatos citam uma cachoeira, vimos um pessoal nadando em um trecho, mas estava muito cheio e não víamos a hora de chegar então não descemos. Não sei se é essa é a mesma cachoeira que o pessoal citou...

 

Finalmente, depois de 4h30 de trilha chegamos em AP! Não tenho certeza, mas os outros relatos falam que são 17km de trilha. São 17km bastante dificultados pelas pedras e pelas madeiras do trilho, então quem for vá preparado!

 

Irei postar algumas fotos em seguida!

 

Bom, é isso aí. É um passeio bem bacana, curtimos muito e valeu muito a pena. Espero poder relatar muitas outras trilhas, pois foi uma experiência muito boa – paisagens, desafios, jogar papo fora e o sentimento de ter conseguido sem maiores problemas! Recomendo a todo mundo.

 

Abraço e até a próxima!

10547728_10152737722894374_7258691555142075405_o.jpg.d496735c97910e717f77d6d2e185737f.jpg

10633416_10152737729364374_7106983223787331893_o.jpg.49c25ddff0da52b4bb094c058d0a1360.jpg

10644556_10152737727759374_4358355877878174503_o.jpg.84f3ab5f2b173af5e5a6034877fa1e3e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...